Como as amoras-pretas podem ser propagadas?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Possíveis erros

A reprodução de amoras-pretas permite aumentar o número de plantas no local sem gastar recursos adicionais. Esta planta tem raízes perenes, mas apenas a videira ou os floricanos do segundo ano produzem frutos. Para jardineiros que propagam apenas um pequeno número de plantas, os cortes apicais são os melhores. Vale a pena escolher amoras saudáveis, sem sinais de doenças, fungos ou insetos. A nova planta será um clone de sua mãe.

Peculiaridades

Existem muitas maneiras de propagar amoras silvestres e de jardim, tudo depende muito da variedade. Além disso, o método de criação varia quando o produtor precisa colher em um determinado momento ou em uma determinada quantidade.

Às vezes, amoras são cultivadas como cultura padrão, então uma pequena árvore é formada a partir da planta. A vantagem desse método é a facilidade de manutenção. No entanto, a forma padrão não é cultivada na região onde a amora precisa de abrigo, pois não será possível lançar a videira ao solo.

Esses arbustos são melhor propagados por estacas; brotos, partes das raízes podem ser usados.

A maneira mais rápida é desenterrar um broto da raiz e plantá-lo imediatamente em um local permanente. Já a amora-preta espinhosa é propagada por qualquer um dos métodos disponíveis, desde que em todos os casos não perca as qualidades da planta-mãe. Todo o trabalho de criação deve ser realizado no início da primavera, mas após a última geada, ou no outono.

Na primavera, amoras-pretas podem ser propagadas:

  • sementes;
  • estacas;
  • divisão;
  • filhos.

O procedimento é realizado antes do aparecimento da primeira folhagem. A prole deve ser separada apenas no início do verão. Todas as mudas que são plantadas nesse período têm tempo para enraizar bem, por isso não temem mais as primeiras geadas.

Os seguintes tipos de criação estão disponíveis no outono:

  • estacas;
  • torneiras;
  • dividindo o mato.

Se for decidido escolher o segundo método, então as mudas devem ter tempo para criar raízes antes que as geadas cheguem. Se eles são propagados na região norte do nosso país, então esse método não está disponível lá.

As mudas também são enraizadas no verão, caso contrário, as mudas simplesmente morrerão no inverno.

No outono ou na primavera, você pode fazer o trabalho de propagação da amora-preta. O principal é desenterrar bem as mudas, se for utilizado o método de divisão do arbusto, o enraizamento da planta é rápido. Nesse caso, basta cavar parte do mato e regar. O enraizamento ocorre naturalmente.

Camadas

As estacas são brotos de amoras que crescem ao redor da planta, que geralmente são cortadas ou desenterradas. Com a ajuda deles, você pode facilmente plantar amoras. Muitos jardineiros, usando este método, enfrentam algumas dificuldades. Acontece que não é tão fácil dobrar o tiro lateral no chão para não quebrá-lo. A videira da amora-preta é forte e não apresenta boa elasticidade.

É melhor realizar o procedimento na segunda quinzena de agosto ou no início do outono. Nas regiões do sul, como as características climáticas o permitem, a reprodução por estratificação está disponível desde o início do verão. É melhor usar o método descrito quando houver vários arbustos de frutas silvestres no local.

Os rebentos que se enraizarão no solo só poderão dar frutos na próxima estação.

O galho inclinado mergulha no solo a uma profundidade de 10 cm, é desejável que não seja apenas leve, mas também contenha a quantidade necessária de nutrientes. Depois de alguns meses, será possível ver não um, mas vários arbustos de bagas crescendo ao longo de todo o rebento.Quando forem grandes o suficiente e desenvolverem uma boa raiz, podem ser destacados e transplantados onde a baga crescerá continuamente. Cubra o solo e regue a planta pelo menos uma vez por semana para ajudar as amoreiras a criarem raízes.

Camadas apicais

Você também pode diluir amoras com camadas apicais. Neste caso, não há uma plantação normal, mas apenas uma das vinhas longas deve ser escavada ao longo de todo o seu comprimento. Cultivar um novo arbusto de amora-preta dessa maneira é tão fácil quanto descascar peras. Portanto, na maioria das vezes, uma baga trepadeira é criada, a baga parecida com uma árvore não se dobrará tanto no chão, o broto pode ser facilmente quebrado.

Existe uma tecnologia especial sobre como realizar este processo corretamente. Primeiro, aperte o ponto de crescimento do arbusto. Se você ignorar as recomendações para o período de criação, depois de um tempo o broto rastejará para fora do solo e se desenvolverá por conta própria. O sistema radicular no local de imersão no solo não terá tempo de aparecer, então uma nova muda não funcionará.

As folhas da videira devem ser cortadas. Para jardineiros iniciantes, a propagação de pontas é a solução ideal sem complicações.

Para a videira, cave uma trincheira com 5 centímetros de profundidade, tanto quanto possível. A videira é colocada lá e polvilhada com terra por cima.

É estritamente proibido nesta fase separar a videira da mata-mãe, uma vez que dela recebe não só água, mas também nutrientes necessários para o posterior desenvolvimento e formação do sistema radicular. Sem apego à mãe, tal fuga não terá chance de sobrevivência, uma vez que não possui um sistema radicular neste estágio.

Ao quebrar a cadeia de ações, o jardineiro não obterá o resultado desejado. Quando o broto estiver suficientemente enraizado, ele criará um ponto de crescimento que fica no subsolo. A partir deste momento, ele pode extrair independentemente água e nutrientes do solo. É melhor separar a nova planta no início da primavera do ano seguinte.

Quando o rebento está enraizado e capaz de existir por si mesmo, pode ser cuidadosamente cortado da planta-mãe com um podador. As amoras-pretas alcançam enraizamento suficiente na primavera, se você desenterrá-las a partir do final do verão.

Durante este período, você ainda pode transferi-lo para um local permanente até que o sistema raiz se torne mais desenvolvido.

A melhor época para criar com o método descrito é o início do outono., mas nas regiões do sul é permitido usar este método já no início do verão, já que o clima lá é muito diferente do da zona média do nosso país. Aqui, uma planta jovem pode ser obtida na mesma estação.

Sementes

Embora os jardineiros não usem esse método com frequência, o cultivo de amoras também está disponível com sementes. Devido à elevada autofertilidade, que chega a 90%, a maioria das variedades, com este tipo de reprodução, mantém as qualidades da planta-mãe, que é muito apreciada. Após os estudos, descobriu-se que 80% dos arbustos cultivados por esse método, na segunda geração, demonstram maior resistência do que a mata-mãe.

Para que as sementes de amora-preta demonstrem alta germinação, elas devem ser escarificadas ou estratificadas sem falha. Para isso, a semente é embebida em água da chuva.

Eles devem permanecer lá por 2-3 dias. A escarificação das sementes é realizada por meio de máquinas especiais que destroem parcialmente a casca dura da semente.

A estratificação é realizada sob certas condições, sempre a uma temperatura de 2 a 5 CA semente é imersa em uma mistura de areia, turfa e solo. Devem ser de 1,5 a 2 meses. As sementes, misturadas ao substrato na proporção de 1: 3, hidratam, mas evitam o encharcamento. Por cima é colocada uma camada de solo fértil de até 1 cm de espessura e, periodicamente, pelo menos uma vez a cada 10 dias, é realizada a umidificação.

No final do processo de estratificação, a semeadura é realizada no substrato. A profundidade de semeadura não deve ser superior a 8 mm. Para não desbastar ainda mais as mudas, é melhor lançar as sementes durante a semeadura de acordo com o esquema 3 × 3 cm.A temperatura do solo deve estar em torno de 20 C. As lavouras devem ser regadas com água morna.

Depois que 4 brotos aparecem nas mudas, eles são transferidos para o terreno aberto. É melhor tirar a raiz juntamente com o solo e colocá-la na cova de plantio. É aconselhável fertilizar o solo antes disso. A distância entre os arbustos é de pelo menos 10 cm.

Ao dividir o arbusto

Se você precisar obter material de plantio de uma variedade de amora-preta, que é caracterizada por brotos eretos, você deve escolher um arbusto único e saudável com um grande número de descendentes ao redor. Esses brotos podem ser desenterrados entre maio e junho, mas o caule deve ter cerca de 12 centímetros em média. Vinhas com menos de 10 cm não são adequadas.

Você pode pegar material de plantio desde o início de setembro e plantar imediatamente em um local de crescimento constante. É imperativo transferir uma planta com um pedaço de terra durante o transplante.

As camadas da raiz a serem divididas devem ter uma espessura de pelo menos 8 mm na base. Neste caso, a raiz deve ter obrigatoriamente de 15 a 20 cm de comprimento, devendo dizer-se que um arbusto de baga é capaz de produzir de 15 a 20 crias, que podem ser separadas e plantadas separadamente.

Estacas de raiz

No outono ou no início da primavera, desenterre as raízes de uma amora-preta frutífera e corte-as em pequenos cortes. O comprimento deve ser de 5 a 7 cm, devendo ser entendido que apenas as raízes de 1 a 3 anos são adequadas para a colheita do material de plantio. A espessura de cada um deve ser de 0,7 centímetros.

Após a colheita de outono dos arbustos, as mudas são armazenadas no porão. Para isso, use necessariamente caixas com areia úmida.

Na primavera, as mudas jovens são plantadas onde, posteriormente, crescerão constantemente.

Um jardineiro pode obter até 400 mudas de um arbusto de frutificação, que mais tarde se transformarão em mudas. Este método é aplicável apenas às variedades que não produzem descendência, caso contrário, um arbusto com espinhos necessariamente crescerá.

Estacas de caule

Um dos métodos mais simples de propagação da planta descrita é por meio de estacas. O procedimento é realizado no final da primavera. Uma peça de 8-10 cm de comprimento é cortada da extremidade do caule. É colocado em solo fértil e constantemente regado, mas a terra não é úmida demais. Depois de duas semanas ou um pouco mais tarde, o sistema raiz começará a se formar. É melhor manter o novo arbusto no solo até o outono, e então ele pode ser transplantado para um local permanente, se necessário.

Às vezes, as estacas do caule são colocadas em vasos, onde também são bem aceitas.

Se uma variedade rasteira é cultivada, quando a muda atinge um comprimento de 50-60 cm, a parte superior é encurtada. O comprimento total após o corte deve ser de 10-12 cm. Graças a este procedimento, os brotos laterais da planta começam a se formar.

Na água como um rim adormecido

Não é uma má opção com a qual você pode obter muitas mudas novas. Você vai precisar de uma haste anual já dura. Eles são enraizados não de acordo com o método usual no solo, mas usando água para isso. Este é um método simples para uso doméstico. Você pode usar Kornevin para acelerar o processo.

Nuances de reprodução de amoras-pretas sem espinhos e remanescentes

Se uma amora-preta sem espinhos cresce no local, os especialistas recomendam plantá-la enraizando estacas. Os outros métodos descritos acima também são adequados, apenas estacas do sistema radicular não são usadas.

A questão não é que seja impossível propagar a baga dessa maneira, mas que a nova planta não terá as propriedades que o arbusto-mãe possui. As mudas vão crescer espinhos.

Ao separar as mudas verdes e depois plantá-las, atenção especial é dada à qualidade do solo. Se não couber, o material de plantio não será aceito, pois é muito exigente nesse aspecto. O solo deve ser misturado com areia, turfa e enriquecido com nutrientes.

Quanto às variedades remanescentes de amora-preta, elas surgiram nos jardins domésticos não há muito tempo. Recurso - dois períodos durante os quais os arbustos dão frutos.A primeira vez que as bagas aparecem em junho, a segunda - em agosto. Este recurso limita os métodos de criação. Nesse caso, o método de divisão do arbusto será o mais frutífero. Alguns jardineiros usam estacas de caule e raiz. Amoras-pretas reparadas podem ser propagadas no local usando sementes, ou mesmo camadas podem ser usadas.

Possíveis erros

Claro, cada método proposto tem suas próprias vantagens e desvantagens. Iniciantes têm dificuldade, muitas vezes cometem erros. Se você os conhece, pode evitá-los, e o trabalho não será desperdiçado.

É imprescindível que, na hora de escolher um determinado método de criação, valha a pena observar o momento em que é recomendado utilizá-lo. As condições climáticas são monitoradas cuidadosamente, especialmente para o enraizamento de estacas ou camadas. Se você plantar mudas uma semana antes da primeira geada, elas simplesmente morrerão. O problema é que o sistema radicular não se desenvolverá o suficiente durante esse período.

É necessário ter um cuidado especial com estacas que foram enraizadas na água. Seu sistema radicular é especialmente delicado, por isso vale a pena plantar no solo o mais cedo possível.

É melhor usar solo fértil e solto para depois transplantá-lo para um local permanente.

Quando a reprodução é feita dividindo o arbusto, vale a pena examinar a amora-preta para a presença de botões que estão no subsolo. Esse material de plantio é imediatamente plantado em um local permanente, o transplante pode danificar o sistema radicular da planta e ela começará a doer.

O período de adaptação e enraizamento das mudas de amora-preta é um momento em que os arbustos precisam receber a máxima atenção e cuidados adequados. A rega e fertilização oportunas são as principais coisas que devem ser enfatizadas. Se você fizer tudo certo, na próxima temporada poderá obter uma plantação inteira de frutas de um arbusto sem gastar um centavo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário