O que é melhor - compensado ou OSB?
Oriented strand board (OSB) e compensado - 2 materiais de construção com parâmetros técnicos e desempenho semelhantes. No entanto, existem pequenas diferenças que se revelam extremamente importantes na indústria da construção. Para escolher o material de construção certo, você precisa descobrir suas características, prós e contras.
Características dos materiais
Compensado e OSB são freqüentemente usados para nivelar bases de paredes e pisos antes de enfrentar o trabalho. Eles são instalados em cima de pisos de madeira obsoletos, em toras ou mesa de concreto.
O painel de contraplacado é feito de folheado de madeira. Durante o processo de fabricação, as tiras são cobertas com cola, conectadas e prensadas em equipamentos hidráulicos. Isso cria uma laje sólida e durável. Seus parâmetros técnicos dependem do número de camadas, tipo de cola, espécie de madeira. Quanto mais pranchas forem usadas na produção, mais espesso e forte será o produto.
As folhas de madeira compensada vêm em várias variedades:
- 1 - caro e de alta qualidade sem defeitos externos visíveis;
- 2 - com um mínimo de refugo (pequenas fissuras, passíveis de trituração);
- 3 - com "falhas" visíveis: nós, aspereza, buracos de minhoca;
- 4 - barato com muitos danos externos.
As placas de contraplacado são classificadas de acordo com o tipo de impregnação usado na produção. Existem 4 tipos de madeira compensada à venda:
- FC - caracterizado pela baixa resistência à umidade, a cola de ureia atua como base de ligação;
- FSF - (produto com cola de fenol-formaldeído) é recomendado para trabalhos ao ar livre;
- FB - com verniz baquelite, projetado para uso em condições ambientais agressivas;
- FOF é uma abreviatura que indica uma superfície laminada.
O painel de fios orientados é feito de aparas de madeira e cola. Durante a produção, os componentes são misturados, prensados sob alta pressão, formando uma estrutura de uma só peça. Existem 4 tipos de placa:
- 1 - uma base frágil, mais do que outras expostas à umidade;
- 2 - barra sólida, instável a alta umidade;
- 3 - produto com maior confiabilidade e resistência à umidade;
- 4 - uma prancha que não tem medo da umidade, é capaz de reter suas propriedades mesmo quando usada em condições extremas.
Os dois materiais comparados têm tamanhos de folha diferentes - eles vêm em tamanhos pequenos, médios e grandes.
Comparação por características
A madeira compensada e o OSB são muito diferentes na aparência. As pranchas folheadas são mais estéticas, razão pela qual os graus 1 e 2 podem ser usados para decoração externa. Na superfície do painel OSB, são visíveis as aparas de madeira, que perdem o efeito decorativo. Essas estruturas não são adequadas para o trabalho de revestimento, mas, como superfície rugosa, competem com as placas de madeira compensada. Os materiais diferem não apenas na aparência, mas também nas características.
Dimensões (editar)
Os tamanhos padrão OSB 1220x2440, enquanto sua espessura varia de 6 a 25 mm. A madeira compensada tem 5 tamanhos padrão - de 1,22 x 1,22 m a 1,525 x 1,525 m. Menos comumente, as folhas são produzidas com um grande formato de 1.830 por 1.525 m a 3.05x1.525 m. Ao mesmo tempo, a menor espessura da prancha de compensado não excede 4 mm, o máximo é 30.
Força
Para descobrir qual é mais forte, os materiais se dobram. Neste caso, a tensão máxima possível durante a deformação é considerada como a resistência final, o que não acarreta danos externos à placa. De acordo com GOST R 56309-2014, a resistência das folhas OSB-3 varia de 15 a 22 MPa. O indicador final é influenciado pelo valor da espessura da prancha. Uma placa de madeira compensada fabricada de acordo com GOST 3916.1-96 tem uma resistência de 25 a 60 MPa. O valor exato depende do tipo de madeira e da qualidade do material.
O compensado é várias vezes mais resistente do que o OSB. Os maiores indicadores de resistência são explicados pelo fato de que a estrutura feita de cavacos e composição adesiva resiste a cargas de tração piores do que um produto com estrutura natural preservada.
O peso
O peso das placas é influenciado por suas dimensões e densidade específica. Ao identificar o peso dos materiais, seus indicadores de densidade são comparados. As placas OSB têm uma densidade não superior a 650 kg / m³. Além disso, quanto mais fina a camada, mais densa ela é. A densidade das pranchas de compensado varia de 670–680 kg / m³. Se a folha de bétula for utilizada na produção, os valores podem chegar a mais de 730 kg / m³. Um metro cúbico de placa de madeira compensada é mais pesado do que o OSB. No entanto, na construção, essa diferença é insignificante.
Capacidade de fabricação do aplicativo
As áreas de uso para compensado e painéis OSB são praticamente as mesmas. Além disso, ambos os materiais apresentam processabilidade semelhante. As estruturas são cortadas manualmente ou por meio de equipamentos elétricos. As pontas também são processadas com uma tecnologia semelhante. No entanto, os designs dos chips produzem mais flocos, o que exigirá mais detalhes para obter uma borda perfeita.
Os materiais comparados seguram os fixadores de maneira aproximadamente igual... Mas, ao instalar o compensado, os construtores recomendam que você primeiro faça orifícios e só depois aparafuse os fechos. Os parafusos auto-roscantes afundam no OSB com mais facilidade.
Ambos os materiais são versáteis e fáceis de usar. Eles podem ser processados com ferramentas improvisadas, sem ter as habilidades adequadas. Artesãos inexperientes podem dominar o trabalho com esses materiais.
Inflamabilidade
O compensado e o OSB têm uma classe de inflamabilidade - G4. Significa que:
- eles se acendem facilmente quando expostos a chamas abertas;
- manter a combustão mesmo se as fontes externas de chama forem eliminadas.
Quando inflamado, um grande volume de gases de alta temperatura é formado.
Amizade ambiental
Na fabricação de compensados FSF e OSB, ligantes sintéticos à base de fenol são usados. Este componente é prejudicial à saúde humana, por isso não faz sentido dizer qual é mais prejudicial e qual é mais seguro. O tecido OSB é produzido com várias impregnações químicas que afetam negativamente o meio ambiente. No entanto, apenas resinas naturais são usadas na fabricação de compensados FC. Esse material será mais amigo do ambiente.
Resistência à água
As placas OSB são menos resistentes à umidade do que os compensados. Se você aparar as paredes ou o teto de uma sala com alta umidade com tábuas à base de aparas, eles incharão. Após a deformação, o OSB praticamente não retorna à sua aparência anterior. Como resultado, o revestimento de acabamento sofrerá, o que exigirá que os reparos sejam feitos novamente. As placas FK e FSF são mais estáveis nesse aspecto. Com um leve inchaço, eles são capazes de se recuperar completamente.
Higiene
Na fabricação desses dois materiais, são utilizadas impregnações especiais e agentes antimofo. Quando as placas são utilizadas em condições de alta umidade, os riscos de fungos são mínimos.
Estética
De 1 a 2 graus de madeira compensada parecem mais atraentes do que telas OSB. No entanto, os produtos de baixa qualidade não têm efeito decorativo externo. Muitas vezes contém vestígios de nós, poços, buracos de minhoca de vários tamanhos e outros defeitos. Essas tiras são inadequadas para usar ao terminar o trabalho. Para o acabamento, são utilizadas tiras de compensado de 1 e 2 graus. Recomenda-se o uso de painéis de partículas de qualquer marca apenas como material de cama.
Qual é a melhor escolha?
Na hora de escolher um material, vale a pena considerar as condições da sala em que será operado.
- Para decorar o quarto das crianças, é aconselhável dar preferência ao contraplacado FC. É feito de matérias-primas ecológicas e não emite componentes tóxicos para o meio ambiente.
- Ao escolher um material de construção para o piso sob linóleo ou laminado na cozinha e no banheiro, é melhor comprar compensado à prova d'água. Quando molhado, pode deformar-se, mas quando seca, está completamente restaurado.
- Para o acabamento do teto ou piso do quarto, é aconselhável utilizar faixas de OSB, pois se diferenciam pelo melhor isolamento acústico.
Recomenda-se o uso de OSB para o posterior revestimento do piso com verniz, para o acabamento de ambientes com alto tráfego, em chalés de verão que não são aquecidos no inverno. Se o orçamento for limitado e você precisar aparar uma grande área, também é melhor usar tiras de aparas para economizar dinheiro.
Ao decorar paredes, o OSB também é preferível por uma série de razões:
- devido ao peso leve, cargas mínimas são criadas nos suportes do rolamento;
- devido ao peso mais leve, a instalação será mais fácil;
- boas qualidades de fixação, devido às quais é possível cravar pregos na superfície;
- preço baixo, que é especialmente apreciado para grandes volumes de trabalho.
E você também precisa descobrir o que sairá mais barato. Pelo preço, o compensado custará mais do que o OSB. O custo do cartão de aglomerado de grau 3 será próximo ao do painel de compensado de grau 4, a pior marca. De acordo com as estimativas médias, as telas OSB são cerca de 2 vezes mais baratas.
Os materiais de construção comparados são populares na indústria da construção. Ao escolher placas para revestimento, você precisa estudar cuidadosamente suas especificações. Com o uso adequado de compensado e chapas de OSB, ambos os materiais darão resultados positivos.
O próximo vídeo mostra o que é melhor escolher - compensado ou OSB?
O comentário foi enviado com sucesso.