- Autores: Polônia
- Gosto: doce e azedo
- Aroma : pronunciado, blackberry
- A presença de espinhos: Não
- Avaliação de degustação: 4,5
- Peso da baga, g: até 11
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: preto profundo
- Período de frutificação: Julho agosto setembro
- Produção: 5-6 kg por arbusto
As amoras não são tão populares quanto as framboesas. Mas a cada ano ele conquista mais e mais os corações dos jardineiros e o mercado - mais e mais. Os amantes de amoras pretas devem dar uma olhada mais de perto na despretensiosa e frutífera amora-preta Polar. Um híbrido completamente sem espinhos foi criado para uso industrial, mas se espalhou para as tramas dos jardineiros amadores.
História de criação da variedade
A amora-preta Polar foi criada por criadores poloneses do Instituto de Horticultura e Floricultura. Aconteceu em 2008.
Descrição da variedade
Blackberry arbustos Polar médio vigor. Altura - até 2,2 m. O sistema radicular é poderoso, as raízes se espalham a uma profundidade de 1,5 m no subsolo. Até 12 brotos poderosos podem crescer de cada raiz. Polar não dá descendência raiz. Isso facilita muito o cuidado da baga.
Os rebentos são duros e grossos, a parte superior ligeiramente curvada. Não há espinhos neles. Os flagelos atingem 270 cm de comprimento e os ramos novos são verdes e tornam-se castanhos com a idade. As folhas são trilobadas, verdes. Os botões são rosados e as pétalas em flor são brancas na parte superior e rosa claro na parte inferior. As flores são grandes. Um grande número de pequenos estames pretos. A floração é observada em maio.
Os ramos são geralmente repletos de bagas de dar água na boca que são versáteis. Você pode comer frutas frescas, congelá-las, fazer deliciosas geléias ou conservas. A compota de amora preta de frutas Polara tem um gosto parecido com a framboesa.
Alta transportabilidade. Os bagos não fluem, mantêm-se bem em forma. Pode ser transportado por longas distâncias. Bem armazenado.
Termos de amadurecimento
Cultura de maturação precoce. Amoras silvestres podem ser apreciadas por 3 meses. As primeiras bagas podem ser colhidas em julho. A principal frutificação ocorre em agosto e termina em setembro.
Regiões em crescimento
Latitudes moderadas são melhores para o cultivo. Adequado para reprodução na faixa do meio, bem como nas regiões do sul da Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia.
Produção
O rendimento é alto, a frutificação é estável. De um arbusto, você pode coletar 5-6 kg de amoras. O número máximo de bagas é colhido de plantas que atingiram a idade de três anos.
Bagas e seu sabor
Os bagos são grandes, têm um peso médio de 9 a 11 g e têm formato oval. A superfície é preta, brilhante, com uma leve floração azulada. As amoras são doces, com um ligeiro azedume. Sem dureza. A polpa está firme. Os ossos não são sentidos ao comer. O aroma é agradável a amora. A pontuação da degustação é de 4,5 pontos, o que indica um sabor excelente. Frutos maduros demais podem cair dos galhos.
Recursos crescentes
Se houver muitos frutos silvestres, os brotos podem dobrar fortemente para o solo. Portanto, os arbustos são recomendados para serem plantados próximos às estacas. Os arbustos polares são altos e precisam de uma liga. O bom desempenho é observado quando cultivado em treliças.
O plantio engrossado não afeta a frutificação de amoras-pretas polares.
Seleção do local e preparação do solo
Para amoras-pretas polares, é necessário alocar um local ensolarado no local. Terras baixas são indesejáveis. Os lençóis freáticos superficiais também devem ser evitados.Um lugar onde as correntes de ar circulam não funcionará. É melhor escolher um local calmo e bem aquecido pelo sol.
Deve ser dada preferência a solos arenosos ou argilosos. Solos ácidos não funcionam. O solo deve ser neutro. Cinza ou cal são adicionados, se necessário.
Amoras não gostam da vizinhança de morangos, framboesas, safras de erva-moura.
Os arbustos podem ser plantados na primavera ou no outono. Nas regiões do sul, é melhor plantar no outono. Então, na primavera, os arbustos começarão a crescer imediatamente. E nas regiões centro e norte, o plantio de arbustos na primavera é preferível, após a ameaça de geada ter passado.
Poda
É necessário podar a planta após a frutificação. Os ramos de dois anos são podados. Em cada arbusto, sobram 4 a 7 cílios. A poda profilática é realizada durante a temporada.
Regar e alimentar
Os arbustos têm um sistema radicular bem formado, então Polar pode crescer por muito tempo sem regar. Mas se o tempo estiver seco, é preciso regar a amora. Isso ajudará a evitar picar os frutos.
A rega é moderada, uma vez por semana. É necessária rega mais frequente (1 vez em 4 dias) após o plantio.
Na primavera, fertilizantes contendo nitrogênio são usados. Durante a floração, você pode alimentá-lo com fertilizantes minerais complexos. No final da temporada, fertilizantes de potássio são aplicados. Isso facilitará o estabelecimento de botões geradores.
Blackberry Polar é capaz de passar sem alimentação.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Polar é muito resistente à geada, resistente ao inverno. Resiste a geadas de 25 graus. Mas ainda é recomendável cobrir os arbustos. O sol da primavera pode queimar chicotes. Abrigos também são necessários se na região o termômetro da região de cultivo cair abaixo de -25 graus. Os botões de flores podem ser afetados pela geada. O rendimento será muito reduzido por causa disso.
Doenças e pragas
Via de regra, as pragas e doenças não afetam as amoras-pretas polares. Tem boa imunidade à maioria das doenças virais e fúngicas.
Reprodução
Como o Polar praticamente não produz rebentos de raiz, pode ser difícil de reproduzir. O método de polpação é usado - o enraizamento das pontas dos brotos. Para fazer isso, a parte superior do rebento jovem é cortada em 2,5-3 cm. As folhas são cortadas, recuando 10 cm. O rebento é inclinado no sulco raso cavado. Polvilhe com terra no local onde a folhagem foi cortada. É necessário garantir que o solo neste local esteja úmido. O enraizamento é melhor feito no início de agosto. No ano seguinte, os alevinos enraizados devem ser separados do arbusto-mãe e transplantados.
Visão geral da revisão
Os residentes de verão que cultivam Polar em seu local notam sua despretensão, resistência única a doenças e excelente sabor de frutas vermelhas.
As desvantagens da planta incluem o fato de ser difícil cobri-la. Os tiros são grossos, resistentes e difíceis de inclinar. Portanto, é recomendável realizar uma liga de rebentos jovens.