Tudo sobre madeira compensada para cofragem
A construção baseada em um sistema monolítico é exigida em várias esferas da vida. Esta tecnologia baseia-se na fundição de estruturas a partir de formas e armações especiais - cofragem. Para a fabricação de formas, os construtores usam vários tipos de materiais, mas o compensado vem assumindo a posição de liderança há muitos anos. Apesar da aparente simplicidade do projeto, atenção especial deve ser dada à escolha do material para a fôrma, cuja qualidade determinará posteriormente a confiabilidade e durabilidade do produto, bem como a precisão do produto de concreto. Neste artigo, vamos dar uma olhada em tudo sobre madeira compensada de cofragem.
Peculiaridades
O contraplacado para cofragem é um material de construção insubstituível, utilizado para o fabrico de estruturas de cofragem para a construção civil e industrial. Para o dispositivo de cofragem de uma fundação de concreto, lajes de piso, bem como para a concretagem de paredes, eles são feitos de diferentes tipos de contraplacado. Construtores profissionais recomendam prestar atenção às seguintes vantagens inegáveis das estruturas de madeira compensada de cofragem:
- alto nível de resistência à deformação;
- confiabilidade;
- durabilidade;
- uso múltiplo;
- facilidade de instalação e montagem da estrutura;
- obtenção de uma superfície plana de concreto sem seções de conexão;
- não há necessidade de alinhamento preliminar;
- a possibilidade de fazer alterações de design diretamente durante o processo de instalação.
A versatilidade da cofragem de contraplacado também reside na sua reciclabilidade. Se, após a conclusão de todas as obras, a estrutura já não tiver utilidade, pode ser vendida ou utilizada como material para o fabrico de painéis de pavimento ou da camada inferior do pavimento.
Não devemos esquecer as deficiências do material, a saber:
- a necessidade de instalar adereços a cada 50-100 cm;
- a necessidade de limpeza e secagem obrigatórias da estrutura após o trabalho;
- armazenamento obrigatório em local seco e ventilado.
Variedades
Apesar da vasta gama de contraplacados para construção, nem todos os seus tipos são utilizados para o fabrico de cofragens. Os especialistas recomendam escolher apenas materiais com características técnicas melhoradas de formato retangular, mas é melhor recusar um redondo. Um dos critérios mais importantes na escolha do compensado é o tipo de adesivo utilizado pelo fabricante para unir as folhas de madeira.
Resistente a humidade
O compensado, cujas camadas são coladas com um adesivo à base de resinas fenólicas e de formaldeído, é resistente à umidade e possui um alto nível de resistência à umidade e às flutuações de temperatura. Devido a essas características técnicas, as estruturas feitas com esse material podem ser reaproveitadas mesmo em condições climáticas desfavoráveis. Desvantagens - alto nível de toxicidade e incapacidade de uso dentro de casa. Para aumentar o nível de resistência a danos mecânicos e evitar o aparecimento de cavacos e trincas, os fabricantes utilizam a tecnologia de retificação, que além de melhorar a estética do produto, torna sua superfície o mais lisa possível.
Plástico
Uma atenção especial deve ser dada a um novo tipo de contraplacado de cofragem - o plástico. Este material de construção é feito de plástico polimérico, que possui uma composição, design e características técnicas únicas.As principais características distintivas são a presença de duas faces perfeitamente lisas e um meio ondulado. Esses recursos dão ao produto o nível máximo de resistência, leveza e confiabilidade.
As vantagens são as seguintes:
- segurança ambiental;
- ampla faixa de temperatura;
- facilidade de cuidado e armazenamento;
- preço acessível;
- solidez da cor;
- alto nível de resistência ao fogo, umidade e substâncias agressivas.
As seguintes desvantagens devem ser observadas:
- Escopo estreito;
- variedade de tamanho pequeno.
Importante! Alguns fabricantes produzem compensado, que é coberto apenas com plástico e baseado em folheado de madeira comum. Esta combinação de materiais permite melhorar a resistência do material, bem como aumentar o seu volume de negócios em várias dezenas de vezes.
Laminado
O painel de contraplacado laminado é uma versão melhorada do material resistente à humidade, mais frequentemente utilizado para o fabrico de cofragens. Na maioria das vezes, os fabricantes usam folhas feitas de árvores decíduas para laminação. Uma característica distintiva é a presença de uma superfície lisa ou ondulada com efeito antiderrapante.
Bakelized
O compensado baquelado, que utiliza resina de baquelite, apresenta alto índice de resistência e resistência a danos mecânicos. Essa composição é obtida pela combinação do fenol com o formaldeído, o que possibilita a utilização do material nas condições climáticas mais desfavoráveis e em condições de fortes oscilações de temperatura.
Como escolher?
A escolha do material para a cofragem é uma etapa preparatória importante no processo de construção, da qual depende a qualidade do trabalho posterior. Em oficinas especializadas em construção, você pode ver uma grande variedade de compensados para formas de fabricantes nacionais e estrangeiros. Os especialistas recomendam prestar atenção aos produtos das fábricas locais, que não só possuem alta qualidade, mas também uma faixa de preço acessível.
Ao escolher este material, os mestres profissionais recomendam prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- espessura;
- o tamanho;
- grau;
- volume de negócios;
- tipo de fundação.
Apesar da ampla faixa de espessura produzida, que varia de 0,3 cm a 4 cm, os especialistas recomendam prestar atenção aos produtos com espessura de 18 mm a 21 mm. São estes indicadores os mais óptimos para o fabrico de cofragens tanto para a construção civil como industrial, uma vez que são capazes de suportar a pressão do betão, tendo também uma pequena massa, o que simplifica muito o processo de transporte e montagem da estrutura. . Produtos dessa espessura também têm uma faixa de preço acessível, o que reduz significativamente os custos estimados.
Ao calcular a quantidade de materiais, não se deve esquecer a faixa de tamanho das folhas de madeira compensada. Considerando este indicador, você pode evitar o aparecimento de desperdícios e resíduos desnecessários. Os tamanhos padrão mais comuns são 1220x1220 mm, 1220x2440 mm, 1270x1525 mm. Esta gama de tamanhos está longe de estar completa e consiste em um grande número de outros tamanhos. Para estruturas grandes, os construtores recomendam a compra de folhas de formato ampliado, o que ajudará a evitar emendas. Para cofragem de tamanho não padronizado, podem ser encomendadas folhas especiais do formato requerido.
Não devemos esquecer o tipo de material que afeta sua resistência e faixa de preço. Os fabricantes produzem compensado extra-grau e quatro outros graus. Para a cofragem, os materiais de primeiro e segundo graus com alto nível de resistência e baixo preço são os mais adequados.
Ao escolher o material de madeira compensada, você deve prestar atenção ao tipo de base, do qual depende a fórmula do projeto. Os valores calculados para uma base de concreto listrado são os seguintes:
- dobrar o tamanho do perímetro da estrutura;
- altura do edifício com licenças;
- a espessura do material usado.
Importante! Por este princípio, você pode calcular a quantidade de material para qualquer estrutura fabricada.
O indicador de giro é o nível de praticidade do material, bem como o número possível de utilizações. A taxa de rotatividade depende dos seguintes indicadores:
- fabricante;
- a qualidade das matérias-primas utilizadas;
- condições técnicas de operação.
Para aumentar os ciclos de operação, os especialistas recomendam cobrir as estruturas com uma graxa especial (preta), que separa melhor as chapas do concreto e evita o aparecimento de cavacos, rachaduras e quebras.
A construção não é apenas um evento necessário e emocionante, mas também um processo que requer conhecimentos, habilidades e habilidades práticas. Durante a construção, atenção especial deve ser dada à criação de uma fundação, que posteriormente se tornará o suporte de toda a estrutura. A qualidade desta estrutura depende diretamente da fôrma utilizada, que deve ser confiável, resistente à umidade e, o mais importante, não deve ter juntas. Como material de base, os construtores usam vários acessórios, mas os especialistas recomendam fazer cofragens de madeira compensada, que apresenta um grande número de vantagens em relação à madeira comum.
O vídeo a seguir explica como escolher o compensado certo para a cofragem.
O comentário foi enviado com sucesso.