- Autores: Universidade de Arkansas, EUA
- Gosto: doce
- Aroma : floral
- A presença de espinhos: Não
- Peso da baga, g: 7
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: do final de julho ao início de agosto, dura cerca de 4 semanas
- Produção: 6 kg por arbusto
- Local de entrega: áreas sombreadas
Muitos têm amoras-pretas em seus lotes. Ela tem algumas semelhanças com as framboesas, mas existem muitas diferenças. Nas amoras, os frutos são poliestireno, não uma baga. Vamos considerar as características desta cultura interessante usando o exemplo da variedade Arapakho.
História de criação
A Universidade de Arkansas, EUA, em 1993, tornou-se o terreno fértil para a amora-preta Arapaho, o nome latino para Arapaho. Os trabalhos dos cientistas não foram em vão, a nova variedade tem muitas vantagens e conseguiu provar-se do melhor lado.
Descrição da variedade
A variedade Arapaho sem espinhos se tornou um dos primeiros arbustos kumanik com tais qualidades. O arbusto consiste em brotos eretos que crescem até 2 metros. Na base, a espessura dos ramos é de 3 cm, as folhas são cinco-lamelares nas bordas dentadas, verdes brilhantes.
Termos de amadurecimento
Os frutos da variedade Arapaho amadurecem em prazos médios. A colheita começa no final de julho e dura 1 mês. Mais perto do sul, os frutos amadurecem no início de julho.
Regiões em crescimento
Blackberry Arapaho está adaptado ao cultivo em várias condições climáticas. Distribuído no centro da Ucrânia, região de Moscou. Ela cresce nas regiões do sul e parte central da Rússia.
Produção
A variedade Arapakho, de alto rendimento, é capaz de produzir até 6 kg de frutas por arbusto. Em condições climáticas desfavoráveis, o rendimento diminui.
Bagas e seu sabor
Os frutos do Arapaho são grandes, de cor preta com tonalidade brilhante, em forma de barril. O peso de uma baga é de cerca de 7 gramas, com um diâmetro de 1,92 cm.O sabor das amoras é doce e delicado com um aroma floral. As sementes são macias e não palpáveis quando comidas. A consistência da polpa é densa, portanto a transportabilidade é possível sem agredir o fruto.
Recursos crescentes
Esta variedade de arbustos de amora-preta requer suportes de madeira ou treliça. Ela prefere solo franco-arenoso e fertilizantes de húmus e cinzas de madeira.
Seleção do local e preparação do solo
O local para o plantio é escolhido ensolarado, sombra parcial. A atividade solar excessiva pode provocar queimaduras de folhas e frutos, especialmente nas regiões do sul. A melhor opção é plantar ao longo de cercas com reentrância de 1 metro. A cerca oferece proteção contra luz solar direta e ventos frios.
Aterrissagem
Normalmente, as mudas de Arapaho são plantadas na primavera a uma temperatura de + 15 ° C. Pode ser plantado no outono, mas é preciso ter em mente que o arbusto deve criar raízes. Portanto, o procedimento é realizado pelo menos um mês antes do início do frio.
O material de plantio deve ter 4 raízes de até 10 cm e um botão basal.
Os arbustos são plantados com intervalo de 1 metro. A distância entre as linhas é de 2,5-3 metros.
Os furos são cavados igualmente em largura e profundidade - 40x40 cm.
O fertilizante de potássio, húmus e superfosfato é aplicado no fundo.
Uma muda é plantada, regada e coberta com cobertura morta para reter a umidade.
Poda
Após o plantio, no primeiro ano, todas as inflorescências são removidas para melhor desenvolvimento das raízes. O corte dos topos até 1,5-2 metros é feito no início da primavera, após 2-3 anos. Galhos secos e quebrados são removidos até o nível de um botão vivo. As mesmas ações podem ser feitas no final do outono.
No início do verão, é necessário apertar os topos e remover o excesso de brotos laterais nos corredores. Os rebentos jovens são normalizados de 5 a 10 unidades. por arbusto, dependendo da força de crescimento e da condição da planta. No final da safra, após o término da frutificação, todos os ramos frutíferos são cortados pela raiz, deixando um pequeno toco.
Regar e alimentar
Blackberry Arapaho raramente é regado:
primeiro, durante o plantio, até que a planta crie raízes por 1,5 meses e certifique-se de que o solo esteja sempre molhado;
a amora preta Arapakho é resistente à seca e a rega adicional é necessária apenas em caso de seca;
no sul, regado uma vez por semana;
o solo ao redor do arbusto é coberto com uma camada de até 10 cm.
Periodicamente, após 2 anos, a amora-preta Arapaho precisa ser alimentada com um complexo orgânico e mineral de nitrogênio:
8 kg - húmus;
100 g - superfosfato;
50 g - nitrato de amônio;
30 g - fertilizante potássico.
Resistência à geada e preparação para o inverno
Resistência média ao gelo. A variedade de amora-preta Arapaho pode suportar até -24 ° C, mas ainda assim é recomendável cobri-la. No outono, quando a temperatura se aproxima de zero, os galhos são retirados do suporte e dobrados ao solo, prendendo-os para que não subam. Eles são cobertos com ramos de abeto, agrofibra, lutrasil. Cobertura morta com turfa, folhagem. No inverno, você pode adicionar uma camada de neve.
Doenças e pragas
A variedade Arapaho é resistente a doenças e pragas. Às vezes, pode ser afetado por um ácaro da amora-preta. Pode ser reconhecida pelo aparecimento de bagas feias. O besouro da framboesa faz buracos nas folhas e nos frutos, apodrece nas amoras. O oídio aparece como uma flor branca nas folhas e frutos. Para profilaxia, antes do início da floração e após a planta, são tratadas com os meios "Actellik", "Fufanon", "Fitoverm".
Reprodução
A opção mais simples e fácil é dobrar a parte superior do galho no chão, fixá-lo com um grampo de cabelo e polvilhar com terra. Na primavera, a muda é separada da mata-mãe e plantada separadamente.
Outra maneira é propagar com camadas de raiz. Deixe fortes brotos verticais no arbusto até o outono. No momento em que o sistema radicular é formado, a planta pode ser separada e plantada separadamente.
Visão geral da revisão
Os jardineiros que cultivam a variedade Arapaho ficam satisfeitos com a simplicidade do cuidado. Um arbusto sem espinhos permite que até crianças pequenas colham frutas e não tenham medo de se machucar. O sabor delicioso dos frutos silvestres suculentos é uma delícia. A safra é um pouco menor que a especificada, mas é o suficiente para que todos comam e parte para colocar à venda.