- Autores: Nova Zelândia, Harvey Hall
- Gosto: doce com sabor ligeiramente azedo
- A presença de espinhos: Sim
- Avaliação de degustação: 4,5
- Peso da baga, g: 10-17
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: preto com brilho roxo escuro
- Período de frutificação: Junho a julho e colhido em 6-8 semanas
- Produção: 12-15 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: baixo
Blackberry Karaka Black surpreende pelo tamanho das suas bagas, mas no cuidado é uma planta bastante caprichosa que tem medo de geadas. Apesar disso, a variedade não se tornou menos procurada entre os jardineiros.
História de criação da variedade
Trouxe Karak Black na Nova Zelândia. Hoje devemos ser gratos por sua aparição ao cientista e criador Harvey Hall.
Descrição da variedade
Os arbustos crescem compactos, com altura máxima de 2 metros. A espécie descrita tem espinhos, por isso é preciso ter cuidado ao colher os frutos.
A folhagem é verde claro. Existem dentes nas bordas. Os fios longos não são cortados, o que permite aumentar o número de flores no rebento.
Os entrenós são curtos, por isso, muitos botões frutíferos se formam nos brotos. Quando a planta começa a dar frutos, está quase completamente coberta por frutos enormes.
Termos de amadurecimento
Os arbustos de amora preta começam a dar frutos em junho-julho. Os frutos são colhidos em 6-8 semanas. Esta variedade pertence aos primeiros.
Produção
De um arbusto de Karaka Black, você pode coletar de 12 a 15 quilos de frutos maduros.
A planta começa a frutificar um ano após o plantio. Ele entra em vigor apenas por 3-4 anos. Notou-se que na Inglaterra até 35 quilos de frutas podem ser colhidos dessa variedade.
Bagas e seu sabor
As bagas ficam óptimas em recipientes durante vários dias. Eles podem ser consumidos frescos e congelados. Os frutos são indicados para compotas, sumos e compotas.
Os frutos são pretos com tonalidade roxa. Eles têm um sabor doce, mas há um ligeiro azedume.
A polpa dos bagos é suculenta e densa. A forma da fruta é como um cilindro alongado. A massa de uma baga pode atingir 10-17 gramas.
Recursos crescentes
A quantidade de colheita depende de onde exatamente o jardineiro decidiu plantar a planta e qual material de plantio de qualidade foi escolhido.
Seleção do local e preparação do solo
Se as mudas foram compradas em um viveiro e estão em um recipiente, elas podem ser plantadas em campo aberto durante toda a temporada. Para uma boa sobrevivência, a planta é transferida para o solo junto com um pedaço de terra.
Se o plantio for realizado em uma região de clima temperado, recomenda-se o plantio no início da primavera, antes do florescimento dos botões. Há tempo suficiente até o outono para o sistema radicular da amora-preta ficar mais forte e a planta se preparar para o inverno. Se você plantar mudas no outono, não há garantia de que elas criarão raízes bem e não morrerão quando vier o primeiro frio. No sul do nosso país, o desembarque tardio é possível, mas sempre alguns meses antes do início das geadas.
Amoras amam o sol, portanto, o local apropriado deve ser selecionado para ele. O sabor e a cor dos frutos são altamente dependentes da quantidade de luz solar recebida. Você pode cultivar bagas de bom gosto com sombras claras, mas deve saber que o número de botões de frutas nessa área é reduzido.
O solo ideal para este tipo de argila, embora o pH deva ser ligeiramente ácido ou neutro. Cavalinha ou azeda informará sobre o solo ácido do local.Você pode alterar o pH adicionando cal. São 500 gramas por metro quadrado de área.
Você pode até cultivar amoras em solo arenoso, mas, ao mesmo tempo, o jardineiro precisará aplicar fertilizantes e umidade constantemente. Essa baga não cresce nas terras baixas, pois há muita umidade após a chuva. Com um grande solo alagado, a planta sofre de um fungo.
Se o plantio de mudas está previsto para o outono, os trabalhos preparatórios começam em duas semanas. Se for na primavera, o local é preparado no outono.
É aconselhável cavar a terra, tirar o mato, cavar um buraco de 45x45 cm. Esta variedade não forma muitos rebentos, pelo que vale a pena deixar 1-1,5 m entre as plantas.
Os seguintes componentes são colocados no fundo do poço:
2 kg de húmus;
100 gramas de superfosfato;
40 gramas de sal de potássio, ou você pode substituí-lo por 100 gramas de cinza de madeira.
Para melhorar o processo de enraizamento, é aconselhável, preliminarmente, imergir as mudas na solução Kornevin.
Poda
Depois que os frutos são removidos dos arbustos, os galhos velhos são podados. Não há mais necessidade deles, eles apenas começam a evitar que os rebentos cresçam fortes, levando água e oligoelementos.
Em um arbusto adulto, basta deixar 6 a 8 ramos. Os rebentos laterais e os topos não são comprimidos, uma vez que sem ele existem ramos de fruta suficientes.
Regar e alimentar
Vale a pena regar o blackberry somente quando não chove há muito tempo, e somente arbustos jovens. Os adultos têm umidade suficiente de qualquer maneira, mas durante os períodos de seca severa e quando os frutos começam a se formar, a rega é indispensável. As plantas com um ano de idade são regadas uma vez por semana.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A variedade descrita não é de todo adaptada ao gelo, portanto, não pode ficar sem abrigo. O material especial é ideal para isso.
Doenças e pragas
Problemas com doenças e pragas podem ser minimizados eliminando as safras de erva-moura, framboesas e morangos nas proximidades. Como tratamento preventivo, são utilizados fungicidas, sulfato de cobre e infusão de alho. O processamento deve ser realizado 2 vezes por ano: no outono e na primavera.
Reprodução
A variedade pode ser propagada de várias maneiras:
camadas;
despolpamento (enraizamento das gemas apicais dos rebentos).
Você não deve esperar uma grande quantidade de crescimento dos arbustos, mas pode danificar deliberadamente a raiz com uma pá, então o número de plantas jovens aumentará.
Se falamos de viveiros, aqui a reprodução é feita por raízes ou estacas verdes.