- Autores: Jan Danek, Agnieszka Oryol, Instituto Polonês de Horticultura
- Gosto: com acidez
- Aroma : há
- A presença de espinhos: Não
- Avaliação de degustação: 4,6
- Peso da baga, g: 5-9
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: de julho, 5-6 semanas
- Produção: 7-9 kg por arbusto
Blackberry Brzezina foi criada por agromasters poloneses, que procuraram criar uma variedade que permitisse obter frutos grandes, suculentos e doces. A amora-preta de Brzezina é uma variedade híbrida jovem, mas popular.
História de criação da variedade
O autor da nova variedade de amora é um renomado agrônomo polonês, Dr. Jan Danek. Graças ao trabalho conjunto com a colega Agnieszka Oryol, ele conseguiu cruzar com sucesso vários clones criados a partir das variedades Darrow e Black Satin. Muitos jardineiros consideram essas variedades de sabor agradável e de bom nível de produção.
Descrição da variedade
A casta Brzezina distingue-se pelo crescimento activo, ausência de espinhos desagradáveis e frutos grandes. Na aparência, é bastante difícil encontrar diferenças com arbustos de outras variedades de amoras.
A planta é alta com um forte sistema radicular, pode atingir uma altura de 3 metros, porém, para um melhor rendimento, não é recomendado permitir um crescimento superior a 2 metros. Os rebentos dos arbustos são semi-rastejantes, de cor verde claro. Quanto mais velha a planta, mais escuros se tornam seus brotos, adquirindo uma coloração marrom. As folhas são verdes com uma bela borda recortada.
Termos de amadurecimento
Blackberry Brzezina é uma variedade de maturação precoce. Mas, ao mesmo tempo, é fundamental levar em consideração as condições climáticas nas diferentes regiões. No clima ameno e quente da Polônia, a safra pode ser colhida já no início de julho, então no território da Rússia central a safra vai amadurecer uma a duas semanas depois.
Regiões em crescimento
A variedade mostra bons rendimentos em regiões quentes, no entanto, quando protegida para o período de inverno, pode ser cultivada com sucesso na Rússia central. Existem casos conhecidos de boa frutificação desta variedade de amoras-pretas nas regiões mais setentrionais.
Produção
A frutificação começa, via de regra, no segundo ano após o plantio. O primeiro ano é caracterizado pelo crescimento ativo dos brotos, mas as flores não se formam ao mesmo tempo.
O rendimento total de um arbusto de amora-preta pode chegar a 7-9 kg por temporada. O rendimento máximo pode ser obtido já no terceiro ano após o plantio. Uma vez que um grande número de flores se formam nos brotos do ano passado, graças ao qual você pode obter uma boa colheita em julho. Mas você não deve esperar uma colheita antes do início do terceiro ano.
Bagas e seu sabor
As amoras desta variedade são de cor preta, distinguem-se pelo aumento da densidade, sabor agradável. O sabor não difere em doçura ou doçura aumentada, uma ligeira acidez é perceptível no sabor. O amargor no sabor dos frutos silvestres maduros quase nunca é notado. A pontuação dos especialistas é de 4,6 em 5, o que significa uma pontuação muito alta. O peso médio de uma baga é de aproximadamente 5 a 9 gramas, mas também existem frutas maiores, cujo peso pode chegar a quase 10 gramas.
Recursos crescentes
As amoras-pretas há muito deixaram de ser uma raridade em jardins e quintais. Esta está longe de ser a planta mais extravagante, mas ainda requer a adesão às regras mais simples para ajudar a cultivar esta variedade e alcançar a melhor colheita.
Antes do plantio, é necessário preparar uma vala, cuja profundidade é de aproximadamente 30 centímetros. É necessário abaixar as mudas nele e polvilhar com terra com metade da altura. É aconselhável compactar ligeiramente o solo. Ao plantar, é necessário manter uma distância: pelo menos um metro entre os arbustos e um metro e meio entre as linhas. Após o plantio, é importante umedecer bem o solo e cobri-lo com turfa e serragem.Com o plantio adequado, uma parte do broto com pouco mais de 20 centímetros de altura fica na superfície do jardim.
Apesar de o solo poder ser de qualquer tipo, a amora-preta Brzezina apresenta o melhor resultado e maior produtividade em solos leves e ligeiramente ácidos.
Seleção do local e preparação do solo
Não plante amoras-pretas de Brzezin em lugares onde há pouco sol e onde a planta estará na sombra o tempo todo. Em um lugar assim com pouco sol, os arbustos não se desenvolverão plenamente e os frutos maduros ficarão muito azedos. No entanto, a luz solar direta também deve ser evitada, pois isso levará ao "endurecimento" das frutas maduras. Portanto, o local de pouso deve ser protegido do vento e bem iluminado. Recomenda-se a instalação de uma treliça para arbustos Brzeziny no lado sul do local. Isso ajudará a proteger as amoras do sol forte e de possíveis rajadas de vento violentas.
Poda
A planta tem a capacidade de crescer em altura, por isso os arbustos devem ser podados todos os anos para garantir uma boa colheita.
Regar e alimentar
Não há necessidade de aplicar fertilizantes especiais, mas para obter o melhor resultado na primavera, recomenda-se fertilizar com fertilizantes minerais. É permitido espalhar os grânulos diretamente perto dos arbustos ou, usando uma composição líquida, adicioná-los sob a raiz de um arbusto de amora-preta. Graças a isso, a planta se recuperará mais rapidamente após o período de inverno e terá a oportunidade de um futuro crescimento ativo.
Na fase de floração, você pode alimentar os arbustos de Brzezina com fertilizantes complexos de nitrogênio e minerais. E quando chegar o período de florescimento, a alimentação mineral será útil.
O solo deve ser mantido úmido sempre que possível. Para isso, recomenda-se a cobertura do solo com turfa, serragem ou húmus.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A planta é bastante resistente à geada, resiste a baixas temperaturas. Mas nos primeiros anos após o plantio, jardineiros experientes recomendam cobrir a Brzezina para garantir a segurança das plantas na estação fria.
Doenças e pragas
As amoras Brzezina são altamente resistentes às pragas e doenças mais comuns. Portanto, não é recomendável realizar tratamento com inseticidas sem grande necessidade. O mesmo se aplica aos medicamentos antifúngicos.
Reprodução
A variedade pode ser propagada dividindo-se um arbusto adulto, estacas, prole. O plantio pode ser feito no outono ou na primavera. No outono, é recomendável fazer isso em setembro ou outubro, na primavera - em abril ou maio. Via de regra, são plantadas mudas com sistema radicular fechado, mas em alguns casos é possível adquirir mudas com raiz aberta. Para a preservação do sistema radicular da planta, recomenda-se tratá-la com preparações especiais que estimulem o crescimento.
Visão geral da revisão
Segundo as avaliações dos jardineiros, as amoras-pretas de Brzezin enraízam-se bem e, com os devidos cuidados, dão uma boa colheita.
Pode ser consumido fresco e congelado sem perder o sabor. Os frutos podem ser transformados em conservas ou compotas. A compota de Blackberry tem um sabor agradável.
Os bagos são bem transportados sem perder o aspecto.