Como fazer madeira compensada resistente à umidade em casa?
Madeira compensada é um material barato e popular que é usado para trabalhos de construção e decoração de interiores e exteriores. É obtido por colagem multicamadas de folheado descascado, retirado da madeira com aparas finas. Além da influência dos adesivos, o compensado pode ser classificado como amigo do ambiente.
Este material tolera mal a água... Com o uso prolongado em condições úmidas, o compensado deforma e delamina. A indústria se dedica à produção de variedades à prova d'água, mas esses produtos são caros e são fornecidos a granel para as indústrias de móveis e construção. Não é fácil encontrar materiais com propriedades especiais no mercado, mas existem muitas maneiras de você mesmo proteger o compensado.... Eles serão discutidos em nosso artigo.
Tipos de impregnação
No varejo de construção, você pode encontrar excelentes e modernos composiçõesutilizado para impregnar compensados para adquirir suas características de impermeabilização. Isso inclui vários produtos.
- Óleo de secagem... Possui uma composição oleosa que penetra profundamente na superfície do compensado e forma uma película hidrorrepelente.
- Composição de acetato de polivinila... O PVA pode estar presente em adesivos, tintas ou massa. A impregnação é adequada como camada protetora para a preparação de placas de contraplacado para laminado ou linóleo. O acetato de polivinila não é adequado para proteção externa, pois não suporta a umidade por muito tempo.
- Tinta nitro... Não só torna a superfície do contraplacado resistente à água, mas também a decora.
- Nitrolac... Possui boas propriedades repelentes à água. É aplicado em várias camadas após o revestimento do compensado com óleo de linhaça.
- Cera... Se a área do contraplacado for pequena, pode ser encerado. Após o polimento, adquire um aspecto atraente e impecavelmente liso.
Preparação da superfície
Antes de começar a trabalhar em madeira compensada para dar resistência à umidade, você precisa saber onde será usado... Ao preparar lençóis para uso em salas úmidas, o processamento deve ser feito em ambos os lados. O contraplacado em si deve ser da marca FSF, o orçamento FBA ou FC, neste caso, não funcionará.
Se tintas e vernizes forem escolhidos para a camada protetora, eles devem ter propriedades repelentes de água. Mesmo neste caso, eles não protegem o compensado por conta própria, mas são usados apenas como a última camada de acabamento.
Caso contrário, quando a tinta descascar da superfície ao longo do tempo, o compensado começará a absorver a umidade e a se deformar.
O material que entrou na casa vindo da rua deve ser aquecido por um dia antes de começar o trabalho. Para melhorar a ventilação, as telhas são instaladas verticalmente, elas devem ser espaçadas umas das outras a uma certa distância.
Antes de aplicar a camada protetora, fina O brilho é removido com lixa. A rugosidade da superfície permitirá uma melhor absorção das formulações. Em seguida, as pontas da folha devem ser suavizadas com um pano abrasivo. Se houver defeitos profundos no compensado, eles são removidos com uma massa. Além disso, as superfícies são totalmente limpas do pó resultante da remoção.
Como embeber com as próprias mãos?
Já vimos que existem muitas maneiras de fazer madeira compensada resistente à água em casa, e todas são individuais. É por isso Vamos considerar o fluxo de trabalho com cada impregnação separadamente.
Óleo de secagem
Este é o tipo de impregnação mais acessível, além disso, é um bom anti-séptico. O processamento de uma folha de madeira compensada com óleo de linhaça ocorre em uma sequência específica.
- Para o trabalho, prepare um recipiente para secagem de óleo e pincéis, você pode usar um rolo.
- O óleo secante é bem agitado e enviado para um recipiente, depois aquecido em banho-maria a uma temperatura de 50-60 graus Celsius.
- Todas as superfícies são cuidadosamente tratadas com a composição. As extremidades das folhas requerem diligência especial.
- Além disso, a secagem forçada é realizada usando um secador de cabelo de construção ou de outra maneira conveniente.
- Somente após a secagem do revestimento, a próxima camada pode ser aplicada. Deve haver tantos deles quanto a madeira compensada leva (até que seja completamente absorvido). Após cada tratamento, segue-se outra secagem.
As folhas tratadas com óleo de linhaça ficarão ainda mais protegidas de fungos e mofo.
Eles podem se tornar base para os seguintes revestimentos decorativos - vernizes e tintas com óleo secante.
Composição de acetato de polivinila (PVA)
O acetato de polivinila é usado na criação de cola PVA, tintas acrílicas e à base de água, cuja composição é o chamado óleo em água. Os corantes são adquiridos na rede de varejo na forma de 2 componentes - uma tinta tipo pasta e um plastificante. Ambos os produtos são misturados imediatamente antes de iniciar o trabalho. A cola PVA é obtida com uma estrutura homogênea, sem aditivos. Todos os tipos de compostos de acetato de polivinila são adequados para revestimento de madeira compensada.
A impregnação com PVA garante a proteção das folhas contra delaminação e deterioração... Desta forma, o material para pavimentação é preparado. A superfície é revestida de cada lado, garantindo total absorção. As pontas também são cuidadosamente processadas.
A auto-secagem é necessária entre cada camada. Todo o fluxo de trabalho é bastante longo e pode levar uma semana inteira.
À base de acetato de polivinila também é usado massa de vidraceiro, assemelhando-se a creme azedo espesso na estrutura. A madeira compensada é processada da seguinte forma:
- a folha é coberta camada por camada com massa até o aparecimento de manchas no verso da superfície;
- então, o outro lado da madeira compensada está bem preparado;
- seque o lençol na posição vertical por 3 dias;
- em seguida, o material é tratado com um anti-séptico;
- em seguida, várias camadas de verniz acrílico são aplicadas.
Tinta nitro
As tintas nitrogliftálica e nitro-esmalte protegem perfeitamente o contraplacado do contato com a água... Mas, como já mencionamos, as composições de coloração são aplicadas na superfície pré-tratada. O processo de revestimento consiste em várias etapas.
- Depois de nivelar a superfície com uma lixa, cubra com óleo de linhaça por todos os lados, inclusive nas pontas. O produto deve secar bem antes de pintar.
- A tinta é diluída, transformando-se em um primer líquido, e novamente a folha seca é tratada com ela. Após a secagem, o compensado estará pronto para pintura.
- Em seguida, 2-3 camadas de tinta são aplicadas tão finas quanto possível com secagem intermediária. Você pode trabalhar com um pincel, um rolo também é adequado, mas um revestimento mais uniforme é obtido com uma pistola de pulverização.
Para uma proteção mais completa, você pode colar a superfície com gaze embebida em solventes nitro.
Para isso, o tecido é colocado aplicando uma camada inicial de tinta, o restante do trabalho de pintura é realizado não só para proteger o revestimento, mas também para melhorar sua aparência. Em conclusão, a folha de madeira compensada acabada também pode ser envernizada.
Nitrolac
Com o tempo, a tinta começa a rachar e se deteriorar, portanto madeira compensada é envernizada. Isso acontece por meio de uma série de etapas.
- A superfície é lixada e pintada com óleo de linhaça em várias etapas.
- Após a secagem, começam a trabalhar o verniz. Para melhor impregnação, é diluído até uma consistência líquida e aplicado em 5-6 camadas finas na superfície. Cada revestimento pode secar. O processo é rápido, pois o verniz seca rapidamente. Você pode trabalhar com rolo ou pistola.
Fibra de vidro
Para aplicações externas de madeira compensada, a resistência à água da camada protetora pode ser aumentada com fibra de vidro. Para isso, várias ações são realizadas.
- Para o processamento preparatório, como de costume, eles recorrem ao óleo de secagem. Além das superfícies, não se deve esquecer as pontas, que são o elo fraco de toda a camada protetora. Se for violado, a umidade começa a ser absorvida pelas pontas, o que leva a uma delaminação gradual das camadas principais.
- Após a secagem do óleo secante, o compensado é coberto com uma camada de verniz. Escolha produtos que não contenham resina epóxi.
- Para melhorar a adesão à superfície, um pano de vidro é umedecido com terebintina.
- Sobre um verniz levemente engrossado, espalhe cuidadosamente o material e pressione-o firmemente contra a superfície, nivelando-o por todos os lados.
- Quando o produto estiver seco, pode ser recoberto com várias demãos de verniz ou tinta impermeável.
Os episódios de secagem durante todo o processo de trabalho devem ocorrer naturalmente, o que levará um total de 2 a 3 semanas.
Cera
Para cobrir a superfície da madeira compensada, você precisará de uma impregnação que consiste em 2 partes: cera e uma mistura de óleo secante com aguarrás (uma parte de cada ingrediente). Previamente, a cera é derretida em banho-maria e combinada com o restante da mistura. A composição resfriada é aplicada à superfície. Após a secagem, dê um polimento suave.
Madeira compensada - material confortável e durável usado para construção. Várias peças de mobiliário podem ser feitas a partir dele. Uma camada resistente à umidade caseira estenderá a durabilidade das folhas de madeira compensada e expandirá seu escopo de aplicação.
Como fazer um revestimento impermeável com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.