- Autores: Oregon, EUA
- Gosto: doce e azedo
- Aroma : pronunciado
- A presença de espinhos: Sim
- Peso da baga, g: 12-15
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: a partir do final de junho, frutificação prolongada - 5-7 semanas
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: resistente ao inverno, –15–18 ° С
- Mantendo a qualidade: Sim
As amoras-pretas são uma fruta popular na jardinagem moderna. É útil, tem sabor único, pode ser usado não só para fazer compotas, mas também para compotas. Black Butte é caracterizada pelo cuidado mínimo, enquanto a variedade dá um rendimento estável e, portanto, é procurada em todo o país.
História de criação da variedade
Pouco se sabe sobre a história do cultivo da variedade. A variedade descrita surgiu no estado de Oregon, EUA. Depois de algum tempo, Black Butte começou a se espalhar pelo mundo.
Descrição da variedade
Os arbustos são bonitos. Brotos rastejantes, têm boa flexibilidade. O comprimento de cada um pode chegar a 3-4 metros. Os arbustos chegam a atingir 1,5 m de altura, a folhagem dos rebentos é verde escura, agrupada em trevo. Há espinhos nos galhos, por isso você deve ter cuidado ao colher frutas.
Termos de amadurecimento
Esta é uma variedade precoce de amoras. Começa a dar frutos no final de junho, a coleta de frutos continua por 5-7 semanas. A variedade é cultivada em várias regiões do nosso país.
Produção
O rendimento da variedade é alto. Os jardineiros coletam até 3,5 kg de bagas de cada arbusto.
Bagas e seu sabor
As frutas ficam pretas quando totalmente maduras. Têm sabor doce e azedo, com polpa firme e agradável, moderadamente suculenta. Os frutos são bastante grandes, pesando 12-15 gramas. Sua forma é cilíndrica-cônica. O aroma da fruta é pronunciado, amora.
Recursos crescentes
A variedade descrita requer muita atenção. É muito importante escolher o local certo. Solo úmido fértil é recomendado. O pH correto é 5,5-6,5. Antes de mergulhar as mudas no solo, é preliminarmente solto e fertilizado.
Seleção do local e preparação do solo
Esta variedade não tolera alta umidade. Para o desembarque, é preparado um orifício especial, dentro do qual haverá uma drenagem de alta qualidade. As dimensões da cava são 400x400x400 mm.
Antes de abaixar a muda, uma mistura de 5 quilos de composto ou húmus, 50 g de sal de potássio e cem gramas de superfosfato é colocada na cova. Ao plantar, os botões das raízes são colocados 4 centímetros abaixo do nível do solo. É melhor nesta fase colocar uma treliça ao lado de cada planta. Deve ser mantida uma distância de 1 metro entre os arbustos. Se as mudas forem plantadas em fileiras, deve-se manter uma distância de 2 metros entre cada fileira. Após o plantio, todos os arbustos são bem regados e então cobertos com cobertura morta.
Frutos deliciosos também surgem quando cultivados à sombra, mas devemos lembrar que neste caso haverá menos botões de frutas. Se o plantio for realizado em região de clima temperado, é aconselhável fazê-lo no início da primavera, antes do início do botão.
Poda
Esse procedimento é realizado em maio. É realizada pela segunda vez no outono. Corte a altura dos brotos e os crescimentos laterais. Isso permite uma floração abundante. Em um arbusto adulto, basta deixar 6 a 8 ramos.
Regar e alimentar
As amoras-pretas desta variedade não precisam de rega constante, uma vez que a humidade elevada é destrutiva para elas. Vale a pena regar a cultura somente quando não chove há muito tempo.As plantas com um ano de idade são regadas uma vez por semana. Se você não molhar demais o solo, a baga ficará densa e elástica.
No primeiro ano, o jardineiro não pode ficar sem fertilizantes à base de potássio e cálcio. Black Butte responde bem à alimentação com matéria orgânica ou cinza de madeira. No verão, é necessário adicionar sulfato de potássio, que é previamente misturado com água. No outono, você pode usar fertilizantes complexos, que devem conter ferro, zinco, boro e outros oligoelementos.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A resistência à geada Black Butte varia de -15 a -18 graus. A este respeito, na faixa do meio e na região de Moscou, é necessário abrigo adicional. O método mais popular hoje é considerado um material de cobertura especial que protege os brotos da geada.
Doenças e pragas
No combate a pragas, os fungicidas, a infusão de alho e o sulfato de cobre ajudam. O processamento deve ser realizado duas vezes por ano: na primavera e no outono.
Reprodução
Os métodos de reprodução são os seguintes:
- enraizar os topos;
- planta brotos verdes ou lenhosos;
- aplique a divisão do arbusto.
Em viveiros, a cultura é propagada por estacas. São usados espécimes de raiz e verdes.