- Autores: EUA
- Gosto: doce com um final de boca brilhante de cereja e notas de groselha
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: 6-7
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: preto profundo
- Período de frutificação: começa em meados de junho e dura até dois meses
- Produção: até 30 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: baixo, até -17 С
- Mantendo a qualidade: Sim
Na faixa do meio, a amora-preta Auchita é conhecida como uma planta despretensiosa e com alto rendimento de arbustos. Foi apreciada não só pelos jardineiros amadores, mas também pelos proprietários das lavouras onde esta variedade é cultivada, devido à sua grande fertilidade. O nome da amora-preta vem de uma palavra na língua nativa da América do Norte, que significa um rio de prata, água com gás.
História de criação da variedade
Criadores americanos que estavam experimentando o desenvolvimento de uma nova variedade de amora-preta na Universidade de Arkansas, em 1990, criaram a variedade Ouachito por meio de polinização cruzada de flores Navajo e Ark-1506. O novo híbrido apresentou bons indicadores de produtividade, grande tamanho de bagos e vigor dos brotos. Mas os cientistas foram além em seus experimentos e em 1993 receberam a amora-preta Auchita, em que o período de amadurecimento das bagas tornou-se ainda mais curto e não havia espinhos nos brotos.
Descrição da variedade
Os brotos lisos e poderosos da nova variedade de amora-preta têm várias vantagens ao mesmo tempo em comparação com a espécie original. Os ramos da Auchita são bastante grossos, de modo que não se dobram com o peso da colheita abundante de frutos grandes sem suportes adicionais. Mas ao mesmo tempo, eles são flexíveis o suficiente para que possam ser facilmente dobrados e cobertos em um inverno rigoroso.
Uma das principais vantagens da variedade é universalmente reconhecida pelo alto rendimento de deliciosos frutos silvestres. O Blackberry Auchita é felizmente cultivado não apenas em áreas pessoais, mas também em escala industrial para a venda de produtos de frutas silvestres em grandes quantidades. As amoras-pretas toleram bem o transporte e têm uma boa qualidade de conservação. A variedade é tão tenaz e pouco exigente de cuidar que atrai o interesse não apenas de jardineiros experientes em tecnologia agrícola, mas também de iniciantes que podem não ter medo de fortes mudanças na fertilidade e no desenvolvimento do arbusto devido a pequenos erros de criação.
Termos de amadurecimento
A amora-preta híbrida, Auchita, assumiu a notável capacidade de frutificação de suas variedades originais. Graças a essas qualidades, os arbustos produzem safras por um longo período de tempo por temporada. A frutificação começa no início de meados de junho e continua até o início do clima frio do outono. Entre as variedades de amoras sem espinhos, a variedade Auchita não é em vão reconhecida como detentora do recorde durante o período de frutificação. Esse recurso é conveniente não apenas para os agricultores que vendem frutas frescas durante toda a estação quente, mas também para os residentes de verão que colhem suas safras, vindo para áreas suburbanas de vez em quando.
Produção
Nos casos em que os jardineiros cuidam da alimentação, rega e proteção contra pragas em tempo hábil, criando o microclima mais confortável para o plantio da amora-preta Auchita, o rendimento da baga pode ser extremamente alto e chegar a 30 kg de um arbusto. Graças à observância das regras da tecnologia agrícola, você pode obter frutos maravilhosos de cada arbusto no local ou plantação.
Bagas e seu sabor
Muitas pessoas valorizam o plantio de amoras-pretas Auchita pelo extraordinário sabor das bagas. Os frutos lindos, brilhantes, de cor preta-azulada são grandes. Cada baga pesa de 6 a 7 gramas e é recheada com polpa suculenta, sem drupas.O sabor do Auchita também é especial, com notas de groselha e aromas de cereja. Os frutos maduros são doces, com leve acidez e aroma delicado. Eles podem ser armazenados por um longo tempo em local fresco e usados frescos. Compotas, marshmallow, sucos e outras iguarias são feitas de amoras.
Recursos crescentes
As características climáticas da região podem influenciar muito a reprodução plena e a frutificação abundante e de alta qualidade. E também de grande importância é a composição do solo na área destinada à amora Auchita. As áreas com alta umidade do ar são as mais adequadas. Para uma nutrição adequada do sistema radicular, é necessária uma quantidade suficiente de umidade e minerais no solo. Para o plantio de amoras, o ideal seria preparar o solo alguns anos antes do plantio. O local para o cultivo proposto de Auchita deve ser limpo de ervas daninhas e fertilizado com antecedência.
Seleção do local e preparação do solo
Amoras não são muito resistentes ao congelamento durante a estação fria. Para evitar o perigoso efeito das geadas nos arbustos, principalmente nos jovens, tanto quanto possível, é necessário escolher encostas e morros para plantá-los. É indesejável plantar a variedade em terras baixas, onde é provável que congele devido às temperaturas mais baixas combinadas com alta umidade.
É indesejável para as amoras-pretas escolherem um lugar na planície onde correm correntes de ar frio. Os ventos frios de leste ou norte são especialmente perigosos para o desenvolvimento de arbustos. Nas cavidades, os arbustos de Auchita também ficarão para trás devido à retenção constante de ar frio. Em condições de plantio desfavoráveis para arbustos de amora silvestre híbrida, as bagas podem permanecer pequenas e perder significativamente o sabor.
O solo deve conter a quantidade de micronutrientes e substâncias necessárias para as amoras. O jardineiro precisa cuidar da preparação para o plantio da planta com antecedência, se ele espera colheitas decentes. Para fazer isso, é necessário remover todas as plantações estranhas do local e adicionar essas misturas de solo ao solo para que sejam suficientemente leves, soltas e quebradiças. Somente esse tipo de solo fornecerá nutrição normal da raiz, bem como acesso à umidade e oxigênio. É bom plantar amoras no lado ensolarado de uma cerca sólida, onde terão apoio e receberão proteção do vento frio. Para maior crescimento e ramificação dos arbustos ao plantar próximo à cerca, é necessário deixar um espaço livre de pelo menos um metro.
Reprodução
A variedade de amora-preta vertical Auchita é propagada por estacas de raízes. Os rebentos que caíram ao solo criam raízes rapidamente e dão novos rebentos.
A reprodução funciona melhor em condições de estufa, onde a umidade pode ser controlada. As mudas são separadas no meio do verão. Seu comprimento deve ser de 10-12 cm, e 2-3 botões devem permanecer no topo. O principal não é correr para separar os brotos enraizados, mas fazer isso apenas na primavera.