- Autores: Seleção americana
- Gosto: doce e azedo
- Aroma : há
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: 5-8
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: meados de julho a meados de setembro
- Produção: 12-20 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: médio
Blackberry Doyle é uma planta com uma elevada qualidade de conservação de frutos. Suas outras características são, portanto, claramente notáveis. Depois de ler o artigo, você pode descobrir o sabor, a resistência ao gelo e outros parâmetros.
História de criação da variedade
Blackberry Doyle é um produto da seleção dos EUA. Mais importante ainda, esta é uma cultura completamente nova. Todos os direitos a esta planta pertencem à família que lhe deu o nome. Não existem outros fornecedores oficiais de sementes. Seu custo é muito alto, principalmente considerando o transporte; sinônimo em fontes estrangeiras - Doyle's.
Descrição da variedade
Termos de amadurecimento
Doyle é uma amora-preta típica de meia temporada. A colheita das frutas começa em meados de julho. Com um clima mais ou menos estável, pode continuar até meados do outono.
Produção
A descrição oficial da variedade indica que ela pode trazer mais de 75 kg de frutos silvestres de um arbusto. Mas isso provavelmente é uma jogada de marketing ou uma descrição de alguns exemplos únicos. No entanto, ainda mais 12-20 kg reais por planta são bastante impressionantes. Raramente uma variedade chega perto desse indicador. A fertilidade está associada a um grande número de rebentos de crescimento lateral.
Bagas e seu sabor
A polpa agridoce fica escondida sob a superfície negra da fruta. Os frutos têm um bom aroma. Os bagos são redondos e ligeiramente estendidos para a frente. O peso de 1 fruto varia de 5 a 8 G. Não há espinhos.
Recursos crescentes
Seleção do local e preparação do solo
Doyle pode ser cultivado mesmo em locais relativamente secos. Loams são preferidos. Uma boa luz solar é muito importante. A distância ideal entre arbustos de amora-preta é de 3 a 4 m. Como as plantas têm até 4 m de altura, não é recomendado cultivá-las sob arames baixos e calhas.
Também é útil proteger a cultura tanto quanto possível dos ventos cortantes. Antes de começar a trabalhar, a terra precisa ser desenterrada. Os poços devem estar saturados de drenagem. É aconselhável adicionar composto ao solo argiloso e arenoso; além disso, são utilizados sulfato de potássio e superfosfato. Lugares rochosos, arenosos e alagados são ruins para Doyle.
Poda
Assim que as amoras são plantadas, elas são imediatamente encurtadas em 0,2 M. A retirada das pontas dos galhos ativa o crescimento lateral. Os ramos secos são colhidos na primavera. Assim que a frutificação é concluída, todos os brotos recentemente ativos são eliminados, o que pode retirar recursos da planta para a postura de brotos no próximo ano. Se você não conseguiu fazer este procedimento no outono, você precisa fazer o mesmo pelo menos na primavera, embora isso já seja menos eficaz.
Regar e alimentar
Existem algumas nuances aqui:
no início da estação de crescimento, fertilizantes de nitrogênio são aplicados;
na formação dos frutos, as amoras precisam de fósforo;
com o fim da estação de cultivo e a aproximação do inverno, a necessidade de potássio aumenta;
alimentar-se com excrementos de galinha é promissor;
para 1 bush você precisa usar 15-20 litros de água todas as semanas.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Resistência às condições de inverno - média; mas é melhor cobrir os arbustos. Antes que o tempo frio comece, você precisa:
coletar brotos em cachos;
dobre-os no chão;
fixe com ganchos ou arame;
cobrir com serragem, turfa, fibra agrícola.
Doenças e pragas
O perigo é o oídio. Quando infectado com ele, todas as partes doentes da planta devem ser completamente removidas. A rarefação da aterrissagem também será uma medida positiva. Além disso, três vezes o tratamento com fungicida é necessário. As mesmas preparações, às vezes em conjunto com Iprodion, removem efetivamente a podridão cinzenta.
A infecção por antracnose e mancha roxa também é uma ameaça. Dos insetos nocivos, vale mencionar os ácaros da framboesa e da aranha. O blackberry de Doyle também é frequentemente afetado por pragas que passaram de:
Pimenta;
batatas;
tomates e outros membros da família das beladonas.
Reprodução
Para criar esta amora-preta, você pode usar estacas, sementes e estacas. Porém, o método de sementes, devido às dificuldades de germinação, é adequado principalmente para seleção. A reprodução pela descendência é impossível. Ocasionalmente, são utilizadas camadas de ar, cobertas com celofane. Quando os brotos se desenvolvem, eles são separados e plantados.