- Autores: Seleção americana
- Gosto: doce e azedo
- Aroma : há
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: 3,5-4
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: em julho-início de agosto
- Produção: no 2º e 3º ano após o plantio 0,1-0,3 kg, no 4º - 0,5-0,6 kg, no 5º - já 2,5-3 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: inverno resistente, até - 34C
As amoras-pretas são uma baga perfumada, saborosa e muito saudável; no entanto, os numerosos espinhos e caprichos da planta não permitiram que muitos jardineiros a cultivassem na sua área. Tudo mudou quando espécies menos caprichosas e sem espinhos começaram a aparecer, incluindo a variedade de amora-preta Darrow.
História de criação da variedade
Blackberry Darrow é uma variedade bastante promissora cultivada em escala industrial. Esta espécie foi criada por criadores americanos em Maryland há mais de 60 anos. O fruto perfumado e carnudo é o resultado do cruzamento de duas variedades - Eldorado e Henrik. A amora-preta de Darrow é cultivada principalmente em fazendas no México, mas todas as exportações são direcionadas para a Europa e os Estados Unidos.
Descrição da variedade
Esta variedade é considerada universal, uma vez que as bagas são consumidas frescas e processadas. Eles são secos, congelados, compotas, compotas, marmeladas, compotas e geleias são feitas. Mesmo as folhas de amora-preta não desaparecem - são usadas para preparar chá aromático, que, com seu sabor e qualidades aromáticas, lembra o chinês.
Termos de amadurecimento
O período de maturação e frutificação é muito prolongado - 1-1,5 meses (de julho a agosto). Dependendo das características climáticas, este período pode mudar ligeiramente. A vantagem da casta é que, mesmo quando totalmente maduros, os bagos não se desintegram.
Regiões em crescimento
A amora-preta de Darrow é resistente e adaptada a diferentes condições climáticas, por isso cria raízes nas regiões norte e sul. Os arbustos não têm medo da seca, pois isso pode ser corrigido com a ajuda de abundantes regas, e também são resistentes a geadas severas - mesmo uma queda nos indicadores de temperatura para -30 graus Celsius não é um medo para as amoras. É por isso que ela não precisa de proteção adicional na forma de bandagens para o período de frio.
Produção
O rendimento da variedade é bastante alto. Tudo depende da idade dos arbustos e do local onde são plantados. Por 2-3 anos de plantio, você pode coletar 300-400 g do arbusto, durante 4 anos o rendimento aumenta e chega a 500-600 ge após o quinto ano o arbusto dá até 3 kg de frutos perfumados e úteis. Existem períodos muito frutíferos em que cada arbusto rende até 10 kg de bagas.
Bagas e seu sabor
Cada baga possui uma estrutura densa e carnuda, o que permite o transporte do fruto sem prejuízo da sua apresentação. O fruto tem formato alongado e cônico e é de cor preta com acabamento brilhante. O peso de cada baga varia de 3-4 gramas. Quanto à palatabilidade, apresentam uma doçura pronunciada, complementada por uma acidez sutil. Mesmo as frutas verdes têm uma doçura agradável. Quanto ao aroma, é incrivelmente brilhante, como a maioria das variedades de amora.
Recursos crescentes
Esta variedade é completamente despretensiosa, pois cresce bem em diferentes locais. Mesmo um jardineiro inexperiente pode lidar com o cultivo e cultivo de amoras-pretas de Darrow, o principal é seguir as regras básicas de cuidado.
Seleção do local e preparação do solo
As amoras-pretas podem ser plantadas na primavera, antes que os botões se abram, e no outono, após o final do período de frutificação e crescimento.O melhor local para o cultivo da amora-preta Darrow é considerado onde há muito sol, não há vento forte e não é muito úmido, pois é o excesso de umidade que pode inibir o crescimento e o amadurecimento dos frutos. Além disso, a umidade diminui a resistência ao gelo dos arbustos. Não existem requisitos especiais para a composição do solo, no entanto, solos carbonáticos são considerados inadequados. O melhor local é considerado onde existe uma cerca, sebes e a possibilidade de amarrar arbustos no futuro. É necessário muito espaço, pois a distância entre os arbustos deve ser de 1-1,5 metros, e no plantio em fileiras deve-se observar a largura - no mínimo 1,5-2 metros.
Poda
A poda é uma parte importante de um tratamento abrangente da amora silvestre. No outono, no final da colheita, é preciso cortar até a base todos os brotos que deram fruto. Além disso, você precisa cortar os ramos doentes e secos. Durante a estação de crescimento, os rebentos jovens são cortados em 10-15 cm, e os ramos laterais são ligeiramente encurtados quando atingem um comprimento de 50 cm.
Regar e alimentar
Apesar de sua resistência à seca, a planta precisa ser regada. A rega diária é essencial nos primeiros meses após o plantio e, em seguida, durante os períodos de seca severa. A irrigação também é recomendada durante o período de amadurecimento dos frutos e crescimento ativo dos brotos. Para o fornecimento ativo de oxigênio ao solo, é necessário soltar o solo de vez em quando. Muitos fazendeiros usam palha e folhas caídas para fazer a cobertura morta.
Um aspecto importante é a reposição do solo com substâncias úteis. Na primavera e no outono, o solo fica saturado de composto. Além disso, a fertilização com superfosfato e potássio é recomendada no outono e a postura de turfa no início da primavera.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Visto que os arbustos de amora-preta de Darrow são resistentes mesmo a geadas severas, não vale a pena fazer o aquecimento, no entanto, ainda é recomendado fazer uma série de manipulações - poda, cavar o solo no outono e colocar fertilizantes úteis.
Doenças e pragas
Os arbustos de amora-preta têm uma imunidade muito forte, no entanto, há uma série de doenças a que a planta está exposta se não for devidamente cuidada ou plantada em condições desfavoráveis. Entre as doenças a que os arbustos são suscetíveis, pode-se distinguir a antracnose, a ferrugem e a didimela. Para evitar a invasão de insetos nocivos, os arbustos de amora-preta são plantados longe das framboesas e morangos, caso contrário, os ursos e os pulgões da framboesa não podem ser evitados.
Reprodução
Esta variedade de amoras-pretas com brotos eretos se propaga de duas maneiras - com a ajuda de brotos de raízes e cortes. Além disso, você pode usar sementes, mas a colheita terá que esperar de 3 a 4 anos.
Visão geral da revisão
Considerando as inúmeras análises de fazendeiros e jardineiros experientes, pode-se argumentar que a amora-preta americana é despretensiosa no cuidado, dá uma boa colheita, não se esfarela durante o período de frutificação. É a densidade da fruta, assim como o cultivo despreocupado e sem grandes investimentos, que permitem que as amoras-pretas Darrow sejam cultivadas em escala industrial. O único inconveniente, segundo os veranistas, é que os arbustos precisam ser constantemente amarrados, construindo estruturas especiais.