Cultivo de amoras silvestres na Sibéria
Há alguns anos, as amoras eram uma cultura completamente selvagem, que quase ninguém plantava em seus lotes pessoais. Pelas suas características externas, esta baga assemelha-se bastante a uma framboesa, sendo que a principal diferença é que, sem os devidos cuidados, a cultura crescerá rapidamente, o que trará muitos transtornos ao proprietário.
Devido às suas características únicas e natureza pouco exigente, esta cultura pode germinar até mesmo no território da Sibéria. Para conseguir uma boa colheita, você deve seguir rigorosamente as regras e escolher corretamente o local mais ideal.
Variedades adequadas
Hoje existe um grande número de variedades de amora que se distinguem pela presença de espinhos, frutos grandes, doçura e outras características. As variedades mais antigas são consideradas as mais doces e, para o cultivo na Sibéria, é imperativo selecionar opções resistentes ao inverno, uma vez que são as mais adequadas para essas condições na região.
A maioria das variedades no mercado se distingue por sua resistência a fatores externos. Culturas resistentes à geada são ideais para regiões do norte, uma vez que temperaturas muito baixas não afetam negativamente a palatabilidade da fruta.
É por isso que essas variedades são ativamente escolhidas para uso na Sibéria. Se a amora for cultivada em total conformidade com as regras básicas da variedade, o resultado pode ser uma colheita abundante que pode orgulhar-se de frutos saborosos e volumosos.
Algumas das variedades doces mais populares são:
- cara;
- idiota Mary;
- coroa tripla;
- chester.
A variedade Thornless Evergreen, que possui um grande número de características, é muito popular hoje para cultivo na Sibéria. Não solta folhas, resiste bem a temperaturas mínimas e tem frutos grandes. É uma planta sem espinhos famosa por suas propriedades decorativas únicas. Uma característica distintiva desta casta é que a cor dos bagos muda de vermelho para escuro, após a maturação surge um grande número de folhas nos arbustos, o que indica a abundante produção da casta.
Mesmo se você acidentalmente danificar a raiz de amora-preta dessa variedade, o resultado serão brotos laterais que também darão frutos.
Com os devidos cuidados, os frutos maduros podem ser retirados no verão, e os últimos frutos aparecerão na amora no final de setembro.
Outra variedade de inverno bastante popular é o gai. Entre as características gustativas distintivas desta variedade, pode-se destacar a sua doçura e maciez. A planta é resistente a temperaturas extremamente baixas, por isso pode ser plantada mesmo em condições climáticas de -30 graus. Esta amora silvestre produz uma grande quantidade de frutas e tem uma aparência atraente. Não há espinhos nas hastes. Isso acelera muito o processo de colheita. Os bagos desta variedade são bastante grandes e o peso de cada um deles é de cerca de 7 gramas. Uma das vantagens dessa variedade é a resistência a diversas doenças e pragas, o que economiza recursos e esforços para protegê-las.
A variedade Polar é muito popular, capaz de lidar com temperaturas extremamente baixas sem quaisquer consequências. A planta pode ser deixada para o inverno, mesmo que a temperatura chegue aos 40 graus, o que é bastante comum nas regiões setentrionais. No entanto, se você isolar esta amora-preta para o inverno, a colheita será mais abundante. Em ambos os casos, não se preocupe com a morte da planta em geadas severas.
Aterrissagem
Para que a amora-preta germine totalmente e forneça ao proprietário a quantidade necessária de colheita, você precisa prestar muita atenção ao plantio. O desenvolvimento total e o crescimento ideal só podem ocorrer se a temperatura na região não cair abaixo de -35 graus Celsius. Devido às suas características únicas, as amoras não precisam de isolamento se a temperatura não for inferior a -20 graus. Estudos recentes mostram que, se você escolher o lugar certo, as amoras-pretas podem brotar sem nenhum material de isolamento adicional e trabalho, o que é especialmente importante para a Sibéria. Graças a isso, você pode economizar recursos e energia de forma significativa no processo de plantio desta cultura. Neste caso, os frutos serão bastante grandes e doces.
Para que os arbustos se adaptem ao máximo às condições climáticas e da região, o plantio deve ser feito na primavera. O principal problema é que na Sibéria, no inverno, costuma haver muita neve, o que pode afetar negativamente o estado da cultura. É por isso que a maioria das variedades deve ser plantada imediatamente no início da primavera, para que possam criar raízes na época de uma forte onda de frio.
Um dos pontos mais importantes é a seleção de um local, que deve ser feita levando em consideração um grande número de pontos.
É melhor escolher solos com solo preto, que são considerados a solução ideal para o cultivo de amoras-pretas na Sibéria.
Uma atenção especial também deve ser dada aos cuidados, que devem ser realizados de forma a saturar a terra com todos os nutrientes necessários. Somente neste caso a cultura produzirá a quantidade necessária de frutos. Solos inadequados para uso devem ser descartados imediatamente. Com isso, queremos dizer lugares que são caracterizados por uma alta acidez. Além disso, a presença de água subterrânea nas proximidades afeta negativamente a condição das amoras-pretas.
A profundidade da cova durante o plantio não pode ultrapassar 50 cm, e deve ser preparada com antecedência para que haja tempo de absorção do composto e outras substâncias úteis. Se a amora-preta for plantada em uma superfície compactada, é melhor aprofundá-la em 20 cm, o que permitirá um crescimento mais abundante da cultura. O principal problema com o plantio em nível profundo é que o desenvolvimento da safra é retardado e o proprietário recebe a safra várias semanas depois. Para garantir a leveza do solo, é necessário aprofundar a planta em 40 centímetros ou mais.
Após o plantio, é imperativo regar as plantas com água. Um arbusto requer meio balde de tamanho médio. Um dos pontos importantes também é o corte dos brotos, que ocorre 5 cm para amoras de tamanho médio.
Cuidado
Dependendo da localização dos lotes de horta, o cultivo de amoras-pretas passa por abrigos com a ajuda de materiais isolantes térmicos especiais. Se as amoras passarem o inverno em regiões onde a temperatura não cai abaixo de -20 graus Celsius, você pode passar sem esses materiais. Seis meses após o plantio, você já pode ver os brotos maduros que dão frutos regularmente. Isso geralmente acontece no outono. Para conseguir uma colheita na primavera e no verão, será necessário muito esforço e cuidados competentes com os arbustos. Um dos pontos mais importantes é o afrouxamento, que envolve saturar o solo com oxigênio.
Também é importante a poda e a alimentação, que permitem saturar a cultura com nutrientes úteis no outono. A uréia é um excelente agente de alimentação.
Além disso, pelo menos uma vez a cada poucos anos, os arbustos devem ser tratados com húmus. 10 kg de substância serão suficientes para um arbusto.
Reprodução
Se surgir a dúvida sobre como aumentar o número de arbustos, então você pode usar o método vegetativo ou propagação por estacas. Além disso, o método de transplante de brotos de raiz é bastante popular hoje, graças ao qual você pode obter o número necessário de arbustos. A melhor época para a reprodução é a primavera.
Doenças e pragas
A principal vantagem das amoras é que elas têm um nível médio de resistência a doenças. Dentre as principais doenças que podem afetar esses arbustos, destacam-se:
- oídio;
- ferrugem;
- septoria.
Para prevenir o desenvolvimento dessas doenças, os jardineiros recomendam pulverizar com a mistura bordalesa. Para o uso inicial, uma solução de 1% é adequada, e posteriormente você pode usar uma mistura de 3%. Além disso, os preparados de enxofre, considerados um agente profilático ideal para amoras silvestres na Sibéria, apresentam-se muito bem.
Assim, se você plantar uma amora-preta corretamente, prepará-la, cuidar bem, cobrir bem para o inverno, abrir na hora certa, você consegue uma excelente colheita com frutos saborosos e grandes na saída.
O comentário foi enviado com sucesso.