Contraplacado revestido com película para cofragem
Para a construção de formas sob a fundação, uma variedade de materiais pode ser praticada, mas a madeira compensada laminada é especialmente solicitada. É uma folha de construção coberta com uma película de fenol-formaldeído. O filme aplicado ao compensado o torna resistente à umidade, resistente a mudanças na temperatura ambiente e durável. Esse compensado revestido com película é usado em uma variedade de indústrias, da fabricação de móveis à construção naval.
Descrição e características
Obtém-se contraplacado de alta qualidade pressionando várias (de 3 a 10) folhas finas de madeira (folheado)... A disposição transversal das fibras nas folhas torna possível fazer do contraplacado um material muito durável. Para as necessidades de construção e reparo, a madeira compensada é adequada, a base da qual são os resíduos do processamento de polpa de madeira de bétula. Para a fabricação de móveis, o contraplacado é praticado à base de folheado de coníferas. O processo de criação de compensados com face film difere do usual já na fase de preparação das matérias-primas. Os adesivos incluem componentes que permitem reforçar e filmar cada painel individualmente. Isso permite que cada componente do laminado seja à prova de líquidos em toda a sua espessura.
O revestimento externo tem uma densidade de 120 g / m2. Além disso, a cor natural desse laminado confere ao piso uma cor escura que reproduz com precisão a madeira natural. Ao adicionar um corante, você pode alterar a cor do compensado de extremamente claro para extremamente escuro. De acordo com os fabricantes, o compensado doméstico de acordo com GOST não contém inclusões de choupo. Mas made in China em sua estrutura pode ter quase 100% serragem de choupo. Esse material será da mais baixa qualidade, seu uso em qualquer setor pode se tornar uma espécie de risco.
Características do material:
- o conteúdo de água no material não é superior a 8%;
- indicador de densidade - 520-730 kg / m3;
- discrepâncias de tamanho - não mais do que 4 milímetros;
- a quantidade de resinas de fenol-formaldeído é de aproximadamente 10 mg para cada 100 g de material.
Essas características são geralmente aceitas para todos os tipos de compensado de película de alta qualidade. É interessante notar que para a fabricação de chapas grossas, menos folheados são usados do que para finos. Paralelamente, a laje com 20 mm de espessura está sendo intensamente utilizada para a produção de móveis modulares. E as lajes com 30 mm de espessura, por sua vez, são utilizadas em obras relacionadas à decoração externa e interna.
De acordo com a TU estabelecida, o recorte de fábrica dos painéis deve ser executado estritamente a um ângulo de 90 °. O desvio permitido ao longo do comprimento do painel não é superior a 2 mm por metro linear. Nas bordas, a presença de rachaduras e lascas é inaceitável.
Rotatividade de material
Esta definição implica o número de ciclos que o compensado pode suportar em caso de uso reutilizável. Neste momento, há uma divisão condicional do material em categorias, dependendo do fabricante.
- Folhas fabricadas na China. Normalmente, esse compensado tem características de baixa qualidade, a cofragem não pode resistir a mais de 5-6 ciclos.
- Pratos produzidos pela maioria das empresas russas, são considerados uma boa solução em termos de preço e durabilidade. Com base na marca, os produtos podem ser usados de 20 a 50 ciclos.Essa lacuna se deve à tecnologia utilizada e aos equipamentos utilizados.
- Contraplacado produzido em grandes fábricas nacionais e importado de países europeus (em particular, Finlândia), é classificado como de alta qualidade, o que afeta seu custo. Pode suportar até 100 ciclos.
A reutilização não é influenciada por um fabricante, mas também pelo cumprimento das corretas condições de uso.
Vantagens e desvantagens
Os fatores positivos do uso de compensado revestido com filme são:
- Resistência à umidade;
- alta resistência à flexão ou alongamento;
- a possibilidade de reutilização sem perda das características iniciais;
- tamanhos grandes de folhas integrais;
- alta resistência ao desgaste.
Minuses:
- preço alto (para economizar dinheiro, pode-se recorrer ao aluguel ou compra de material usado);
- fumos tóxicos de resinas de fenol-formaldeído (não importa na construção da cofragem).
Variedades
As empresas produzem vários tipos de compensado:
- comum forrado com filme;
- cola FC (contraplacado, cola de ureia);
- adesivo FSF (contraplacado, cola de fenol-formaldeído);
- construção.
O FC é praticado para acabamento de interiores ou na confecção de móveis. Para a construção de alicerces, paredes ou pavimentos, este tipo é utilizado exclusivamente para a conformação de uma fôrma fixa, ou se não for utilizado mais de 3-4 ciclos.
Com um número maior de ciclos, torna-se impraticável utilizá-lo, pois perde suas propriedades de configuração e resistência.
Para a construção da estrutura de cofragem, utiliza-se contraplacado comum, FSF ou contraplacado de construção forrado com película. A escolha depende do tipo de edifício que está sendo criado e da resistência do impacto do concreto nas paredes da fôrma. A madeira compensada para construção é mais forte, mais durável e mais durável. Se usado corretamente, este material pode ser usado muitas vezes.
A rotatividade das folhas revestidas com filme para cofragem pode chegar a mais de 50 ciclos se for um compensado de construção, o que é considerado um bom resultado. O faturamento é significativamente influenciado pelo tipo de madeira utilizada na fabricação do material e pelo país de origem. Então, O contraplacado maciço de bétula apresenta as melhores características, seguido do álamo e da madeira de conífera.
Dimensões (editar)
No mercado russo de materiais de construção, você pode ver as seguintes dimensões do contraplacado revestido com película de cofragem: 6; nove; 12; 15; dezoito; 21; 24 mm de espessura. Para a montagem da fôrma durante a construção das estruturas mistas de concreto, são utilizadas chapas do tipo construção de 18 e 21 mm, sobre as quais se aplica um verniz à base de acrílico que evita o molhamento. Painéis mais finos do que 18 mm têm resistência de argamassa extremamente baixa, enquanto placas de 24 mm são muito mais caras.
Compensado laminado para cofragem com dimensões de 2500 × 1250 × 18 mm, 2440 × 1220 × 18 mm, 3000 × 1500 × 18 mm é especialmente procurado devido ao seu preço mais baixo. A área de superfície dos painéis medindo 2.440 × 1220 × 18 milímetros é de 2,97 m2 com um peso de 35,37 quilogramas. São acondicionados em embalagens de 33 ou 22 peças. A área dos painéis 2500 × 1250 × 18 mm é de 3,1 m2 e o peso é de aproximadamente 37 kg. Uma folha com uma espessura de 18 mm e um tamanho de 3000x1500 tem uma superfície de 4,5 m2 e pesa 53 kg.
Dicas de Seleção
Se você precisar comprar madeira compensada para cofragem, ao escolher painéis, preste atenção especial aos seguintes critérios.
- Preço... Um preço muito baixo indica má qualidade dos produtos, portanto, recomenda-se comprar produtos em bases e em grandes lojas de ferragens.
- Estrutura da superfície. A folha deve estar livre de defeitos e destruição. Se os materiais foram armazenados com violações, é provável que haja distorções, que são bastante difíceis de corrigir. Presume-se que o acabamento do compensado é geralmente marrom e preto.
- Marcando... As designações permitem descobrir os parâmetros-chave do material no local. As informações estão impressas na etiqueta ou gravadas no próprio material.
- Grau... O material de construção é produzido em vários graus - extra, I-IV. Quanto mais alto grau o material de cofragem, mais difícil será adquiri-lo, pois o preço mínimo será bastante alto. No entanto, ao mesmo tempo, os painéis de grau I / II terão as propriedades de resistência e parâmetros de desempenho mais elevados. Como resultado, o material de construção para a fôrma é selecionado de acordo com as condições de uso e cargas.
- Disponibilidade de um certificado... O produto é relacionado a especial, neste sentido, o fabricante deve ser testado e receber o certificado correspondente. A presença de um documento que ateste a conformidade do produto com os regulamentos técnicos estabelecidos ou GOST é o principal sinal da adequada qualidade do produto, além disso, o documento deve ser lacrado com um selo genuíno ou um selo da organização que atesta sua autenticidade, uma fotocópia não funcionará.
Para uma seleção livre de erros, todas as características do produto são correlacionadas com as características necessárias para a operação.
Para obter informações sobre como escolher o compensado certo para a cofragem, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.