- Autores: EUA, Universidade de Arkansas
- Gosto: sobremesa, doce com acidez sutil
- Aroma : pronunciado com notas de framboesa
- A presença de espinhos: Sim
- Peso da baga, g: 13-23
- Tamanho da baga: muito grande
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: a partir do final de julho ou agosto, dentro de 6 semanas
- Produção: 10 kg por arbusto, 4-6 t / ha
- Local de entrega: à prova de rascunho
Agora você pode comprar qualquer tipo de frutas de excelente qualidade. Entre todas as variedades de amoras, destaca-se a variedade Kiova. Neste artigo, consideraremos as características da espécie, rendimento, sabor dos frutos silvestres, requisitos agrotécnicos e métodos de reprodução.
História de criação da variedade
O Blackberry Kiova apareceu na América, no estado de Arkansas, em 1996. Para obter este híbrido, foi cruzado um par parental, a saber: Arc. 791 e Arc. 1058. A variedade resultante recebeu o nome de uma tribo indígena. Traduzido do inglês, existem duas variações do nome: Kiova e Kiowa, ambas as opções estão corretas.
Descrição da variedade
Os arbustos de amora-preta Kiova são eretos, crescem até 1,5-2 m de comprimento, não se espalham no solo e não se dobram. Existem espinhos grandes, afiados e muito duros em todo o galho. Devido à altura da videira, é necessário instalar treliças ou outro tipo de fixação de ramos. Os ramos formam um grande número de brotos, bem como brotos de raízes.
As folhas dos arbustos são grandes, de cor verde-escura, há seções na superfície e as bordas são finamente serrilhadas. Pequenos espinhos estão presentes no verso das folhas.
As flores são predominantemente brancas, mas flores rosas também são encontradas.
Vantagens principais:
frutos grandes ao longo de toda a frutificação;
transportabilidade;
qualidades de sabor.
As desvantagens incluem:
baixa resistência à geada;
um grande número de espinhos.
Termos de amadurecimento
O período de amadurecimento das amoras-pretas Kiova está atrasado. Embora a floração comece em maio, os frutos amadurecem apenas em meados de julho. A frutificação ocorre dentro de 6 semanas. Muito depende da região de cultivo e das condições climáticas da estação.
Produção
Blackberry Kiova tem um alto rendimento. No quente estado de Arkansas, a produção chega a 4-6 toneladas por hectare.
No território da Rússia, os indicadores são os seguintes - de 10 kg são coletados de um arbusto.
Bagas e seu sabor
Os frutos da amora-preta Kiova são um dos maiores entre todas as variedades conhecidas. O peso de uma baga é em média 13 g, mas também existem frutos tão grandes que chegam a pesar 23 g.
A cor dos bagos é preta, apresenta-se brilho e floração característicos. A forma é cónica, ligeiramente arredondada nas extremidades. A polpa é suculenta e a pele é firme. O sabor é doce e azedo, mas mais doce. As sementes são médias. O aroma é pronunciado, lembrando o aroma de frutos silvestres.
Recursos crescentes
As amoras são muito despretensiosas, mas vale a pena seguir algumas regras de cultivo para que o rendimento desta variedade continue no seu melhor.
É necessário plantar mudas em terreno aberto no início da primavera, porque Kiova tem pouca resistência à geada. E durante o verão, as raízes da muda se enraizarão no solo, e então será mais fácil transferir as geadas.
Vale a pena escolher um lugar ao sul, que não seja tão fortemente soprado pelos ventos, onde o sol sempre brilha. Embora as amoras adorem o sol, é necessário criar sombra parcial para que as bagas não queimem sob a luz solar direta.
Deve ser plantado em um pequeno monte para evitar o contato constante com o lençol freático.
Para oxigenar o sistema radicular, é necessário afrouxar periodicamente o solo ao redor dos galhos, caso o solo não esteja coberto com cobertura morta. É necessário afrouxar as entrelinhas com uma profundidade não superior a 15 cm, cerca de 6 vezes por temporada, enquanto remove as ervas daninhas. Ao redor da videira deve ser afrouxado 3 vezes por temporada a uma profundidade de não mais de 5-8 cm.
Não plante ao lado de framboesas, rosas, roseiras e morangos, estas culturas têm as mesmas pragas.
Seleção do local e preparação do solo
Antes de plantar mudas, é preciso preparar o solo. É melhor desenterrar a área selecionada com húmus e minerais úteis em um mês. Dê um descanso ao solo e só então plante-o.
Antes de plantar, é necessário verificar se a muda tem 2 brotos fortes, raízes bem desenvolvidas e mais de um botão.
Os buracos devem ser cavados com 50 cm de profundidade e 50 cm de largura. A muda é baixada para o buraco, onde uma pequena lâmina de terra solta é preparada, misturada com minerais úteis. Gradualmente, a muda é preenchida, a terra é compactada e o colo da raiz permanece acima do solo. Os arbustos são derramados com um balde de 5 litros de água. A área ao redor da videira deve ser coberta com cobertura morta.
Uma vez que as trepadeiras de amora-preta são bastante grandes, a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 1,2-1,5 m, e 2 m devem permanecer entre as fileiras.
Poda
No outono, após a colheita, vale a pena podar as vinhas que frutificaram na raiz, bem como os galhos que foram afetados pela doença. Cada corte é processado com verniz de jardim.
Na primavera cortam-se os ramos secos e quebrados.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A resistência à geada em amoras é baixa, então a planta deve ser coberta durante o inverno. Para isso, é necessário retirar as vinhas das treliças, torcer com cuidado e colocá-las no tabuleiro. Uma simples capa ou fibra de fibra não funcionará para esta cepa devido aos espinhos muito afiados. Portanto, você deve primeiro colocar ramos de abeto sobre as vinhas, e só então cobrir os arbustos.
Reprodução
A reprodução das amoras-pretas Kiova ocorre por meio de estacas e rebentos de raízes. Também é possível propagar por sementes, mas neste caso, a colheita virá apenas para 4 anos de crescimento.
Para propagação por estacas, você precisa cavar uma raiz grande e grossa e dividi-la de modo que uma estaca tenha 10-15 cm. Se você fizer estacas na primavera, poderá cavá-las em terreno aberto, se no outono, você pode remover os cortes em um local fresco e escuro enterrando-os na areia úmida.
Durante a temporada, os arbustos dão muito crescimento de raízes. O arbusto mais forte e saudável é selecionado, os brotos são separados dele e retirados. No transplante, o comprimento da parte aérea deve ser de 30, no máximo 40 cm, o comprimento é medido a partir do sistema radicular. Você pode transplantar os brotos imediatamente para um novo local.