- Autores: EUA, Universidade de Arkansas
- Gosto: moderadamente doce
- Aroma : há
- A presença de espinhos: Não
- Avaliação de degustação: 4,9
- Peso da baga, g: 4-7
- Tamanho da baga: médio
- Cor de baga: azul escuro (na fase de maturação biológica - preto profundo)
- Período de frutificação: desde o início de agosto, dura cerca de 2-3 semanas
- Produção: 9 kg de 1 m2
Blackberry é uma baga muito perfumada e saudável que é amplamente cultivada na Rússia. Especialmente populares são as variedades sem espinhos nos cílios e resistentes a temperaturas extremas. Uma delas é a variedade Navajo.
História de criação
Esta variedade foi obtida graças aos muitos anos de trabalho de criadores americanos da Universidade de Arkansas. Eles cruzaram com sucesso duas variedades de amora-preta, Cherokee e Thornfree, 30 anos atrás, resultando em uma nova espécie sem cavidade chamada Navajo. A variedade de amora-preta foi nomeada em homenagem aos povos indígenas da América.
Hoje, a amora-preta Navajo cresce não apenas em terras dos EUA e da Europa, mas também é cultivada com sucesso no território da Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia, e a criação e o plantio adquiriram escala industrial.
Descrição da variedade
Navajo é uma variedade de amora tardia com sabor distinto, que permite ser consumida fresca, saturando o corpo com microelementos úteis, além de enlatados, congelados, cozidos em compotas e geléias, além de tortas para assar. Além disso, a amora-preta Navajo é caracterizada por propriedades antipiréticas.
Termos de amadurecimento
A frutificação deste tipo de amora-preta é de agosto-setembro, ou seja, a variedade é bastante tardia, o que faz com que as flores apareçam nos arbustos em meados de junho. Este período dura apenas 3-4 semanas, mas isso não afeta de forma alguma o déficit de rendimento. Após a maturação completa, os bagos não se desintegram, o que garante a sua integridade. O tempo, a duração do amadurecimento e da frutificação podem mudar ligeiramente devido às características do clima, solo, cuidado.
Regiões em crescimento
Devido à boa tolerância ao calor, seca e geadas, as amoras-pretas Navajo são cultivadas em quase todas as regiões da Rússia, com exceção de apenas algumas. Durante a seca, a irrigação é usada, e em geadas severas, os arbustos são isolados. O principal é seguir as regras elementares de cuidado com a planta, e ela certamente agradecerá com uma abundante colheita.
Produção
O rendimento da variedade é alto, pois os bagos não são muito grandes, mas são muitos. Até 9 kg de bagas podem ser colhidas em um m2, mas esses indicadores podem ser esperados após 3-4 anos de crescimento. No primeiro ano, o rendimento não é muito alto, mas o suficiente para entender o quão saborosa é essa variedade de amora.
Bagas e seu sabor
As amoras-pretas são colhidas manualmente e classificadas em maduras demais e maduras. Bagas maduras demais devem ser consumidas ou processadas imediatamente. O fruto do Navajo é caracterizado pelo tamanho médio, pesando 4 a 7 gramas, formato cônico, cor azul escuro com acabamento brilhante. Uma característica das bagas são os seus grãos em miniatura, que praticamente não são sentidos. O sabor dos frutos silvestres é rico, apresenta doçura sem adstringência, sendo também digno de nota a boa suculência e aroma do fruto.
Recursos crescentes
Esta variedade de amora-preta com pilar ereto é cultivada de forma simples, sem requerer habilidades especiais, adaptações e, além disso, frutifica de forma estável, o que é importante se a plantação de arbustos for de natureza comercial. Os arbustos são plantados na primavera, de abril a maio.
Seleção do local e preparação do solo
Apesar da despretensão da variedade, o local deve ser escolhido o certo.Esta deve ser uma área onde o sol é moderado, sem ventos fortes e com níveis elevados de lençol freático, que criam umidade excessiva, contribuindo para o apodrecimento do sistema radicular. O ambiente ideal para o pleno crescimento e frutificação de arbustos de amora-preta são os solos argilosos e arenosos em regiões onde a temperatura no inverno não desce abaixo de -20 ... 25 graus. O principal é que o solo seja solto, respirável e também com um nível de acidez neutro ou ligeiramente aumentado. O local foi previamente limpo de resíduos de vegetação e totalmente desenterrado.
Com um local de plantio bem selecionado, bem como com os devidos cuidados, os arbustos proporcionarão uma colheita estável por 10-15 anos.
Poda
É necessário podar galhos e brotos. No segundo ano de desenvolvimento, aparece muito crescimento nos arbustos, que devem ser retirados com corte. No final da primavera, os cílios jovens que cresceram mais de 1 metro precisam ser encurtados em 10-15 cm, o que permitirá que os arbustos cresçam nas laterais. A segunda poda é feita no outono, após o término da época de frutificação. Os galhos onde havia bagas devem ser cortados até a base e os novos galhos ligeiramente encurtados.
Regar e alimentar
O cultivo e o cuidado adequados dos arbustos de amora silvestre requerem rega adequada e reposição do solo com componentes especiais. A rega dos arbustos é realizada na primeira vez após o plantio, bem como durante o período de crescimento ativo, floração e frutificação. Em pequenas áreas com amoras, você pode construir um sistema de irrigação por gotejamento. Depois de muita umidade, é recomendável soltar o solo e retirar as ervas daninhas que surgiram.
No início da primavera, o solo é reabastecido com nitrato de amônio e uréia, e durante o período de amadurecimento, fertilizantes são usados para arbustos, que contêm potássio. Uma vez a cada 3 anos, o húmus é aplicado na proporção de 3-4 baldes para cada arbusto de amora-preta.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Os arbustos de amora-preta são absolutamente resistentes à seca e geadas severas, de até -20 ... 25 graus, portanto as flutuações sazonais de temperatura não afetarão o crescimento e a produtividade. O equilíbrio é conseguido envolvendo no inverno, usando ramos de abeto, copas de vegetais, estopa ou serragem, e reabastecendo o solo com umidade. Todos os suportes nos quais os arbustos são mantidos durante o crescimento são desmontados para o inverno.
Doenças e pragas
A variedade de amora silvestre Navajo é dotada de excelente imunidade a doenças e insetos nocivos, mas existem situações desagradáveis em que os arbustos murcham, morrem pela invasão da amora silvestre ou dos ácaros. Entre as doenças que podem ser infectadas com arbustos, estão a septoria e a antracnose. O tratamento com agentes inseticidas e fungicidas ajudará a superar insetos e doenças prejudiciais.
Reprodução
A reprodução desta variedade é possível de duas maneiras - plantando descendentes basais separados e enraizando as partes superiores dos rebentos. Esses dois métodos são simples e eficazes, portanto, mesmo um jardineiro amador pode lidar com os assentos.
Visão geral da revisão
Analisando um grande número de comentários de residentes de verão e agricultores que cultivam amoras Navajo em grandes plantações, pode-se argumentar que esta variedade é despretensiosa, cria raízes rapidamente, praticamente não adoece, é resistente a extremos de temperatura e também dá frutos. Além disso, os agricultores notam a densidade dos bagos, o que contribui para facilitar o transporte sem perder a apresentação.
Entre os problemas que os jardineiros enfrentam ao cultivar esta baga, pode-se destacar a construção de drenagem para os cílios, bem como isolamento incômodo para o inverno, mas isso é apenas para regiões com invernos rigorosos.