- Autores: EUA, Ch. Finn
- Gosto: sobremesa, com tons de framboesa e cereja
- Aroma : há
- A presença de espinhos: Não
- Avaliação de degustação: 4,7
- Peso da baga, g: 7,8-16
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: marrom-bordô, na seção - avermelhado
- Período de frutificação: Julho a agosto, prorrogado por até 2 meses
- Produção: 7,5 kg por arbusto, 16,7 t / ha
As amoras são uma baga muito perfumada e saudável que está presente em quase todas as casas de verão. A maior demanda entre os jardineiros novatos, bem como os agricultores engajados no cultivo em escala industrial, são as variedades de amora-preta sem espinhos, uma das quais é a nova Columbia Star.
História de criação da variedade
Columbia Star é uma nova variedade criada há menos de 10 anos. Ele surgiu graças ao trabalho de longo prazo de criadores americanos, liderados por Chad Finn, que, ao cruzar NZ 9629-1 (Nova Zelândia) com a variedade Orus 1350-2, recebeu um tipo completamente novo de amora-preta chamado Columbia Star, que supera muitos frutos silvestres no sabor.
Descrição da variedade
Blackberry Columbia Star é uma planta em forma de arbusto dotada de hastes grossas e poderosas, cuja altura pode chegar a 4–5 m. Como regra, o arbusto consiste em 7–9 hastes com muitos ramos laterais. Durante o período de floração, o arbusto fica repleto de folhas verdes e flores brancas. Uma característica da casta é a ausência de espinhos e um aroma incrível que emana dos frutos silvestres.
Termos de amadurecimento
Devido ao fato de que esta variedade de amora-preta é cultivada recentemente no território do nosso país, é bastante difícil falar sobre a clareza do período de floração e frutificação. Nas regiões do sul, a floração ativa ocorre em meados do final de junho, enquanto em outras - um pouco mais tarde. Em média, o período de frutificação se estende por 4-6 semanas e cai em julho-agosto.
Regiões em crescimento
É possível reproduzir e cultivar esta variedade de amora em diferentes regiões, seja no centro do país ou no sul. Os Urais, a região do Volga e a Sibéria Oriental, onde as flutuações de temperatura e fortes rajadas de vento são características, podem se tornar zonas difíceis para esta baga.
Produção
O rendimento desta variedade é moderado. Um alto rendimento é observado 2-4 anos após o plantio. Em média, 7,5 kg de bagas podem ser colhidas de cada arbusto por temporada. A frutificação ativa começa a partir do segundo ano de vida da amoreira-preta.
Bagas e seu sabor
Uma grande vantagem das bagas Columbia Star é o seu sabor incrível, dominado pela doçura, suculência e riqueza. Comparado com outras frutas, o blackberry Columbia Star é uma combinação de sabor cereja e framboesa. A baga tem uma forma alongada (comprimento até 4 cm) e um peso considerável: o peso varia de 8 a 16 g A cor das bagas é castanho-bordô e o interior é vermelho vivo. Devido à sua alta carnosidade e densidade, os frutos toleram o transporte a longo prazo.
Recursos crescentes
Antes de plantar uma planta, é preciso escolher o local certo, prepará-la. O principal é respeitar a época de plantio. Não há problemas com o cultivo, já que a planta é resistente à seca e geadas, até -14–16 °.
Seleção do local e preparação do solo
O local de plantio de amoras deve ser bem iluminado pelo sol e protegido de fortes ventos e correntes de ar. É melhor que esta seja uma colina insignificante, e não uma planície onde há água constantemente. A melhor opção é pousar ao longo da cerca.Quanto ao solo, deve ser respirável, sem crosta superficial. O tipo ideal é argiloso, assim como solos soltos com bom teor de matéria orgânica e baixa acidez.
Poda
A poda de galhos congelados e doentes é feita no outono e na primavera. Além disso, você precisa se livrar regularmente dos galhos secos, dando a oportunidade de parecer novo e jovem.
Regar e alimentar
Após o plantio, a planta precisa ser regada com freqüência: várias vezes por semana, despejando 5–7 litros de água sob cada arbusto. Nesse ínterim, é necessário regar várias vezes por mês e, em caso de seca severa, providenciar um sistema de irrigação leve.
Na primavera, as amoras-pretas são fertilizadas com nitrogênio e, após a floração, todo um complexo mineral é aplicado. No outono, fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Apesar da resistência à geada, os arbustos de amora-preta devem ser isolados para o inverno. Para isso, os galhos são retirados das estruturas de suporte e colocados no chão e cobertos com agrofibra na parte superior.
Doenças e pragas
Esta variedade é resistente a doenças e pragas, mas a prevenção deve ser feita. A melhor prevenção é a pulverização no outono. É extremamente raro que uma planta seja exposta à antracnose, ferrugem e oídio.
Reprodução
Esta variedade se propaga de várias maneiras: usando sementes ou camadas, dividindo o arbusto, bem como usando estacas verdes e brotos apicais.
Visão geral da revisão
Columbia Star é uma das amoras mais saborosas, de acordo com vários produtores comerciais de frutas silvestres. É despretensioso no cuidado, mantém sua apresentação por muito tempo, adapta-se rapidamente às condições climáticas.
Para os veranistas, esta variedade atrai pela sua resistência à seca, bem como pelo facto do fruto poder ser consumido fresco e preparado (congelado, conservado).