- Gosto: doce e azedo
- Aroma : pronunciado, blackberry
- Reparabilidade: Sim
- Peso da baga, g: até 20
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: preto-roxo
- Período de frutificação: de julho ao final de setembro
- Produção: 25-35 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: alto, até -30 ° С
- Rega: sistemático
Muitos jardineiros consideram a variedade Gigant um verdadeiro achado, dadas as muitas qualidades positivas: remontabilidade, alto rendimento, grande tamanho da fruta e outras características. Na Rússia, as amoras não são cultivadas com tanta frequência quanto as framboesas, mas ainda podem ser encontradas em regiões com diferentes condições climáticas.
História de criação da variedade
As amoras-pretas, capazes de frutificar várias vezes por temporada, surgiram há relativamente pouco tempo (na virada dos séculos XX e XXI). O trabalho foi realizado por criadores dos Estados Unidos. Os especialistas conseguiram desenvolver muitas variedades incomuns de remanescentes. Isso é exatamente o que a colheita de frutas chamada Gigante se tornou.
Descrição da variedade
Você pode identificar uma planta espalhando galhos. Os tiros são longos, poderosos, mas flexíveis. Os arbustos atingem uma altura de 150 a 250 centímetros. Devido aos ramos flexíveis, as bagas são frequentemente cultivadas usando suportes. A planta pode ser uma decoração encantadora para qualquer jardim doméstico.
Termos de amadurecimento
As amoras-pretas reparadas florescem do início de junho a setembro. A estação de frutificação cai em julho e dura até o final do primeiro mês de outono.
Produção
O indicador de rendimento é alto. De um arbusto, eles coletam de 25 a 35 quilos. A frutificação depende dos cuidados com as plantas e de condições climáticas favoráveis.
Nota: para comparação, outras variedades de amora-preta podem produzir até um máximo de 20 quilos de frutas.
Bagas e seu sabor
Os frutos maduros ficam pretos com uma tonalidade roxa. Esta é a cor padrão para amoras. A forma é cónica e alongada, algumas bagas podem ser arredondadas. Os tamanhos são grandes. O peso máximo é de 20 gramas. O cheiro é intenso, amora. O sabor da colheita combina notas ácidas e doces. As frutas são ricas em nutrientes e vitaminas.
Recursos crescentes
Um indicador importante de uma boa colheita é a adesão às práticas agrícolas. A planta adora a luz solar. Os arbustos são regados sistematicamente, mantendo o nível ideal de umidade do solo. Uma lacuna de 1-1,2 metros é deixada entre as plantas. Essa distância é suficiente para um crescimento e desenvolvimento confortáveis. As amoras-pretas podem ser cultivadas com segurança no sul e em áreas de clima frio.
Seleção do local e preparação do solo
Acredita-se que a baga Gigant é recomendada para ser plantada em uma área bem iluminada. No entanto, de acordo com jardineiros experientes, é melhor abandonar essa ideia dentro dos limites das regiões do sul. Os raios brilhantes podem queimar folhas e frutos. E também os arbustos crescem mal em pântanos e em solos pesados. É melhor escolher terras leves e férteis.
Para uma variedade remanescente, o solo com uma reação de ácido neutro ou fraco é o ideal. Solo respirável fornecerá oxigênio às raízes da planta. Assim, os arbustos se desenvolverão plenamente e se deliciarão com uma rica colheita. O alto teor de calcário no solo freqüentemente provoca clorose (as folhas começam a amarelar).
Poda
Antes do procedimento de poda, você precisa decidir qual é o seu objetivo - uma grande colheita no final do verão ou várias ondas de frutificação, que começam em junho. Se você escolher a segunda opção, é preciso cuidar com antecedência de proteger o arbusto para o inverno. E também a baga deve ser protegida de insetos nocivos e pássaros que gostam de se banquetear com frutas maduras.
Ao escolher a primeira opção, a poda é realizada no final do outono, e a zona das raízes é coberta com serragem ou capim seco.Para conseguir várias ondas da colheita, do mesmo volume, as amoras não são cortadas para o inverno. O trabalho é realizado apenas no segundo ano, no final do verão, assim que termina o período de frutificação.
A poda formativa é realizada no outono. Restam cerca de 5-6 brotos de reposição.
Nota: muitos jardineiros experientes acreditam que não vale a pena cultivar variedades remanescentes de bagas, deixando os arbustos para o inverno sem poda. Este procedimento ajuda a proteger as plantas de geadas severas de forma confiável. E também reduza a zero os problemas de doenças e pragas.
Regar e alimentar
A irrigação regular e moderada é uma das principais condições para cuidar de um fruto saudável e saboroso. Variedades reparadas precisam de água para produzir frutas grandes e suculentas. É importante não exagerar. O alagamento afetará negativamente não apenas a qualidade da colheita, mas também o sabor dos frutos.
Os nutrientes também desempenham um papel importante. Os fertilizantes são aplicados ao solo várias vezes ao longo da temporada. Formulações complexas são usadas na primavera. Com o início do verão, eles mudam para fertilizantes de fósforo e potássio. Estes são os principais ingredientes de que as bagas precisam.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A resistência ao gelo da variedade Gigant é alta. As amoras podem resistir a geadas de até 30 graus Celsius abaixo de zero sem problemas. Apesar desta característica, no território de regiões com invernos rigorosos e prolongados, é impossível sair do campo de baga sem abrigo. Se não for realizada uma poda completa, os brotos são retirados dos suportes e levemente pressionados contra o solo. A primeira camada é feno ou serragem, a segunda é um material não tecido denso.
Reprodução
Para propagar a plantação, da qual são escolhidos os seguintes métodos: o enraizamento da copa ou o método de estacas. Essas opções foram consideradas as mais eficazes e práticas. Em relação ao crescimento da raiz, o fornecedor da variedade Gigant não fornece informações precisas, portanto essa opção praticamente não é utilizada para aumentar o fruto.