O que é kumanik e onde ele cresce?
Muitas pessoas não sabem o que é kumanika, onde cresce. Que tipo é e em que a amora é diferente da amora? A descrição das bagas de "nessa amora" vai ser útil a pessoas curiosas e atenciosas. E para quem decide cultivar essa cultura, informações sobre a poda da planta e o sabor de seus frutos provavelmente serão úteis.
descrição geral
Kumanik dificilmente pode ser chamada de planta amplamente conhecida ou amplamente cultivada. No entanto, suas características são bastante agradáveis para agricultores e criadores. Do ponto de vista botânico, é uma espécie de amora-preta comum - junto com a grama do orvalho. O nome tem vários sinônimos. Entre eles:
- "Amora preta Nessian";
- frio;
- passar roupa;
- musgo groselha;
- kumanik;
- moklaki;
- turquesa;
- sarabalina.
A altura do arbusto da floresta decídua atinge 1-2 m. É caracterizada pela formação de brotos de raízes. Os brotos são do tipo vertical. Você pode ver o tiro caído apenas no topo. Observa-se um pequeno número de espinhos preto-púrpura, crescendo quase em linha reta. Para saber como é esta planta, você precisa levar em consideração suas outras características:
- tipo complexo de estrutura foliar;
- a delicadeza das folhas individuais;
- cor ligeiramente mais clara da parte inferior da lâmina foliar;
- a seção das flores é de aproximadamente 20 mm;
- sépalas verdes;
- a formação de pétalas brancas;
- agrupamento de flores de 5-12 peças por inflorescência desenvolvendo-se nas bordas dos brotos férteis.
A seção da baga é de cerca de 10 mm. Sua superfície preto-avermelhada é brilhante. Ossos pequenos geralmente têm forma triangular. Kumanika é uma baga bastante comestível para humanos. Botanicamente próximo a ele, o míldio se distingue pela formação de brotos rastejantes e pela ausência de descendentes.
As diferenças também se expressam no fato de a amora do orvalho dar mais frutos, mas é menos resistente ao inverno.
Distribuição e habitat
Kumanik é comum não apenas na Rússia, mas também em vários países da Europa Central, bem como na Península Escandinava. Sua presença foi descoberta até mesmo nas Ilhas Britânicas. Esta baga cresce em quase todos os territórios a oeste dos Urais. No entanto, ele contorna as regiões polares, que são francamente inadequadas para o clima. Pode ser encontrada principalmente em florestas leves e secas formadas por pinheiros (isolados ou misturados com árvores decíduas).
Kumanika prefere áreas arenosas ligeiramente úmidas... Ela pode ser encontrada em planícies de inundação de rios e pântanos. Mas esta espécie não entra nas zonas húmidas sozinha. As grandes moitas não são típicas de kumanik, muitas vezes as suas acumulações são insignificantes. É impossível encontrar tais arbustos na taiga real, mas às vezes é encontrado onde a floresta faz fronteira com estradas ou mesmo grandes trilhas.
Revisão das melhores variedades
"Darrow"
Devido ao bom gosto, um cultivo bastante ativo do kumanik cultural começou. E tanto os próprios criadores como os jardineiros valorizam muito a variedade Darrow. Para ele, é típica a formação de arbustos eretos com alongamento dos brotos de até 2 m.A colheita ocorre em 2 ou 3 safras. Esse kumanik tem um rendimento decente.
Ela é capaz de resistir a fortes resfriados.... No entanto, isso requer uma neve sólida ou uma concha formada artificialmente. Arbustos descobertos em um inverno com pouca neve podem congelar facilmente. A favor de "Darrow" é evidenciado por uma floração muito graciosa. Sugadores de raiz são recomendados para reprodução.
O plantio é mais promissor em áreas ricas em húmus solto.
"Apache"
Esta variedade de kumanik é criada no estado de Arkansas (EUA). Os agricultores domésticos ainda o estudaram mal. A planta é conhecida por produzir arbustos verticais de bom crescimento. Cada um deles é capaz de produzir até 5-9 kg de bagas. Foi estabelecido que o Apache não tem espinhos. Mas sua popularidade está crescendo tão lentamente, porque nem tudo foi estabelecido na prática sobre esta planta.
Esse kumanik vai dar frutos de meados de julho ao início da última década de agosto... Pode ser propagado por rebentos de raiz e pelos topos dos brotos. A altura do arbusto é geralmente de até 2,5 m. No entanto, espécimes individuais podem crescer até 3 m. Há declarações sobre a imunidade da variedade à ferrugem da folha e outras patologias infecciosas - mas ainda não há informações precisas suficientes sobre isso .
Loughton
Este tipo de kumanik precisa de um tratamento extremamente cuidadoso. Vai durar mais tempo do que outras opções. No entanto, a alta qualidade dos bagos e a sua abundância compensam esta desvantagem. A altura dos arbustos varia de 2 a 2,5 m. A massa de uma única baga é de 4 g.
O transporte da safra colhida é fácil. Grandes espinhos grossos se desenvolvem nos brotos. A coleta pode ser de 8 ou até 10 kg por 1 arbusto. Será possível retirar os frutos até o final de agosto. A resistência ao gelo é baixa, o congelamento é possível mesmo em temperaturas de cerca de -20 graus.
"Cara"
Esta é uma das variedades mais promissoras de kumanik... Começou a ser cultivada em grandes quantidades apenas em 2006. Os rebentos retos podem crescer até 3 m. É absolutamente impossível fazer sem cortar os cílios "Guy". Apesar do pequeno tamanho dos frutos silvestres, são atrativos pela combinação de cor preto azulado e um extraordinário sabor ligeiramente azedo.
Os frutos de Gaya são ricos em vitaminas e minerais. Os bagos são moderadamente duros e adequados para transporte de curta a média distância. Você pode melhorar a riqueza do sabor plantando uma safra em locais ensolarados. Declarada oficialmente a possibilidade de coletar de 1 arbusto a 17 kg de frutos. É verdade que isso exigirá algum esforço.
Você pode crescer e como fazê-lo?
Cultivar kumanik é perfeitamente possível - e é ainda mais atraente do que o clássico blackberry. Esta planta se distingue por uma composição expandida de frutas, portanto é mais útil para o corpo humano. Deve-se ter em mente que kumanika adora umidade. É muito importante para ela umedecer o solo, para reter a água com ajuda de palha natural ou agrofibra. O sombreamento é recomendado no lado sul e oeste. No entanto, o cultivo em plena sombra é contra-indicado.
Os caules desta planta estão eretos, mas uma liga ainda é necessária. As bagas não devem aderir ao solo. A rega e a alimentação devem ser ativas, porque o sistema radicular absorve água e nutrientes em abundância. Nos meses de primavera, é necessário regar com uma solução aquosa de ureia e um complexo de oligoelementos. Depois, a cada 14 dias, são utilizadas soluções de cinza de madeira e esterco de galinha.
A cobertura deve continuar até o final da floração... Assim que os bagos começam a se formar, eles são limitados a regar sem adição de nutrientes. Terminada a colheita, vale a pena cortar imediatamente os rebentos que deixaram de dar fruto. Isso permitirá que a planta redirecione suas forças para o desenvolvimento de brotos de reposição no próximo ano. A alimentação de outono de kumanik é necessária.
No início da estação de crescimento, você precisa apertar a parte superior dos arbustos. Isso ativará o crescimento de brotos laterais. A poda geralmente é feita no outono. No entanto, se necessário, os agricultores podem fazê-lo tanto no verão quanto na primavera. Com o fim da temporada, é necessário se livrar de todos os galhos afetados por diversas doenças. Os rebentos são normalizados no final de maio ou no início de junho.
Deve-se ter em mente que kumanika sofre muito com as secas. Com a falta de água, pode até morrer rapidamente.
Uma distância de cerca de 1 m deve ser mantida entre arbustos individuais.O espaçamento recomendado entre linhas é de 1,5-2 m. As covas de plantio devem ter uma profundidade de cerca de 0,5 m, a largura é exatamente a mesma. Após o enraizamento, as mudas devem ser cobertas com cobertura morta:
- húmus;
- estrume;
- composto.
A reprodução por camadas apicais é a melhor opção. Eles podem ser obtidos dobrando um broto anual no chão e enchendo-o com solo em um estado fixo. Você pode esperar o aparecimento de raízes em 42-56 dias. O transplante dessas mudas para um local permanente é feito na primavera do próximo ano.
Às vezes, devido ao pequeno tamanho do local, o enraizamento no próprio tiro é difícil. Então você precisa enraizar kumanik em potes. O enraizamento horizontal por camadas também é uma boa opção. Os brotos são colocados em trincheiras cavadas e cobertos com solo de forma que apenas os topos se projetem para fora. As camadas precisam ser regadas durante todo o verão; no próximo outono, elas darão raízes e estarão prontas para o plantio.
O comentário foi enviado com sucesso.