- Autores: Estação experimental do Instituto Polonês de Floricultura e Fruticultura, Jan Danek, Polônia
- Gosto: doce, ácido
- Aroma : pronunciado
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: 8-9, máximo - 16
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: na faixa do meio - julho-agosto, nas latitudes norte - agosto-setembro
- Produção: até 17 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: alto, até -30 ° С
A variedade Guy Blackberry é uma escolha muito valiosa para residentes de verão e jardineiros. Ele se apaixonou por seu cuidado despretensioso e pelo sabor de suas frutas.
História de criação da variedade
A variedade Gai blackberry apareceu recentemente na Polônia. Os autores da variedade são a Estação Experimental do Instituto Polonês de Floricultura e Fruticultura. Jan Dynek criou esta espécie, o que apresenta grandes vantagens entre seus parentes. Sinônimo (ou nome latino) Gaj.
Descrição da variedade
Blackberry Guy é um arbusto ereto e compacto. Seus caules são semi-rastejantes, ramificados. Os rebentos são maciços, sem espinhos, até 3,5 metros de altura. A planta tem folhagem média. As folhas são pequenas, com rugas médias, dentadas, de cor verde claro.
Termos de amadurecimento
Amoras-pretas pertencem ao período de maturação intermediário inicial. A floração começa dependendo da região onde a planta é cultivada. Na faixa do meio, o período de frutificação começa em julho e termina em agosto, nas latitudes norte, a frutificação dura de agosto a setembro.
Regiões em crescimento
Devido à sua resistência à geada, as amoras-pretas podem crescer não apenas nas regiões do sul da Rússia. Também é cultivada na maioria das regiões do norte do país.
Produção
A variedade é caracterizada por um alto rendimento. Com os devidos cuidados, pelo menos 17 kg de bagas podem ser colhidos de um arbusto de amora-preta adulto com dois anos de idade. Os arbustos que dão frutos na quinta safra podem render até 20 kg de colheita.
Bagas e seu sabor
Os frutos da planta são alinhados, de forma oval. A cor da baga é preta com alto brilho. A consistência da polpa é densa e suculenta, com um aroma brilhante e pronunciado. As bagas grandes atingem um peso de 8-9 gramas. Muitas vezes você pode encontrar bagas com um peso máximo de 16 g.
As frutas não são destinadas apenas ao consumo in natura, mas também congeladas, processadas em compotas ou geléias. Quando armazenadas, as amoras podem permanecer por três semanas sem perder a forma e o sabor. Os frutos têm boa transportabilidade e não enrugam durante o transporte.
Recursos crescentes
É melhor plantar um arbusto do final de abril à segunda década de maio. No momento do plantio, observe a distância entre os arbustos de pelo menos 1,5 metros. Eles são plantados de acordo com o esquema padrão: eles cavam um buraco, aplicam fertilizantes misturados com o solo, endireitam o sistema radicular, polvilham com terra. Depois que a planta é plantada, ela é regada com um pouco de água. Para o plantio, é preferível escolher mudas anuais com rizoma bem desenvolvido e com a presença de pelo menos 2 brotos.
Os frutos da planta crescem mais próximos da parte inferior dos arbustos, portanto, treliças são utilizadas no cultivo da planta. O fio inferior é tracionado a uma altura de 80 cm, o superior na altura de um braço estendido, o terceiro é tracionado no meio.
Seleção do local e preparação do solo
Blackberry Guy é moderadamente tolerante à seca, então escolha um local de plantio ligeiramente sombreado. Se o lugar for escolhido sob o sol escaldante, as bagas nos arbustos começam a assar. Amoras não são muito exigentes com o solo, mas trarão uma grande colheita se cultivadas em solo argiloso e bem drenado.
Poda
A poda dos arbustos de amora-preta é feita com a chegada da primavera. Galhos quebrados e congelados são removidos.Os rebentos com um ano de idade são encurtados, os talos que já não vão dar frutos são retirados completamente, até à base.
Regar e alimentar
Como as amoras não toleram muito bem a seca, elas precisam de rega abundante e regular. No primeiro mês e meio após o plantio dos arbustos, a rega é realizada diariamente. Após o enraizamento das mudas, a regularidade da rega deve ser reduzida. Para uma preservação melhor e de longo prazo da umidade, o solo sob os arbustos pode ser coberto com cobertura morta.
Fertilize as amoras três vezes por temporada. Na primavera, os fertilizantes orgânicos são aplicados na forma de ureia. Na fase de frutificação, os arbustos são alimentados com fertilizantes, que incluem sulfato e potássio. Depois que o arbusto deixa de dar frutos, é aplicado um revestimento de cobertura à base de potássio. Para o cuidado adequado, a planta também requer afrouxamento do solo.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Blackberry Guy tem uma resistência de inverno muito alta, pode hibernar em temperaturas de até –30 graus Celsius. No final do outono, o sistema radicular da planta é preparado para o inverno, é coberto com feno ou ramos de abeto. A exatidão do abrigo é um fator importante. As raízes devem ser cobertas para que o oxigênio possa fluir livremente para elas e circular. Em regiões onde as geadas de inverno são muito severas, recomenda-se cobrir os arbustos com agrofibra.
Se a cultura cresce na região sul, beliscar os arbustos é feito para se preparar para o inverno. Isso é feito para que os galhos do arbusto sejam menos problemáticos para colocar para o inverno.
Doenças e pragas
A variedade tem uma resistência média a doenças e pragas, mas se cultivada em climas secos e amenos, a resistência fica acima da média. Na maioria das vezes, a planta é afetada por infecção durante os períodos de alta umidade. A planta é moderadamente resistente a infecções fúngicas. Doenças a que os arbustos podem estar expostos: oídio, podridão cinzenta, mancha roxa, antracnose. Insetos que podem prejudicar a planta: pulgões, gorgulhos, mosquitos, ácaros, traças renais.
Reprodução
As amoras-pretas têm um sistema radicular pequeno, por isso são propagadas pelo método de estacas. A reprodução é melhor feita no outono, após o término completo da frutificação. As estacas são retiradas de caules com mais de um ano. O material de propagação é enterrado no solo por 20 cm.
Com a chegada da primavera, as mudas são desenterradas e plantadas em local de cultivo permanente. Para que o sistema radicular dos rebentos se enraíze e se fortaleça mais rapidamente, é feita a rega regular das plantações.
Visão geral da revisão
A variedade de amora-preta Guy tem opiniões diferentes. Alguém elogia e alguém fica insatisfeito com a cultura. Nem todos conseguiram uma colheita farta e de alta qualidade.