Como a madeira compensada é feita?
O compensado, sem exageros, pode ser considerado um dos materiais mais procurados e procurados em todo o mundo. Sua grande vantagem é que pode ser perfeitamente processado, mesmo sem equipamentos complexos de fábrica. - quase qualquer proprietário habilidoso pode trabalhar com ele. Você deve estar ciente das características do produto e dos métodos de sua produção.
Peculiaridades
Por inexperiência, muitas pessoas pensam que o compensado é um tipo de padrão uniforme de material, mas na verdade pode ser diferente dependendo do método de produção e da finalidade útil. Este material é classificado de acordo com o tipo de processamento.
- FC... Essas folhas são capazes de resistir à umidade. As camadas de madeira compensada são mantidas juntas por adesivos de ureia. A aplicação das placas é muito ampla: desde bases para pavimentos em zonas de grande movimento ao revestimento de paredes em edifícios, passando pela produção de móveis e caixas.
- FSF... Um tipo de material com resistência ainda maior à umidade, que é conseguida graças ao adesivo de fenol formaldeído. O FSF é um produto mais confiável e durável, adequado até mesmo para trabalhos de telhadura.
- FBS. Esse compensado é feito impregnando a madeira com uma resina especial que pode se dissolver no álcool. Esse processamento contribui não apenas para melhorar as propriedades de resistência à umidade da folha, mas também para imunidade a temperaturas extremas. FBS não pode ser chamado de incombustível, mas resiste ao fogo melhor do que os "parentes" descritos acima.
- FBA... Uma excelente opção para quem se preocupa com a ecologia do meio ambiente: a produção utiliza cola segura sobre albumina e caseína. Os materiais naturais, no entanto, criam uma desvantagem perceptível: esse compensado tem medo da umidade.
- BV... Em todos os aspectos, é semelhante ao FBS, mas um pouco inferior a ele em termos de resistência à umidade.
- FOF... O mesmo FSF, mas colado na parte externa com papel muito grosso, que é impregnado com resina.
E também as chapas de compensado são classificadas de acordo com a presença de defeitos na folha de que o material é feito. Para isso, utilizam-se os algarismos romanos de I a IV, onde o grau I é o melhor e com o mínimo de defeitos, e o grau IV permite cobertura contínua com falhas, desde que o relevo da borda não ultrapasse 5 mm. Ao mesmo tempo, para enfrentar o trabalho e economizar dinheiro, muitos fabricantes tornam um lado visivelmente melhor e mais uniforme do que o outro. Nesse caso, o grau é indicado por um número fracionário, por exemplo, 2/4, onde um lado é grau II e o outro apresenta falhas.
Os principais tipos de equipamentos de prensagem
Embora o processamento da madeira compensada não exija uma grande quantidade de equipamentos sofisticados (e, portanto, o material seja amplamente utilizado por artesãos em casa), a produção dessas folhas é tecnologicamente muito mais complicada. O processo usa um grande número de ferramentas diferentes:
- máquinas de calibração e limpeza de matérias-primas de madeira, várias unidades de corte e, às vezes, banhos especiais, se a madeira tiver que ser primeiro amolecida;
- maquinas automáticas para descascar, usado para cortar madeira em folheado;
- facas especiais, incluindo o tipo guilhotina, devido ao qual a fita folheada é cortada em fragmentos do comprimento necessário de acordo com o tamanho da futura folha, e as máquinas de hoje podem não apenas cortar, mas também empilhar independentemente essas peças;
- secador de túnel - é necessário que o folheado de madeira seque bem, sem deformar durante a secagem;
- unidade de produção de cola, que na maioria das modificações modernas não apenas amassa o adesivo, mas também o aplica na superfície do folheado;
- máquinas de colagem - o folheado é alinhado de acordo com as dimensões e forma da futura folha, as camadas são sequencialmente revestidas com cola e sobrepostas umas às outras;
- máquinas de prensagem - na maioria das indústrias, as prensas a quente e a frio são usadas separadamente;
- equipamento de montagem - permite retirar o excesso, de forma que a chapa quase acabada fique totalmente compatível com o comprimento e a largura declarados;
- vários equipamentos para possível pós-processamento - usado apenas se alguma folha incomum for necessária, por exemplo, perfurada ou de cor especial.
Processo de manufatura
A tecnologia de produção de compensado consiste em muitas etapas sucessivas que podem ser dominadas pelos esforços de uma empresa relativamente pequena. Vamos dar uma olhada mais de perto em como toras arredondadas e relativamente finas se transformam em folhas planas de um tamanho bastante grande.
Materiais (editar)
As matérias-primas da madeira compensada estão longe de ser a última importância na questão de quão alta qualidade a folha ficará. Cada tipo de madeira usado tem suas próprias características de desempenho, então diferentes materiais são feitos de diferentes madeiras.
A madeira compensada é feita de madeira dura e macia, alguns tipos de madeira são usados com mais frequência.
bétula
Possivelmente, a solução ideal para a produção de chapas de madeira compensada - Não é à toa que muitos fabricantes são elogiados por seus produtos de bétula. Essa madeira é muito densa e durável; mesmo um folheado fino não quebra ou racha.
Graças a essas propriedades, a placa de madeira compensada resultante racha muito menos durante qualquer processamento, pode ser cortada e furada sem o risco de estragar.
Amieiro
Se o material for planejado para ser usado ao ar livre, e for inevitavelmente exposto a uma exposição regular a uma grande quantidade de umidade e temperaturas extremas, então o folheado de amieiro, que resiste perfeitamente ao ressecamento, será útil. Essas matérias-primas não se deformam, independentemente das condições climáticas. Ao mesmo tempo, a madeira de amieiro é bastante cara, então dificilmente você encontrará compensado feito dela em sua forma pura.
Está presente como um aditivo em compensados feitos de espécies de madeira mais baratas.
Linden
Essa madeira é boa porque é encontrada com bastante frequência mesmo em regiões onde não há florestas densas, enquanto o folheado de tília em suas propriedades é semelhante às variedades descritas acima.
É relativamente fácil cortar um tronco de tília em folheado - as folhas são lisas e limpas, não racham nem dobram.
Coníferas
Entre coníferas os mais comuns pinheiros e abetos são considerados os mais adequados para a produção de chapas de madeira compensada, embora o abeto, o cedro e o larício também sejam usados algumas vezes. Se falamos sobre a qualidade da madeira, então as variedades de coníferas costumam ser criticadas: em toras, os anéis anuais diferem na homogeneidade, de modo que o folheado freqüentemente racha e descasca de maneira desigual, o que é especialmente o "pecado" do pinheiro. Esta estrutura de compensado torna-a previsivelmente menos durável, mas o produto ainda é atraente nos casos em que uma carga pesada não é esperada na estrutura. Este compensado pesa muito menos e é mais fácil de transportar.
Além disso, os troncos das coníferas são naturalmente impregnados com várias resinas que repelem as pragas e previnem o mofo.
Cada tipo de madeira tem vantagens e desvantagens. Para resolver o problema, muitos fabricantes modernos fazem uma única folha de vários tipos de madeira, alternando camadas de folheado.
Colagem
Uma empresa de ciclo completo raramente compra verniz apenas para colar - o processamento começa com os logs. Em primeiro lugar, essas matérias-primas são limpas da casca e aparadas com nós em uma linha automatizada especial. Em seguida, o tronco é cortado em fragmentos convenientes para posterior estratificação.
Durante o processo de entrega, a madeira pode adquirir um teor de umidade irregular e o laminado será cortado de forma desigual. Para evitar o problema, pedaços de madeira são embebidos em banhos de água, aos quais são adicionadas substâncias que melhoram as propriedades úteis da madeira. Em seguida, as peças são enviadas para uma descascadora, onde o folheado é retirado de sua superfície com lâminas afiadas.
Na maioria dos casos, o folheado é uma tira ou folhas. Dessa forma, é cortado em fragmentos convenientes para a formação de produtos do tamanho planejado. O folheado já cortado passa por uma esteira especial, onde é soprado com ar quente e adquire um nível de umidade de no máximo 4-6%. Depois disso, na maioria das vezes manualmente, o folheado é classificado de acordo com o tamanho das peças.
Em seguida, prossiga diretamente para a colagem. O adesivo é aplicado somente na camada que ficará dentro da espessura da folha, seu "revestimento" é aplicado por cima, sem ser borrado com cola. Dependendo da espessura do produto que for necessária, o fabricante pode adicionar mais camadas externas, mas ao mesmo tempo aquela que será o núcleo na próxima etapa é sempre revestida com cola.
Para compactar ainda mais o material, ele é pressionado... O método de prensagem depende do tipo de cola usada: é 6 horas a uma temperatura estável (prensa fria) ou compressão rápida com calor e alta pressão (prensa quente). A laminação e o lixamento completam o processo de produção.
Fabricantes na Rússia
O compensado continua sendo um competidor valioso para os painéis de plástico e, ao mesmo tempo, desfruta de uma ampla demanda do consumidor. Muitas características do material dependem diretamente da boa fé do fabricante. Por exemplo, o compensado de países asiáticos não é muito popular nos mercados russos, pois é de baixa qualidade.
O processo de fabricação do produto é relativamente simples, e a Rússia é exatamente o país onde não há escassez de matérias-primas principalmente na forma de madeira, portanto, nós mesmos produzimos ativamente madeira compensada. Para que o leitor compreenda de qual produto vale a pena prestar atenção especial, destacaremos várias das fábricas mais populares.
- Syktyvkar Plywood Factory. A República de Komi é um dos exemplos mais marcantes da região russa com uma grande quantidade de florestas, portanto, não é de se estranhar que o compensado de alta qualidade seja feito aqui. Este fabricante tem um segmento de mercadorias próprio, do qual prefere não sair, a saber: placas de contraplacado de grande formato, que são adquiridas activamente por fabricantes de móveis.
A fábrica entende que não só as grandes fábricas trabalharão com seus produtos, pois parte do compensado é deliberadamente laminada.
- OGK Sveza. O grupo integra 6 empresas que, em conjunto, conseguem fornecer ao consumidor a mais vasta gama de produtos de madeira diversos, e mesmo em diferentes regiões do nosso vasto país.
Na série de modelos de madeira compensada, você pode pegar folhas para qualquer necessidade, mas os artesãos valorizam especialmente a madeira compensada de bétula Sveza.
- GC "United Panel Group"... Outra associação de empresas que se dedica ao abastecimento massivo de produtos de madeira ao mercado. Devido à escala de produção, pode oferecer ao comprador uma escolha de um grande número de opções de chapas diferentes: entre os padrões, há 27 formatos e 3 dezenas de soluções em espessura.
Assim como no caso do fabricante anterior, a principal especialização da empresa são as chapas de folheado de bétula, mas o compensado film face dessa marca também é muito valorizado.
Você pode assistir a uma visão geral em vídeo do processo de produção de madeira compensada abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.