- Autores: John Perkins, América
- Gosto: doce
- A presença de espinhos: Sim
- Peso da baga, g: até 3 g
- Tamanho da baga: ampla
- Cor de baga: Preto
- Período de frutificação: Agosto setembro
- Produção: até 10 kg por arbusto
- Local de entrega: aberto, protegido do vento
- Resistência ao gelo, ° C / Resistência ao inverno: resistente ao inverno, até -30 ° C
Atualmente, a variedade de variedades de amora está aumentando constantemente. Os criadores estão constantemente trabalhando no desenvolvimento de novas variedades, que se caracterizam por uma rica colheita, cuidado despretensioso, bom gosto. Uma dessas variedades é a amora-preta Agavam.
História de criação da variedade
A variedade Agavam foi criada por criadores em meados do século XIX. Há muito pouca informação sobre a origem da variedade. Sabe-se que o criador americano John Perkins trabalhou no desenvolvimento de amoras. Para obter essa cultura, foram coletadas espécies silvestres norte-americanas. Quais são desconhecidos. Blackberry Agavam tem um sinônimo para o nome (ou nome latino) Agavam. Por várias décadas, a variedade foi uma das dez variedades mais comuns na América e na Europa. Foi incluído no Registro do Estado Russo em 2006.
Descrição da variedade
Esta amora-preta é considerada uma das variedades maiores e mais saborosas. A planta tem arbustos altos e vigorosos. Sua altura vai de 180 a 220 cm, brotos altos, grossos, eretos e com copas caídas, cobertos de espinhos, que se inclinam para baixo. Os espinhos castanhos de tamanho médio são rígidos e bastante pontiagudos. Os rebentos jovens no início da estação de crescimento são verdes, no final escurecem e no segundo ano adquirem uma tonalidade castanha. A variedade Agavam apresenta peculiares folhas onduladas, de cor verde escura, com formato de 5 folhas. Eles têm forte pubescência e pontas das folhas estreitadas. Existem pequenos espinhos nas nervuras da parte inferior da folha. As folhas ficam muito bem presas aos brotos, então muitas folhas fechadas permanecem nos arbustos durante o inverno. Grandes flores brancas são coletadas em inflorescências racemosas. A variedade Agavam cresce muito bem.
Termos de amadurecimento
Os botões de flores são formados principalmente em brotos de dois anos. As amoras começam a florescer em maio, a colheita começa em agosto e continua até o final de setembro.
Regiões em crescimento
Esta variedade é cultivada em todas as regiões do planeta. O cultivo de amoras-pretas em diferentes regiões difere apenas no cuidado agrícola com ela.
Produção
A safra tem um alto rendimento. Até 10 kg de frutos maduros podem ser colhidos de um arbusto de amora-preta; em condições climáticas muito boas e cuidados agrícolas suficientes, alguns jardineiros coletaram até 15 kg de frutos excelentes.
Bagas e seu sabor
Os frutos grandes dessa variedade pesam até 3 gramas. O formato dos bagos é curto-cônico. 17-19 frutos crescem em um cacho, que não amadurecem ao mesmo tempo. Os frutos maduros são pretos. O sabor é doce, com um aroma delicado e único. A polpa é densa, por isso a safra colhida tolera bem o transporte e fica armazenada por muito tempo. Pontuação de degustação de frutas - 4,5 pontos.
Recursos crescentes
Para obter muitos frutos silvestres, você deve seguir uma série de regras. Na escolha do solo, deve-se dar preferência às margas, sendo também necessária a instalação de drenagem. Para que os arbustos cresçam bem, é preciso podar a tempo. Para manter a umidade no solo por mais tempo, a cobertura morta deve ser feita. E você também precisa regar a área onde a amora cresce na hora certa. A falta de umidade é ruim para a produção.
Seleção do local e preparação do solo
Você precisa plantar as mudas em um local aberto e ensolarado, bem protegido do vento e das correntes de ar. Antes do plantio, o local é desenterrado, todas as ervas daninhas são removidas.Em seguida, a terra é fertilizada com uma mistura de superfosfato, húmus e sal de potássio na quantidade de 150 g, 3-4 kg e 40 g, respectivamente. O solo deve ser drenado e bem preenchido com húmus.
Poda
Os arbustos são vigorosos, por isso recomenda-se cortá-los 3 vezes durante a época de cultivo. Na primavera, é necessário cortar os rebentos velhos para não sombrear os jovens. Você precisa cortar por 5-6 botões. Em julho, recomenda-se cortar 10 cm do topo dos rebentos. No outono, depois de colhida toda a safra, retire todos os brotos que não frutificaram, bem como brotos ralos, curtos ou danificados. Para o inverno, 8 a 10 brotos devem permanecer no mato. Na primavera, você precisa remover todos os brotos congelados.
Regar e alimentar
A variedade não é higrófila, mas os arbustos precisam ser regados regularmente. Um balde de água é derramado sob cada arbusto uma vez por semana. No início da estação de cultivo, se o solo ficar molhado após o derretimento da neve, a rega pode ser feita com menos frequência. Durante o período de fixação da fruta, a rega é aumentada e 2-3 baldes são colocados sob cada arbusto.
A fertilização da área com amoras também precisa ser correta. Não ter o suficiente ou aplicar muito fertilizante também terá um efeito negativo na cultura. Nos primeiros 2 anos, o local não precisa de fertilizantes, já que todas as substâncias necessárias foram adicionadas antes do plantio. No terceiro ano, fertilizantes orgânicos e húmus são aplicados, eles vão ajudar a crescer a folhagem. No início da estação de crescimento, compostos de nitrogênio são introduzidos sob cada arbusto (para 10 litros de água, 1-2 colheres de sopa de uréia). 200 ml de solução são derramados sob cada arbusto. A cinza de madeira também é um bom fertilizante. Ele está espalhado sob cada arbusto em uma camada fina.
Resistência à geada e preparação para o inverno
A alta resistência à geada de até -30 ° С permite na Rússia central não cobrir os arbustos no inverno. Em regiões mais ao norte, é necessário abrigo, mas não é recomendado dobrar os brotos no chão, pois eles podem quebrar. Portanto, os arbustos são pendurados com agrofibras ou outros materiais.
Doenças e pragas
A variedade é resistente a doenças e pragas. Para fins preventivos, no outono e na primavera, os arbustos são tratados com sulfato de cobre ou outras preparações que contenham cobre.
Reprodução
A variedade Agavam se propaga de 4 maneiras: por descendência, sementes, estacas e dividindo o arbusto.
O mais simples deles é a reprodução pela prole. Para isso, os descendentes são desenterrados na primavera, os topos são cortados 30-35 cm e são transplantados para outro local. A propagação por sementes é extremamente rara, pois se trata de um processo complexo que não dá bons resultados. Dividir o mato também é uma boa maneira. Para isso, um grande arbusto é desenterrado e dividido em várias partes para que cada uma delas tenha um bom sistema radicular.