Variedades e design de madeira compensada de navio
Atualmente, em muitas áreas da construção, são utilizados vários tipos de madeira. Este material tem uma série de vantagens e propriedades importantes. Separadamente, podemos notar um tipo como madeira compensada de navio. Vamos considerar as principais características deste material e os requisitos que devem ser atendidos para ele.
O que é isso?
A madeira compensada de navio é uma folha de folheado laminado. Nesse caso, a direção das fibras muda de uma camada para outra. Para a impregnação de camadas individuais de material, uma composição especial de baquelite é usada, portanto, esses produtos são freqüentemente chamados de compensado baquelizado.
Essas folhas de madeira têm um alto nível de resistência, são bastante duras.
Este material é utilizado principalmente na indústria de aviação e na construção de pequenas embarcações. Mas às vezes também é comprado para trabalhos de construção padrão.
O contraplacado marítimo tem várias propriedades importantes.
- Resistência ao fogo. O material praticamente não queima. Só pode ser carbonizado, emitindo um pouco de fumaça, que não contém uma grande quantidade de componentes tóxicos. Isso pode acontecer em temperaturas de pelo menos 350 graus.
- Resistência à água. As folhas Bakelized não são destruídas ou deformadas sob a influência de uma grande quantidade de umidade. Ao mesmo tempo, a vida útil mínima desses materiais, sujeitos à operação em contato com meio aquoso, pode chegar a 15 anos.
- Força. O nível de resistência deste tipo de madeira coincide praticamente com as características de resistência das chapas de aço.
Além disso, pode-se notar que este material é altamente resistente a mofo e bolor. O processamento cuidadoso especial dos produtos durante a fabricação não permite que eles apareçam na superfície.
O material é caracterizado por boa resistência a impactos e cargas significativas. Além disso, quase não está exposto às influências atmosféricas nocivas, pelo que pode ser utilizado para decorar estruturas de móveis que serão colocadas no exterior. Freqüentemente, cozinhas de jardim inteiras e gazebos são construídos com essa árvore.
Os modelos de navio também podem ser usados para colocar revestimentos internos, paredes e tetos. Mas neste caso é recomendado dar preferência a folhas laminadas finas. Para a fabricação de peças de convés para barcos, é adquirida madeira compensada de navio de um grau especial de FBS.
A espessura dessas placas de madeira pode variar de 4 a 40 milímetros. O comprimento dos produtos pode chegar a 1500, 4400, 4900 mm (mas também existem versões estendidas - 5600, 5700 e 7700 mm). A largura de uma folha de madeira compensada pode ser 1250, 1500, 1550 mm.
Requisitos
Na produção de compensados navais, alguns requisitos importantes para a qualidade do material devem ser levados em consideração. Eles podem ser encontrados no British Standard 1088/66. E também todos eles estão consagrados no documento doméstico GOST 11539-83 de 1985.
A norma prevê vários tipos separados de compensado naval.
- FBV. Este tipo é uma folha, para a impregnação e colagem da qual são utilizados compostos especiais solúveis em água. Na maioria das vezes é uma resina de fenol-formaldeído. Mas, ao mesmo tempo, é aplicado apenas às partes externas do material.
- FBV1. Este tipo é semelhante ao anterior. No entanto, aqui a resina de fenol-formaldeído é aplicada nos lados externo e interno.
- FBS. Este tipo de compensado naval é colado com resina de fenol-formaldeído solúvel em álcool. Apenas as partes externas são tratadas com esta impregnação.
- FBS1. Uma marca desse tipo é tratada com substâncias solúveis em álcool em ambos os lados.
O contraplacado de navios pode ser dividido em 2 grandes grupos - marcas clássicas e não clássicas. Esses tipos têm requisitos diferentes. Assim, a primeira versão é feita de um verniz especial Okume. Os produtos se distinguem por seu peso relativamente baixo, alto nível de flexibilidade e durabilidade.
A versão clássica possui superfície laminada tratada com compostos impermeáveis. É frequentemente usado em combinação com epóxi e fibra de vidro. Este compensado é comparável em resistência aos produtos de carbono. Distingue-se por propriedades decorativas especiais, o que determina seu alto custo.
Na maioria das vezes, é usado na construção de um convés para iates, barcos comuns.
O compensado não clássico é feito de uma variedade de madeiras nobres, incluindo faia, bétula e choupo. Cedro e pinho são usados às vezes. Este contraplacado pode ser de um tipo combinado. Neste caso, a camada superior dos produtos é feita de folha especial de corte rotativo, e a parte interna já é feita de madeira nobre.
Esta variedade não deve ser usada para tarefas estruturais - é mais frequentemente usada para decoração de interiores ou produção de móveis.
O custo desses materiais será um pouco menor em comparação com a opção anterior.
Além dos requisitos acima, existem outras nuances importantes que devem ser levadas em consideração ao fabricar e instalar os materiais. As camadas externas das folhas só podem ser feitas de tiras de folheado maciço. Na estrutura interna, a emenda de diferentes elementos entre si é permitida. Nesse caso, a largura de cada faixa deve ser de pelo menos 400 mm para a marca FBS ou 200 mm para todas as outras variedades.
Neste caso, as filas longitudinais da emenda interna não devem coincidir. Somente neste caso o produto será o mais forte e sólido possível. A superfície externa do compensado não deve ter áreas que não sejam cobertas com vernizes transparentes e outros compostos especiais.
Mesmo pequenas bolhas e áreas não comprimidas não devem estar presentes na superfície da folha. Sobreposições ou irregularidades com altura superior a 1 milímetro também são proibidas. Todas as folhas só podem ser cortadas em ângulos retos. Neste caso, o desvio por metro linear não deve ser superior a 2 milímetros.
As extremidades de todas as folhas devem ser cuidadosamente processadas.
Nos modelos da marca FBS, as pontas são processadas com uma camada adicional de composição de baquelite. Nas amostras da marca FBV, elas são revestidas com um esmalte protetor especial.
Materiais (editar)
A maioria dessas folhas é feita de verniz. Pode ser de diferentes variedades. Os modelos mais caros e de alta qualidade são considerados folheados de espécies exóticas de madeira (em primeiro lugar, okume ou keruing).
Os materiais criados a partir dessa base são diferenciados por um nível especial de durabilidade e confiabilidade. Mas esses modelos são produzidos exclusivamente no exterior, por isso é bastante problemático adquiri-los. Por um metro quadrado dessa madeira compensada com uma espessura de cerca de 3 milímetros, você terá que pagar cerca de 1200-1300 rublos.
A madeira compensada feita de folheado de bétula atua como um análogo doméstico.... Esses materiais são acessíveis e seu custo é cerca de 2 vezes menor do que o custo da opção anterior. Mas o nível de resistência e durabilidade será muito menor.
Projeto
Via de regra, os modelos desse contraplacado apresentam boas características decorativas. Eles podem ser feitos em diferentes cores, que vão do bege claro ao chocolate e vermelho. Alguns modelos são produzidos em cores pretas.
O contraplacado marinho é revestido com um verniz especial. Essas amostras têm uma superfície ligeiramente rugosa.Os produtos totalmente laminados têm uma superfície totalmente lisa. Chapas onduladas também são produzidas hoje. São utilizados para a colocação de pisos, pois são considerados os mais seguros para o homem - é quase impossível escorregar sobre eles.
Às vezes, o interior das instalações é acabado com compensado resistente à umidade feito de diferentes tipos de folha de madeira. Essas combinações permitem que você crie um design bonito e original. E também podem ser usados para decoração exterior de estruturas de móveis.
Para informações sobre como escolher o compensado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.