Como amarrar um blackberry corretamente?
Amoras são uma cultura de jardim que requer muita atenção. Não só deve ser cortado na primavera e no outono, alimentado com vitaminas e minerais, mas também devidamente amarrado.
A necessidade de apoio
As amoras crescem rapidamente e atingem uma altura de 1,5-2 metros. Se ainda não estiver amarrado ao nível dos rebentos, transformar-se-á num arbusto coberto de vegetação, que será muito difícil de cuidar, especialmente durante a postura de inverno. As treliças são uma opção de suporte universal - uma estrutura de treliça para apoiar arbustos.
Os ramos da amora são flexíveis, mas quebradiços. Durante ventos fortes ou chuva forte, bem como sob o peso de suas próprias colheitas, eles quebram. E o suporte, neste caso, é necessário.
A maioria das variedades de amoras tem espinhos no caule, o que pode dificultar a colheita. Se toda a massa de galhos estiver no chão, você não chegará perto das bagas. Imagine toda a estrutura: os brotos estão apenas começando a crescer, mas os galhos velhos os pressionam de cima para baixo. Eles impedem que os raios do sol atinjam novos caules, razão pela qual eles morrem. Blackberry é uma planta que adora o sol.
Existem várias maneiras de amarrar um blackberry.
- Com a ajuda de treliças. As tapeçarias evitam que os rebentos morram. Os ramos não se dobram com o próprio peso ou devido a condições meteorológicas desfavoráveis. Cada parte da planta recebe sol suficiente. Ao mesmo tempo, as treliças não agridem os ramos, pois são feitas de materiais naturais ou de metal escorregadio.
- Bundle Jarreteira. Este método é aplicável apenas durante o cultivo do solo, para que os caules não interfiram. Uma estaca de 2 m de altura é colocada no centro do arbusto e todos os galhos são amarrados a ela em um feixe. Assim, a luz solar não penetra todos os ramos, a colheita torna-se mais difícil e as bactérias encontram mais espaço para se reproduzir. Além disso, se todos os ramos forem unidos, existe o risco de quebrar e danificar.
- Liga em leque. Para tal liga, você também precisará de uma estaca de 2 metros de altura. Coloque-o entre os arbustos e pegue vários galhos de cada um. Amarre-os a um suporte, isso fará um leque. Esta é uma ótima maneira de circular o ar. E na hora da colheita será conveniente chegar aos frutos, pois todos estarão à vista.
- Suporte único. O método de suporte único é usado ao cultivar arbustos individuais. Ele é instalado próximo a um arbusto e as hastes são amarradas com barbante, fita de tecido e uma braçadeira.
Tipos de treliças
Os suportes para arbustos devem ser feitos de determinados materiais e ter uma altura de 1,5-2 metros (altura média de um arbusto).
Existem também alguns requisitos para materiais:
- o material deve ser leve e flexível para que possa ser facilmente enfaixado;
- o material não deve escorregar: as hastes não devem se mover com ventos fortes e roçar no arame;
- sob a influência da luz solar, sprays químicos ou durante o cultivo do solo, o material não deve perder sua resistência;
- ao podar arbustos e colher, o material não deve danificar as plantas.
As tapeçarias são geralmente feitas de materiais duráveis: freixo, carvalho, castanha, acácia. Eles também são feitos de plástico: este é um material mais barato, durável, pode até resistir a uma tempestade, mas é prejudicial à própria planta, principalmente quando a temperatura sobe lá fora.
Mas também existem treliças de metal. Eles são mais duráveis e resistentes a várias condições climáticas: das chuvas de outono ao frio do inverno.
Ao instalar as treliças, a planta deve ser trançada e cortada de certa forma com as próprias mãos. Possuem várias camadas, entre as quais é esticado um fio, garantindo a correta distribuição dos ramos.
As tapeçarias diferem não apenas no material, mas também em outras propriedades. Ao escolher, você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros.
- A forma. As amoras podem ser rastejantes ou eretas, portanto treliças em forma de arco, treliça ou malha são adequadas. A vantagem do arco é que pode ser instalado em qualquer parte do jardim (especialmente se o arbusto crescer no jardim e não na plantação). A grade é instalada somente próxima a uma superfície vertical (geralmente uma parede ou cerca), e a malha é fixada em treliças ou outro suporte.
- Tamanho da célula. Os caules do arbusto devem passar livremente pelas aberturas das células. O tamanho das células é determinado pela rapidez com que os caules crescem e quão fortes e grossos eles são.
- Altura. Diferentes tipos de amoras alcançam aproximadamente a mesma altura, mas em alguns lugares os centímetros podem ser diferentes. Portanto, a altura das treliças é fornecida logo acima da altura do arbusto. O principal é que as hastes não fiquem penduradas, mesmo na ponta. Isso pode danificar todo o galho.
As treliças de madeira e metal devem ser tratadas com uma tinta especial para superfícies de madeira ou mástique de betume. Se falamos sobre a forma externa, então existem treliças dos seguintes tipos.
Simples
A forma arqueada da treliça é simples e móvel.
Basta aprofundar duas estacas de meio metro a uma distância de 1,5-2 m uma da outra, puxar um fio entre elas ou instalar uma grelha. Preparar!
Se as treliças forem de metal, devem ser polvilhadas no topo com areia ou cascalho para que não saiam do solo.
Em forma de T
Para maior confiabilidade, as treliças são colocadas na forma da letra "T": uma estaca é cravada no solo e as ripas horizontais são fixadas perpendicularmente a ela a uma distância de 30-50 cm uma da outra (quantas ripas devem ser fixadas depende da altura do pilar central). No lado oposto, a mesma estrutura é colocada e um fio é tracionado entre elas, que é preso a cada um dos trilhos.
Em forma de V
As tapeçarias são colocadas em ângulo, formando uma forma de V. Entre eles estique todo o mesmo fio e coloque as hastes do arbusto.
Treliças móveis modernas permitem que você coloque amoras para o inverno sem removê-las do arame.
Plantas que gostam de calor também podem ser cultivadas na treliça giratória em áreas frias. A direção da inclinação é ajustável dependendo das condições climáticas da região:
- no verão, a estrutura é posicionada verticalmente para que toda a safra seja aquecida ao sol;
- no inverno, a estrutura é assentada no solo, por isso os rebentos jovens são enterrados sob os velhos, o que não permite que congelem e morram;
- na primavera, o suporte é elevado, abrindo espaço para novos brotos e permitindo que a planta forme botões.
Cronometragem
A liga de amora-preta é realizada duas vezes por ano: na primavera e no outono. Na primavera, é realizada assim que as geadas diminuem e os rebentos começam a ganhar força, e no outono - após a colheita, para tornar a planta mais resistente às geadas. Na primavera, logo após a poda, os ramos da amora-preta são erguidos para as treliças e os brotos jovens são separados dos de um ano.
Tecnologia de liga
Para obter uma boa colheita, as amoras devem ser amarradas de maneira adequada.
Se o arbusto é cultivado no campo, então é melhor amarrar a planta em treliças (elas manterão os galhos e frutos intactos) ou em uma treliça colocada contra a parede ou cerca.
Parece bonito e os caules do arbusto receberão luz solar suficiente.
Aqui está um guia rápido sobre como amarrar um blackberry.
- Deve-se deixar uma distância de 30-40 cm entre os pedaços de arame para amarrar os galhos. Para plantas com galhos fracos, a distância será de 20-25 cm.
- Cada haste deve ser posicionada de forma que todos recebam a mesma quantidade de energia solar.
- Assim que o ramo cresce, ele é enfaixado um nível acima. A haste não deve ficar pendurada.
Os métodos e tecnologias da liga são os seguintes.
- Entrelaçamento. Os brotos velhos são entrelaçados nas camadas inferiores e os jovens são endireitados para um melhor crescimento.
- Liga em leque. Os galhos velhos são amarrados às camadas inferiores em um ângulo, os jovens são puxados para cima.
- Inclinação unilateral. Os galhos antigos são amarrados a uma treliça e inclinados para o lado. Quando os brotos novos aparecem, eles são removidos na direção oposta.
As amoras são uma baga saudável e saborosa que precisa de cuidados cuidadosos. A liga é um procedimento necessário, realizado duas vezes ao ano, para garantir o correto crescimento da horta.
O comentário foi enviado com sucesso.