O que você pode plantar próximo às amoras?

Contente
  1. Bairro com arbustos
  2. Compatibilidade de uva
  3. Árvores frutíferas e amoras
  4. Bairro com vegetais
  5. Plantando com outras culturas

Na maioria das vezes, as parcelas pessoais não são grandes em tamanho, mas sim quanto você deseja plantar nelas. Árvores frutíferas, arbustos de bagas, uvas, flores - todas essas culturas são consideradas tradicionais para chalés de verão. Muitas pessoas também preferem cultivar amoras em seu site.

Pode ser chamada de cultura um tanto caprichosa, por isso é importante escolher o lugar certo para o plantio, bem como os vizinhos com quem interagiria bem. O artigo discutirá como as amoras-pretas são compatíveis com framboesas, groselhas e outros arbustos e árvores, bem como com uvas.

Bairro com arbustos

Blackberry pertence a uma série de plantas pertencentes à família rosa. As espécies cultivadas começaram a crescer em meados do século 19, quando variedades sem espinhos foram desenvolvidas por meio dos esforços dos criadores americanos em colaboração com os agricultores. Atualmente, existem três variedades de amoras.

  • Nesskaya, também chamado de kumanika. Cresce em forma de planta arbustiva com rebentos eretos, podendo atingir até 4 metros de altura. Uma característica distintiva desta espécie é a presença de espinhos pontiagudos nos ramos. Kumanik é resistente a geadas severas. Bagas pesam até 4 gramas.

A presença de brotos de raiz permite que sejam usados ​​para reprodução ou plantio.

  • Em forma de prega ou gota de orvalho. Este arbusto rasteiro também possui um grande número de espinhos ao longo de todo o comprimento dos ramos. A amora-preta esbranquiçada pode ser considerada uma das espécies mais produtivas. Durante a frutificação, o peso dos frutos chega frequentemente a 12 gramas.

O crescimento da raiz não possui grama de orvalho, portanto, sua reprodução ocorre separando as camadas. Para isso, a parte superior dos brotos é instilada.

  • Semi-rastejante... A planta é mais parecida com uma gota de orvalho, mas, ao contrário dela, não tem espinhos nos brotos. Normalmente o rendimento é médio, o peso da baga é de cerca de 5 gramas. Esta espécie reproduz-se de duas formas: separando o crescimento excessivo ou cavando na parte superior do rebento.

Um fator importante ao cultivar amoras é a escolha de um local para a planta. Embora as amoras tenham boa resistência à seca ou ao frio extremo, são mais exigentes na escolha do local de plantio. As áreas úmidas são consideradas inadequadas para esta espécie, e arbustos não devem ser plantados nas terras baixas devido ao alto risco de estagnação da água no solo. As amoras são mais adequadas para áreas localizadas em uma elevação, por exemplo, uma colina. Com o excesso de umidade, o sistema radicular logo começará a apodrecer, no futuro isso levará à morte de toda a planta.

Solos franco-arenosos ou franco-argilosos, com nível de acidez de 6 pH, serão a melhor opção para esta cultura. Por se tratar de uma planta que adora luz, os locais bem iluminados pelo sol, no lado sul ou sudoeste, são adequados para esta cultura. Em chalés de verão, geralmente é escolhida uma linha para isso ao longo da cerca, afastando-se da cerca cerca de 1 metro.

Ao plantar amoras, poucos sabem como essa cultura vai interagir com as outras plantas do local e quão compatível será com elas.

Normalmente, os jardineiros não pensam sobre isso, embora um bairro escolhido incorretamente muitas vezes leve a uma diminuição na produção e, às vezes, à morte de toda a planta.

Visto que muitos jardineiros preferem cultivar groselha, framboesa, groselha e outras frutas e frutos silvestres em seus terrenos, é muito importante entender como eles se adaptam às amoras-pretas e se podem ser plantados nas proximidades.

Framboesas

As framboesas se dão bem com as amoras, visto que são classificadas como uma única espécie. Essas culturas requerem habitats semelhantes. Mesmo em áreas pequenas, eles podem ser plantados próximos uns dos outros sem medo de polinização cruzada.

Essa vizinhança tem certas vantagens, mas também tem desvantagens, porém, com os devidos cuidados, pode-se esperar uma boa frutificação de ambas as safras.

As vantagens desta vizinhança incluem:

  • ajuste compacto;
  • a possibilidade de tratamento conjunto de plantas de várias doenças, pragas;
  • alimentando-os com os mesmos tipos de fertilizantes.

Quanto às desvantagens, a principal desvantagem da proximidade das culturas é a tendência à proliferação. O plantio muito próximo pode dificultar a poda. Para evitar que os ramos se entrelaçam, é melhor manter uma distância de cerca de 1,5 metros entre as culturas. Recomenda-se também a instalação de limitadores de plástico, ferro ou ardósia entre eles, enterrando-os até a profundidade de meio metro.

Em áreas pequenas, se for impossível dedicar muito espaço a cada cultura, é aconselhável escolher variedades de amoras que não formem brotos. Esses incluem Sem espinhos, Loch Ness, Navajo ou gigante, além de framboesas pretas... Tendo em conta que as referidas variedades não se relacionam bem com as baixas temperaturas, convém recolher os ramos para o inverno e dobrá-los ao solo e borrifar os próprios arbustos com as folhas caídas.

Ao longo da temporada, as amoras-pretas dão frutos regularmente, muitos podem desfrutar de deliciosas frutas vermelhas doces por 2 meses ou mais. Graças às podas especiais, os veranistas conseguem prolongar ainda mais este período, captando toda a estação do verão. Durante o processo de amadurecimento, é importante remover os frutos do arbusto a tempo, fazendo isso pelo menos 2 a 3 vezes ao dia, caso contrário, frutos maduros demais podem causar doenças. A escolha de variedades sem espinhos ajudará a tornar a colheita mais confortável e conveniente.

As amoras, assim como as framboesas, podem crescer e se desenvolver totalmente em condições naturais, sem cuidados adicionais. Mas em condições favoráveis, a cultura dará uma safra mais potente com frutos grandes. A obtenção de uma boa colheita permitirá o plantio em solos argilosos e arenosos e o uso de fertilizantes orgânicos.

Respondendo à pergunta se as framboesas são adequadas como vizinhas para amoras, você pode dar uma resposta afirmativa. Além disso, devido à variedade de variedades, você pode escolher as combinações mais adequadas para elas.

Mas para que a framboesa não suprima o seu "vizinho", é necessário que a framboesa não ultrapasse o tamanho da moita de amoras.

Groselha

Groselhas não funcionam como vizinhas para amoras. Para a groselha preta e vermelha, a proximidade de uma cultura que proporciona crescimento abundante pode ser destrutiva. O sistema radicular de um arbusto em crescimento requer uma grande quantidade de nutrientes do solo e da umidade, o que levará à falta deles para os arbustos de groselha. Essa vizinhança de arbustos de groselha com gotas de orvalho é especialmente perigosa.

Mas uma distância suficiente entre as safras e a instalação de divisórias permitirá que as safras se desenvolvam totalmente em uma área e frutifiquem com sucesso.

Madressilva

Se você deseja plantar amoras e madressilvas no local, deve dar preferência kumanika, uma variedade vertical com galhos ásperos... Caso contrário, a proximidade dessas plantações será indesejável, uma vez que os arbustos jovens exigirão espaço suficiente para seu desenvolvimento e frutificação.

Groselha

Companheiros como groselhas e amoras... Assim como as groselhas, será muito fácil para ele "se dar bem" com um vizinho.A groselha, entre outras frutas e frutos silvestres, é considerada uma das opções mais adequadas para o bairro. Essas lavouras podem ser plantadas até mesmo na mesma linha, mas ainda não é recomendável alterná-las.

É melhor escolher um local adequado para as plantas, plantando-as em filas adjacentes.

De outros

Ao escolher um "vizinho" adequado para as amoras, deve-se levar em consideração que certas plantas têm a capacidade de retardar o crescimento da safra ou interrompê-la completamente. A compatibilidade ideal pode ser alcançada apenas ao plantar safras da mesma espécie, onde uma macieira coexistirá com uma macieira, uma pêra com uma pêra e uma cereja com uma cereja.

  • Não é altamente recomendável plantar amoras com morangos juntos no local.... Com essa comunidade, as culturas começarão a se surpreender com sua praga comum, o gorgulho.
  • O mirtilo ainda é um hóspede raro no jardim e a compatibilidade com outras culturas não é bem compreendida.... Considerando que a planta não gosta de áreas sombreadas e prefere crescer em solos com quantidade suficiente de nutrientes, é melhor plantar mirtilos, afastando-se das amoras por pelo menos 1,5-2 metros.

Compatibilidade de uva

Tendo plantado uma muda com uvas, no futuro, você pode encontrar um problema associado ao entrelaçamento mútuo de brotos. A presença de trepadeiras longas interfere nos brotos da amora-preta, que ficam emaranhados. Para evitar isso, você precisará fazer podas e podas constantes.

Bons resultados podem ser obtidos estabelecendo treliças que protegem ambas as culturas de seu entrelaçamento.

Vale ressaltar que essas plantas possuem uma copa densa, o que dificulta a penetração dos raios solares. Para as culturas amantes da luz, a cor do sol é extremamente necessária, sua falta levará ao aparecimento de doenças e outros problemas.

O cultivo de plantas em treliças separadas reduzirá a probabilidade de ocorrência desse problema.

As treliças de amora e uva são capazes de criar sombreamento suficiente, o que possibilita o plantio de outra safra adequada no corredor. A única dificuldade com essa vizinhança é a necessidade de proteger a safra plantada de agrotóxicos na pulverização das grades. Ele será protegido por meio de um material de cobertura em forma de filme ou spunbond.

Árvores frutíferas e amoras

Não é recomendado plantar safras de frutas e bagas muito próximas de árvores frutíferas. Além disso, sua copa criará uma sombra extremamente indesejável para essas plantas.

Plantar amoras perto de árvores frutíferas reduzirá a produção. Vizinhos como ameixa e pêra podem se tornar não apenas infelizes, mas também perigosos. Eles têm um sistema de raízes poderoso, que requer muito mais umidade e, como resultado, nutrientes, que retirará do arbusto.

Como as amoras enriquecem o solo com nitrogênio, uma macieira é adequada para ela como vizinha, mas somente se a distância entre elas for mantida corretamente.

Não é especialmente recomendado o uso de nozes pretas como companheiro para esta safra de baga.

Bairro com vegetais

Normalmente, os vegetais são cultivados separadamente dos arbustos de bagas, então a compatibilidade dos vegetais com as amoras ainda não foi totalmente estudada pelos agrônomos.

Segundo relatos, essa cultura pode ter uma vizinhança favorável com tomate e alho. Perto de uma horta com alho ou tomate, sentir-se-ão bem as variedades híbridas obtidas a partir do cruzamento com arbustos de framboesa.

Segundo jardineiros experientes, o feijão dá-se bem ao lado das amoras, não se "engasga", mas pode servir de suporte para os rebentos.

Plantando com outras culturas

A compatibilidade de diferentes culturas é um conceito relativo. Vários fatores devem ser considerados, incluindo em que solo as plantas crescem, o tamanho da parcela, irrigação, iluminação, o uso de fertilizantes adequados e muito mais.

Além de hortaliças e frutas, amoras podem se dar bem com plantas e flores ornamentais.

Assim, uma peônia pode atuar como companheira de um arbusto, principalmente se a cultura for em forma de cerca viva. Não se esqueça de que as peônias crescem fortemente em largura. A distância corretamente escolhida dos arbustos ao vizinho deve ser de cerca de 1 metro. Isso permitirá que você chegue facilmente aos arbustos de amora-preta, enquanto fornece acesso às peônias para cobertura morta, soltura.

Você não deve colocar gramados de flores perto de matagais de amora-preta, caso contrário, você terá que remover regularmente os brotos do gramado, o que afetará negativamente a integridade das plantas.

A implementação de todas as técnicas agrícolas permitirá que você evite possíveis erros durante o cultivo de frutos silvestres. Escolher o bairro certo ajudará a aumentar a colheita, acelerar o amadurecimento dos frutos. Seguindo as recomendações dos agrônomos e escolhendo as opções de bairro mais bem sucedidas para amoras, você pode alcançar o pleno desenvolvimento de uma cultura que irá deliciá-lo com uma colheita decente de grandes e suculentas frutas vitamínicas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário