Características e variedades de compensado finlandês

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Formulários

A construção e renovação de habitações requerem a utilização de materiais de alta qualidade, sendo o mais popular o contraplacado finlandês. Este material tem alto desempenho e é fácil de instalar. Por se apresentar no mercado em diversos tipos, é necessário saber qual deles é o mais adequado para a execução de determinadas obras.

O que é isso?

O compensado finlandês é um material de construção moderno feito de várias camadas de folha coladas com uma substância resinosa. O material é coberto com um filme laminado na parte superior. Para aumentar a resistência na produção de compensados, é utilizada uma tecnologia especial que permite a colocação transversal e longitudinal alternada das fibras de madeira. A camada externa do material é feita de madeira dura, enquanto o núcleo pode ser feito de madeira macia.

O processo de criação de chapas de madeira compensada colada ocorre sob alta pressão por meio de uma prensa especial. O material passa por um processo de secagem a alta temperatura, que elimina completamente o acúmulo de umidade e aumenta o nível de qualidade. O contraplacado finlandês é produzido em folhas com espessura de 6 a 40 mm, cuja densidade pode ser de 650 kg por 1 m3. A parte externa do material pode ser gofrada ou lisa.

As principais vantagens deste material são:

  • boa resistência à umidade;
  • maior resistência e dureza;
  • Amizade ambiental;
  • resistência a temperaturas extremas (suporta a faixa de -40 a + 50 ° С);
  • a presença de propriedades dielétricas;
  • facilidade de processamento.

Quanto às deficiências, elas não existem, exceto pelo alto custo.

Visualizações

Hoje, o compensado finlandês é produzido em dois tipos, cada um com suas próprias características de desempenho. O primeiro tipo é o compensado FBS, produzido com uma impregnação especial à base de álcoois. É a marca da mais alta qualidade e mais cara, conhecida por sua resistência ao fogo e à umidade, além de alta durabilidade. Este compensado é dividido nos seguintes subtipos.

  • FSB 1... Trata-se de um material de baixa resistência, já que no processo de sua produção o folheado não é impregnado, mas sim lubrificado com resina. Apesar dessa tecnologia de produção, o compensado é resistente à umidade.
  • FSB 1-A... Na produção de compensados ​​deste subtipo, o folheado é impregnado com resina de baixa qualidade, o que possibilita a obtenção de um material barato. Este compensado não é resistente a fatores externos e não é recomendado para revestimento de instalações industriais.

O segundo tipo é o compensado FBV, produzido com resinas solúveis em água. Neste caso, os painéis são impregnados apenas externamente, internamente são revestidos com argamassa de baquelite. Este tipo de material só pode ser utilizado para a decoração de interiores de instalações e construção de divisórias. Dependendo da qualidade da impregnação, o compensado FBV é subdividido nos seguintes subtipos.

  • FBV-1. É um compensado resistente à água de média qualidade, ao ser liberado as camadas interna e externa apenas passam pela lubrificação, não se impregnando.
  • FBV-A. Este material é feito de folha de bétula, cujas camadas também não são impregnadas, mas revestidas com uma resina solúvel em água. Pode ser utilizado na indústria de engenharia mecânica e na montagem de estruturas internas.
  • FBV 1-A. É o tipo de material mais barato.Este não é um compensado resistente à umidade, pois durante sua fabricação as camadas transversais não são manchadas ou impregnadas com resina.

Além disso, é feita uma distinção entre materiais com superfície lixada e não lixada. Para a decoração de interiores, é utilizado um tipo especial - contraplacado laminado, as cores podem ser diferentes.

Esse tipo de material pertence à classe mais alta, pois não tem defeitos, mas o custo é bastante alto.

Dimensões (editar)

A madeira compensada finlandesa é produzida em folhas, as dimensões padrão das quais são 2500 * 1250 e 2440 * 1220 mm. A espessura da chapa varia de 5 a 21 mm, enquanto o material com espessura de 18 mm tem demanda especial.

Alguns fabricantes também produzem compensados ​​feitos sob medida de até 1525 mm de largura, até 3660 mm de comprimento e sua espessura pode ser de até 30 mm. Vale ressaltar que o preço desse material depende diretamente da espessura de suas chapas.

Formulários

O compensado finlandês é amplamente utilizado devido às suas características de confiabilidade, alta qualidade e bom desempenho. É mais frequentemente usado nas seguintes áreas.

  • Engenharia Mecânica... Serve para a fabricação de carrocerias de ônibus, caminhões. O material também é utilizado para decoração de interiores de trólebus, reboques e trens (assentados em pisos e paredes revestidas).
  • Construção... Para a recolha de fôrmas, quando o projeto prevê a produção de uma fundação monolítica. Como a madeira compensada tem alta densidade, ela pode suportar a alta pressão do concreto. Devido a sua durabilidade, o material pode ser reaproveitado.
  • Construção naval... Este material é caracterizado por alta resistência à umidade, por isso é muito utilizado para acabamento de laterais de iates e navios diversos. Ao mesmo tempo, todo o casco dos navios pode ser revestido com compensado finlandês. Também é encontrado compensado de aviação, usado para revestimento interno de aeronaves.
  • Decoração de interiores de instalações. O material é ótimo para criar provadores, paredes, estantes. Na casa, as partições podem ser construídas a partir dela. Estruturas de madeira compensada finlandesa são freqüentemente encontradas em casas noturnas, restaurantes e bares.
  • Fabricação de móveis. Devido à sua alta resistência, o material pode ser utilizado na confecção de qualquer móvel, desde cadeiras até guarda-roupas.

Esta não é uma lista completa de casos de uso de materiais. O compensado finlandês encontra novos usos a cada dia, pois não é inferior a outros materiais em termos de durabilidade e resistência.

No próximo vídeo, você encontrará uma comparação entre compensados ​​russos, chineses e finlandeses para cofragem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário