Tudo sobre painéis HDF

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Comparação com outros materiais
  3. Onde eles são usados?
  4. Visão geral da espécie
  5. Opções de design
  6. Regras de instalação

Hoje, os materiais de acabamento são apresentados em uma grande variedade, enquanto os painéis HDF têm uma demanda especial. Eles são altamente eficientes e fáceis de instalar. O material é muito utilizado para a decoração de quartos, com a ajuda dele é possível criar um design original.

Peculiaridades

Os painéis HDF são um material de revestimento popular, produzido na forma de placas densas. A abreviatura HDF originou-se da expressão em inglês High Density Fiberboard, que significa “high density fibreboard” em russo. O painel laminado tem um tamanho padrão de 2070X695X3 mm, é produzido a partir das sobras da matriz, que são limpas, secas e trituradas. Em seguida, a mistura é formada e enviada para a prensagem. A produção dos painéis é finalizada por lixamento e decoração (uma imagem é aplicada na frente do material e envernizada). As principais vantagens dos painéis HDF incluem:

  • boa resistência a influências diversas (ao entrar em contacto com a superfície gordura, água a ferver, vapor, água e sujidade, a decoração continua a manter o seu aspecto original);
  • resistência e durabilidade - experimentando altas cargas, servir com segurança por até 15 anos;
  • respeito ao meio ambiente - o material é produzido apenas a partir de matérias-primas naturais e não contém substâncias tóxicas em sua composição;
  • uma vasta selecção de designs - os painéis têm diferentes cores e decorações, o que permite a sua utilização para decorar qualquer interior;
  • facilidade de uso - o material é fácil de limpar e não requer cuidados especiais;
  • instalação rápida - para instalar as placas, basta cortá-las, após o que são fixadas à superfície.

Além do mais, Os painéis HDF têm propriedades anticorrosivas. Quanto às deficiências, praticamente não existem, exceto pelo alto custo. O preço depende de muitos fatores, geralmente é aumentado pela impressão de fotos, que é feita sob encomenda. Na hora de escolher esse material de acabamento, é preciso levar em consideração as avaliações do fabricante, pois em painéis baratos, com o tempo, a camada superior do verniz fica amarela.

Comparação com outros materiais

As placas de acabamento HDF às vezes são confundidas com painéis de MDF. Apesar do fato de que esses 2 tipos de materiais parecem semelhantes na aparência, ainda há uma diferença entre eles. O HDF de alta densidade tem espessura de no máximo 3 mm, enquanto o MDF tem densidade média, é produzido com espessura de até 6 mm. O Fiberboard é seguro para a saúde e resistente à umidade. Na fabricação de painéis de MDF, vários aditivos químicos são usados, e eles incham rapidamente quando expostos a vapor ou água.

Se compararmos o material decorativo com o painel de fibra, ele é em muitos aspectos superior ao painel de fibra, pois pode suportar cargas pesadas. O acabamento feito com painéis de HDF não sofre deformação, o que não se pode dizer do painel de fibra, que pode quebrar ou rachar rapidamente.

Onde eles são usados?

Os painéis de parede HDF têm sido muito populares nos últimos anos, uma vez que não só possuem propriedades de alto desempenho, mas também permitem que você crie um design original nas instalações. Na maioria das vezes, esse material de acabamento é usado em certas áreas.

  • Fabricação de móveis. Os painéis podem ser usados ​​para a fabricação de estruturas de casco.
  • Superfícies decorativas. Os painéis são adequados para o revestimento das paredes da cozinha, podem ser usados ​​para cobrir um avental de cozinha e para esfolar.E também o material é utilizado para forrar o teto, as placas são instaladas em uma caixa pré-montada. HDF com imitação de filme que imita espécies de madeira caras é frequentemente instalado em uma parede em uma sala de estar ou uma cozinha combinada com uma sala de jantar para zonear o espaço.
  • Fabricação de portas. Os painéis são aplicados à moldura para decorar a superfície frontal. Além disso, o material é frequentemente montado do lado de fora nas portas da frente.

Painéis HDF também são solicitados na colocação de pisos, atuando como uma base áspera. Eles também podem ser usados ​​para remover irregularidades em outras superfícies (tetos e paredes). O baixo peso e a resistência tornam o material indispensável para a decoração de interiores de diversos veículos.

Visão geral da espécie

As folhas estão disponíveis no mercado em diversas variedades. As lajes polidas são frequentemente utilizadas em trabalhos de acabamento, sua superfície lisa, se desejado, pode ser revestida com verniz transparente ou pintada. A partir desses painéis, os painéis perfurados são feitos em oficinas e uma base para pisos. Painéis lixados HDF também são usados ​​na produção de móveis de gabinete, eles são usados ​​para fazer fundos de gavetas e paredes de mesinhas de cabeceira, armários.

Painéis decorativos, na superfície dos quais várias camadas de verniz colorido são aplicadas, também são muito procurados. Também são produzidos com imitação de madeira natural. O revestimento da superfície com esse material confere ao interior uma aparência requintada.

Painéis HDF, feitos na base de madeira com revestimento laminado, merecem atenção especial. Eles são adequados para decorar portas de interiores e decorar móveis, avental de cozinha. A superfície rusticada das lajes parece especialmente bonita. Os painéis podem ser usados ​​para cobrir as paredes da sala e do quarto.

Opções de design

Painéis de fibra de madeira estão disponíveis em uma variedade de decorações, enquanto modelos com impressão de fotos e padrões são apreciados. A aplicação das imagens é feita por meio de impressão ultravioleta, podendo ter diversos tipos de desenhos.

  • Opção monocromática. Para o painel, as cores são selecionadas e aplicadas que correspondem ao interior da sala (uma gama de duas cores é permitida). Normalmente, tons escuros são usados ​​para o fundo e tons claros são usados ​​para as imagens.
  • Design de cores. O desenho é enriquecido, multicolorido, o que confere às lajes um aspecto especial.
  • Com efeito 3D. Os painéis são caracterizados por um padrão tridimensional. Paisagens e frutas são geralmente retratadas em sua superfície. Para obter o melhor efeito, o HDF é coberto com várias camadas de verniz.

Muitas vezes também se encontram à venda placas laminadas, cobertas por uma película sintética que imita uma madeira natural sólida. Eles são caracterizados por sua força e resistência à umidade, portanto, são adequados para revestimento de paredes em cozinhas, banheiros e banheiros.

Regras de instalação

Os painéis HDF são um material de acabamento versátil com o qual você pode transformar de forma independente o interior das instalações. Para que o acabamento decorativo se encaixe perfeitamente no estilo da sala, na hora de escolher os pratos é necessário levar em consideração sua cor e textura. A instalação de painéis HDF é simples, para que todos possam fazer isso.

A instalação do material é feita da mesma forma que a instalação das demais placas de acabamento. Eles podem ser fixados na base colando ou fixando na caixa com parafusos auto-roscantes.

É importante destacar que a última opção de instalação costuma ser utilizada para a criação de caixas (para mascarar as comunicações) ou para decorar paredes com grandes desníveis. Para fixar adequadamente o material da folha na superfície, você deve seguir algumas regras.

Instalação em cola

Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar uma ferramenta: furadeira com fresa, fio de prumo, lápis, medidor, esmerilhadeira, nível e chave de fenda. Em seguida, o local de trabalho deve ser preparado. Para isso, são retirados os móveis, as paredes são limpas de poeira, sujeira, acabamentos antigos e tratadas com uma primeira demão. Para o corte adequado dos painéis, eles são medidos contra a parede, então as medições são feitas, os locais para interruptores e tomadas são marcados. O corte dos painéis deve ser feito com cuidado, pois o material pode esfarelar. Os orifícios para os soquetes são cortados com um cortador.

O adesivo é aplicado uniformemente no material pelo lado avesso, é importante garantir que não se formem cavidades, pois podem prejudicar a adesão. O perfil de orla é fixado à base com parafusos auto-roscantes, o painel é encaixado por baixo. O material decorativo deve ser pressionado firmemente na parede até que se fixe nela, os resíduos de cola salientes são apanhados com um martelo.

Para garantir um ajuste seguro, é recomendável instalar adicionalmente o canto e o perfil de conexão. Todas as juntas são tratadas com um selante. Durante o trabalho de instalação, não se deve esquecer a verificação de irregularidades, pois é fácil eliminar os defeitos durante o processo de instalação, e após a sua conclusão é problemático.

Instalação com parafusos auto-roscantes

Este método é considerado simples e rápido. A preparação e o corte das placas são executados da mesma forma que na instalação do material sobre a cola. A única diferença é que, neste caso, os furos são primeiro perfurados na parede, depois os pinos são martelados e os painéis aparafusados. Os locais de inserção das buchas devem coincidir exatamente com os locais de aparafusamento dos parafusos.

Muitos artesãos, em vez dos parafusos autorroscantes comuns, usam buchas especiais, chamadas de "instalação rápida". Para a instalação em painéis de acabamento, furos são feitos e os fixadores são martelados. Para ocultar as tampas dos parafusos, são usados ​​plugues especiais. Eles precisam ser plantados em um selante. A instalação é completada com a fixação da tira de orla, ela proporcionará uma forte fixação e proteção das juntas contra umidade e sujeira.

Instalação em uma caixa

Este método é normalmente utilizado quando as paredes são muito irregulares ou há necessidade de ocultar as comunicações por baixo do acabamento. O torneamento é feito tanto com perfis como com ripas de madeira. Este tipo de instalação não requer preparação prévia da base, ou seja, pode-se deixar o revestimento antigo. As medições e o corte do material são realizados da mesma forma que nos métodos de instalação acima.

As venezianas devem ser preparadas antes de iniciar o revestimento. Eles são cobertos com óleo de linhaça e secos. Isso é necessário para melhorar o desempenho da madeira. As venezianas são fixadas em parafusos auto-roscantes, uma distância de 400–450 mm é feita entre elas. Eles devem ser posicionados verticalmente e horizontalmente. A instalação é finalizada com o processamento das juntas com selante, o que conferirá maior resistência ao revestimento.

O vídeo a seguir fala sobre os painéis HDF.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário