Tudo sobre amoras silvestres

Contente
  1. descrição geral
  2. Onde e como ele cresce?
  3. Como crescer?

Depois de ler o artigo, você poderá descobrir tudo o que precisa saber sobre a amora-preta da floresta. Ficará claro em quais florestas essa baga selvagem cresce e como são os arbustos. E também será possível descobrir como cultivar tal cultura em sua casa de campo.

descrição geral

Deve-se destacar desde já que a amora-preta da floresta, segundo a classificação botânica exata, não é um arbusto, e sim um meio arbusto. Ela pertence à família rosa e, portanto, seus "parentes próximos" são:

  • Cereja;

  • cereja de pássaro;

  • Rowan;

  • morangos;

  • pêssego;

  • Árvore de maçã;

  • pera;

  • rosa do jardim;

  • Rosa Mosqueta;

  • espinheiro;

  • ameixa.

Em locais climáticos favoráveis, as amoras silvestres podem crescer com muito vigor. Muitas vezes, seus matagais, em geral, tornam-se um obstáculo intransponível. Formalmente, esta planta pertence ao grupo decíduo. No entanto, as folhas da amora-preta podem permanecer nos galhos até o final do inverno. A folhagem no verão é verde escura e brilhante; com o início do outono, torna-se marrom ou adquire tonalidade marrom-avermelhada.

A altura da amora silvestre não ultrapassa 1 m, mas o comprimento dos rebentos pode ser muito maior. Em casos diferentes, eles ficam no chão ou pendurados em forma de arco.

A casca é coberta por um grande número de espinhos. Eles podem variar muito em comprimento e geometria.

Você pode esperar o aparecimento de flores no início do verão. A floração pode continuar até o início de julho. A floresta de amora silvestre floresce abundantemente, mas as flores em si são pequenas. As bagas são comestíveis. Eles amadurecem no final do verão e no início do outono. Externamente, essas frutas preto-azuladas são semelhantes às framboesas.

O complexo da raiz do Blackberry forma ativamente os brotos. Algumas raízes são bastante longas.

Onde e como ele cresce?

Você pode encontrar amoras-pretas na floresta em todos os lugares em climas temperados e quentes. Em nosso país, ela é encontrada nas proximidades de Arkhangelsk e no norte do Cáucaso. Também cresce na América do Norte. Lá, as amoras-pretas são cultivadas até em escala industrial.

As amoras-pretas são especialmente comuns na faixa do meio. Lá ela pode ser vista em prados úmidos e inundados. E também esta espécie adora crescer perto de riachos e rios. Os arbustos de amora-preta também estão entre os primeiros a crescer em clareiras. As bordas da floresta não são exceção.

A planta pode tolerar bastante sombra. No entanto, ele se desenvolve muito melhor com uma boa iluminação. O terreno exigente é baixo. Na natureza, as amoras silvestres podem crescer em solo seco e úmido, ácido e moderadamente alcalino.

Em muitos casos, chega ao solo mais cedo do que outras plantas e, como “pioneira”, fortalece e melhora o solo.

Muitas vezes você pode vê-la:

  • em ravinas no meio da floresta;

  • em várzeas de rios;

  • próximo aos pântanos (embora não cresça nas próprias áreas pantanosas).

Os caules, como as framboesas, se desenvolvem em um ciclo de dois anos. Na primeira temporada, eles ganham peso e lignificam. A segunda época é acompanhada pela formação dos bagos e termina com a secagem e murcha dos ramos. A floração e a formação de frutos não são separadas nem mesmo no menor grau. Portanto, os arbustos parecem muito bonitos e pitorescos no auge da temporada de verão.

As flores são brancas ou ligeiramente rosadas, a secção transversal é de cerca de 20 mm.

No plantio cultural, amoras silvestres são mais frequentemente usadas para:

  • formação de hedge;

  • criando meios-fios;

  • jardins de pedras.

Como crescer?

As flores de amora-preta são autopolinizadoras e atraem as abelhas. Portanto, para o seu cultivo, a polinização artificial é extremamente rara. Deve-se ter em mente que esta planta se divide em formas eretas e rastejantes. A abordagem para cultivá-los é previsivelmente diferente. É imperativo levar em consideração as características de uma determinada variedade.

Para qualquer amora-preta cultivada, definitivamente preferida os lugares mais iluminados. Apenas um leve sombreamento é permitido. Isso se justifica com o crescimento prolongado e a impossibilidade de preparação para o inverno. Os frutos cultivados à sombra ainda serão saborosos e grandes. É muito importante cuidar da fertilidade do solo e de sua drenagem sólida.

Amoras precisam de irrigação intensiva. Mas um excesso de umidade para ela não é melhor do que uma falta.

Se houver probabilidade de invernos frios, você terá que cobrir a planta. Vale a pena escolher variedades tão resistentes ao frio quanto possível. O desembarque é realizado principalmente na primavera ou no outono.

O tamanho das covas de plantio deve corresponder ao tamanho do arbusto. O fundo do buraco deve estar saturado com esterco. A muda recém-plantada é cortada a uma altura de 30 cm e regada suavemente. O espaçamento entre filas deve ser de 2,5 m. A distância recomendada entre arbustos individuais é de 0,5 m a menos.

Deve-se lembrar que os arbustos de amora-preta são altos e podem estender-se até 3,5 m. Portanto, eles precisam ser plantados apenas onde não haverá interferência (e onde uma planta tão poderosa em si não interfere em nada). A forma correta dos arbustos é muito importante. É melhor usar uma técnica simples em forma de leque, onde as plantas são direcionadas para um ou dois lados. Os brotos crescidos estão amarrados.

É necessário regar a amora em tempo seco. Se houver chuva suficiente, geralmente ela pode ser ignorada. Qualquer forma vale a pena soltar o chão e tirar o mato. Na primavera, a planta é alimentada com compostos minerais. Para cobertura morta, húmus podre é usado.

Com uma poda de primavera completa no outono, você pode se limitar à remoção de brotos obsoletos e deformados. O rejuvenescimento permitirá que você obtenha uma nova safra a cada ano.

A preparação para o inverno envolve dobrar os galhos no chão. Então você pode tirar o máximo proveito do abrigo de neve natural. Os arbustos eretos dobram-se gradualmente para não danificar nada.

É possível estimular o desenvolvimento da parte subterrânea do mato removendo as inflorescências no primeiro ano. A fertilização e a rega são realizadas conforme desejado. É possível combinar e separar esses procedimentos. A irrigação com carga de umidade (geralmente no final de outubro) é necessária. Suas datas específicas podem variar dependendo do clima.

Se o fertilizante for colocado após a rega (isso é exatamente o que eles fazem na maioria dos casos), ele deve ser usado no outono por 1 sq. m 50 g de superfosfato e 25 g de sulfato de potássio. De cima, o marcador é coberto com húmus. É categoricamente impossível usar composições de nitrogênio no outono. É necessário se preparar para um abrigo de inverno uma semana antes do início das temperaturas de congelamento. Se você cobrir a planta diretamente durante as geadas, a fragilidade dos galhos pode causar muitos transtornos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário