Descrição e nuances do cultivo de amoras-pretas de jardim

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Quando e como plantar corretamente?
  4. Top curativo
  5. Jarreteira e guarnição
  6. Preparando diferentes arbustos para o inverno
  7. Métodos de reprodução
  8. Doenças e pragas
  9. Erros crescentes

Nem todo jardineiro decide decorar seu terreno com amoras-pretas do jardim, mas aquele que colheu essas frutas doces perfumadas pelo menos uma vez se torna um fã desta cultura para sempre. Apesar do fato de que o cultivo desta planta é repleto de certas dificuldades, não pode ser chamado de muito difícil.

descrição geral

A amora silvestre de jardim assemelha-se a um arbusto ou videira arbustiva com um rebento de caule perfeitamente dobrado, na maioria dos casos, abundantemente coberto de espinhos. Hoje, no entanto, os criadores estão ativamente criando variedades de bagas sem espinhos que têm maior imunidade e contribuem para a obtenção de uma colheita abundante. Em altura, a planta é capaz de se esticar até 2 metros na presença de um suporte adequado. Suas folhas são pintadas em diferentes tons de verde, e o diâmetro dos botões abertos chega a 3 centímetros. O florescimento da cultura em diferentes regiões pode durar de junho a agosto, e o período de frutificação dura dias desde o início de agosto até as primeiras geadas, ou seja, até aproximadamente outubro.

A amora silvestre "fornece" aos jardineiros frutos firmes, coloridos em castanho-escuro, púrpura profundo ou mesmo preto. Às vezes, a superfície das bagas é coberta com uma leve flor. A cultura em si é considerada muito produtiva e permite colher de 7 a 15 quilos de frutos de cada arbusto. Um arbusto despretensioso cresce mesmo em condições de seca, mas ainda prefere ser irrigado pelo menos algumas vezes por mês.

A maioria das variedades não é resistente à geada e, sem um abrigo apropriado, não consegue suportar uma onda de frio de -5 a -10 graus. As deliciosas frutas ficam bem armazenadas e podem ser transportadas sem problemas.

Espécies e variedades populares

Todas as opções existentes para amoras-pretas de jardim são geralmente divididas em kumanik, ou seja, orvalho ereto e rastejante. O segundo grupo é caracterizado pela presença de mais de 40 variedades sem espinhos, que toleram bem as baixas temperaturas e, em princípio, são despretensiosas. Por exemplo, estes são Netchez e Chester Thornless, que produzem mais de 20 quilos de safras a cada temporada. Variedade "Netchez" amadurece na segunda semana de junho e agrada com frutos grandes durante um mês e meio. Infelizmente, sua resistência à geada é média e, portanto, o arbusto não tolera temperaturas abaixo de -15 graus. Pelo contrário, o Chester Thornless blackberry não tem medo de cair abaixo de -30 graus.

Para cultivo ao ar livre, Loch Tei é frequentemente escolhido - uma variedade de arbustos sem espinhos, que é muito produtivo e resistente à geada. O sabor incomum de frutas vermelhas é observado em "Prime-Arc Freedom": doce e ligeiramente azedo.

Quando e como plantar corretamente?

A maioria dos jardineiros acredita que apenas o plantio na primavera é adequado para as amoras-pretas do jardim. A transferência para campo aberto deve ser realizada em algum momento do mês de abril, mas o momento exato é determinado em função das condições climáticas da região. Em todo caso, o solo já deveria estar suficientemente aquecido, a probabilidade de retorno do gelo foi reduzida a zero, a temperatura do ar aumentada para 15 graus e os rins ainda não abertos.Se uma plantação de outono ainda for escolhida, então nos Urais, na região de Moscou ou na região de Leningrado ela pode ser feita de meados de outubro a meados de novembro e nas regiões do sul - geralmente até meados de dezembro. É importante que a época do plantio de outono seja planejada pelo menos 20-30 dias antes da primeira geada.

Na dacha ou terreno particular, você deve escolher um local bem iluminado, mas protegido de ventos e correntes de ar. O cumprimento dessa condição é de extrema importância, pois acredita-se que são as rajadas fortes que prejudicam os frutos e folhas, além de atrapalhar o processo de polinização. Por exemplo, você pode planejar um canteiro de jardim próximo a uma cerca. O melhor de tudo é que a cultura se enraíza nos lados oeste e sudoeste do local. As amoras-pretas adoram solos nutritivos e boa permeabilidade ao ar. É bom se for uma mistura de solo franco-arenoso ou franco-arenoso. Você não deve plantar arbustos em solos carbonáticos, pois eles privarão a planta de magnésio e ferro.

O nível de acidez ideal é de 6 unidades. Os canteiros nos quais a baga será plantada devem ter sido limpos de ervas daninhas já no outono anterior ou 2-3 semanas antes do procedimento de outubro, bem como livres de esporos de doenças e larvas de pragas. Se a terra no jardim já é alimentada regularmente, então não faz sentido fertilizar adicionalmente, porque o arbusto superalimentado, apesar de seu tamanho aumentado, tem um desempenho muito fraco. Caso contrário, aproximadamente 3 semanas antes do procedimento, o poço deverá ser enriquecido com 150 gramas de superfosfato, 5 kg de esterco ou composto podre, além de 50 gramas de sais de potássio.

Mudas de Blackberry devem ser escolhidas com sabedoria. Idealmente, devem ser espécimes anuais com um sistema radicular maduro com mais de 10-15 centímetros e duas hastes saudáveis, cujo diâmetro excede 5 milímetros. Uma condição importante também é a presença de um rim nas raízes. A profundidade e largura do buraco são determinadas dependendo da idade e condição do material de plantio. Em qualquer caso, deve ser mantida uma distância de 1 metro entre cada arbusto e outras plantas ou edifícios. Na verdade, quanto mais alto for esse indicador, melhor será a aparência do blackberry.

O esquema de plantio de arbustos é determinado com base na rapidez com que os rebentos crescem, bem como na forma como a cultura é geralmente cultivada. Portanto, o método do arbusto se destina a variedades de baixo crescimento. Neste caso, é permitido plantar um par de mudas em uma cova, e as próprias depressões devem ser cavadas de acordo com o esquema de 1,8 por 1,8 metros. Uma alternativa ao bushy é o método da fita. Segundo ele, as mudas estão localizadas em uma depressão alongada com um vão de 1 metro, restando um vão de 2 a 2,5 metros entre as fileiras.

Depois de plantar o material de plantio, suas raízes são borrifadas de forma que o rim de controle fique 2–3 centímetros abaixo do solo. Também será correto deixar uma pequena depressão perto do arbusto, na qual a umidade se acumulará. O solo dos canteiros bate bem e cada espécime de amoras recebe de 3 a 6 litros de água. Quando todo o líquido for absorvido, a superfície precisará ser coberta com esterco ou composto, formando uma camada de cerca de 4 centímetros de espessura. Além disso, cada muda plantada precisará ser encurtada em algum lugar para 20 centímetros de altura e se livrar dos galhos de frutas.

Top curativo

Depois do inverno, costuma-se fertilizar amoras-pretas de jardim com compostos contendo nitrogênio, que aceleram o desenvolvimento dos brotos anuais. Para isso, cada arbusto recebe cerca de 50 gramas de nitrato de amônio, que ficam enterrados a uma profundidade de 10 a 15 centímetros. Quem preferir matéria orgânica pode alimentar as plantas na primavera com esterco de porco ou fezes de galinha, que também contêm nitrogênio. Para acelerar o amadurecimento dos frutos, propõe-se regar os arbustos com solução de superfosfato a 10%.Alguns - três procedimentos são organizados com um intervalo de duas semanas.

A cultura requer outros elementos uma vez a cada 3-4 anos. Jardineiros novatos podem usar complexos minerais prontos, e especialistas experientes acharão mais fácil preparar uma combinação de 10 quilos de composto ou húmus, 100 gramas de superfosfato e 30 gramas de sulfato de potássio. Essa quantidade deve ser suficiente para um metro quadrado de plantio. Isso deve ser feito após a colheita das bagas.

Qualquer fertilização pode ser acompanhada de pulverização foliar com um por cento do líquido bordalês, que interfere na atividade vital de insetos, fungos e infecções.

Jarreteira e guarnição

Visto que as amoras-pretas crescem rapidamente, elas requerem regularmente vários tipos de poda. Por exemplo, para estimular a formação do sistema radicular no primeiro ano, as inflorescências deverão ser removidas do arbusto. No ano seguinte, os brotos são encurtados para um metro e meio, e a incisão é necessariamente criada acima do botão não eclodido. Com o início da primavera, todas as áreas congeladas acima dos botões vivos são cortadas dos galhos. Com a chegada do verão, todas as hastes desnecessárias são removidas, exceto as 5–7 mais fortes, e as pontas dos brotos jovens são cortadas em 5–8 centímetros. Além disso, para estimular a renovação do arbusto, costuma-se retirar os brotos de dois anos.

Amarrar uma amora torna mais fácil o fluxo dos raios solares para ela e, portanto, melhora a frutificação. Além disso, o procedimento resolve o problema de fraturas de brotos de dobra e também torna a colheita mais conveniente. A primeira liga é realizada na primavera, quando desaparece a probabilidade de retorno das geadas, e a segunda - no outono, no final da colheita. As hastes rasteiras são geralmente fixadas no nível inferior da treliça, e as anuais - no topo do suporte. As variedades eretas inclinam-se ligeiramente para um lado, e seus brotos crescentes são amarrados na borda oposta.

Preparando diferentes arbustos para o inverno

Cuidar de uma safra que se prepara para o inverno pode variar dependendo da idade e das características de desenvolvimento do arbusto. Por exemplo, amostras que vivem em uma estufa serão o suficiente para amarrar em um feixe e colocá-las sob uma película em uma trincheira.

  • Sem espinhos. As variedades sem espinhos devem ser especialmente cobertas em regiões com invernos frios, por exemplo: na Sibéria ou nos Urais. Caso contrário, o trabalho é realizado da mesma forma que no caso de amostras espinhosas.
  • Mudas. Antes do inverno, as amoras-pretas do primeiro ano de vida são cortadas em dois ou três dos mais fortes brotos. As plantações são abundantemente irrigadas e escondidas sob o material de cobertura.
  • Novo. É relativamente mais fácil cuidar das amoras rastejantes, pois antes do inverno basta retirá-las em uma trincheira cavada a céu aberto. Se a variedade não tiver espinhos, adicionalmente o arbusto deverá ser envolto em agrofibra. A curvatura das espécies eretas ao solo começa mesmo em temperaturas acima de zero. Se a planta resistir, ela se curvará em várias abordagens ou será adicionalmente pesada com pesos. É importante lembrar que os brotos não devem ser direcionados para o centro do arbusto, mas oposto a ele.
  • Os antigos. Antes do inverno, o velho arbusto é primeiro rejuvenescido e depois coberto com um material especial. É melhor fazer isso em várias etapas: primeiro, com a ajuda de um barbante, forme os feixes, depois dobre-os no chão e depois de uma ou duas semanas embrulhe-os com fibra de fibra.

Uma grande vantagem será a presença de uma camada de cobertura morta entre a baga, o solo e a tela de cobertura.

Métodos de reprodução

A propagação do Blackberry é realizada de várias maneiras. As camadas apicais geralmente estão envolvidas nos meses de primavera. Para fazer isso, a haste trepadeira é simplesmente atraída para a superfície do jardim e seu topo é coberto com terra. Após um curto intervalo de tempo, a raiz brota bicando o corte e os botões, que estão no solo, liberam novos ramos.Nesse ponto, o novo bebê pode se destacar da instância original. A reprodução por camadas horizontais ocorre em uma idade semelhante. O broto inclina-se para o solo e fica totalmente enterrado. Assim que novos arbustos aparecem acima da superfície, eles podem ser separados uns dos outros e transferidos para um novo habitat. A reprodução por sugadores de raiz também é bastante simples. É melhor escolher aqueles espécimes que tenham pelo menos 10 centímetros de comprimento. Ao escolher um método de divisão, o arbusto é totalmente retirado do solo e dividido em vários fragmentos desenvolvidos.

A propagação por estacas é usada para as variedades mais valiosas. O material de plantio é colhido em maio ou julho: deve fazer parte do rebento com botão e folha. O corte inferior do galho é tratado com um agente estimulante, após o qual é plantado em um recipiente cheio de turfa e vermiculita. Para que o galho forme uma muda completa, ele deve crescer sob uma película aderente ou uma tampa transparente. Em princípio, adequado para amoras-pretas de jardim e o método de sementes. As sementes são primeiro mantidas 3 horas em água e 3 dias num pano húmido e, depois de incharem, aprofundam-se no solo cerca de 8 milímetros. O solo é compactado e irrigado, e os próprios recipientes são transferidos para um espaço onde a temperatura não ultrapasse +5 graus. Depois de alguns meses, os recipientes são transferidos para o calor.

Doenças e pragas

Uma das doenças mais comuns das amoras-pretas de jardim é a ferrugem colunar, que é indicada pelo aparecimento de manchas enferrujadas nas lâminas das folhas. Para profilaxia, a cultura deve ser borrifada com um por cento de líquido Bordeaux. O procedimento é realizado duas vezes: quando as folhas novas aparecem e após a frutificação. A antracnose aparece no final da primavera ou início do verão, especialmente agravada por chuvas fortes. Para evitar o aparecimento de manchas roxas e vermelhas claras, a planta precisará ser alimentada e removida em tempo hábil.

Para prevenir o desenvolvimento de vários tipos de podridão, as plantações não devem ser engrossadas. Lidar com manchas e oídio permitirá o tratamento com as mesmas preparações utilizadas para a ferrugem. Entre os insetos, as amoras-pretas costumam sofrer de carrapatos, lagartas, pulgões, quebra-nozes, bem como uma variedade especial de mariposas, gorgulhos e besouros. Para combatê-los, as plantações precisam ser tratadas com inseticidas: "Aktellik", "Akarin" ou "Fitoverm".

Aliás, se a cultura não amadurecer em setembro, os ataques do ácaro da amora-preta podem ser os culpados. O aparecimento de uma baga azeda é justificado por iluminação insuficiente ou rega inadequada.

Erros crescentes

Um dos principais erros que os jardineiros novatos cometem é a decisão de cultivar representantes de uma variedade até então desconhecida. Nesse caso, é muito fácil confundir com o momento do transplante para o campo aberto e com o cuidado geral da cultura.

Certos problemas são causados ​​pelo uso de material de plantio estragado ou contaminado. As violações comuns incluem a não observância das lacunas entre as mudas individuais, o plantio à sombra, a aplicação excessiva de matéria orgânica ou a instalação de uma treliça após o transplante das mudas em terreno aberto, o que prejudica significativamente o sistema radicular.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário