Tudo sobre compensado FC
A madeira compensada é um dos materiais de folha mais populares e exigidos no mundo, que ainda não perdeu sua imensa popularidade, mesmo apesar da rápida difusão do plástico.... Ao mesmo tempo, é completamente errado pensar que qualquer compensado é exatamente o mesmo - além do fato de que diferentes fábricas o produzem em qualidades diferentes, ele também pode diferir em suas características planejadas.
Todas as listas das variedades mais comuns incluem contraplacado FC. Vamos descobrir o que é para usá-lo corretamente.
O que é isso?
O compensado FC pertence aos tipos mais comuns de material, devido ao fato de que é relativamente barato, enquanto suas características técnicas satisfazem a maioria das necessidades domésticas. A descodificação de sua abreviatura no contexto de parâmetros específicos é a seguinte: trata-se de uma folha feita de folha puramente conífera ou com impurezas decíduas. As camadas são unidas com cola de ureia.
Em geral, esse material tem densidade relativamente baixa e, portanto, baixo peso - é conveniente transportá-lo para qualquer distância. Mesmo uma densidade baixa não significa que a folha não seja adequada para tensões mecânicas significativas.
Ao mesmo tempo, o material se distingue pela boa resistência à umidade, não se desgasta por muito tempo e é agradável ao toque.
Separadamente, deve ser dito sobre a segurança de tais folhas de madeira compensada. A composição do FC não inclui mais nada, exceto folheado natural e resina de ureia, que conferem ao produto o devido respeito ao meio ambiente. Graças a isso, a madeira compensada pode ser usada até mesmo para organizar parques infantis, bem como para revestir interiores, fazer móveis e construir quaisquer edifícios de curta duração.
Há também uma versão ligeiramente melhorada desse compensado, conhecida como FSF. Você não precisa entrar em detalhes técnicos e não olhar como o nome fica: este é o mesmo FC, mas com maior resistência à umidade. Se você há muito deseja construir uma estrutura de compensado na rua, mas adia há muito tempo, é melhor não fazer experiências com o FC, mas o FSF é adequado para esses fins.
Variedades
Dependendo da finalidade para a qual o produto acabado será usado, os fabricantes produzem FCs de várias variedades. O contraplacado sem areia, cujo nome é muitas vezes abreviado simplesmente para NSh, por motivos óbvios custa um pouco mais barato, pois o processo de sua produção é desprovido de uma das etapas. Devido à ausência de etapa de retificação, o material permanece áspero, não sendo tão agradável ao toque. Este material é produzido para fins de construção sem conotações estéticas. Um exemplo notável são as paredes traseiras dos móveis - ninguém as vê de qualquer maneira, então por que não economizar um pouco em seus custos, se isso não prejudica de forma alguma a resistência, durabilidade ou respeito ao meio ambiente.
Não se esqueça que o compensado FC, se necessário, pode ser pintado ou revestido com outros materiais., e também neste caso, não importa se foi lixado antes ou não, e em alguns casos a rugosidade característica até contribui para uma melhor aderência ao acabamento.
O FC polido foi inicialmente adaptado para o acabamento da obra em sua forma final, as faces frontais dos móveis, várias divisórias visíveis e muitos outros detalhes são feitos a partir dele.Observe que a folha pode ser lixada de ambos os lados ao mesmo tempo ou apenas de um lado - a marcação nesses casos, respectivamente, será de Ш2 ou Ш1.
Essa folha também pode ser pintada para torná-la mais bonita, mas muitas vezes o próprio fabricante lamina o compensado - graças a isso, adquire uma aparência mais estética e, ao mesmo tempo, outra camada externa que permite resistir com mais eficácia ao destrutivo efeitos da umidade, temperaturas extremas e outros fatores.
Variedades
A indústria madeireira praticamente não envolve resíduos - para a produção de compensados são utilizadas chapas de qualquer qualidade. Para entender mais ou menos o que você obterá, vale a pena entender os graus padronizados de material:
- eu - praticamente não há imperfeições na superfície da chapa, é um compensado excelente para frente de qualquer coisa;
- II - este material é um pouco pior do que o descrito acima, são possíveis pequenas fissuras e até empenamentos na sua superfície, mas o fabricante pode selá-los com pastilhas de madeira;
- III - os defeitos descritos para o segundo grau estão presentes, muito menos atenção foi dada ao remendá-los, enquanto os buracos de minhoca individuais podem ter uma profundidade de mais de meio centímetro;
- 4 - superfície rugosa, quase totalmente recoberta de imperfeições, dificilmente se pode chamar o seu bordo devido ao grande número de zonas "roídas", mas o desnível não ultrapassa os 5 mm.
Em muitos casos, a folha não precisa ser perfeita em ambos os lados. - se você embainhar as paredes com compensado, da próxima vez verá apenas o lado interno com uma nova reforma. Portanto, para economizar e reduzir o custo de suas mercadorias, muitos fabricantes produzem chapas do tipo combinado, em que uma das faces é feita de acordo com um padrão mais elevado do que a outra. Eles são marcados assim - se você vir o grau 2/4, então tem o lado frontal do grau II, e o lado errado - o grau IV.
Para consumidores inexperientes, isso pode ser uma surpresa, mas, na verdade, uma divisão exata em variedades é impossível. Por exemplo, a linha entre a primeira e a segunda séries é muito condicional - é bastante difícil determinar em que momento quase não há defeitos e quando já existem alguns deles. Muitos fabricantes sem escrúpulos se esforçam naturalmente para atualizar seus produtos, mas o comprador pode ficar desapontado com tal compra.
Para evitar que isso aconteça, especialmente se você está acostumado a comprar compensados em grandes lotes, tente confiar nos fornecedores com os quais já trabalhou e para os quais não houve reclamações.
Marcação e dimensões
Os parâmetros da madeira compensada FC são determinados por um especial GOST 3916.1... Graças a ele, por exemplo, podemos aprender que FC não é o sinal final da classificação material, e também tem suas variedades. Portanto, o compensado FC comum é resistente à umidade, mas seria tolice esperar dele que pudesse ser revestido na rua ou no banheiro. O grau FSF já mencionado acima é muito mais adequado para resolver problemas complexos - isso é facilitado por impurezas como formaldeído e resinas. Ao mesmo tempo, um FSF de baixa qualidade também tem outra marcação - Força Aérea.
Se o fabricante também laminou a placa ao mesmo tempo, sua marcação ainda será diferente - FOF, e então pode ser usado para construir cofragens e estruturas ainda mais duráveis. Ainda há FB - Material Bakelized, que se processa com impregnações especiais, por isso é um cruzamento entre a madeira e o plástico.
Sua variedade sob a marca FBA significa o mesmo FB, mas colado com cola natural sobre albumina e caseína.
O indicador mais importante da capacidade do compensado de ser usado em vários lugares é classe de emissão. É designado como E1 ou E2 e mostra quanto formaldeído é evaporado para a atmosfera.Tal composto não é de todo útil para o corpo humano, porque quanto menos evaporar, melhor, e em condições de interior, bem como para o equipamento de parques infantis, é mais sensato usar apenas as variedades mais ecológicas. Geralmente incluem FBA, FK e FB - eles têm uma classe de emissão E1, o que significa que não há mais do que 8 mg de formaldeído por 100 g de peso da placa. Os FSF e FOF resistentes à umidade são usados principalmente ao ar livre, não só porque são capazes de resistir ao clima doméstico, mas também devido ao fato de sua classe de emissão ser E2.
Já consideramos as classes de compensado acima, resta apenas descobrir as dimensões da chapa - na versão padrão, eles existem em dezenas de variedades. A largura e o comprimento são geralmente indicados juntos, portanto é difícil confundi-los com outra coisa, especialmente porque os números são dados em milímetros e, portanto, são grandes - por exemplo, 2440x1220 ou 1525x1525 mm. A espessura também é indicada em milímetros, mas por razões óbvias os valores serão muito mais modestos como 15 mm, 4 mm, 9 mm.
Regras de seleção
A principal regra de escolha é que deve-se mergulhar em todos os parâmetros existentes de madeira compensada com o máximo de detalhes possível, conhecer as várias marcações, entender claramente o que significam. Considerando que não se trata apenas de um acabamento, mas às vezes de um material de construção, que, aliás, nem sempre é 100% ecológico, deve-se ter certeza de que nenhuma propriedade potencialmente perigosa do compensado ficou nos bastidores. Evite optar pelo compensado que difira do que você precisa "por apenas um ou dois pontos", embora seja mais barato.
Antes de comprar, pense bem sobre o que o compensado ideal deve bater para resolver a tarefa, e não se desvie dos requisitos em uma única etapa. Concordo, seria estranho usar madeira compensada teoricamente tóxica em um viveiro simplesmente porque esse material custa um pouco menos. A economia também é inadequada se a classe de resistência à umidade do material for inferior ao necessário, ou se o produto for tão áspero que perde sua estética e pode se tornar uma fonte de estilhaços.
Você também não deve ignorar fabricantes confiáveis - se em todos os outros setores a orientação para a marca for considerada um sinal de um consumidor inexperiente, então, ao escolher o compensado, ela o protegerá da manipulação de padrões que algumas fábricas adoram.
Dicas de uso
Muitos consumidores, ao adquirirem compensados, não os tratam com o devido cuidado no processo de entrega e armazenamento, pelo que o material não consegue revelar todas as suas vantagens. Se você trabalha intensamente e muito com esse material, e costuma ter material não utilizado para a próxima vez, deve conhecer e seguir estritamente as regras recomendadas para o armazenamento de compensado. Considerando que o FC possui apenas resistência à umidade relativa, deve ser armazenado em local fechado sem umidade excessiva. Uma vez que o próprio material já pode ter uma aparência estética, o armazém também deve ser idealmente limpo. Os mesmos requisitos também são relevantes para o transporte - é inaceitável transportar o FC em um caminhão com a carroceria aberta.
A resistência deste tipo de chapa de madeira compensada está longe de ser ilimitada, portanto o armazenamento é feito em pilhas não muito altas para que as folhas de baixo possam suportar a pressão das de cima. O contraplacado deste tipo pode ser armazenado em filas com no máximo 5 paletes de altura e, mesmo assim - a cada meio metro é feito um empilhamento intermediário de barras. Com a observância absolutamente correta das condições estabelecidas, o compensado do tipo FC é preservado por 3 anos. Teoricamente, ele pode ser usado depois disso, mas deve-se entender que as características de desempenho do material já diminuíram inevitavelmente.
Por esse motivo, você não deve usar compensado velho para construir qualquer coisa que tenha que suportar uma carga significativa.
No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre os tipos de compensado de acordo com o GOST.
O comentário foi enviado com sucesso.