Phacelia como planta de mel

Contente
  1. Produtividade de mel
  2. Período de floração
  3. Espécies de Phacelia para apicultura
  4. Como e quando semear?
  5. Crescente

Phacelia é uma das plantas melíferas mais populares. Pertence aos siderados e vive apenas um ano desde o momento do desembarque. Mas esse tempo é suficiente para que as abelhas coletem seu néctar e preparem um mel delicioso e nutritivo.

Produtividade de mel

Phacelia é conhecida como a erva melífera da mais alta qualidade. Suas delicadas flores azuis exalam um rico cheiro de mel, fazendo com que as plantas despertem o interesse das abelhas. Essas características da cultura promovem a polinização produtiva e estimulam a frutificação. De um hectare de terra semeada com phacelia, pode-se colher 250-350 kg de mel, e em condições favoráveis ​​de cultivo esse número pode chegar a 600 kg.

O mel de Phacelia distingue-se pelo seu sabor excepcional. Além disso, é caracterizado por uma cristalização lenta. Portanto, o sabor original e as características medicinais do mel são preservados por muito tempo. Outros benefícios da phacelia como planta de mel incluem:

  • despretensão - a grama cresce e se desenvolve com sucesso em qualquer tipo de solo e sob quaisquer condições climáticas;

  • uma quantidade significativa de colheita de mel - a quantidade de mel obtida desta planta é uma ordem de magnitude maior do que a quantidade coletada de qualquer outra colheita de flores.

O mel de Phacelia é um verdadeiro tesouro de macro e microelementos úteis. Não é por acaso que é usado ativamente como parte da terapia complexa de patologias de órgãos internos, este produto é especialmente útil para doenças do estômago e do fígado. É recomendado para inclusão na dieta para gastrite e azia, o mel alivia o quadro com alta acidez, úlceras estomacais e intestinais.

Esse efeito curativo do mel de phacelia é explicado pelo alto teor de glicose no produto, que ajuda a aumentar o nível de glicogênio no fígado. Assim, o produto proporciona nutrição adequada para as células, normaliza o metabolismo e melhora o curso dos processos metabólicos em órgãos e tecidos. O glicogênio determina a função de desengorduramento do fígado, aumentando assim o recurso imunológico humano e a capacidade do corpo de resistir a doenças.

O mel de Phacelia alivia a condição de pessoas com doenças cardiovasculares. Percebeu-se que o consumo regular deste produto melhora a concentração e a memória. Além disso, tem se mostrado benéfico como agente bacteriano, analgésico, sedativo e antipirético.

O mel obtido do néctar de phacelia fornece ao corpo cálcio, manganês, ferro, zinco, cromo, cobalto e outros minerais úteis. A ingestão regular deste produto por 3 meses ou mais normaliza o nível de hemoglobina no sangue, ativa o fluxo linfático. Pessoas que o usam todos os dias relatam a normalização do sono e o fluxo de energia. Tudo isso fala a favor da phacelia como uma planta de mel natural.

Período de floração

Para garantir a coleta de uma grande quantidade de mel do campo de phacelia, a grama deve ser plantada cedo para que a floração comece no início de julho. Este período é ideal para a coleta de néctar pelas abelhas trabalhadoras. Se você plantar a planta mais tarde, a floração começará mais tarde. Neste caso, a época da floração coincidirá com a diminuição das horas do dia, quando o ar começa a esfriar. Por sua natureza, nesse período, as abelhas começam a se preparar para o inverno e prestam muito menos atenção à coleta de néctar, portanto, não se deve contar com alta produtividade de mel nessas condições.

As flores de Phacelia são pequenas - até 2 cm de diâmetro, distinguem-se pela forma correta e pela cor azulada. Vale ressaltar que os botões de uma planta não se abrem em um momento, mas gradualmente, com cada floração por 1,5-2 dias. Normalmente, a floração começa 30-45 dias após o plantio, por mais algumas semanas, a abertura dos pedúnculos é observada, e então começa a fase de floração em massa - dura de 45 a 50 dias.

Na maioria dos casos, o fator climático não tem um efeito particular sobre as plantas, uma vez que os phacelia podem suportar temperaturas de até -9 graus. Embora alguns padrões ainda possam ser identificados. Assim, no calor, a floração acelera, e durante a chuva ou durante o tempo nublado prolongado, pelo contrário, pára. No entanto, isso não assusta as abelhas em nada, essas operárias estarão ansiosas para visitar flores perfumadas ao longo do dia, você pode notar insetos nos botões azuis mesmo após o pôr do sol.

Espécies de Phacelia para apicultura

Phacelia é uma das plantas preferidas dos apicultores. É despretensioso, não requer cuidados especiais, cresce e se desenvolve com sucesso em qualquer clima e não depende de nenhum modo dos vizinhos. No total, existem cerca de 8 dúzias de variedades de phacelia. Os mais populares em nossas latitudes incluem os seguintes tipos.

  • Tansy - Esta planta cresce até 1 m, sendo caracterizada por flores ovais azuis. O diâmetro das pétalas chega a 2 cm, as folhas são ovais, serrilhadas.
  • em forma de sino - este grupo de plantas inclui várias variedades de phacelia ao mesmo tempo. Todos eles diferem em sua altura insignificante e fragilidade particular do caule. As flores são originais, têm a forma de sinos. Eles podem ter uma cor azul profunda ou roxa.
  • Torcido - planta baixa, o comprimento juntamente com os rebentos não ultrapassa os 50 cm, as folhas são pequenas, serrilhadas nos rebordos. As flores são de um azul profundo.

Para os apicultores modernos, a primeira variedade, a tansy phacelia, é de interesse máximo. Esta planta apresenta um excelente nível de produção de mel. Além disso, após a floração, pode ser usado como forragem verde para animais de fazenda.

Como e quando semear?

Phacelia é uma planta despretensiosa. Não impõe quaisquer requisitos sobre o valor nutricional, estrutura e composição do solo. A erva melífera cresce igualmente bem em terras férteis e em áreas rochosas duras. Ele pode ser plantado em substratos alagados e sobresecados.

Determinar o momento da semeadura depende diretamente dos objetivos do cultivo de phacelia. O cálculo é simples: a floração ocorre após 30-40 dias, então se você deseja atingir o início da floração em meados de junho, então precisa plantar na primeira década de maio. Para cobrir completamente o período sem cocho no início do verão, o plantio pode ser feito em outubro. Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração os fatores climáticos para evitar brotos prematuros. As primeiras flores, neste caso, aparecerão na primavera, na segunda quinzena de maio.

O processo de plantio em si não é nada difícil. As mudas são enterradas por 1,5-2,5 cm, nenhuma preparação preliminar do material da semente e o local são necessários. Embora, durante o plantio na primavera, seja aconselhável cavar o solo até a profundidade de uma pá de baioneta no outono e repetir o cultivo duas a três semanas antes do plantio.

Se o solo estiver excessivamente seco, então uma semana antes da semeadura é necessário irrigar na proporção de um balde de água por metro quadrado da área semeada. Imediatamente antes do plantio das sementes de phacelia, o local é nivelado com um ancinho e ranhuras paralelas são formadas a uma distância de 15 cm entre si. A sementeira é plantada com um degrau de 5 cm, portanto, para o plantio em um hectare de terreno, serão necessários cerca de 10-12 kg de semente. Após a semeadura, cubra as sementes com terra, caso contrário não poderão germinar.

Dica: Para facilitar o trabalho, você pode usar um cultivador com uma semeadora em grandes áreas.

Crescente

Phacelia é uma das plantas de adubo verde mais despretensiosas. Ela não tem medo da seca, ela crescerá ativamente mesmo no clima mais quente e seco. Além disso, em tais condições, a grama melífera floresce ainda mais ativamente do que com chuvas frequentes. É por isso que as plantações são regadas conforme necessário. Esta planta não tem medo do frio, porém, algumas regras do cultivo agrícola ainda precisam ser respeitadas.

Antes que apareçam os primeiros brotos, é importante organizar uma rega de boa qualidade para a terra, é aconselhável recorrer a um sistema de gotejamentopara manter o teor de umidade do substrato dentro de 60%. Essa abordagem acelera significativamente o surgimento de brotos.

Assim que aparecem os rebentos, a irrigação é reduzida. A ênfase principal neste momento é no afrouxamento do solo nos corredores. Ele é produzido até que o phacelia cresça 13-15 cm, então esse adubo verde vai soltar o solo por conta própria.

A rega de arbustos adultos é realizada uma vez por semana à taxa de um balde de água por metro quadrado de plantio. Logo no início da estação de crescimento, 5-7 dias após o aparecimento dos primeiros brotos, pode-se realizar a alimentação única. Para fazer isso, use um verbasco líquido, diluído com água pura na proporção de 1 para 5.

Alternativamente, você pode pegar cinzas de madeira, a solução nutritiva é preparada na proporção de 400 g de cinzas por 10 litros de água. A composição resultante é colocada no fogo, levada à fervura e deixada por um quarto de hora, depois filtrada, resfriada e regada no local do plantio. Se a terra no local não estiver esgotada, você pode se recusar a alimentar-se.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário