- Autores: Polônia, Jan Danek
- Gosto: doce e azedo
- Aroma : floral
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: 8-10
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: a partir do final de julho
- Produção: até 10 kg por arbusto
- Local de entrega: à prova de vento
Blackberry é uma baga muito saborosa e saudável, que contém muitos componentes para apoiar a imunidade e restaurar a memória. Os jardineiros procuram cultivar bagas despretensiosas em seus quintais, sem espinhos, resistentes às oscilações do tempo. Um deles é o blackberry Orcan.
História de criação da variedade
Orcan é uma variedade promissora de amora-preta, criada há quase 40 anos por criadores poloneses através do cruzamento de Black Catin e Arc1084. O resultado é uma baga de frutos grandes com alto rendimento. É a Polônia que abriga muitas variedades de amora-preta. Devido à sua resistência ao calor, seca e geadas moderadas, as amoras-pretas Orcan são boas para o cultivo tanto em casa quanto em escala industrial. Esta variedade é popular na Polônia, Rússia e Ucrânia.
Descrição da variedade
Blackberry Orcan é uma planta com rebentos poderosos e grossos, cujo comprimento pode chegar a 3 ou até 5 metros. A casta caracteriza-se pelo amadurecimento precoce dos bagos e ausência total de espinhos, pelo que a vindima é totalmente segura.
Termos de amadurecimento
Dependendo das condições climáticas, o tempo de amadurecimento e frutificação pode ser alterado. As primeiras flores nos arbustos podem ser vistas no final de maio, e os frutos podem surgir na segunda quinzena de junho. Em média, o período de frutificação ativa dura de 1 a 1,5 meses.
Regiões em crescimento
A variedade pode ser cultivada nas regiões sul e norte. Se o clima for quente, você pode plantar as bagas no outono, e se o clima for rigoroso, a estação ideal será a primavera, então a planta vai ganhar força e ficar mais forte no inverno. O único lugar onde a planta não pode criar raízes é em regiões com alta umidade. Nesses lugares, as amoras crescem, mas seu sabor e aroma podem ser distorcidos, perdidos.
Produção
O rendimento da variedade é alto, então os agricultores que cultivam amoras-pretas Orcan para venda e processamento gostam muito dessa espécie de amora-preta. Com os devidos cuidados, os arbustos de amora-preta podem dar frutos por 15-20 anos. Em média, até 7-10 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto.
Bagas e seu sabor
As bagas Orkan têm formato de barril, têm uma cor preta brilhante e um peso considerável - cada baga pesa de 5 a 8 gramas. Os frutos são cuidadosamente coletados em um pincel. O sabor das amoras é rico, doce, com notas de acidez sutil, e o aroma é incrivelmente brilhante. A estrutura dos bagos é bastante macia e frágil, pelo que o transporte deve ser cuidadoso.
Recursos crescentes
Para plantar amoras, você deve escolher o local certo e não se esquecer de observar o momento de plantio da matéria-prima no solo.
Seleção do local e preparação do solo
Um local ideal para a reprodução será um local iluminado onde os raios do sol incidem. É melhor se o local estiver em uma colina, e não em uma planície, uma vez que o excesso de umidade afetará negativamente o rendimento e a taxa de amadurecimento dos frutos. A proteção contra vento e correntes de ar também é um pré-requisito. Quanto ao solo, franco-argiloso ou franco-arenoso fértil com equilíbrio ácido-base neutro serão os melhores. No cultivo, as treliças são utilizadas para pendurar galhos, o que facilita o cuidado e a colheita.
Poda
É necessário cortar os caules que deram fruto, bem como o crescimento jovem, o que atrapalha o desenvolvimento do arbusto principal. Recomenda-se realizar o procedimento no outono. O tamanho ideal de um arbusto é de 6 a 7 ramos fortes. Galhos congelados só são podados na primavera.
Regar e alimentar
Após o plantio, rega regularmente durante vários meses, o que irá acelerar o enraizamento. Despeje um balde de água para cada arbusto. Após dois meses, a rega é reduzida para uma vez por semana. No calor extremo, você pode construir um sistema de irrigação para que o solo não seque. Para mantê-lo úmido e respirar, deve-se remover e remover ervas daninhas. Se o solo for fértil e nutritivo, o reabastecimento dos arbustos pode ser feito após 3 anos. Estes são húmus, composto, potássio, fertilizantes minerais e orgânicos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Esta variedade é resistente ao gelo. Ele pode suportar temperaturas de até -20 a 24 graus. Após a colheita, os arbustos são retirados dos suportes e cuidadosamente dispostos ao longo das estruturas. Em geadas severas, a planta precisa de proteção, que pode ser fornecida com agrofibra ou palha.
Doenças e pragas
Apesar da sua excelente imunidade, as amoras-pretas às vezes sofrem com a invasão do besouro e urso de maio, pulgões e moscas do caule, bem como do ácaro-aranha e do besouro das flores. O controle de pragas é realizado por meio de preparações especiais.
Reprodução
A reprodução ocorre de três maneiras - por copas, cortes e divisão do arbusto em partes.
Visão geral da revisão
Depois de analisar as opiniões dos agricultores que cultivam um grande número de frutas e jardineiros amadores, podemos concluir que a planta é despretensiosa no cuidado, não requer grandes esforços e custos financeiros. Além disso, a baga é muito suculenta, perfumada, grande, ideal para ser comida fresca, enlatada e congelada.