Tudo sobre a propagação de amoras-pretas por estacas

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Cronometragem
  3. Como preparar mudas?
  4. Como fazer root?
  5. Aterrissagem
  6. Cuidados de acompanhamento
  7. As nuances de cortes de diferentes variedades

As amoras-pretas podem ser propagadas de várias maneiras diferentes. Os jardineiros gostam muito dessa característica, pois permite fazer uma grande colheita em um curto espaço de tempo.

Basta acrescentar um pouco de conhecimento sobre os métodos existentes, variedades e as épocas mais adequadas. Muitos amantes da amora-preta optaram pela propagação por estacas, como a mais simples.

Vantagens e desvantagens

Uma das formas mais comuns é a propagação de amoras-pretas por meio de estacas. Este método é adequado até para jardineiros novatos e permite aumentar rapidamente o número de arbustos de bagas, tendo algumas habilidades e o equipamento necessário. O método ganhou grande popularidade devido a uma série de vantagens.

  • Ao cultivar amoras silvestres a partir de mudas, você pode obter um arbusto que terá todas as características do progenitor.
  • O método é econômico em termos de custos monetários.
  • A propagação por estacas não requer muito esforço físico.
  • Dessa forma, você pode aumentar rapidamente o número de arbustos de amora-preta no local.
  • O arbusto começa a dar frutos imediatamente no ano seguinte após o enraizamento das estacas.

Não há desvantagens óbvias para esta técnica, mas as recomendações de plantio e cuidados devem ser rigorosamente seguidas.

Cronometragem

As mudas de amora-preta podem ser cozidas em qualquer época do ano. No entanto, na primavera, é importante concluir a reprodução dessa maneira antes que os botões se abram. O verão é considerado a estação ideal para mudas verdes. De fato, neste caso, o material estará pronto para transferência para um local permanente no outono. Para variedades recomendadas para propagação por estacas, o período de outono é o ideal.

Na hora de escolher a época em que é melhor colher as estacas, alguns pontos devem ser levados em consideração.

  • Blanks feitos na primavera não podem ser armazenados por muito tempo. É aconselhável plantá-los imediatamente em um local permanente e, em seguida, aplicar cobertura morta. Nesse caso, o trabalho deve ser concluído antes que a folhagem apareça nos arbustos.
  • No verão, é melhor cortar as mudas em julho e, em seguida, colocá-las imediatamente em estufas com alta umidade.... Portanto, eles podem ser armazenados por um longo tempo.
  • No outono, como regra, as estacas lignificadas são colhidas... Basta cortar e preparar, e depois mandar para guardar até os primeiros meses da primavera. O armazenamento é feito em ambientes com umidade de 95% e a uma temperatura não superior a 4 graus.
  • No inverno, o estoque de material de plantio não é realizado.

Como preparar mudas?

Os arbustos de amora-preta podem ser propagados usando diferentes tipos de estacas. No entanto, deve-se ter em mente que cada um deles possui características próprias. Isso deve ser lembrado durante o processo de preparação. Você pode cortar raízes, verdes, assim como brotos lignificados. Para obter ótimos resultados, siga estas dicas.

  • Observe a época dos cortes, levando em consideração a variedade.
  • Transfira corretamente as mudas para um local permanente.
  • Cuide bem da planta. Afinal, até que o arbusto fique mais forte, ele estará muito vulnerável.

Raiz

Durante os meses de inverno, muitos jardineiros continuam a viajar para o campo, estimulados pelo desejo de cultivar alguma coisa. Neste momento, você pode criar amoras até mesmo em um apartamento usando estacas de raiz. Porém, para isso é necessário preparar com antecedência o material para o plantio. É ideal que os cortes tenham 0,3 a 1,5 milímetros de espessura e o comprimento varie de 6 a 9 centímetros. Para isso, usa-se mais frequentemente um arbusto, que é transplantado.

Caso as estacas tenham sido colhidas na primavera, devem ser colocadas num recipiente previamente preparado e cobertas com uma camada de terra da ordem de 3 centímetros. Quando as mudas aparecem e crescem um pouco, e as geadas não são mais esperadas, novas plantas podem ser transplantadas para o solo aberto. Ao colher partes da raiz nos meses de outono, elas devem ser colocadas em um local fresco para armazenamento. Neste caso, a temperatura ótima é de 2 a 5 graus. É aconselhável armazenar as mudas em um saco, e a cada 7-8 dias retirá-las, ventilar e inspecionar. O material é plantado em vasilhames no final do inverno e, em seguida, colocado no parapeito da janela.

Os arbustos que cresceram em recipientes são transplantados para um local adequado após o início de dias de calor constante. Este método, com abordagem correta, garante a taxa de germinação das mudas em 70%.

Verde

Para os dias quentes de verão, as mudas verdes são consideradas um método de reprodução ideal para amoras. Normalmente, eles são retirados do topo do arbusto. Adquira-os da seguinte maneira.

  • Em julho, é necessário cortar as pontas dos brotos da amora-preta em um ângulo de 45 graus. Além disso, o comprimento do segmento deve ser de cerca de 20 centímetros.
  • Do fundo das sobras resultantes, é retirado um talo com duas folhas. Diluir o arbusto diretamente de cima não funcionará.
  • A folha de baixo é cortada de forma que um pequeno toco permaneça, e a folha de cima é cortada ao meio.... É importante que o caule tenha uma tonalidade esverdeada saudável.
  • O material resultante deve ser colocado em um estimulador de crescimento para as raízes, por exemplo, em Kornevin.
  • Em seguida, as mudas são distribuídas entre os recipientes. e preenchido com uma mistura de terra, perlita e turfa, tomadas em proporções iguais.
  • A germinação é realizada em estufa quente (30 graus) e úmida (96%), sem correntes de ar.
  • Arejando você pode começar quando novas folhas se tornarem visíveis nas mudas.
  • 7-8 dias depois disso eles podem ser transplantados para solo aberto.

Lignificado

Os cortes do caule são outro método de propagação bem conhecido para arbustos de amora-preta. Deve-se notar que é adequado para quase todas as variedades desta planta. Jardineiros experientes são aconselhados a seguir as seguintes regras.

  • No outono, prepare mudas de caules com menos de um ano de idade usando um podador de jardim. Cada corte deve ter aproximadamente 40 centímetros de comprimento. Ao trabalhar com variedades espinhosas, é importante usar luvas para que não haja farpas nas mãos.
  • O resultado as estacas são enterradas no solo até a primavera.
  • Com o início do calor, o material de plantio é necessário desenterrar e atualizar as fatias de ambos os lados.
  • Depois disso, cada talo é novamente colocado no solo. a uma distância de 10 centímetros um do outro.
  • Aterragem segue cubra com papel alumíniolevantando-o com arcos de metal.
  • O cuidado com as mudas consiste em arejá-las periodicamente., regando com água sedimentada e arrancando ervas daninhas.
  • Quando três folhas aparecem nos arbustos, elas são removidas do solo.... Cada um conterá vários brotos com raízes. Eles devem ser divididos e plantados em desmamados.
  • Depois que novas folhas aparecem nas mudas, e os caules ficam mais longos, eles podem ser plantados em solo aberto.

Este método também pode ser usado nos meses de primavera. No entanto, é importante ter tempo para preparar e enraizar as mudas antes que os botões floresçam.

Como fazer root?

Se as estacas foram colhidas nos meses de outono, é melhor enraizá-las na primavera.... Antes de enraizar o material em campo aberto, é recomendado tratá-lo com Kornevin ou outro meio semelhante. Em seguida, é feita uma trincheira com 5 centímetros de profundidade. É necessário colocar as estacas nele a uma distância de 7 ou mais centímetros umas das outras e, em seguida, cobri-lo com terra.

Para que tudo corra bem, você deve cuidar regularmente deles. Portanto, o solo ao redor das mudas deve estar constantemente moderadamente úmido e não deve haver ervas daninhas.Se você quiser acelerar o processo, pode colocar uma estufa sobre a cama de amora. As mudas aparecem em algumas semanas. As plantas devem ser replantadas quando se parecerem com arbustos e tiverem pelo menos três folhas verdadeiras.

Em casa, você pode cuidar das mudas do meio do inverno. Para fazer isso, você precisa preparar uma mistura de substrato de terra e coco em partes iguais. As estacas são dispostas em um recipiente com o solo resultante na horizontal, aprofundando 4 centímetros. De cima, o recipiente é coberto com um filme ou tampa. Periodicamente, o material é ventilado e regado moderadamente para evitar o apodrecimento. As raízes começarão a se formar em 14 dias e, após outros 10 dias, aparecerão brotos verdes. Ao redor de cada um deles com tesouras de poda, deve-se cortar parte do caule, antes de plantar em recipientes separados. Eles crescem neles até que novas folhas apareçam.

Aterrissagem

Quando as mudas ficam mais fortes, é importante plantá-las corretamente em um lugar permanente para que elas agrem regularmente com uma colheita abundante.

  • Algumas horas antes do transplante, o arbusto deve ser regado.
  • Em seguida, covas ou valas são preparadas para o plantio.
  • Uma mistura de terra e húmus é derramada neles em partes iguais.
  • Também vale a pena aplicar um fertilizante de longa ação como o AVA.
  • É necessário plantar a planta de forma que o botão fique enterrado 3 centímetros no solo.
  • Depois disso, o solo ao redor da raiz deve ser socado.
  • Para manter a água dentro da circunferência do círculo do tronco, vale a pena fazer um rolo ao redor do tronco do arbusto.
  • Cada muda deve ser regada com 8 litros de água.

Se tudo for feito corretamente, em algumas semanas, uma nova folhagem aparecerá nos novos arbustos. No próximo ano, eles se transformarão em uma amora-preta de pleno direito e se deliciarão com a colheita.

Cuidados de acompanhamento

Cuidar de arbustos de amora-preta deve incluir uma série de ações.

  • Regar os arbustos, se não chover, deve ser uma vez por semana... Além disso, cada planta precisará de 10 litros de água. É melhor usar um regador ou aspersor para isso, que é capaz de irrigar vários arbustos ao mesmo tempo.
  • O cultivo não está completo sem alimentação obrigatória. Portanto, na primavera, fertilizantes que contêm nitrogênio devem ser aplicados sob cada arbusto de amora-preta. As plantas também gostam de se alimentar de esterco de vaca podre. Uma planta adulta precisará de um balde desse tipo de fertilizante.

De fertilizantes inorgânicos, você pode usar "Ureia". Quando o ovário está se formando, é importante alimentar-se com substâncias que contenham potássio. Na maioria das vezes, a cinza de madeira é usada para isso.

  • Os frutos da amora-preta são formados em brotos de dois anos e devem ser removidos antes do inverno. É necessário deixar apenas os rebentos jovens que darão frutos no próximo ano.
  • Para que os arbustos tenham uma colheita antecipada todos os anos, eles devem ser cobertos para o inverno. Basta colocar os brotos que tecem no solo e cobrir com grama cortada ou material especial (agrofibra).

As nuances de cortes de diferentes variedades

Amoras-pretas de jardim são propagadas por estacas, mas é importante levar em consideração a variedade. Por exemplo, um arbusto sem espinhos cultivado por meio de estacas pode se tornar espinhoso. Vale destacar que variedades sem espinhos, quando propagadas por estacas verdes ou lignificadas, morrem ainda no processo de obtenção de mudas. Para amoras remanescentes, os cortes devem ser feitos no verão. Assim, as mudas estarão prontas para transferência para um local permanente no primeiro mês do outono.

Como resultado, os arbustos jovens farão sua primeira colheita no próximo ano. Para amoras-pretas comuns e padrão, a opção de propagação por estacas lignificadas é ideal. Para que cresçam e se desenvolvam com segurança, basta cuidar bem deles.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário