Como e quando podar amoras?

Contente
  1. A necessidade de poda
  2. Datas do
  3. Tecnologia de formação

A amora é uma planta exigente e caprichosa que, com muito cuidado, dá uma farta colheita com frutos suculentos. O cuidado inclui muitos procedimentos simples e não muito simples: regar, alimentar, preparar para o inverno. A poda é outra forma obrigatória de cuidar de sua colheita hortícola.

A necessidade de poda

Uma safra hortícola é capaz de produzir uma safra apenas no segundo ano a partir do momento do plantio. Podar as amoreiras imediatamente após a colheita para remover galhos mortos. O procedimento é necessário para evitar a formação de um grande número de ramos antigos, o que pode dificultar o crescimento de novos. Todas as variedades de amoras são submetidas a este procedimento: crespa, espinhosa, rastejante, arbustiva e outras.

Também é necessário cuidar dos cílios jovens.

Metas de poda:

  • garantindo acesso total de calor solar e luz ao caule (se você mantiver os galhos velhos, no inverno será difícil para a luz do sol atingir o meio do caule);
  • eliminação de ramos antigos não viáveisque impedem o fornecimento uniforme de nutrientes aos rebentos;
  • aceleração de maturação frutas, removendo elementos que formam um véu de sombra adicional;
  • obstáculo ao crescimento o número de microrganismos prejudiciais nos arbustos;
  • amadurecimento mais rápido de frutas e aumentando o grau de produtividade;
  • fortalecimento da planta devido ao fornecimento dos micro e macro elementos necessários a cada uma de suas partes;
  • resolvendo o problema de cuidar da planta no futuro, porque o acesso a cada parte do arbusto após a poda será mais fácil.

Vamos considerar os principais tipos de poda.

  • Normalização de brotos... Esta é uma forma de remover o excesso de galhos imediatamente após a frutificação, bem como de se livrar dos galhos fracos. Dependendo da variedade de bagas do arbusto, costuma-se manter de 5 a 10 hastes.
  • Poda... Método de redução da parte superior do tronco no final do período de inverno para estimular a formação de ovários.
  • Beliscando... Trabalhos de verão na poda de ramos anuais, que são especialmente importantes para variedades de arbustos sem espinhos, eretos e remanescentes.
  • Remoção de crescimento excessivo. É muito importante remover o crescimento da raiz que pode danificar o sistema raiz principal. Galhos finos desse tipo de crescimento não são benéficos para a planta, mas podem enfraquecê-la. Um podador é adequado para remover esses elementos.
  • Formação de uma coroa de arbusto leque ou outros métodos com liga adicional em um suporte ou treliça.
  • A própria formação do futuro arbusto, que depende do tipo de planta.

Datas do

É melhor podar o arbusto imediatamente após o plantio, no primeiro ano após o seu enraizamento. É importante não se manter mais do que 28 cm acima do solo. Este método garante o máximo crescimento possível do sistema radicular da planta. Quando a estaca se enraíza, o crescimento dos brotos atingirá um nível poderoso.

Como as bagas são formadas em galhos velhos no segundo ano, é importante lidar com os topos na primavera. O tratamento de alta qualidade irá garantir altos rendimentos, estimulando o desenvolvimento dos ramos laterais.

Na primavera

A primavera é uma boa época para aparar arbustos e remover o excesso de elementos. É importante realizar a poda da primavera imediatamente após o derretimento da neve, quando a temperatura não ultrapassar os 7 graus. Em temperaturas baixas, o procedimento será seguro para a planta.A poda deve ser concluída antes que os botões inchem. A época de poda ideal na parte sul do país é do início de março a meados de abril. Para a parte central - final de abril. É melhor para as regiões do Norte adiar o procedimento para o final do período de maio.

A etapa final da verificação da primavera das plantas é a busca e remoção das folhas caídas do solo perto dos arbustos, a fim de prevenir a formação de bactérias nocivas.

No outono

Os procedimentos de outono para o processamento de amoras-pretas podem ser iniciados imediatamente após a frutificação. Meados de setembro é a melhor época para podar a maioria das variedades de plantas. Algumas plantas não podem ser tratadas antes de outubro. O quão oportuna e de qualidade a poda será afetará a condição da planta durante o inverno. Uma poda sanitária completa é realizada no outono. Para isso, utiliza-se um podador clássico e uma tesoura afiada.

Estágios da poda sanitária de um arbusto:

  1. eliminação de rebentos velhos que já frutificaram (é importante fazê-lo junto com as raízes);
  2. separar galhos jovens e remover elementos enfraquecidos, insuficientemente maduros e finos;
  3. livrar-se de galhos secos, doentes e danificados;
  4. seleção de no máximo 10 ramos de alta qualidade e posterior remoção do restante para distribuir uniformemente a carga no sistema radicular;
  5. encurtando os brotos em 20 cm na área acima da descarga do botão.

Depois de realizar o trabalho de outono, o arbusto pode ser deixado para o inverno. Durante o período de fim do tempo frio, o isolamento deve ser removido e a planta deve ser verificada quanto a galhos congelados ou enegrecidos. Se eles forem encontrados, você precisará excluir uma parte ou um branch inteiro.

O número total de 5-6 ramos saudáveis ​​indica um inverno bem-sucedido.

Verão

Os cílios novos que surgiram na primavera devem ser retirados do solo o mais cedo possível e presos com arame para que os frutos que aparecem não comecem a se deteriorar. Se houver mais de 5 crescimentos formados, é necessário livrar o arbusto de brotos desnecessários. O processamento de amoras silvestres no verão começa em meados de junho e dura até o início de julho. Quando as plantas laterais aparecem nos eixos principais da planta antes do tempo (que, via de regra, se formam apenas em agosto), as pontas de cinco folhas ou botões devem ser removidas.

O processamento de uma planta no verão é relevante por vários motivos. Graças a este tratamento, várias características do arbusto são melhoradas. A diminuição do número de botões melhora os parâmetros gustativos das futuras bagas, bem como o aumento do seu tamanho. Além disso, o processamento tem efeito positivo no processo de coleta dos frutos maduros devido à localização inferior das hastes de frutificação. A remoção de elementos em excesso evita o crescimento excessivo dos brotos e também ajuda na regeneração dos arbustos.

Anteriormente, os jardineiros praticavam a remoção de um pequeno número de brotos prematuros - cerca de 2 botões. Depois de detectar infecções fúngicas em alças longas, os jardineiros começaram a cortar os brotos com uma margem de 5 botões.

É importante lembrar que mesmo esta forma de retirada das tampas não é garantia de proteção absoluta contra tais danos.

Tecnologia de formação

Freqüentemente, o motivo da baixa popularidade das amoras-pretas entre os jardineiros é a necessidade de cuidados cuidadosos com a planta. Por outro lado, arbustos bem formados reduzem significativamente a probabilidade de tal resultado. Mesmo durante a colheita, os arbustos bem tratados não arranham. Para se preparar para os cuidados de outono com a planta, você deve formar qualitativamente o arbusto de amora-preta em um estágio inicial.

O tipo de formação é determinado pela forma do arbusto. É de dois tipos: rastejante e ereto. A vantagem da primeira variedade é a presença de ramos flexíveis de grande comprimento. Esses ramos podem ser formados à vontade. A segunda variedade, também chamada de kumaniki, será mais frágil.

Variedades populares de amoras-pretas verticais:

  • Wilson Earley;
  • Kittatinny;
  • Loughton;
  • Darrow;
  • Black Satin;
  • "Eri";
  • "El Dorado".

Os arbustos eretos de amora preta são vagamente semelhantes aos arbustos de framboesa. Os caules das plantas estão localizados estritamente na vertical ou podem dobrar ligeiramente para baixo. A reprodução é realizada por estacas de raiz. O tamanho máximo do tiro é de até 3 metros. Os galhos e caules estão cobertos de espinhos. Trabalhar com tal planta requer uma preparação minuciosa e a presença de luvas.

Um esquema de duas etapas para iniciantes para podar kumanik é o seguinte.

  1. No início de junho, alguns centímetros devem ser retirados dos topos para fortalecer a ramificação.
  2. Quando os brotos atingem mais de 80 cm de altura, é necessário beliscar a parte superior. Isso geralmente ocorre no início da segunda quinzena de julho.

A segunda variedade de arbustos de amora-preta (sundew) se assemelha fortemente às variedades de plantas selvagens, com um grande número de ramos rastejantes de comprimento impressionante. A sua reprodução é feita pelo método de lançamento de brotos. A planta pode estar com espinhos e sem eles. As regras para cuidar de uma variedade de amoras silvestres são simples. O sundew tem um nível incrivelmente reduzido de resistência ao gelo.

Em termos de quantidade de safra colhida, supera kumanik.

Amoras-pretas rastejantes populares:

  • "Texas";
  • Natchez;
  • Thornfree;
  • Logan;
  • Lucretia.

Freqüentemente, é a forma que determina a natureza da formação do arbusto. É importante estudar as características de cada arbusto. Existem 2 formas principais de conformação: corda e leque.

Fanny

Excelente opção para arbustos verticais. Com a ajuda de uma treliça, os ramos da última temporada são fixados na vertical, enquanto os rebentos são colocados lateralmente na horizontal. Com a chegada do outono, essa liga fornece acesso direto aos velhos galhos no centro a serem removidos.

Os rebentos jovens nesta posição são convenientemente preparados para um longo inverno.

Além disso, os ramos pousados ​​são cobertos com agrofibra ou lona para preservar o calor no inverno. Com o início da primavera, você pode retirar o isolamento, examinar os galhos e guardar os 10 mais resistentes, retirando o resto. Com a chegada do calor, os ramos, que vão adquirir elasticidade, podem ser instalados na vertical.

Cabo

Este tipo de processamento é destinado à formação de variedades de plantas rasteiras. Uma vez que os ramos do arbusto têm uma flexibilidade muito elevada e também um comprimento longo, esta é a melhor forma de formar. Após o inverno, os ramos são distribuídos ao longo do fio de um lado e os brotos do outro, enrolando-se no fio. No outono, os galhos antigos são removidos. Devido à distribuição em duas partes, os ramos velhos podem ser cortados sem danificar os rebentos jovens. Os restantes elementos são estudados detalhadamente de forma a remover os fracos e danificados, preservando pelo menos 7 a 8 rebentos fortes. Esses brotos são coletados em uma trincheira, após a qual são isolados com um material especial.

Na primavera de cada ano, para aumentar a produção, é importante beliscar o topo dos brotos kumanik. Isso promove o crescimento dos ramos laterais das variedades verticais. A poda de variedades rasteiras é necessária para controlar o tamanho dos ramos. Sem essa poda, no outono, os brotos atingirão tamanhos enormes e ocuparão uma grande área, dificultando os procedimentos de beneficiamento do outono. Outra dificuldade com ramos longos é a presença de problemas de isolamento para o período de inverno.

Para obter informações sobre como podar amoras na primavera, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário