- Autores: Instituto de Arkansas, EUA
- Gosto: doce
- Aroma : fino, amora
- A presença de espinhos: Não
- Avaliação de degustação: 4,6
- Peso da baga, g: 7-12
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: estendido, junho - julho, 35-40 dias, às vezes mais
- Produção: 15-20 kg por arbusto
A amora-preta Natchez é merecidamente popular entre os jardineiros, porque o cuidado e a manutenção não causam muitos problemas. E os frutos doces, que amadurecem muito cedo, são agradáveis e doces.
História de criação da variedade
Natchez é uma variedade bastante jovem. Seus autores são funcionários do Arkansas Institute (EUA). O criador John Clark recebeu uma patente para esta variedade em 2007.
Descrição da variedade
O arbusto de amora-preta desta nova variedade é alto (altura média de cerca de 2 metros), espalhando-se em forma. Os brotos são longos - 3-4 metros, com o tempo, de uma posição ereta, eles se transformam em uma mais horizontal. Galhos são frágeis, propensos a se quebrar. A planta possui um poderoso sistema radicular e é caracterizada por um crescimento rápido, não apresentando espinhos. As folhas são de cor verde claro com uma superfície dupla, o bordo das folhas é dentado. As flores são brancas e têm 6 pétalas. As bagas crescem em grupos de 12-25 peças.
Termos de amadurecimento
Natchez é classificado entre as variedades de amadurecimento bastante precoce. Para as amoras, o período de floração começa já em meados de maio. O tempo de frutificação é longo e é de aproximadamente 40 dias durante os meses de junho e julho. Com a organização de cuidados adequados e um regime de temperatura confortável, a frutificação pode continuar ainda mais.
Regiões em crescimento
É cultivado com sucesso em todas as regiões da Rússia. Mas em invernos frios, abrigo adicional será necessário.
Produção
Até 20 quilos de colheita podem ser retirados de um arbusto de amora-preta durante a temporada, portanto, essa variedade é considerada de alto rendimento.
Bagas e seu sabor
As bagas de Blackberry Natchez são de um azul escuro profundo, quase preto, de cor com um sabor doce muito agradável e um aroma delicado a frutos silvestres. Acidez às vezes é sentida. Avaliação de degustação por especialistas 4.6 pontos. A polpa é suculenta e de consistência densa. O formato dos bagos é cilíndrico, ligeiramente alongado. A amora-preta Natchez é bastante grande, enquanto as bagas da primeira colheita têm um comprimento médio de 3,5-4 centímetros, o peso médio é de 10 gramas. No futuro, os frutos podem atingir os parâmetros de uma caixa de fósforos, e o peso pode chegar a 20 gramas. Quando ocorre o amadurecimento final do fruto, as bagas são facilmente arrancadas, pois a sépala seca.
Recursos crescentes
Para obter com sucesso uma boa colheita, o solo deve ser fertilizado. No plantio, é necessário observar a distância correta entre os arbustos individuais, que deve ser de no mínimo 3 metros. Esta variedade prefere solo argiloso bem drenado. A acidificação deve ser reduzida e as águas subterrâneas devem estar a uma distância de pelo menos um metro e meio da superfície. Se o solo estiver muito úmido, pode causar apodrecimento das raízes e até a morte completa da planta.
Os rebentos crescidos sob o peso de frutos maduros ou devido a fortes rajadas de vento podem dobrar-se demasiado ao solo, pelo que deve ser providenciado apoio.
Seleção do local e preparação do solo
Para o crescimento ativo de arbustos de amora-preta para o plantio, vale a pena escolher áreas bem iluminadas. Mas deve ser lembrado que a planta não gosta muito de luz solar ativa, portanto, em uma temperatura de verão de mais de +35 graus, o local de crescimento deve ser sombreado. Caso contrário, a planta pode se queimar. E também o local deve ser protegido de rajadas de vento, que podem levar ao surgimento de brotos de amora.
Poda
Após o término da frutificação, os brotos são cortados pela raiz. Natchez tem uma baixa capacidade de substituir brotos de amora-preta. Portanto, é necessário remover alguns novos brotos para manter um bom nível de frutificação. E também, com a ajuda de um podador de jardim, você deve remover rebentos velhos em que os frutos já não se formarão. Para obter uma boa colheita, apenas 5-7 rebentos frutíferos são suficientes para uma planta desta variedade. Os ramos laterais devem ser encurtados em 30 centímetros.
Regar e alimentar
As amoras-pretas Natchez adoram regas moderadas. Portanto, é suficiente regar a planta uma vez por semana. Nesse caso, é necessário usar de 4 a 5 baldes de água para cada arbusto. Quando os ovários se formam, a rega deve ser mais regular: uma vez a cada 2-3 dias, usando 2 baldes de água. Não deixe o solo secar muito.
A cobertura desta variedade de amora-preta é realizada 4 vezes durante o ano:
antes do inverno;
após o término da frutificação;
durante a estação de crescimento;
antes do início da abertura do botão.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A planta é caracterizada por uma resistência insuficiente à geada, por isso é importante evitar que os brotos congelem. Para isso, eles precisam ser colocados no chão. Húmus, folhas de milho ou serragem podem ser usados como isolantes. Além disso, pode ser palha, copa vegetal ou feno. Às vezes, as folhas de plantas frutíferas podem ser usadas, mas é melhor evitar isso, pois podem conter microorganismos prejudiciais.
Doenças e pragas
A variedade se distingue pela boa resistência a muitas doenças comuns. Os insetos também raramente causam danos aos arbustos. No entanto, você pode proteger ainda mais o arbusto de amora-preta. Para tanto, recomenda-se o uso de:
1% líquido de bordeaux;
turfa ou palha de estrume;
solução de pó de tabaco.
Reprodução
Amoras-pretas da variedade Natchez se propagam enraizando os brotos apicais da planta. As pontas dos ramos jovens, que atingiram aproximadamente meio metro, devem ser cortadas em 10-15 centímetros. Novos brotos laterais aparecerão dos botões. Depois que pequenas folhas crescem na parte superior, é preciso dobrá-la ao solo e aprofundá-la um pouco, cerca de 5 centímetros. Em seguida, polvilhe o local do aprofundamento com um substrato. Quando a estação de crescimento termina, os topos já estão bem enraizados e os botões da estação de crescimento vão aparecer.
Na próxima primavera, é necessário fazer pequenos cortes com lâmina afiada, e os brotos são colocados em canteiros com solo úmido. No outono, novos brotos aparecerão nas incisões. Quando vários brotos se formarem, eles devem ser desenterrados e desmontados em mudas individuais, agindo com cuidado para não danificar o sistema radicular jovem de nenhuma forma.
A época preferida para o plantio da amora-preta Natchez é a primavera, antes do início do botão. Isso se deve à resistência insuficiente a baixas temperaturas.
Visão geral da revisão
De acordo com as avaliações dos jardineiros, as amoras-pretas Natchez podem ser consumidas imediatamente frescas. Mas também é ótimo para fazer preparações doces e uma variedade de sobremesas.
Devido à boa conservação durante o transporte, é possível transportar os bagos por distâncias consideráveis, sem perder o aspecto. A apresentação pode ser mantida por duas semanas.
Natchez é uma escolha muito boa para o cultivo em chalés de verão ou em plantações especializadas para uso comercial posterior.