Tudo que você precisa saber sobre amoras
Para se familiarizar com tudo o que você precisa saber sobre um blackberry, você precisa descobrir como é uma baga, como um arbusto cresce. Outra informação importante são as características e o tipo de fruta, bem como o que é - amoras silvestres e outros tipos de arbustos.
O que é isso?
Blackberry é um subgênero especial do gênero Rubus da família Pink, que significa afinidade biológica com morango, maçã, pêssego, freixo e ameixa. Vale a pena considerar que, na Rússia, os não especialistas costumam chamar duas espécies desse subgênero de amoras-pretas - amoras cinzentas e frondosas, outras variedades são menos conhecidas. O fruto deste representante frutífero da flora é colorido em tom roxo escuro. Alguns tipos têm frutos com flor azulada característica. As descrições botânicas indicam que este não é um arbusto, mas um arbusto anão.
A relação biológica com a roseira e a roseira-brava é confirmada pela presença de espinhos característicos.
Esse sofisticado sistema de defesa cobre tanto caules quanto tiros. A folha, dependendo da espécie específica, pode ser diferente - uma amora-preta com 3, 5 ou 7 folhas em um pecíolo comum é conhecida. Em áreas com um clima particularmente favorável, é provável o aparecimento de densos matagais de amora-preta literalmente impenetráveis.
Como já mencionado, a forma de vida desta planta é um semi-arbusto. São descritos espécimes que cresceram até 2 m de altura e até 5 m de largura. A característica típica é um ciclo de desenvolvimento de dois anos (como framboesas). Variedades reparadas, no entanto, já podem render uma colheita para o crescimento jovem. As hastes vêm em tons puros de verde e roxo.
Para imaginar melhor a aparência de um blackberry, você precisa levar em consideração outros parâmetros importantes:
-
rebentos rastejantes ou eretos;
-
supercrescimento forte;
-
cor mais clara de crescimento jovem;
-
floração no primeiro terço do verão (quando os arbustos anões da amora-preta florescem, eles são cobertos por grandes flores brancas ou rosa claro, em torno das quais há sépalas verdes);
-
de acordo com suas características, os frutos pertencem à categoria de poliestireno ou drupas polissementes (sua definição como bagas é condicional e tem um caráter mais hortícola e culinário do que botânico);
-
os frutos maduros podem ser de cor branca, preta, vermelha, amarela escura, mas outras fases de cor passam durante o processo de amadurecimento;
-
as amoras-pretas são caracterizadas por um sabor agridoce e suculência sólida da polpa.
A divisão em gotas de orvalho, kumanika e formas padrão é importante apenas para jardineiros e merece uma análise separada. Nesse ínterim, faz sentido simplesmente consertar a existência de tal divisão. As amoras não têm frutos. O sistema radicular desta espécie é tão ramificado quanto o das framboesas. Mas pode penetrar em grandes profundidades.
Esta espécie cresce em quase toda a vastidão do hemisfério norte. O blackberry comum pode ser encontrado no noroeste e na Europa Central. E também seus arbustos são encontrados:
-
no Cáucaso;
-
na Ásia Menor;
-
no Cazaquistão e outros países da Ásia Central;
-
No Irã.
Naturalmente, ele cresce na Rússia. É impossível encontrá-la, exceto na tundra do norte, nas estepes secas e nas terras altas. Esse arbusto definitivamente prefere áreas arborizadas. Você pode vê-lo tanto nos prados ensolarados quanto em matagais densos.
Mesmo os prados inundados são uma parte favorita da variedade desta planta.
Espécies e variedades populares
Visleaf
Esta variedade é um arbusto de folha caduca.O comprimento de seus cílios pode chegar a 3 m. As folhas são formadas por 3-5 folíolos do tipo ovoide ou obovado. De cima são de cor verde escuro, de baixo são púberes com pêlo branco. Acredita-se que a amora-preta seja nativa das regiões mediterrâneas.
Gigante
Você pode encontrar uma cultura semelhante na Armênia e no norte do Cáucaso. Originalmente, era usado apenas em plantações artificiais. Mas então a abundância excessiva de espinhos fez seu trabalho - e a amora-preta gigante foi suplantada pelas variedades menos espinhosas.
Hoje esta espécie não tem valor prático e é encontrada apenas em estado selvagem.
Ordinário
Esta é apenas a sua frequentemente chamada gota de orvalho. É caracterizada por rebentos longos e finos que se enraízam sem esforços estranhos. Freqüentemente em fontes, esta espécie também é chamada de amora-preta cinza. Os brotos às vezes chegam a 4 m de comprimento e se espalham pelo solo. A altura do arbusto raramente ultrapassa 0,5 m, mas se espalha de forma impressionante em largura.
Dividir
Seu caule angular robusto é muito grosso. O comprimento deste caule varia de 1,2 a 3 M. Tradicionalmente, para amoras-pretas, a folhagem é formada por 3-5 folhas. Cada um desses folhetos é dividido em uma massa de fragmentos irregulares. A origem exata da variedade dividida ainda não foi estabelecida.
É apenas claro que surgiu como resultado de algum tipo de mutação no século 18, e não havia se encontrado até aquele momento.
Guardada
O caule dessa amora-preta é coberto por espinhos amarelos e curvos (embora às vezes possam ser carmesins). As flores brancas incluem um cálice de sépalas acinzentadas. Os folhetos que formam as folhas muitas vezes se sobrepõem. Como antes dos grupos listados, esta variedade forma bagas pretas. A espécie dobrada é encontrada apenas na parte europeia da Rússia, não atravessa os Urais.
Sizaya
Sua altura varia de 50 a 150 cm.Os frutos são formados a partir de drupas pretas, envoltas em uma flor azulada. Na natureza, ela cresce tanto em matagais comuns de floresta quanto em ravinas, ao longo das margens dos rios. Os bagos da amora são suculentos, mas de acordo com a estimativa gastronómica são inferiores às outras variedades.
No entanto, economicamente, esta desvantagem é coberta por excelentes propriedades melíferas.
Espesso
Também é chamada de amora-preta densa, mas o nome mais comum é kumanik. Esta variedade é caracterizada por raros espinhos retos. Você pode ver kumanik tanto ao longo dos rios quanto ao longo das rodovias. A fronteira norte do habitat da espécie atinge a Escandinávia (no exterior). Nos espaços abertos domésticos, sua área cobre até mesmo uma parte da região de Arkhangelsk.
Ereto
Muitas fontes indicam que isso é o mesmo que kumanika. Os caules das amoras-pretas eretas, como o nome indica, são eretos ou ligeiramente caídos. O número de espinhos geralmente é grande. Biologicamente e em estrutura, esta espécie é parcialmente semelhante às framboesas. A autopolinização é típica para ele, o que é muito popular com a grande maioria dos jardineiros.
Depois de se familiarizar com as principais espécies deste subgênero, pode-se proceder ao estudo das melhores variedades. São conhecidas de 100 a 200 variedades. Mas mesmo com uma estimativa mínima, algum tipo de seleção é necessária. Deve ser entendido que as prioridades dos criadores mudaram ao longo do tempo. Se no passado eles tentavam obter amostras resistentes à geada de frutos grandes, agora estão trabalhando no momento de atingir a maturidade e lutando contra espinhos.
O "Natchez" pertence ao grupo vertical e pode produzir frutos silvestres de até 10 gramas. Não tem espinhos e, em condições normais, é possível fazer a colheita em junho. A doçura adstringente é uma característica da variedade.
Essa planta pode sobreviver ao frio até -15 graus. Portanto, mesmo na zona do Mar Negro, seu cultivo sem abrigo é impossível.
A variedade gigante também é popular. Inclusive está sendo cada vez mais escolhida para o cultivo industrial. Os frutos do “Gigante” não são apenas saborosos, mas também muito densos. Resistência ao frio - média.A planta sobrevive facilmente com cobertura leve.
Osage é considerado o mais requintado em gosto. Mas deve-se ter em mente que não é fértil o suficiente, e nenhuma tecnologia agrícola permitirá coletar mais de 4 kg de bagas em 1 arbusto. As plantas são desprovidas de espinhos, podem atingir 2 m. As bagas são algo entre uma oval e um círculo, têm um tamanho médio.
Devido à sua baixa resistência à geada, é difícil contar com o cultivo descoberto, mesmo nas regiões do sul da Rússia.
Entre as variedades tardias, pode-se distinguir "Texas" pelo lendário Michurin. Externamente e no paladar, está muito próximo de uma simples framboesa. "Texas" produz arbustos rastejantes altamente desenvolvidos com brotos flexíveis. É cultivado principalmente em treliças.
É apropriado completar a revisão sobre a nova versão do Karaka Black na Nova Zelândia. A variedade é uma das primeiras amoras-pretas escaladas. As bagas alongadas pesam 8-10 gramas. Um conjunto agridoce é típico deles.
O "Karaka Black" pode dar frutos por até 60 dias e dar até 15 kg de colheita durante esse período.
Aterrissagem
A época de plantar amoras geralmente chega na última década de abril ou na primeira semana de maio. O principal critério não é o calendário, mas o aquecimento da terra. Esta planta precisa de luz solar intensa. O solo deve ser bem drenado, composto por franco-argiloso e franco-arenoso. Áreas com baixa acidez são as mais adequadas.
O plantio de amoras pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono. Em primeiro lugar, na escolha de datas específicas, é necessário levar em consideração as características climáticas da região e as previsões meteorológicas de longo prazo. Em condições normais, o derretimento da água e da neve fornecerá umidade suficiente para o solo. Portanto, regar no início da primavera é recomendado apenas em caso de secura sem precedentes após um inverno com pouca neve. As raízes da amora-preta se desenvolverão ao longo do inverno, embora lentamente, e já na próxima temporada o arbusto apresentará um resultado muito melhor do que as amostras recém-plantadas.
No sul e no centro da Rússia, o plantio de arbustos de amora-preta no outono é ideal. Também é bom porque os jardineiros são livres para escolher as melhores mudas nos mercados e viveiros. Na faixa do meio, as obras devem ser concluídas mesmo com o clima mais favorável, na primeira quinzena de novembro. Nas regiões do Cáspio, Azov e Mar Negro, o desembarque é permitido até meados de dezembro.
Independentemente da estação do ano, você precisa se certificar de que o terreno está bem aquecido e cuidadosamente preparado. Caso contrário, mesmo os melhores arbustos de amora-preta não criarão raízes. No norte da Federação Russa, o plantio na primavera é mais adequado do que o trabalho de campo no outono. É aconselhável escolher locais com iluminação estável, mas que não sejam soprados pelos ventos. As amoras-pretas não criam raízes bem em áreas muito secas e estagnadas. A distância de cercas e outros obstáculos baixos deve ser de 1 m para que não haja sombra espessa.
Todas as covas de plantio fertilizam:
-
superfosfato (0,15 kg);
-
composto ou estrume podre (5 kg);
-
sais de potássio (0,05 kg).
Em alguns casos, o sapropel é colocado nos poços de pouso. Todas as raízes secas devem ser removidas. O resto das raízes são incisadas. As raízes estão esticadas, mas certifique-se de que não estão dobradas.
Para melhor escoamento da cova de plantio, recomenda-se fazer um sulco circular. O botão permanece 2-4 cm abaixo do nível do solo.
Cuidado
Normalmente, amoras-pretas são colocadas em suportes com as próprias mãos. A melhor opção de adereços é tradicionalmente uma treliça. Embora os brotos rastejando no solo às vezes pareçam originais, na verdade eles estão sob constante ameaça de infecção. Um fio é puxado entre os postes e partes da planta são fixadas nele. Além de treliças simples, você pode usar arcos e pérgulas.
Regue a amora-preta durante a floração e coloque a baga com moderação. Nos demais períodos, deve-se irrigar apenas quando necessário, pois a planta resiste à seca. Os arbustos devem ser cortados nos meses de verão, primavera e outono. Novamente, eles são guiados aqui por necessidade direta.No início da estação de cultivo, fertilizantes de nitrogênio são usados e, nos meses de outono, são usadas misturas de fósforo e potássio que não incluem cloro.
Os fertilizantes são aplicados anualmente. Quando aparecem inflorescências e frutos silvestres, a colocação de misturas de potássio é relevante. O abrigo é necessário antes do início do inverno. É formado quase da mesma forma que os arbustos de framboesa. Habituar-se a este procedimento durante o verão ajuda a melhorar a curvatura ao solo.
Métodos de reprodução
Variedades eretas são enraizadas com copas ou brotos laterais. Os arbustos da amora-preta remanescente são freqüentemente divididos ou criados com botões de raiz. Usar sementes e mudas não é muito inteligente - ambas as opções de criação não são produtivas o suficiente. O uso de rebentos de raiz é ideal se a cultura estiver crescendo. A deposição dessas crias realiza-se quando atingem a altura de 10 cm, mas o mais tardar no final de junho, para que se enraízem profundamente e não retirem força da planta principal.
Variedades de escalada e escalada são propagadas pelo método apical. As partes superiores dos arbustos são dobradas ao solo na segunda quinzena de julho. Eles precisam ser aterrados a uma profundidade de 10-15 cm ou simplesmente enterrados. O enraizamento ocorre em 20-28 dias, no mesmo período em que os rebentos se desenvolvem.
Para sobreviverem ao inverno, são cobertos por ramos de abeto ou folha caduca.
Doenças e pragas
A ferrugem começa com pequenos pontos laranja. Eles irão rapidamente rastejar e crescer em tamanho até formarem uma superfície completamente seca. Os arbustos afetados são tratados com líquido bordalês ou sulfato de cobre. Ramos e folhagens problemáticos são enterrados a uma profundidade de pelo menos 15 cm. É melhor fazer isso longe de arbustos de amora-preta e outras plantas úteis.
A septoria é especialmente provável em climas frios e úmidos. Pode desenvolver-se no início da estação, mas a doença é especialmente pronunciada no final do verão. Todas as folhas e rebentos doentes devem ser cortados. Prevenção - tratamento com líquido bordalês antes que a folhagem se dissolva. Amoras também podem sofrer de:
-
antracnose;
-
podridão cinzenta;
-
filostictose;
-
mancha roxa e anular;
-
curvatura;
-
malha amarela;
-
pulgões;
-
nematóides;
-
câncer de raiz e caule;
-
Urso;
-
Besouro de maio;
-
framboesa folha sawfly;
-
ácaros da aranha e ácaros peludos da framboesa;
-
fabricação de nozes de framboesa;
-
besouro de cor.
Produtividade e colheita
Na mesma área, podem ser colhidas amoras-pretas 3 ou 4 vezes mais do que framboesas. A produtividade potencial para o cultivo em plantações é estimada em 20 toneladas por hectare. No entanto, em condições de floresta, é claro, será significativamente menor. É sabido pela prática que a eficiência de uma série de variedades está na faixa de 16 a 28 toneladas por 1 ha. Por se tratar de uma planta caracterizada pelo amadurecimento desigual da safra, ela é colhida em várias etapas, privilegiando-se o estado de prontidão real dos bagos.
Os vendedores de mudas de amora-preta freqüentemente enfatizam que as plantas supostamente podem produzir mais de 70-100 kg de frutos por 1 arbusto. Também há indicações de que uma colheita de uma planta produz um rendimento de 2-3 kg. Tais afirmações são francamente duvidosas, e é muito mais correto partir da produtividade em uma determinada área. Com muito cuidado, em uma pequena área de jardim, pode-se colher 160-180 kg de frutas. O valor máximo registrado é de cerca de 240 kg, mas só é alcançado em casos muito favoráveis. A coleta de 1 arbusto em formas de escalada é de até 50-70 kg.
Simplesmente remover as bagas não é suficiente. Para continuar a obter um bom resultado, é necessário afrouxar o espaçamento das linhas em 5-10 cm. Também é realizada irrigação com água.
É importante entender que a eficácia em um caso particular também depende fortemente da variedade usada e de fatores climáticos e climáticos.
A escolha da variedade, levando em consideração a região
Para a zona média, incluindo a região de Moscou, é necessário levar em consideração o fator de invernos pouco nevados e clima cada vez menos estável, especialmente na entressafra. Isso significa a necessidade das variedades mais resistentes à geada. Os melhores candidatos são:
-
"Agavam" (resistente à seca ou umidade excessiva na terra);
-
"Darrow" (variedade produtiva agridoce);
-
"Thornfree" (uma cultura muito doce sem espinhos).
As condições dos Urais e da Sibéria exigem o uso de plantas com amadurecimento precoce ou médio.
Especialmente as primeiras colheitas não são adequadas para esta área natural. O perigo do retorno da geada é muito grave para os arbustos que florescem em maio e junho. Recomenda-se dar preferência a:
-
"El Dorado";
-
"Snyder";
-
o já mencionado "Darrow";
-
"Flint" (capaz de resistir a baixas temperaturas de até -40 graus).
No Extremo Oriente, o clima é geralmente mais ameno do que na Sibéria Oriental, mas sua natureza instável obriga definitivamente a se preparar para os piores cenários. Além do "Aghavama" e "Darrow" mencionados anteriormente, "Blake" pode ser considerado uma boa escolha aqui.
É uma excelente variedade mid-early com grandes frutos silvestres.
Uma planta semelhante é útil para a formação de sebes. Como alternativa, considere:
-
Black Satin;
-
Thornfree;
-
"Abundante";
-
"Ufa";
-
Polar;
-
Gazda.
Fatos interessantes
As amoras não são apenas deliciosas, mas também saudáveis. Eles fornecem ao corpo uma variedade de vitaminas e minerais. O cultivo comercial de amoras-pretas fora da América do Norte quase nunca é encontrado; na Rússia e na UE, elas são cultivadas em jardins e colhidas em florestas. Curiosamente, a maior parte dessa planta é cultivada no México.
Outros pontos importantes e interessantes:
-
amoras acabaram sendo uma planta de mel atraente, e o mel acabou sendo especialmente saboroso;
-
esse mel, mesmo nos tempos egípcios antigos, fazia parte das drogas para embalsamar;
-
uma velha superstição inglesa diz que, depois de 11 de outubro, colher e comer amoras é inaceitável;
-
junto com o kumanik usual e a grama de orvalho, também existem variedades "rastejantes" de transição;
-
já há cerca de 2.000 anos, as propriedades medicinais da planta eram apreciadas;
-
em 1964, um selo postal apareceu com a imagem desta baga.
O comentário foi enviado com sucesso.