Tudo sobre prateleiras de madeira compensada

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Compromisso
  4. Fazer faça você mesmo
  5. Exemplos de artesanato

Saber tudo sobre as prateleiras de madeira compensada é vital para qualquer pessoa que esteja interessada em como aproveitar ao máximo os móveis para a casa com as próprias mãos. As opções são muitas: estantes para máquinas de escrever e sapatos, cantos e livros na parede, estantes-animais e outros tipos. Tendo tratado esses pontos, com os desenhos e características de fabricação, será possível evitar muitos erros e aproveitar ao máximo.

Peculiaridades

A especificidade mais importante das prateleiras de madeira compensada é a conveniência e a simplicidade. O folheado comprimido pode ser feito de bétula e madeira macia. Contraplacado de vários graus pode ser utilizado para o fabrico de prateleiras.

Quanto maior o número da categoria de material, pior será o produto acabado. Além disso, a impregnação utilizada deve ser levada em consideração.

A marcação pode ser usada para avaliar qual cola foi aplicada. Dependendo de sua composição, as folhas são:

  • resistente à chama;
  • resistente a humidade;
  • propenso à umidade.

Pode haver alguma diferença nos métodos de processamento. O contraplacado lixado é bastante difundido. A retificação é feita em um ou dois lados. A última opção é ótima.

Em qualquer caso, você pode fazer uma prateleira de madeira compensada com suas próprias mãos. Com um trabalho habilidoso, parece esteticamente agradável, este material é amigo do ambiente e relativamente forte.

    Na esmagadora maioria dos casos, o compensado é produzido pelo método de descascamento circular. Mas, por razões estéticas, é mais lucrativo em alguns casos usar um material que foi descascado com uma torção excêntrica da peça. Com o aplainamento plano, você pode obter um tipo de padrão estritamente especificado de acordo com o curso do processamento. Para os efeitos estéticos mais complexos, o folheado é obtido por serração (esta técnica elimina os requisitos de preparação preliminar e garante o desenvolvimento de padrões naturais com uma gama natural de tons).

    Para o trabalho, você pode levar marcas de madeira compensada:

    • FSF;
    • FC (muito melhor que a versão anterior, mas com menos resistência à umidade);
    • FB;
    • FBS (com o nível máximo de força e resistência à umidade);
    • FBA (material totalmente natural).

    Variedades

    As sapatilhas são consideradas uma das soluções mais simples. Projetos típicos de fábrica não são muito bons para esse propósito. Seria muito melhor fazê-los com suas próprias mãos. Na maioria dos casos, isso exigirá:

    • quebra-cabeças;
    • Chave de fenda;
    • furadeira elétrica;
    • parafusos auto-roscantes;
    • Cola;
    • tesoura.

    O conjunto final de ferramentas e consumíveis é selecionado, levando em consideração os recursos de modificações específicas. Na esmagadora maioria dos casos, os seguintes projetos típicos são diferenciados:

    • montado na parede;
    • Criados-mudos;
    • prateleiras;
    • porta-copos.

    Uma prateleira de canto será um excelente recheio para um corredor modesto. Dependendo das fantasias e desejos pessoais, você pode usar uma variedade de formas originais. É perfeitamente possível usar não um simples triângulo, mas uma geometria curva feita de acordo com um padrão único. Atenção especial deve ser dada ao acabamento da borda e à qualidade de construção.

    A prateleira de canto pode ser executada separadamente ou como parte de uma estrutura completa; eles são feitos suspensos e no chão.

    As estantes de madeira compensada merecem uma discussão separada. Muitos deles são feitos em formato de chão e, na verdade, é mais um pequeno gabinete. Alguns artesãos amadores certificam-se de que todos os componentes do produto "assentam exatamente no lugar", sem pregos ou fechos adicionais.Isso é conseguido através do encaixe cuidadoso das peças componentes. Se, entretanto, o ideal não pode ser alcançado, vários parafusos podem ser usados.

    A própria prateleira deve ser aparafusada à parede de qualquer maneira. Os especialistas aconselham lutar pela imagem mais "leve" e "arejada", para abandonar a desordem do espaço.

    Uma boa estante de madeira compensada não é aquela que pode conter o número máximo de edições, mas aquela que cria uma aparência agradável.

    Alguns entusiastas até usam substâncias fluorescentes misturadas com resinas de poliéster para tornar o impacto visual visível à noite. Outras opções de estantes são possíveis:

    • rack grande;
    • solução de canto para o corredor;
    • prateleira pequena portátil;
    • produto dobrável na parede;
    • bancada de prateleira;
    • versão semicircular.

    É apropriado completar a revisão sobre as prateleiras entalhadas e com orifícios nos quartos das crianças (e objetos semelhantes a elas em elegância). Nesse caso, o objetivo principal é obter espaço de armazenamento adicional. E não apenas para armazenamento, mas também para fácil acesso a qualquer momento. São essas considerações que permitem criar um móvel que atenda perfeitamente às suas necessidades.

    Conceitos de praticidade, no entanto, podem ficar em segundo plano - às vezes eles tentam fazer uma prateleira com aparência original e ondulada.

      Outras variações possíveis:

      • "casa" com dobradiças para brinquedos;
      • prateleira suspensa (é conveniente colocar os brinquedos já descritos e os itens decorativos lá);
      • desenho com ganchos para roupas (é conveniente usá-lo em casas com crianças recém-nascidas).

      Compromisso

      A diferença entre os designs também pode estar relacionada à finalidade pretendida. É fácil fazer uma estante de parede atraente e confortável para sapatos de madeira compensada (para a casa, para a dacha, até para a garagem). A opção mais simples envolve o uso de ganchos - nada mais é necessário. Mas para aqueles que andam ativamente pela rua na baixa temporada, uma estrutura de vários níveis será mais atraente. Evita o contato entre sapatos sujos e limpos.

      A adição de tal produto com um pequeno espelho acaba sendo uma solução completamente lógica.

      Mas para armazenamento de longo prazo, uma prateleira com gavetas fechadas é preferível. Geralmente é decorado em estilo rústico, embora isso não seja necessário. Para um grande número de sapatos, é recomendável usar um armário de parede a parede com prateleiras de madeira compensada finas. Eles são dispostos na forma de alvenaria; Para tornar o produto mais resistente, prateleiras individuais são fixadas em uma ampla placa de madeira grossa.

      No quarto das crianças, as prateleiras costumam ser usadas para guardar carrinhos e outros brinquedos pequenos. Às vezes, eles são complementados com portas de vidro, onde o vidro anti-reflexo é inserido. Mas essas portas devem ser feitas exatamente de acordo com as dimensões atribuídas para evitar erros. A presença de uma parte traseira substituível facilmente removível é útil.

      Essa solução é confortável tanto para usar a coleção quanto para admirá-la; esta abordagem será aprovada, entre outras coisas, por colecionadores de vários itens decorativos.

      Se você precisa fazer uma prateleira para flores, para a cozinha ou para pequenas quantidades de livros, você deve se concentrar em outras abordagens. As paredes frontais não são necessárias aqui, com certeza, e você pode dispensar as traseiras.

      A variedade de opções possíveis é quase ilimitada. Quaisquer experimentos com cores, geometria de produtos são admissíveis.

      As flores podem ser colocadas em uma prateleira suspensa. Neste caso, a fixação é realizada com cabos, suportes, correntes e outros métodos. Porém, definitivamente não é necessário contar com uma carga séria. Uma estante de flores montada na parede acaba sendo uma solução padrão e familiar. Ele é preso com suportes e parafusos auto-roscantes (às vezes também são utilizadas dobradiças). Mas em termos de estabilidade e segurança, não há igual para estruturas de piso.

      Bem como estantes de flores podem ser feitas em:

      • angular;
      • direto;
      • encaracolado;
      • multicamadas;
      • opções individuais e de grupo.

      Fazer faça você mesmo

      Fazer prateleiras de compensado com as próprias mãos não é tão difícil quanto parece. Usando um quebra-cabeça, até mesmo os artesãos novatos podem criar facilmente uma forma curva original. Um bom corte limpo pode ser feito com fita adesiva. Importante ao usar uma serra elétrica:

      • desligue o curso do pêndulo;
      • colocar um arquivo de alta qualidade;
      • execute um corte primeiro do lado áspero;
      • molhe a linha de corte com água (então as rebarbas ainda estarão, mas são pequenas);
      • ou use cola PVA (esta opção é muito melhor).

      Este desenho mostra um design sofisticado em várias camadas. Inclui prateleiras com altura de 300 mm. Seu comprimento é de 500 ou 1000 mm (à escolha do proprietário). Uma solução alternativa são pernas de suporte de 960 mm de comprimento, 160 mm de largura e 20 mm de espessura. No caso de uma prateleira articulada projetada para cargas limitadas, o compensado de 8 mm pode ser usado sem qualquer hesitação, caso contrário, é necessário um material mais resistente.

      Paredes laterais fechadas são sempre usadas em estantes de livros. A opção aberta é escolhida para instalar a decoração. Em qualquer caso, as peças de trabalho são colocadas horizontalmente sobre a mesa. Assim, será mais fácil transferir as dimensões exatas dos desenhos para eles e realizar outros preparativos necessários.

      Importante: se você tiver que colocar livros na estante, é absolutamente impossível pegar um contraplacado de coníferas e uma árvore semelhante.

        A maneira mais fácil de obter um corpo com uma forma clássica é a partir de 4 espaços em branco padrão. Eles devem ser elementos emparelhados claros. A conexão das peças também pode ser feita com parafusos auto-roscantes, porém as confirmações são muito melhores para este tipo de trabalho. É melhor fazer um furo para qualquer parafuso com antecedência. Quando você tenta parafusá-lo em um material não preparado, rachaduras são inevitáveis; na versão fechada, o verso é feito de placa de aglomerado.

        Às vezes, eles funcionam sem fixadores. Simplesmente "de acordo com o esquema do designer" os elementos individuais são ajustados uns aos outros. A parede posterior é geralmente feita de fibra, pregada com pregos de móveis. Para dar uma aparência ideal, o compensado é geralmente pintado. Mas você também pode decorar usando filme autoadesivo.

        Para informações sobre como fazer prateleiras de compensado com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

        Exemplos de artesanato

        Uma opção generalizada e até romântica, em certo sentido, são as prateleiras em forma de animais. A figura de um urso pode ser uma solução muito atraente.

        Uma versão em tamanho real de tal embarcação pode ser criada a partir de compensado de 9 mm de espessura. Você pode tirar 18 mm, mas será desnecessariamente difícil. Esta é a aparência do produto na prática.

        Aqui estão mais algumas modificações:

        • prateleira em forma de gato;
        • 6 graciosas prateleiras em forma de cervo;
        • peixes estilizados;
        • um foguete de várias camadas improvisado (tal sistema de armazenamento irá deliciar as crianças).
        1 comentário
        0

        Praticidade vem em segundo lugar.

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário