Tudo sobre compensado de coníferas

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Selos
  4. Comparação com outras variedades
  5. Formulários

Existem várias variedades de madeira compensada, e uma das mais populares entre elas é a conífera. Esta é uma ótima alternativa à madeira maciça, comparando-se favoravelmente com ela em termos de custo. Os produtos de contraplacado têm uma estrutura multicamadas e são fabricados de acordo com GOST 3916-96.

O que é isso?

O contraplacado de madeira macia é muito procurado, pois é impregnado quimicamente para melhorar as suas propriedades originais. Para a produção é utilizada a tecnologia de descasque, cuja essência é vaporizar as toras e alimentá-las na máquina de descascar para a produção de folheado.

Com base nas folhas obtidas, as folhas de contraplacado são formadas por colagem e prensagem.

As principais vantagens do contraplacado de fibra longa.

  • Aparência impecável. As coníferas têm menos defeitos, praticamente não apresentam nós e dobras, abundantes na madeira de bétula.
  • Estrutura resinosa... As madeiras de abetos contêm muita resina, o que aumenta sua resistência à alta umidade. Devido à presença de resinas naturais, é menos suscetível a danos por pragas e fungos e possui propriedades anti-sépticas.
  • Facilidade... As agulhas são menos densas em comparação com as espécies de madeira dura. A diferença de peso chega a cerca de 30%.
  • Custo acessível. As contrapartes de madeira dura são mais caras.

Esse compensado também tem desvantagens, mas não são muitas.

  • Baixa densidade e peso de madeira compensada de fibra longa É uma consequência de uma estrutura fraca. Esse material é menos durável e resistente ao desgaste. Com a mesma composição de tratamento químico, a diferença é bastante significativa.
  • Nos casos em que as características de resistência são uma prioridade, o uso de análogos de coníferas não é recomendado.... A alta concentração de resinas naturais faz com que, com a exposição prolongada ao calor, a resina comece a se sintetizar na superfície.

Especificações

Contraplacado de coníferas com dimensões de 2440x1220x21 mm é o mais procurado. Para o seu fabrico utiliza-se madeira de abeto ou pinho. O arranjo das camadas de verniz é específico - as fibras são perpendiculares umas às outras.

As principais características do contraplacado de fibra longa são o preço relativamente acessível e o peso reduzido. O material pode suportar flutuações de temperatura e é resistente à umidade.

Este tipo de contraplacado é fácil de processar, pode ser serrado e furado, tem a capacidade de absorver ruídos e funciona como uma camada de isolamento térmico.

A impregnação com resinas naturais aumenta a resistência do material a mofo e bolor. É bastante resistente a ambientes agressivos.

A estrutura de madeira emergente torna o compensado esteticamente agradável.

Selos

A qualidade da madeira compensada é amplamente determinada pelo adesivo usado para colar as camadas de laminado. De acordo com isso, várias marcas de produtos de madeira compensada se destacam.

  • FBA é considerada a de menor qualidade, é produzida com cola de albumina e caseína. Esse compensado é ecologicamente correto, mas não tolera bem a umidade. Use-o somente onde houver proteção contra o contato com a água.
  • FSF É a marca mais procurada feita com cola de fenol-formaldeído. Este é um compensado resistente à umidade com boas características de resistência.
  • A principal diferença entre a marca FSF-TV e a FSF consiste na impregnação com retardadores de fogo. O contraplacado de abeto deste tipo é caracterizado pela baixa inflamabilidade.
  • FC são feitos com cola de uréia, o que aumenta a higroscopicidade do material. Eles são usados ​​para a produção de produtos de móveis, embalagens.
  • FB é um compensado resistente à umidade que não é exposto a ambientes agressivos. Seu uso é possível mesmo debaixo d'água. As camadas são unidas com cola de baquelite e impregnadas com verniz idêntico.

O contraplacado de abeto FSF é utilizado ativamente na construção de instalações civis e industriais. Adquire sua resistência à umidade devido ao tratamento do folheado com formaldeído pouco solúvel. As camadas de folheado impregnadas são enviadas para uma máquina de prensagem a alta temperatura.

GOST permite a síntese de uma pequena quantidade de resinas de formaldeído e compostos fenólicos. Isso complica o uso de placas de madeira compensada na decoração de interiores.

A madeira compensada tem dimensões padrão, a espessura da folha é de 4 a 30 mm.

Comparação com outras variedades

A principal diferença entre o contraplacado de coníferas e o contraplacado de bétula são as suas características de resistência e aparência. É difícil dar uma resposta inequívoca sobre qual dos materiais é o melhor. Muito depende do propósito de sua aplicação.

Se a resistência for uma prioridade, é preferível escolher o contraplacado de bétula.... É cerca de 20-25% mais forte em comparação com as coníferas, mas também pesa mais. A variedade de bétula é usada onde é necessária maior confiabilidade.

O folheado de bétula apresenta uma tonalidade clara e uma textura ligeiramente pronunciada. Já a variedade conífera é mais escura e tem um padrão bonito e bem definido.

O contraplacado de abeto, devido ao seu custo democrático, é frequentemente utilizado para revestimento de paredes. Se houver alta umidade no local de sua aplicação, deve-se dar preferência à marca FC. A utilização desse material também se justifica nos casos em que a estética é importante.

Formulários

É aconselhável utilizar compensados ​​de agulhas em condições de alta umidade, por ser classificado como resistente à umidade, é menos suscetível a mudanças.

As colmeias são feitas com base nesse material (nesses casos, é utilizada a marca FBA, que é amiga do ambiente).

A resistência à umidade permite que o contraplacado de coníferas seja usado como substrato ao colocar placas laminadas ou de parquete. Contribui para a criação de um isolamento térmico confiável, resiste bem aos processos de apodrecimento sob a influência da umidade.

Apesar da sua baixa resistência, pode ser utilizado para decks sob uma cobertura - com uma distribuição uniforme da carga por toda a área, este fator não desempenha um papel decisivo.

        O contraplacado de coníferas é utilizado para embainhar edifícios de madeira; serve como isolante térmico e é imune a pragas e bolor.

        O preço acessível permite que você utilize este material para a fabricação de produtos de embalagem, na execução de trabalhos brutos (com exceção de cofragens). Nesses casos, as características de resistência não são de grande importância, mas os custos são reduzidos significativamente.

        O compensado em abeto da marca FSB é utilizado para revestimento de objetos, utilizado na confecção de estruturas provisórias de construção, serve como matéria-prima para a fabricação de outros materiais.

        Assista ao vídeo sobre os tipos de compensado abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário