- Autores: EUA, Arkansas
- Gosto: doce, equilibrado, ligeiramente azedo
- A presença de espinhos: Não
- Avaliação de degustação: 4,6
- Peso da baga, g: 7-9
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: preto azulado
- Período de frutificação: a partir de meados de julho, dura 4-5 semanas
- Produção: 4-5 kg por arbusto
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: resistente ao inverno, até -20 С
O Blackberry Apache é conhecido há algum tempo. Mas para muitos jardineiros é muito útil descobrir as nuances básicas sobre ela e sobre seu cultivo. Também vale a pena prestar atenção ao período de maturação.
História de criação da variedade
A cultura surgiu em 1988. Em seguida, os criadores americanos conseguiram cruzar a variedade Navajo, que era então uma estrela no mundo da amora-preta, e um híbrido experimental, que nem tinha nome, mas tinha apenas o índice condicional de Ark. 1007. Os desenvolvedores conseguiram atingir o equilíbrio ideal de características genéticas. Ambos ancestrais foram superados em parâmetros importantes como o tamanho das bagas e a qualidade da fruta.
A contraparte estrangeira do nome é Apache.
Descrição da variedade
Uma planta bastante poderosa com rebentos eretos e vigorosos que não têm espinhos. A altura do arbusto varia de 2 a 2,5 a 3 M. As folhas são verdes, trilobadas. As flores são brancas, o diâmetro é de 4 cm.
Termos de amadurecimento
O vencimento da colheita começa em meados de julho. O tempo de colheita leva de 4 a 6 semanas. Portanto, a cultura é classificada como tardia (em comparação com outros tipos de amoras).
Produção
Fornecedores de material de plantio afirmam que a planta é capaz de produzir pelo menos 4 kg por arbusto. Em condições favoráveis, esse número chega a 5 kg. Não há problemas específicos em alcançar esses parâmetros.
Bagas e seu sabor
As bagas Apache preto-azuladas parecem muito atraentes. Têm um sabor adocicado com um bom equilíbrio. Os frutos ovais têm a forma próxima de um cone. Sua polpa é suculenta e ligeiramente azeda. A baga pesa de 7 a 9 g, geralmente é atribuída uma avaliação de degustação de 4,6 pontos.
Recursos crescentes
A melhor época para desembarcar nas regiões do sul é o outono (antes do início de outubro). Em locais com climas mais frios e geadas abaixo de -15 ° C, apenas o plantio na primavera (março) é recomendado.
Seleção do local e preparação do solo
Os apaches se desenvolvem idealmente em sombra parcial. Às vezes, áreas sombreadas com agrofibras ou outras redes são permitidas, mas isso é, ao contrário, meia-medida. A distância entre arbustos individuais deve ser de 1-1,5 m. A lacuna em uma linha grande pode aumentar para 1,7-2,5 m. Definitivamente, você precisará cobrir a zona da raiz com uma camada de pelo menos 0,1 m.
Poda
Sempre começa com a formação de arbustos. Basicamente, as amoras-pretas são moldadas de forma que possam ser facilmente removidas no inverno. Estamos a falar de beliscar ao nível de 0,4-0,45 m em tiros verticais. Em seguida, os ramos devem ser executados horizontalmente ao longo da treliça. O corte anual permite remover a frutificação parada e os brotos deformados; a poda inteligente garante rendimentos excelentes, mesmo em áreas limitadas.
Regar e alimentar
Com a falta de chuvas naturais, as amoras Apache precisam ser irrigadas durante a floração. O mesmo se aplica ao momento da formação do ovário e à formação intensiva dos frutos. Nas regiões do sul da Rússia, a irrigação por gotejamento é aconselhável. A melhor opção de organização é a utilização de tubos de polipropileno. A cobertura, se a amora-preta foi fornecida durante o plantio, é realizada novamente no segundo ou terceiro ano, conforme necessário.
Na primavera, um balde (10 kg) é adicionado ao solo para 1 planta:
turfa;
húmus;
composto.
Resistência à geada e preparação para o inverno
O blackberry Apache é capaz de sobreviver a resfriados de inverno de até -20 graus. Mas como eles podem ser ainda mais fortes, é melhor jogar pelo seguro. Não há necessidade de abrigo apenas na costa do Mar Negro. Em todas as outras áreas, mesmo nas proximidades de Stavropol, é obrigatório. Você pode cobrir o arbusto com fibras de agrofibra, papelão e até mesmo palha.
Doenças e pragas
Você pode usar a variedade Apache, quase sem medo de sua derrota por doenças, incluindo ferrugem e antracnose. No entanto, deve-se tomar cuidado com a umidade excessiva. Isso pode levar à formação de mofo cinzento. Os métodos de controle são os mesmos para derrotar outras variedades de amoras. É importante notar que a resistência biológica final da cultura a pragas e doenças ainda não foi totalmente investigada e, portanto, qualquer jardineiro deve estar mentalmente preparado para surpresas inesperadas.
Reprodução
Para este efeito, tanto os rebentos de raiz como os topos dos rebentos são úteis. Mas as mudas jovens precisam ser totalmente protegidas de correntes de ar, que podem destruir os brotos imaturos. Você também precisa monitorar constantemente se o buraco de aterrissagem seca. "Heteroauxin" e "Kornevin" ajudam a melhorar o enraizamento. A vantagem do Apache é o aumento da taxa de sobrevivência de mudas em comparação com outras variedades desprovidas de espinhos.