Características de cuidar de amoras no outono
Para que as amoras façam as delícias dos donos do sítio com frutos silvestres saborosos e suculentos, os arbustos precisam de um cuidado adequado. Atenção especial deve ser dada aos procedimentos de outono. Esta temporada envolve não apenas a poda do arbusto, mas também a preparação da planta para o inverno.
Rega
Antes do início do inverno, os arbustos de amora-preta são regados com antecedência. Isso deve ser feito nas primeiras semanas de outubro. Sempre afrouxe o solo completamente antes de molhar as plantas. Isso deve ser feito com muito cuidado. Vale lembrar que raízes de amora-preta são muito frágeis. Portanto, eles definitivamente não podem ser feridos.
A quantidade de água usada para irrigação depende da idade das plantas. Portanto, uma planta jovem precisará de cerca de 30 litros de água. Um arbusto de dois anos precisa do dobro de líquido. Os arbustos são geralmente regados à mão.
A rega adequada permitirá que o solo fique bem saturado de umidade e também protegerá as raízes das plantas da geada.
Como e o que alimentar?
Antes de começar a fertilizar, a área deve ser bem limpa. Todos os resíduos da planta devem ser coletados e queimados ou removidos. Amoras-pretas trepadeiras, como as framboesas, geralmente são fertilizadas com fertilizantes orgânicos. Húmus é usado para alimentação. Vale a pena colher desde o verão. O fertilizante resultante é distribuído entre as fileiras de amoras. A camada de húmus deve ser suficientemente densa.
Você também pode usar os seguintes alimentos no lugar do húmus.
- Composto... Também foi colhido desde o verão. Resíduos de serragem, ervas daninhas, aparas de grama e folhagens são usados para fazer composto orgânico. Em alguns casos, para acelerar a fermentação do produto, os jardineiros colocam as minhocas em um recipiente com fertilizante.
- Cinza de madeira. Este fertilizante é econômico e muito eficaz. É aplicado no solo seco. Em alguns casos, um extrator de cinzas é usado para alimentar a amora. O produto é elaborado com dez litros de água e um copo de matéria-prima seca. Assim que for infundido, pode ser usado imediatamente para regar os arbustos.
Após a alimentação, o solo próximo aos arbustos deve ser desenterrado. Para uma boa colheita, as plantas também são alimentadas com fertilizantes minerais. Isso permite que a amora-preta sobreviva com mais facilidade ao inverno, bem como se recupere mais rapidamente após o fim do frio. Para alimentar um arbusto, 100 gramas de superfosfato são usados, bem como 20-30 gramas de fertilizante de potássio... Eles sempre são trazidos juntos. Isso aumenta a eficácia dos fundos usados. Após a aplicação desses fertilizantes, o solo deve ser bem regado.
Não é recomendado o uso de fertilizantes de nitrogênio no outono. Isso levará ao crescimento de novos brotos, que podem congelar durante o inverno. É melhor adiar esse tipo de fertilizante até a primavera.
Regras e tecnologia de poda
É necessário podar arbustos de amora-preta em setembro. Isso é feito imediatamente depois que param de dar frutos e os brotos começam a secar. É preciso cortar os arbustos corretamente para não prejudicar a planta. As seguintes ferramentas serão úteis no trabalho.
- Tesouras de podar... É usado para aparar os brotos principais. A ferramenta faz cortes suaves e não danifica a planta. Você também pode usar uma faca de jardim. Mas trabalhar com ele será mais difícil.
- Lopper... Esta ferramenta é adequada para o processamento de buchas muito espessas. Ele pode remover galhos finos e grossos. A ferramenta difere do podador apenas em seus cabos longos.
- Serra de jardim... Os jardineiros usam uma serra afiada para cortar galhos secos e brotos muito grossos.
Se a planta for espinhosa, você deve proteger suas mãos e pés usando luvas grossas e botas de borracha. Se arranhões profundos permanecerem na pele, eles levarão muito tempo para cicatrizar. Rebentos velhos e completamente secos são cortados diretamente no solo. Você pode podar amoras sem medo. Afinal, os rebentos que já frutificaram não dão frutos nos anos seguintes. Portanto, eles são cortados pela raiz. Os rebentos que devem ser cortados primeiro são castanhos ou castanhos. Ramos danificados ou doentes também são removidos. Se houver insetos ou traços de doença nas hastes, o arbusto deve ser completamente destruído. Uma planta doente ainda não conseguirá sobreviver ao inverno. É aconselhável queimar todo o material cortado imediatamente. Se isso não for possível, os galhos devem ser retirados com o lixo.
Um arbusto de amora-preta de jardim, pronto para o inverno, deve consistir de 7 a 9 brotos fortes e perfeitos. Eles também são ligeiramente encurtados. É preciso podá-los para que a planta floresça mais abundantemente no próximo ano. Este tratamento também aumenta a capacidade da planta de resistir à geada. Se o inverno está previsto para ser rigoroso e gelado, você pode deixar um pouco mais de rebentos. Mas, neste caso, a planta terá que ser cortada na primavera. A folhagem verde também deve ser cortada do arbusto de amora-preta. Isso é feito para que a planta não apodreça. É necessário cortar a folhagem com muito cuidado, afastando-se ligeiramente do tronco. Nesse caso, os brotos não serão danificados.
Como e com o que processar?
Os cuidados outonais com amoras-pretas incluem o tratamento de arbustos de pragas e várias doenças. Em primeiro lugar, os arbustos devem ser protegidos das seguintes doenças.
- Câncer de raiz... Este problema não responde ao tratamento. Percebendo os sinais da doença, os proprietários tentam arrancar imediatamente o arbusto, além de queimá-lo. Para proteger as raízes, o arbusto é tratado com uma pequena quantidade do líquido bordalês antes do inverno. Este produto ajuda a proteger o sistema radicular da planta.
- Mancha cinzenta... Esta doença também é incurável. Para prevenir essa doença, os arbustos na segunda quinzena de outubro são tratados com sulfato de cobre. Isso é feito depois que todos os galhos e folhagens foram removidos do local.
- Mancha branca. O sulfato de cobre também é usado para prevenir esta doença. Eles precisam processar os arbustos não apenas no outono, mas também no início da primavera. Se isso não for feito, as amoras ficarão doentes no verão. Por causa disso, o arbusto terá que ser totalmente destruído.
Se roedores vivem no local, os arbustos de amora-preta precisam ser protegidos deles durante o inverno. Para fazer isso, você precisa colocar um veneno adequado sob o abrigo. O líquido bordalês ajudará a proteger os arbustos dos insetos. Você precisa pulverizar cada arbusto com ele.
Ao processar o site, você também precisa tocar a camada superior do solo.
Abrigo para o inverno
No outono, costuma-se cobrir as amoras para o inverno. Isso é feito tanto por residentes da região de Moscou quanto por jardineiros das regiões frias do país. Afinal, as amoras não têm medo de geadas, mas de mudanças repentinas de temperatura.... É necessário cobrir os arbustos antes mesmo do início da primeira geada. Em primeiro lugar, os rebentos pré-cortados devem ser cuidadosamente recolhidos em cachos convenientes. As amoras-pretas encaracoladas podem ser presas com uma corda ou barbante resistente.
Cada um dos pacotes deve ser amarrado e, em seguida, colocado no chão. Isso deve ser feito com cuidado. Caso contrário, os rebentos podem quebrar. Se os invernos na região são frios, as amoras não devem ser colocadas na superfície da terra, mas em uma cama especial feita de ramos de abeto. O mesmo material pode ser usado para cobrir as plantas de cima. Se o inverno for rigoroso, as mudas devem ser fixadas com estacas e então cobertas com plástico grosso ou um grande pedaço de estopa. As bordas do material selecionado devem ser pressionadas com tijolos ou pedaços desnecessários de compensado. Neste caso, definitivamente não será soprado pelo vento.
Este procedimento não deve ser executado muito cedo. Isso pode causar o superaquecimento dos brotos e galhos e o apodrecimento dos botões das frutas.Os arbustos que crescem nas regiões do sul não precisam ser cobertos. Alguns jardineiros preferem cobrir as amoras com uma camada leve de pano agrotécnico. O material escolhido deve ser leve e respirável. Nesse caso, os arbustos normalmente sobreviverão ao período de frio. Jardineiros novatos devem evitar os seguintes erros ao cobrir arbustos de amora.
- Uso de serragem... Este material absorve rapidamente a umidade. Por causa disso, as raízes da planta começam a apodrecer.
- Aplicação de palha... Muitos residentes de verão usam palha ou feno em vez de ramos de abeto. Mas você não deve fazer isso. Afinal, um abrigo de palha é um criadouro ideal para roedores.
- Remoção prematura do abrigo... Muitos jardineiros abrem amoras tarde demais. Se o abrigo for removido na hora errada, a planta se desenvolverá mais lentamente do que o normal. É necessário eliminar o material de cobertura imediatamente após o derretimento da camada de neve e o aumento da temperatura. Isso geralmente acontece no final de março.
Nenhum desses pontos deve ser ignorado. Isso pode afetar a colheita futura ou as condições dos arbustos em geral.
Transplante de arbustos
Alguns jardineiros transplantam amoras no outono. Isso só pode ser feito se o outono for quente e longo. Então o arbusto terá tempo de criar raízes antes da geada. Você pode transplantar o arbusto imediatamente após o término da frutificação. O transplante de amora-preta de outono praticamente não difere do de primavera. Os arbustos são plantados em buracos profundos. A raiz deve caber completamente.
Durante o transplante, o mato é alimentado um balde de húmus ou composto de qualidade. De cima, a planta está coberta de terra. Depois disso, é regado abundantemente. O círculo do tronco é coberto com uma camada de cobertura morta. No outono, não é o arbusto inteiro que deve ser plantado em um novo local, mas os brotos jovens. Na primavera, a planta precisará ser alimentada adicionalmente com potássio. Se bem cuidado no outono, o arbusto se adapta muito rapidamente ao clima quente da primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.