- Autores: Suíça
- Gosto: doce
- Aroma : sim amora
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: de 7
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: de meados de julho ao início de setembro
- Produção: 3-7 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: Boa
Recentemente, eles têm relutado em cultivar e cultivar amoras em seus chalés de verão, uma vez que a maioria das variedades são muito caprichosas, têm numerosos espinhos, o que complica o processo de deixar e colher os frutos. A situação mudou radicalmente com o aparecimento da variedade Asterina.
História de criação
Asterina é uma das variedades de amora-preta mais promissoras e deliciosas que tanto os jardineiros amadores quanto os fazendeiros precisam prestar atenção. Ao longo dos anos, criadores e cientistas trabalharam para desenvolver uma nova variedade de amoras que seriam mais doces e resistentes a doenças e temperaturas extremas.
O trabalho dos criadores na Suíça terminou com um sucesso incrível, quando, como resultado do cruzamento de duas variedades de amora-preta Chester e Loch Ness, apareceu um tipo completamente novo de baga chamada Asterina, ideal para consumo in natura, bem como para enlatamento e outras colheitas.
Descrição da variedade
Termos de amadurecimento
Asterina é uma variedade precoce de baga. O período de frutificação ativa dura cerca de 2 meses - julho a agosto, às vezes até meados de setembro. Após o amadurecimento total, os bagos não se desintegram, ao contrário de outras espécies. O período de frutificação pode variar ligeiramente devido às peculiaridades do clima da região onde a amora-preta é cultivada.
Regiões em crescimento
Esta variedade adapta-se perfeitamente a climas quentes, por isso não teme a seca e o sol forte. Na seca, irrigação ou rega abundante são suficientes. Além disso, a variedade é resistente ao gelo, portanto, cria raízes em áreas com diferentes condições climáticas. Em baixas temperaturas, basta isolar os arbustos, ou seja, cobrir com um material que retenha calor.
Produção
Asterina é uma amora-preta frutífera e sem espinhos. De um arbusto, você pode coletar de 3 a 7 kg.
Bagas e seu sabor
Esta variedade de amora tem características próprias, graças às quais tem um sabor pronunciado. Os frutos pretos são oval-alongados e muito doces, com doçura e riqueza presentes até nos frutos verdes. Cada baga com densa estrutura carnuda pesa 7-15 G. O sabor das amoras é sobremesa, com uma acidez sutil. Além do sabor rico, a variedade possui um aroma brilhante.
Recursos crescentes
Esta variedade de frutos silvestres é facilmente cultivada em condições completamente diferentes, sem a necessidade de habilidades especiais, portanto, qualquer jardineiro amador pode lidar com essa tarefa.
Seleção do local e preparação do solo
O local onde o Asterin será cultivado deve ser bem iluminado, é desejável que os raios de sol incidam sobre o local. Algumas semanas antes do plantio, você deve remover a erva daninha, cavar o solo e, se necessário, ajustar o equilíbrio ácido-base - deixá-lo neutro. Arbustos de amora preta crescem bem em argila. Para eles, é utilizado um método de pouso em cluster, onde a distância deve ser de pelo menos um metro, e entre as linhas - pelo menos dois metros.
Poda
A poda é uma das partes mais importantes do cuidado das plantas.Assim que os rebentos centrais atingirem a altura de 1 metro, os seus topos devem ser cortados 10-15 cm, o mesmo deve ser feito com rebentos laterais que tenham crescido até à altura adequada. Brotos congelados também estão sujeitos a poda após o inverno. Eles precisam ser encurtados para botões vivos. No outono, os ramos secos e danificados são encurtados, bem como os rebentos fracos perto da raiz.
Regar e alimentar
O cuidado e o cultivo adequado de amoras-pretas envolvem regar e alimentar a planta em tempo hábil. Nos primeiros 40-45 dias, a rega é necessária regularmente e, em seguida, uma vez por semana. Durante o período de frutificação, também é necessário regar regularmente o arbusto. Na primavera, o solo é fertilizado e também saturado com componentes minerais (nitrato de amônio, uréia).
Resistência à geada e preparação para o inverno
Os arbustos de amora preta Asterin são resistentes à geada, mas ainda assim devem ser preparados para o inverno. Depois de podar os galhos fracos e mortos, a terra deve ser solta e alimentada com húmus e, em seguida, os arbustos devem ser isolados. Para isso, utiliza-se a agrofibra.
Doenças e pragas
Segundo jardineiros experientes, uma excelente prevenção de várias doenças é o tratamento de arbustos com água a ferver. Em geral, essa variedade tem boa imunidade a vários tipos de bactérias, mas as amoras-pretas ainda são suscetíveis à antracnose.
Reprodução
A reprodução é feita de várias maneiras - dividindo o arbusto em partes, por meio de rebentos de raiz, e também usando estacas verdes. São os rebentos de raiz que são considerados um excelente material de plantio. Para evitar doenças, as amoras-pretas são plantadas longe das safras de framboesa, morango e erva-moura.
Visão geral da revisão
Analisando as muitas críticas de jardineiros amadores e agricultores que cultivam amoras Asterin para fins industriais, pode-se argumentar que a variedade cria raízes rapidamente, não requer cuidados extravagantes e grandes investimentos em dinheiro, e também é muito saborosa, incrivelmente aromática e doce. Às vezes, os agricultores têm dificuldade em criar essa variedade de amora-preta.