Seleção de máquinas de corte a laser para madeira compensada
A indústria estrangeira e russa produz uma grande quantidade de todos os tipos de equipamentos projetados para cortar e processar peças em bruto de madeira (incluindo madeira compensada). As soluções mais inovadoras envolvem o uso das mais recentes máquinas a laser para tais tarefas.
Um desses dispositivos é um cortador de madeira a laser - além de sua função básica, ele pode realizar muitas outras operações. Isso torna possível classificá-lo entre as amostras multifuncionais de equipamentos de marcenaria.
Peculiaridades
As máquinas a laser atuais com software numérico processam com sucesso peças de trabalho de qualquer material (vidro, polímero, papel, plástico, pedra, madeira, aço, borracha e assim por diante). Porém, apesar da versatilidade impressionante, qualquer modificação (ou linha de modelos) tem seu próprio direcionamento.
- Máquinas de gravação a laser de mesa. Na maioria das pequenas dimensões, não necessitam de instalação em divisão especializada (são adequados para escritório e até para casa - quando tal seja necessário). As gravadoras estão equipadas com um bom sistema ótico, mas sua potência é relativamente baixa. E ainda o gravador pode realizar gravações de boa qualidade (desenho de padrões tridimensionais e planos em um plano) e, claro, um corte direto de peças de espessura insignificante da maioria dos materiais (exceto para aço), apenas ligeiramente cedendo no produtividade de corte e corte para outras modificações de máquinas a laser.
- Cortadores a laser Eles são produzidos em uma versão de mesa e para instalação nivelada com a superfície do chão e são representados por uma grande variedade de tamanhos de mesas de trabalho - de 0,5 a 1,5–2 m. As máquinas são destinadas à instalação em uma sala especializada e são destinado a trabalhos intensos em condições industriais ... Todas as unidades possuem uma carcaça inteiriça que garante a estabilidade do dispositivo e amortece de forma eficiente as vibrações mecânicas que ocorrem durante o funcionamento. O objetivo principal dessas amostras é o corte e corte de materiais (incluindo os de grande formato) e gravação de alta qualidade em peças de trabalho. As máquinas a laser possuem um design especial, o que aumenta a produtividade e a qualidade do processamento. Por exemplo, há uma instalação simultânea de 2 emissores de laser (ou tubos de CO2) para processamento simultâneo de 2 partes ou colocação de um emissor de laser em um portal móvel para eliminar a perda de parte da energia do feixe quando é espalhado " ao longo do caminho "para o tubo de CO2 e assim por diante.
- Codificadores a laser de pequeno porte destinam-se a desenhos de alta qualidade em alta velocidade. Os marcadores podem colocar uma imagem em produtos tridimensionais (canetas, pingentes, joias, etc.), ao mesmo tempo, até mesmo pequenos elementos do ornamento ficam distintos e a imagem em si é durável.
Isso é conseguido devido à estrutura especial do sistema óptico do codificador. Algumas lentes podem se mover mutuamente, como resultado o feixe de laser formado pelo tubo de CO2 aparece em um plano bidimensional e é enviado a qualquer ponto da peça de trabalho no ângulo necessário. Ao mesmo tempo, a cabeça do tubo direciona o feixe não com uma lente plana, mas com uma lente especializada que mantém a estabilidade do laser sob várias condições de operação.
Os marcadores a laser têm uma área de trabalho relativamente pequena, mas geralmente são equipados com um microcomputador integrado com todo o software necessário para operar. Como resultado, uma alta transportabilidade da máquina é alcançada - não são necessárias conexões externas auxiliares (exceto para a fonte de alimentação).
Crítica das melhores marcas
Muitas empresas estão empenhadas na produção de tais máquinas e peças para eles. Todos eles podem ser subdivididos em 3 grandes categorias.
Empresas de equipamentos de luxo e premium
Isso inclui fábricas localizadas no Japão, América, Taiwan e países europeus. A lista de marcas especialmente reconhecidas inclui: Farley Laserlab (América), Trotec (Áustria), GCC (Taiwan), Schuler (Alemanha), EuroLaser (Alemanha), LaserStar Technologies (Islândia-América).
Os produtos dessas empresas são caracterizados por peças e qualidade de montagem ideais, boa produtividade e durabilidade. Os tubos com gás ativo, via de regra, são feitos de cerâmica ou envoltos em uma concha de ferro, e o tempo de funcionamento pode chegar a 100 mil horas. Nem toda empresa pode pagar por esse equipamento, já que o preço é bastante alto.
Firmas de marca na China
A reputação dos produtos fabricados na China não é das melhores, apenas essas opiniões não são completamente imparciais. Os grandes fabricantes procuram entrar no mercado mundial e nele ocupar um lugar de destaque, neste sentido, investem todos os seus esforços e recursos no desenvolvimento das tecnologias laser, na sua aplicação prática nos próprios produtos e no rígido controlo de qualidade em todas as fases da Produção. As máquinas a laser de marcas como HSG LASER, WATTSAN, Raylogic, KING Rabbit, HGLASER se distinguem por parâmetros de desempenho muito elevados, um pequeno volume de devoluções de produtos sob garantia e são concorrentes bastante ativos de marcas caras. Na verdade, os equipamentos de luxo da China ocupam o primeiro lugar no ranking das máquinas-ferramenta mais adquiridas, já que o preço e a qualidade apresentam uma relação aceitável.
Copiadoras a laser
Produzido por aquelas fábricas do Império do Meio, por isso os produtos deste país se tornaram um modelo de má qualidade. Usualmente, a montagem dessas máquinas é feita às pressas, e as peças a priori podem estar inoperantes. Os nomes das modelos ou não são divulgados de forma alguma, ou são selecionados tanto quanto possível em sintonia com as marcas promovidas, contando com o descuido ou pouco conhecimento dos consumidores sobre o assunto. A maioria deles são máquinas altamente baratas, com baixa qualidade de feixe e emissores de laser não confiáveis.
Critérios de escolha
Na verdade, é quase impossível escolher o melhor modelo especificamente, uma vez que as finalidades de utilização do equipamento podem ser diferentes, bem como o orçamento alocado para a compra, os volumes planejados de produtos fabricados ou os principais materiais para a obra. Mas uma classificação geral baseada em fabricantes, tamanhos e uma série de outras características pode ser reunida.
Então, Existem fatores importantes a serem considerados ao escolher seu equipamento de corte.
Funções
De acordo com a funcionalidade declarada, existe a seguinte divisão:
- maquinas de gravura com uma radiação luminosa relativamente fraca, suficiente apenas para a realização de operações rasas, ao alterar as configurações, implicando um aumento no comprimento de onda, estas mini-máquinas podem ser utilizadas para cortar compensados, folheados;
- equipamento com alto recurso de radiação laser, indicada não só para cortar madeira, mas também para fresá-la, possui uma opção de gravação, que se realiza alterando a potência do tubo laser de CO2.
Tipo de controlo
Os modelos de máquinas de corte a laser são divididos em:
- máquinas operadas manualmente, que pertencem à categoria dos aparelhos mais simples e baratos, apesar disso, permitem fazer produtos originais;
- máquinas CNC mais caras garantindo excelente qualidade de corte e gravação;
- máquinas multifuncionais - esse tipo de equipamento combina as potencialidades do controle manual e automático.
Potência e tamanho
- Uma máquina de gravação a laser de mesa de pequeno porte com um recurso insignificante de até 80 W, pode ser colocada em uma pequena oficina ou em casa. A máquina é adequada para fazer pequenos souvenirs, é capaz de gravar, serrar e cortar compensados finos.
- Uma unidade de gravação a laser profissional tem um recurso de 80-195 watts. É caracterizada por dimensões aumentadas e é ativamente usada na produção de móveis e marcenaria para a fabricação de produtos de massa e corte de peças precisas.
- A máquina industrial a laser para madeira pode cortar, afiar, gravar e outras operações. Tem um tamanho decente e está instalado em grandes marcenarias.
Os fabricantes equipam os equipamentos com várias opções e ferramentas auxiliares para simplificar o processamento.
- Chiller - um dispositivo que resfria os tubos de CO2. É necessário no caso de operação de longo prazo da máquina para equalizar a temperatura dos elementos de trabalho do equipamento. Ele funciona como um invólucro adicional com um refrigerante conectado à bomba. Quando a máquina não estiver equipada com este dispositivo, compre-o separadamente.
- Sistema de sopro de ar da máquina necessário para diminuir a temperatura da área de corte e gravação para evitar queima excessiva da costura.
A escolha de uma unidade de laser é determinada pelos requisitos de seus parâmetros funcionais e potencial. Para a produção em larga escala, não faz sentido comprar uma máquina miniatura tipo bancada, bem como instalar uma unidade de produção em um apartamento.
São amostras multifuncionais que podem trabalhar metais, madeira, PVC e realizar diversas operações: fresar, serrar, cortar, gravar. O preço desses dispositivos é alto e faz sentido comprá-los apenas para uma grande empresa.
Como usar?
Ao cortar compensado em uma máquina a laser, para evitar a placa amarelada ao longo da aresta de corte, é necessário usar um compressor mais potente com fornecimento de ar de 1,5-2 atm para o bico.
Quando é necessário um corte sem "projeção" do lado posterior, o material deve ser removido (levantado) da superfície de trabalho em pelo menos 1 centímetro. Neste caso, o feixe ficará disperso ao “disparar” do local, pelo que não haverá vestígios no contraplacado.
Não existe contraplacado perfeitamente plano, nenhuma folha resulta, chumbo. Para evitar que o foco da radiação do laser mude ao cortar material irregular, use uma lente de foco longo ou pressione o compensado contra a mesa.
O método mais simples de nivelar o compensado na mesa evitando "tiros" na parte de trás envolve a instalação de ímãs Neo na mesa, colocando uma folha de compensado acima deles e fixando-a no topo com ímãs Neo adicionais.
Ao cortar madeira compensada continuamente, limpe a grade de ventilação frequentemente, pois há muito mais fuligem e queimaduras com a cola de madeira compensada do que com vidro orgânico. Por causa disso, a ventilação entope rapidamente. Pelo mesmo motivo, espelhos e lentes também precisam ser limpos com mais frequência.
Se você deseja cortar compensado grosso, mas a potência do emissor não é suficiente para isso, então, de acordo com as recomendações dos especialistas, isso pode ser feito em duas etapas. Primeiro, você precisará cortar sem fornecer ar, caso contrário, a máquina a laser não terminará de cortar e simplesmente começará a atear fogo ao compensado, pois o oxigênio favorece a combustão. Na segunda etapa, é necessário fornecer ar.
Apenas lembre-se - sem fornecer ar ao bico, caso contrário, a lente da máquina a laser logo ficará coberta de fuligem e rachaduras.
O vídeo a seguir explica como escolher uma máquina a laser.
O comentário foi enviado com sucesso.