- Autores: França
- Gosto: doce com um pouco de acidez
- Aroma : Amora
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: 12-15 e mais
- Tamanho da baga: muito grande
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: a partir da segunda semana de agosto durante o mês
- Produção: até 25-30 kg por arbusto
- Local de entrega: longe de correntes de ar frio
Além dos frutos silvestres habituais, todos gostariam de cultivar algo atípico, bonito pelo menos uma vez. As amoras-pretas são apenas aquele tipo de bagas que são saborosas e amadurecem lindamente. O artigo discutirá os recursos da variedade de blackberry Jumbo.
História de criação da variedade
As amoras-pretas, como espécie, vieram da América para a Europa e por muito tempo cresceram como uma cultura silvestre, mas os criadores franceses não conseguiram passar pelas bagas e decidiram transformá-las. Blackberry Jumbo é um híbrido que foi criado na França no viveiro de marionetes em 2007. O par parental foi baseado em variedades selvagens.
Descrição da variedade
Os arbustos crescem de forma compacta, as vinhas não se espalham em direções diferentes, podem atingir uma altura de 1,5-2 m, os ramos são eretos, sem espinhos. Mas com o tempo, sob o peso dos frutos, eles começam a se inclinar lentamente em direção ao solo. É importante pensar sobre o sistema de treliça.
Em uma temporada, o arbusto dá brotos de 2 a 4 peças, com altura não superior a 50 cm.
As folhas são de cor verde escura, mais próximas do formato oval, o tamanho é médio, há nervuras em toda a superfície da folhagem e recortes característicos nas bordas.
As desvantagens incluem o fato de que esta cultura não tolera umidade e frio de forma alguma. Ela também tem uma longa aclimatação ao local de pouso. Mudas jovens podem manter novos brotos por muito tempo e não crescer.
Termos de amadurecimento
Blackberry Jumbo é uma variedade de meia temporada. Nas regiões do sul do país, começa a amadurecer na segunda semana de julho. Na parte central - no início de agosto, mas no norte do país - no final de agosto.
Como o período de vegetação é bastante longo, no mato podem-se ver tanto os frutos que ganharam cor como as flores que ainda não começaram a desabrochar.
Produção
No primeiro ano, não se deve esperar a colheita das mudas, já que os galhos estão apenas se enraizando e se enraizando em novos lugares, mas no ano que vem a safra não demorará muito. A frutificação leva de 6 a 8 semanas e 25 a 30 kg de frutas são coletados de um arbusto.
Bagas e seu sabor
As amoras-pretas são muito semelhantes às framboesas em seus frutos, portanto, sem saber, muitos confundem amoras-pretas com framboesas-pretas. Mas isso é um pouco diferente. As amoras silvestres, em particular as variedades Jumbo, são muito doces, não contêm amargor ou acidez. A polpa é suculenta, elástica. Drupas praticamente não são sentidas. A pele fica sensível, mas não arrebenta. Os frutos não se amassam durante a apanha, bem como durante o transporte. O prazo de validade no frio é de 1 a 2 semanas. Eles toleram bem o congelamento sem perder suas qualidades.
A cor dos frutos silvestres é preta, com ligeiro brilho. O peso dos primeiros bagos chega a 30 g, os bagos subsequentes podem pesar em média 15 g.
Recursos crescentes
Vale a pena plantar amoras na primavera ou no outono. A área escolhida deve ficar em um morro, já que amoras não são uma planta que adora o excesso de umidade. O local deve ser bem iluminado pelo sol, sem sombra e correntes de ar.
Vale lembrar que as mudas com 1,5 a 2 anos são as que melhor enraízam. A muda deve ter 1-2 hastes, também um botão basal. Conseqüentemente, as raízes já devem se desenvolver bem, e as raízes devem ter 20-30 cm de comprimento.
Vale lembrar que amoras não se dão bem com framboesas. Portanto, vale a pena plantá-los em diferentes partes do jardim.
Seleção do local e preparação do solo
Antes do plantio das mudas, o local escolhido deve ser escavado com fertilizantes e minerais úteis. O solo deve ficar saturado de minerais por duas semanas, período em que o solo ficará em repouso e poderá receber mudas.
Antes de plantar amoras, é necessário pensar num sistema de treliças ou outros fechos, visto que os ramos crescem rapidamente, será necessário amarrá-los imediatamente.
O esquema de plantio deve ser o seguinte: os buracos são cavados a uma profundidade de 0,5 a 0,8 m, com um diâmetro de 0,5 m do terreno. Em seguida, os arbustos são derramados com água. Deve haver 0,7-1 m entre mudas, entre linhas - de 1,5 a 2 m.
Poda
A poda dos brotos da amora-preta deve ser feita duas vezes por temporada. A primeira poda será no início da primavera. Depois que a cobertura é removida, todos os galhos congelados ou que se quebraram da neve são cortados pela raiz. As restantes vinhas estão penduradas em treliças.
Após a colheita e antes da primeira geada, os ramos da amora-preta são cortados da seguinte forma: primeiro, cortam-se todas as vinhas que produzem frutos há mais de 3 anos. Os próximos são aqueles que sofreram de pragas. De 5 a 7 trepadeiras fortes são deixadas no mato, que são cortadas em 25 cm, e o corte é coberto com grama de jardim para que as pragas não possam chegar lá.
Regar e alimentar
O Blackberry Jumbo tolera a seca favoravelmente, mas não deve ser abusado. Portanto, é necessário regar 1-2 vezes a cada 2 semanas. Se for estação chuvosa, não é necessária rega adicional. A umidade excessiva é muito prejudicial para o sistema radicular.
Na primavera, você precisa alimentar os arbustos com fertilizante orgânico. Pode ser esterco misturado com uréia. No verão, um complexo é feito de minerais que contêm flúor, fósforo e potássio.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A resistência ao gelo nesta cultura é muito baixa, portanto é necessário cobrir adicionalmente a planta. A videira é cuidadosamente retirada do reforço, dobrada e colocada sobre as tábuas, por cima pode ser recoberta com ramos de abeto, material de cobertura ou agrofibra.
Doenças e pragas
As variedades de amora-preta têm muitas doenças diferentes, mas a variedade Jumbo é particularmente resistente. Os inimigos da amora-preta Jumbo são insetos como o besouro, o besouro da framboesa, a amora-preta, os ácaros da aranha e a mosca do caule da framboesa.
Reprodução
As amoras-pretas gigantes podem ser propagadas das seguintes maneiras.
Método de corte, um dos mais comuns. No outono, são colhidas estacas de 25-40 cm de comprimento, que são enterradas e cobertas. Na primavera, eles precisam ser desenterrados, as seções de ambos os lados devem ser atualizadas e plantadas em um recipiente, coberto com uma película para criar um efeito estufa. Depois de algumas semanas, aparecerão novos rebentos.
Método enraizado de propagação de rebentos. Os novos brotos não devem ser separados imediatamente do arbusto. O tiro selecionado deve ser inclinado para o solo e cavado, prendendo-o em 2 a 4 lugares. Cave uma trincheira não superior a 20 cm. Este método de criação é realizado em agosto. Depois de 30-50 dias, tudo depende da região, o broto jovem vai criar raízes. A muda resultante deve ser transplantada estritamente na próxima primavera para que a muda não sofra estresse.