- Autores: Escócia, Dr. Jennings, Crop Research Institute
- Gosto: doce
- Aroma : amora preta forte
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: Até 5
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: preto-roxo
- Período de frutificação: a partir da segunda quinzena de agosto e dura até geadas
- Produção: até 15 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: inverno resistente
As amoras-pretas tornaram-se recentemente uma baga que pode ser encontrada em quase todos os terrenos pessoais. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre a variedade Loch Ness, já que é um dos arbustos mais populares.
História de criação da variedade
A variedade de Loch Ness apareceu não há muito tempo. Seu criador foi Derek Jennings, que opera no Crop Research Institute na Escócia. Loch Ness foi fundado em 1990. Os progenitores foram framboesas e frutos silvestres.
O médico identificou um gene especial nas plantas que é responsável pela escala das bagas. No final das contas, se você cruzar um híbrido com base nesse mesmo gene, poderá aumentar significativamente a produtividade dos arbustos.
Descrição da variedade
Os frutos desta variedade podem ser usados em alimentos frescos e na criação de vários pratos e enlatados.
Os arbustos são semi-rastejantes, compactos e de aparência organizada. Se você não fizer o desbaste em tempo hábil, logo poderá observar um forte espessamento.
A experiência mostrou que um rendimento maior pode ser alcançado em solo úmido e podzólico com uma grande quantidade de húmus.
Descrição do arbusto
Se falamos em copa, então é uma planta adulta, semivertida. Não há espinhos nos ramos, o que é uma vantagem indiscutível da variedade. Os galhos ficam grossos. Os rebentos podem atingir uma altura de 4 metros. Eles estão eretos abaixo e rastejando no topo. É por esta razão que o jardineiro deve podar o arbusto a tempo ou colocar os ramos na latada. Além disso, a altura máxima do arbusto pode chegar a 150-180 cm.
Termos de amadurecimento
Os frutos começam a ser colhidos a partir de meados de agosto. O período de frutificação dura até a primeira geada. Por esta razão, Loch Ness é conhecido como o período de maturação intermediária.
Regiões em crescimento
As amoras crescem bem em qualquer região do nosso país. A variedade é muito procurada em Moscou e na região de Moscou.
Produção
A variedade também é elogiada pelos jardineiros pelo seu rendimento, sendo possível colher até 15 kg de frutos maduros de um único arbusto.
Bagas e seu sabor
As bagas de Loch Ness têm frutas suculentas com polpa firme e um aroma único e forte de amora. O peso de cada um chega a 5 G. Se a colheita está na fase de maturação técnica, não se pode deixar de apreciar o ligeiro azedume que possuem. Quando as amoras estão totalmente maduras, elas se tornam doces, açucaradas. O formato da fruta é cônico.
Os jardineiros inexperientes, devido à cor muito negra dos bagos, nem sempre compreendem quando os frutos atingiram a maturação técnica e quando é mesmo a altura de os colher.
Recursos crescentes
A maioria dos jardineiros fala sobre a despretensão da variedade de amora-preta descrita. No entanto, vale a pena esperar por uma grande colheita apenas quando se dá atenção suficiente à planta.
O solo deve ser fértil, úmido e bem drenado. O pH ideal é 5,5-6,5.
As amoras-pretas desta espécie definitivamente precisam de luz solar, portanto, você deve escolher o local apropriado para o plantio.
No primeiro ano após o plantio, nada de especial é exigido do jardineiro. É o suficiente para dar uma rega adequada, soltar o solo a tempo para que o oxigênio possa penetrar livremente nas raízes.
Vale lembrar que quando a parte da raiz localizada na superfície do solo é danificada, espinhos começam a se formar.Por este motivo, é preferível utilizar um material de cobertura entre os arbustos, que adicionalmente inibe o crescimento de ervas daninhas.
Seleção do local e preparação do solo
Os preparativos para o plantio devem começar na primavera. Para isso, as amoras procuram um local ensolarado onde não haja corrente de ar. Para cada muda, você precisará preparar um buraco. Suas dimensões são de 40x40x40 cm. Loch Ness requer espaço ao redor, portanto, um espaço vazio de 1,5-2,5 metros é necessariamente deixado entre as mudas. Se as mudas forem plantadas em fileiras, restam pelo menos 2 metros entre elas.
Antes de mergulhar a muda na cova, é colocada uma mistura de 5 kg de composto, podendo ser utilizado húmus, 50 gramas de sal de potássio e 100 gramas de superfosfato. Tudo isso é misturado com o solo, depois é coberto adicionalmente com outra camada de solo. Se isso não for feito, o sistema radicular é fácil de queimar no fertilizante.
Ao plantar, os botões das raízes são colocados 4 centímetros abaixo do nível do solo. Após o plantio, cada arbusto é regado abundantemente com água, e a superfície ao redor é coberta com cobertura morta. Você pode usar palha ou serragem. Depois de concluído o trabalho, a parte aérea da planta deve ser encurtada para 25 cm.
É melhor nesta fase colocar uma treliça ao lado de cada planta. Ele permite que você simplifique muito o processo de cuidar de amoras-pretas no futuro. Enquanto os brotos crescem, eles ficam presos ao suporte. É muito importante prender os galhos em zigue-zague ao redor da treliça.
Poda
A poda é feita na primavera, geralmente em maio. Eles removem não só a altura dos brotos, mas também os crescimentos laterais para estimular a floração.
A segunda poda é feita no outono. É necessário remover os brotos doentes e fracos do mato. Aquelas que deixaram de dar fruto também são podadas. Após a poda, é importante separar os ramos do ano anterior e os novos.
Se o desbaste for executado, apenas 4 a 6 galhos serão deixados por arbusto. Os cotos não são deixados, pois são uma fonte de infecção se apodrecem.
Regar e alimentar
As amoras não precisam de rega frequente, mas não gostam de água estagnada. Apenas as plantações jovens requerem umedecimento regular do solo, pois a água ajuda a criar raízes mais rapidamente e a formar folhas verdes. Nesse caso, é necessário regar as plantas pelo menos uma vez por semana, e se houver seca, você pode fazer 2 vezes.
Os arbustos adultos têm água suficiente, só devem ser regados se não chove há muito tempo e durante o período em que os frutos e as flores começam a formar-se nos caules.
Se os nutrientes necessários forem introduzidos na cova durante o plantio, a próxima vez que a alimentação será necessária apenas no terceiro ano. Na primavera, são compostos que contêm nitrogênio. A uréia é ideal porque na primavera você precisa ajudar a planta a crescer folhagem.
No verão, preferem o fósforo e o potássio, que influenciam positivamente o sabor e o tamanho dos bagos.
No outono, você pode usar fertilizantes complexos, que devem conter ferro, zinco, boro e outros oligoelementos.
É muito útil alimentar a planta com cinzas de madeira.
Reprodução
O Loch Ness pode ser propagado por sementes, enraizando as copas, plantando brotos verdes ou lignificados, bem como dividindo o arbusto.