Como e quando podar amoras no outono?
As amoras são uma baga exigente que requer uma manutenção cuidadosa. Ela não é capaz de suportar o frio rigoroso do inverno sozinha. Para desfrutar de seus frutos suculentos no verão, você terá que aprender as regras de poda de arbustos.
A necessidade de poda
A cultura da jardinagem não dura muito. No primeiro ano, ela cresce e lança futuros botões frutíferos, no segundo, surgem as primeiras flores nos galhos, e delas já bagas. No terceiro ano, os caules que deram frutos tornam-se um fardo extra para a cultura, sugando toda a energia e nutrientes dela. Depois de se livrar do lastro desnecessário, o sistema radicular direciona os nutrientes apenas para as hastes que realmente precisam deles. Os ramos que já deram frutos devem ser cortados no outono, caso contrário, o arbusto murchará e murchará.
As amoras continuam a dar frutos, mesmo que não sejam cortadas a tempo, mas a colheita será pequena.
Descubra por que você precisa podar amoras no outono.
- A necessidade de direcionamento de novos brotos. Os caules jovens devem ser guiados cortando-se os topos para, no futuro, formarem a forma correta do arbusto.
- Galhos quebrados ou infectados atraem todas as feridas. Para evitar doenças, esses caules devem ser cortados.
- Quanto mais você corta as pontas de um arbusto, mais novos galhos de frutas ele cresce. Mas isso não significa que você tenha que cortar todos os dias.
- Galhos velhos bloqueiam os fluxos de luz solar direta, razão pela qual os brotos jovens não recebem energia solar suficiente e morrem.
- Uma planta muito densa é mais fraca e mais suscetível a doenças. O mato coberto de vegetação em seu ecossistema não tem tempo para transportar nutrientes para todos os caules e murcha gradualmente.
- As amoras crescem muito rapidamente. Em altura, os brotos podem atingir de 2 a 2,5 m. Se você não cortar a tempo, terá que gastar dinheiro com isolamento.
Preparar bagas para o inverno é uma tarefa bastante trabalhosa. Ela deve ser cuidada, e então ela dará deliciosos "ouriços".
Cronometragem
É difícil nomear datas específicas, pois dependem de muitos fatores:
- o clima onde as amoras crescem;
- fertilizantes usados, métodos de plantio;
- solo, terreno;
- variedade de baga (o tempo de amadurecimento dos frutos difere em diferentes tipos de amoras).
A época de poda padrão é setembro. Este mês, após árduos dias de trabalho no verão, a baga está pronta para as férias de inverno.
Às vezes, os jardineiros podem fazer a poda na primavera, removendo os caules congelados e podando os brotos.
Na região de Moscou e na Rússia central, é melhor fazer a poda principal no final de outubro por causa da zona climática especial (inverno moderadamente gélido, a neve pode cair já em meados de outubro) para evitar o frio.
Esquemas para iniciantes
Para podar adequadamente uma amora-preta de jardim, você precisa determinar sua idade e tipo. A primeira poda deve ser feita durante o plantio: a rede de raízes é aprofundada 2–4 cm no solo e os caules são cortados a uma altura de 25–35 cm do solo. Em um arbusto no primeiro outono, os caules são encurtados com uma tesoura de jardim ou uma serra de até 1,5 metros.
As hastes nas quais as bagas estavam localizadas diferem em uma tonalidade marrom-acastanhada, elas precisam ser cortadas com um equipamento especial.
Formando arbustos velhos
Se o arbusto já criou raízes e frutificou no segundo ano, a poda sanitária é realizada no outono.
Remoção de rebentos frutíferos da raiz. Você não pode deixar um "toco" do caule velho, então ele vai começar a apodrecer com a umidade.
Deixamos os ramos mais fortes e mais fortes, cortamos o resto. Isso distribuirá os nutrientes uniformemente entre todas as hastes.
Também cortamos os rebentos jovens que não estão suficientemente maduros.
Remoção de ramos secos, doentes, finos e fracos. Eles apenas tiram energia.
Quanto à correta formação do velho arbusto, a planta é fixada na latada em forma de leque. Após o inverno, os cílios restantes são distribuídos no centro e os rebentos jovens - nas laterais, inclinando-os ligeiramente para o lado. Toda a estrutura é fixada em suportes horizontais.
No outono, a parte central é cortada pela raiz. Os rebentos já crescidos são removidos, restando dez dos mais fortes. Eles são encurtados em 20 cm logo acima da secreção renal. Depois disso, os caules jovens são dobrados ao solo e cobertos para o inverno, e na primavera são fechados ao centro, dando espaço aos brotos. E tudo de novo!
Antes de encurtar os caules jovens, eles são cobertos com verniz de jardim ou uma camada de aroeira para desinfetá-los.
Então, mais uma vez sobre a formação de um arbusto:
- ramos em um suporte (treliça) são colocados 25-30 cm um do outro;
- comprimento do ramo - não mais do que 2 metros;
- a baga está do lado ensolarado;
- não mais do que 10 brotos frutíferos em um arbusto.
A poda depende do tipo e da variedade de amoras.
Escalada de amora-preta (outro nome é rastejante) atinge 5 metros de comprimento. Arrasta-se porque seus ramos cobrem toda a terra, cobrindo-a e entrelaçando as superfícies verticais. Portanto, é necessário suporte para formar tal arbusto.
Os cílios são divididos em duas partes: uma - com os invernados, a segunda - com os jovens.
Ambas as partes são aparafusadas a um suporte vertical. O excesso de galhos também é removido na primavera na curva e no outono - somente caules velhos.
Os ramos novos são desamarrados, os mais frágeis são cortados e os restantes dobrados em círculo;
Colocado sobre madeira ou palha, tratado com sulfato de cobre (evita infecções e o aparecimento de pragas);
Eles são colocados para o inverno, colados ao solo (seus galhos são flexíveis, e para tanta variedade não é difícil).
O procedimento é repetido no próximo ano.
As amoras-pretas encaracoladas diferem porque seus caules são fracos e finos. É cultivado apenas com a ajuda de suportes. Quando, na primavera, a parte central velha é separada dos rebentos jovens, estes são inclinados para o lado e presos às treliças (suporte). No outono, restam 14 a 15 ramos anuais e, na primavera, 10.
Para amoras jovens
Cuidar de arbustos jovens não é diferente de cuidar de arbustos velhos. Só em arbustos velhos deixe até 10 ramos frutíferos fortes, e em jovens - 3-4 caules. Isso distribuirá os nutrientes de maneira uniforme e reduzirá o risco de engrossamento das plantas.
Para plantas com e sem espinhos
Para as plantas sem espinhos, além do outono higiênico e da poda principal, são necessários a primavera e o verão, por meio dos quais os ramos danificados ou infectados são removidos. No verão, as pontas dos brotos jovens devem ser aparadas em 100–110 mm - após os caules terem crescido em 1100–1200 mm. Mas isso é para caules desamarrados, e se o arbusto foi originalmente preso ao suporte, então a parte superior é podada quando os ramos cresceram 200–210 mm acima do suporte.
Beliscar é a poda regular das pontas dos caules jovens.
Após a poda das pontas dos ramos, aparecem laterais no caule anual - brotos laterais, que devem ser mantidos a um nível de 400–440 mm para reduzir o risco de crescimento excessivo, levando ao escurecimento dos brotos jovens sem a possibilidade de banho de sol.
Quando a safra é colhida, em setembro - novembro, caules de dois anos são cortados até a raiz (novamente, sem tocos), cobertos com uma película do clima frio subsequente.
Amoras com espinhos (kumanika ou frutinhas) têm caules eretos, mas com o tempo tendem a se curvar para os lados, razão pela qual os jardineiros as prendem às treliças em forma de leque (o centro consiste em galhos velhos, nas laterais - jovens fotos). É bastante resistente ao gelo, mas para evitar queimaduras, é melhor protegê-lo das seguintes maneiras:
- construir uma “cabana” ao redor do arbusto de varetas de metal ou de madeira, cobrir com agrofibra e, em seguida, cobrir com filme;
- ramos são cobertos com spunbond ou lutrasil, fixando-se ao solo com o vento;
- sem retirar a treliça, o arbusto é recoberto com agrofibra e fixado ao solo;
- o fruto é coberto com palha, ramos secos de junco ou ramos de abeto, um material não tecido é colocado no topo da estrutura para fazer circular o ar entre as camadas;
- ramos são cobertos com folhas secas de milho, no topo - polietileno denso.
As variedades de amora são resistentes à geada e não (geralmente são arbustos sem espinhos). Mas dependendo do local de seu crescimento e do clima da região, deve-se entender se é necessário se abrigar para o inverno ou não.
Cuidados de acompanhamento
No outono, o arbusto não é apenas cortado, mas também várias manipulações são feitas para se preparar para o período de inverno. Quando os caules são cortados e a folhagem cai, todos os detritos devem ser coletados e removidos, pois as pragas podem se espalhar em uma planta saudável.
O enfeite superior é diferente.
- Superfosfato (50 gramas por m2).
- Sulfato de potássio (25 gramas por m2).
- Estrume (espalhe lado a lado com uma espessura de 10 cm).
- Cinza de madeira. Após a queima da madeira, as cinzas restantes são cavadas (1 copo de cinzas é suficiente) ou é feito fertilizante (misture as cinzas com água, deixe por algumas horas e despeje o solo com a solução resultante).
- Irrigação de carga de umidade - um procedimento que não requer fertilizantes, você pode alimentar a planta com água pura. Antes do frio do inverno, se o outono for seco e não cair nas chuvas, a irrigação com água ajudará o sistema radicular da planta: 20 litros para cada planta são suficientes. Uma mangueira com uma pequena pressão de água às vezes é deixada ao lado da baga. Assim, você não precisa monitorar constantemente o nível de umidade do solo.
- Composto. Pode ser feito em casa com folhas caídas, topos, serragem, turfa, cascas de ovo, etc. A massa resultante é empilhada em uma pilha de composto, despejada com água até ficar completamente saturada e deixada para turfa.
- Excrementos de pássaros. É saturado com nitrogênio, por isso é usado apenas na forma podre em pequenas quantidades para cavar.
- Húmus. Sobre húmus como fertilizante separadamente. Deve ser adicionado ao solo sistematicamente: uma vez a cada 3 anos. Então o arbusto receberá nutrição adequada. Ele cria uma camada solta que permite reter a umidade no solo e protegê-lo contra o ressecamento.
Os fertilizantes nitrogenados não devem ser aplicados antes da postura de inverno, pois promovem o crescimento de novos brotos, o que é indesejável antes do tempo frio.
Após alimentar a planta com os fertilizantes necessários, o solo deve ser solto para que todas as substâncias penetrem profundamente nas raízes.
A fertilização regular aumentará a produtividade e protegerá a plantação de seu jardim de pragas e doenças.
Claro, um arbusto bem formado vai decorar seu jardim, mas a poda de outono tem mais significado do que apenas decoração. Graças a ela, a amora silvestre não sofrerá doenças e pragas de insetos, e os brotos novos terão a oportunidade de crescer rapidamente e, no futuro, farão as delícias do jardineiro com uma colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.