- Autores: EUA, John Clark e James Moore
- Gosto: doce
- Aroma : forte, amora-preta com notas de groselha preta
- A presença de espinhos: Sim
- Reparabilidade: Sim
- Avaliação de degustação: 5
- Peso da baga, g: 6-7
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: 40-50 dias
As amoras-pretas são vitaminas, frutas saborosas e frutíferas - uma visita pouco frequente nos jardins dos jardineiros russos. Isso se deve à sua fraca resistência à geada e à necessidade de seguir as regras da tecnologia agrícola para o cultivo bem-sucedido da cultura. Mas conhecendo e observando-os, você pode obter colheitas na Rússia central, por exemplo, cultivando a variedade Black Magic.
História de criação da variedade
As amoras silvestres são uma cultura popular de frutas silvestres nos Estados Unidos, e não é por acaso que as melhores variedades foram criadas por criadores americanos. Black Magic (Black Magic) não é exceção - um híbrido remanescente das variedades Arapaho e APF-12, criado na Universidade de Oregon em 2003 e patenteado sob o número APF-77.
Descrição da variedade
Os brotos eretos e de crescimento rápido da variedade Black Magic precisam de modelagem regular para criar um arbusto de tamanho médio. Desta forma, a planta é decorativa e pode servir de decoração para o jardim durante toda a temporada. Brotos anuais de até 1,5 m de comprimento, no ano passado até 2,5 m, não se alojam. Existem poucos espinhos, não há nenhum nos ramos das frutas. A variedade frutifica nos rebentos do ano passado e nos brotos da época atual.
A magia negra é caracterizada por:
transportabilidade satisfatória e mantendo a qualidade;
renovação;
alta produtividade;
resistência à seca;
alta resistência a doenças e condições climáticas adversas;
resistência ao gelo insuficiente.
Uma característica da magia negra é a capacidade de polinizar e dar frutos em climas quentes e secos. Outra vantagem é a autofertilidade, para se obter uma colheita basta ter uma variedade no local, sem plantar amoras de outras variedades.
Termos de amadurecimento
Variedade de maturação precoce. O período de frutificação é de 40 a 50 dias. Nas brotações do ano passado, a floração começa, dependendo da região, no final de abril - início de maio. No crescimento da estação atual, as amoras-pretas florescem no final de junho - início de julho. A maturação ocorre no início do verão, a segunda safra é colhida em agosto-setembro. Se a variedade não for cultivada como uma variedade remanescente, os frutos amadurecem no final de julho.
Produção
A frutificação da variedade começa no primeiro ano de plantio e você pode esperar até 1 kg de produção por arbusto. Nos brotos do ano passado, o rendimento é maior - até 4 kg. O rendimento máximo da safra vem dos 3 anos - 8-9 kg.
Importante! O rendimento de uma estação será o mesmo, independentemente de como é cultivado.
Bagas e seu sabor
Bagas grandes - 6-7 g, brilhantes, pretas, em forma de cone alongado ou oval. Com um excelente sabor a sobremesa, onde se consegue o equilíbrio ideal entre os teores de ácido e açúcar. Polpa densa, aroma forte com notas de groselha preta. Em local fresco, em embalagens de papel ou papelão, podem ser armazenados por 3 dias. Adequadas para consumo in natura, as frutas podem ser congeladas, secas e mantidas puras com adição de açúcar. O sabor é muito apreciado pelos especialistas - 5 pontos.
Recursos crescentes
A cultivar é cultivada como uma variedade remanescente (de forma conveniente nas regiões do sul) e para obter uma colheita na parte aérea do ano em curso.Nesse caso, no outono, todos os brotos são cortados até o nível do solo. Os rebentos que crescerem no próximo ano darão frutos.
Esquema de plantio de Blackberry:
o intervalo entre arbustos em uma fileira é de 1-1,5 m;
a distância entre as linhas é 2,5-3 m.
A instalação de treliças ao longo das linhas e a amarração regular dos rebentos irão facilitar o cuidado das plantas. O método de treliça facilita a colheita e a poda para a formação adequada de arbustos. A treliça pode ser em T ou multifilar, com 2,5 m de altura, os rebentos do ano anterior estão amarrados a um lado e os ramos novos ao outro. Suportes simples são instalados se a variedade for usada para uma colheita por temporada. Isso é feito para facilitar a colheita.
Mudas de amora-preta são plantadas na primavera, quando chega o tempo quente e a terra se aquece. O plantio de outono é recomendado nas regiões do sul.
Apesar da tolerância à seca, as amoras-pretas são exigentes com a umidade do solo, a rega deve ser regular e abundante, especialmente após o plantio e durante a floração e formação da cultura. A recarga de água no outono ajudará a planta a hibernar com sucesso.
Se, antes do plantio, os canteiros para amoras-pretas foram abundantemente fertilizados, então no início da primavera você pode se limitar a fertilizar com fertilizantes de nitrogênio, e durante a floração - com um complexo com oligoelementos. No outono, as plantas precisam de fertilização com fósforo e potássio ou cobertura morta de um local com esterco de amora-preta. A frutificação abundante será auxiliada pelo curativo foliar com adição de quelatos para prevenir a clorose.
Atenção! Os fertilizantes para amoras-pretas devem ser isentos de cloro.
No outono, após a poda, as fileiras com amoras são cobertas com uma camada de húmus para fins de isolamento. Depois que a neve derrete, os arbustos devem ser abertos. Em regiões com invernos amenos, os ramos da amora-preta são removidos das treliças, cuidadosamente colocados no chão, presos para que não se endireitem e cobertos com 2-3 camadas de material de cobertura ou ramos de abeto. Isso é muito difícil de fazer, uma vez que os brotos fortes e retos das amoras são difíceis de dobrar.
Seleção do local e preparação do solo
Um terreno para quebrar um blackberry é selecionado, se possível, uma encosta de uma planície, uma ravina. O local deve ser ensolarado e protegido de correntes de ar. Uma área arenosa que é superaquecida pelo sol ou um local onde a água fica estagnada por muito tempo na primavera, outono ou durante as chuvas é totalmente inadequado para o crescimento bem-sucedido de amoras. Não existem requisitos especiais para a composição do solo: argilas e argilosas arenosas de reacção ligeiramente ácida, bem drenadas são uma excelente opção. Se o solo for argiloso, é abundantemente preenchido com composto ou estrume podre - um balde por arbusto. O solo para o plantio de amoras é preparado com antecedência, se as mudas forem plantadas na primavera, o trabalho preparatório é feito no outono. Estágios de preparação do solo para magia negra:
cavar a uma profundidade de 40 cm com a retirada das raízes das ervas daninhas;
adicionar uma camada de nutrientes de estrume ou composto maduro de 10-15 cm;
adição de resíduos orgânicos - casca triturada, galhos, melhorando as propriedades de drenagem do solo e enriquecendo-o;
fertilizantes minerais;
mistura completa da mistura de solo e nivelamento com um ancinho;
rega abundante e cobertura morta para reter a umidade e o calor;
instalação de uma treliça.
Poda
Na zona de clima temperado, na região de Moscou, é difícil cultivar a magia negra como cultura remanescente devido à sua fraca resistência à geada. Isso só é possível em estufas. Portanto, antes do inverno, todos os brotos são cortados pela raiz.
Reprodução
Uma variedade espessa de amoras-pretas se reproduz dividindo o arbusto, as estacas e os rebentos de raiz. Um arbusto de amora-preta produz de 5 a 10 brotos de reposição por temporada. Seu número depende diretamente do tamanho da planta, você pode obter um maior número de rebentos de raiz danificando a raiz da amora-preta com uma pá.