Eustoma perene: descrição, plantio e cuidados
Eustoma (lisianthus) é uma planta ornamental perene cujas flores lembram não apenas rosas, mas também papoulas e malva. Pela sua beleza, a flor pode ser o destaque de qualquer jardim. Mas os jardineiros iniciantes devem primeiro se familiarizar com a descrição da planta, descobrir como o plantio e o cuidado são realizados corretamente.
Peculiaridades
Lisianthus traduzido do latim significa "flor amarga". Eustoma pertence à família da genciana. Devido à variedade de tonalidades, é muito procurada pelos floristas. Em nossa latitude, o cultivo de eustoma perene é um processo bastante complicado, por isso pode ser cultivado como anual ou bienal.
Sua pátria são países com climas quentes e úmidos. Na natureza, a planta cresce em regiões subtropicais como América do Sul, México e Caribe. Em áreas diferentes, seu nome soa diferente: "flor da pradaria", "sino do Texas", "rosa irlandesa".
Eustoma é uma planta linda, que se distingue por flores grandes e bonitas, cujo diâmetro pode chegar a 8 cm e as variedades altas chegam a atingir 1,2 m. No meio do caule, ele se ramifica e então os botões amadurecem. Pode haver cerca de 35 flores em um ramo, então parece um buquê pronto. Na maioria das vezes, os botões florescem em uma determinada sequência, às vezes todos eles se abrem ao mesmo tempo. O lisianthus selvagem tem flores de um azul profundo. E as variedades híbridas já criadas distinguem-se pelas cores vivas: branco, lilás, rosa, combinadas com rebordos multicoloridos.
As folhas são verdes com tonalidade azulada, são de forma oval e localizam-se no caule sem espinhos em duas fiadas. A flor tem um rizoma fibroso muito ramificado com raízes frágeis. As raízes finas estão localizadas na camada superior da terra e quase não são enterradas. A partir da flor, são criados arranjos de flores pitorescos, muito mais populares do que buquês de rosas. Um buquê de lisianthus pode ficar em um vaso por cerca de três semanas. Uma planta perene só pode ser cultivada dentro de casa e uma anual ao ar livre.
Diferenças das flores anuais
Uma vez que uma planta perene só pode ser cultivada em clima subtropical, seu crescimento pode chegar a 15-20 cm. Uma planta anual pode crescer em condições externas e atinge uma altura de até 1,2 m. O eustoma perene requer muita experiência como jardineiro, e o cultivo de variedades anuais está ao alcance até dos amantes de flores mais novatos.
O cultivo de longo prazo só é possível dentro de casa.
Tipos e variedades
Existem três tipos de eustoma perene. Flor grande é a espécie mais popular entre os jardineiros, usada para plantar no jardim ou em estufas para o corte. A espécie tem cerca de 1,5 metros de altura. As pétalas estão localizadas em todo o caule, e a ramificação vai para o topo. As folhas ovais têm uma tonalidade verde rica. As inflorescências são grandes, agrupadas em uma haste, firmemente pressionadas umas contra as outras. Flores com pétalas delicadas diferem em tonalidade e características estruturais, dependendo da variedade. Existem cerca de 60 variedades de eustoma. Os mais comuns são apresentados a seguir.
- Florida Pink É uma variedade de jardim perene. Ele atrai a atenção com inflorescências grandes e profusamente cor-de-rosa.
- "Flor grande branca" (Lisianthus grandiflorum). Difere em flores brancas densas e exuberantes.Possui muitas flores em uma haste, criando a aparência de um buquê luxuoso. Essas composições são usadas para decorar banquetes e casamentos.
A espécie alta inclui variedades com altura de 70 cm a 1,5 m.
- aurora - uma variedade de floração precoce, atinge uma altura de cerca de 1,2 M. Lindas flores duplas têm tons de roxo brilhante, azul ou branco.
- Flamenco - uma espécie despretensiosa, que se distingue por suas flores coloridas em um grande número de botões. Atinge uma altura de até 1,3 metros.
- "Lima mariachi" difere em flores duplas exuberantes de cor verde claro.
- Beppin-san - uma variedade requintada, com pétalas incomuns em flores. São esculpidos nas bordas, arejados, como as penas de um pássaro, de uma cor incomum. Pode ser leitoso claro e rosa com um centro verde claro.
- Heidi - variedade popular pela variedade de tonalidades, são cerca de 15. Alcança um metro de altura. As inflorescências estão localizadas separadamente umas das outras, distinguidas por pétalas grandes e finas. As flores têm uma tonalidade vermelha brilhante.
Esta variedade é adequada para plantar no jardim e no interior.
- Russell tem uma forma bonita e compacta. Os caules são ramificados, as folhas são ovais e de cor cinza. As flores da planta são muito grandes, como sinos. A paleta de cores é diversa, há espécimes brancos, azuis, lilases, rosa. Existem duas cores que se combinam. Esta variedade é muito popular entre os jardineiros.
- Flamenco amarelo - É uma cultivar despretensiosa de cuidar, chega a atingir 70 cm de altura e possui grandes flores amarelas, que se apresentam em forma de espiral no rebento. A flor exala um aroma agradável. Possui floração precoce. A flor atinge 7 centímetros de diâmetro.
As espécies subdimensionadas incluem variedades com altura de 12 a 20 cm.
- "Névoa rosa safira" atinge uma altura máxima de 10-15 cm A lâmina foliar tem uma superfície brilhante e uma tonalidade azulada. As flores grandes de tonalidade branco-rosa têm uma forma em forma de funil.
- "Riddle F1" - a planta tem um arbusto incrivelmente bonito e compacto com cerca de 20 cm de altura, as flores são multicamadas, de cor azul claro, a estrutura lembra uma rosa. As pétalas têm superfície acetinada. As flores estão localizadas de forma oposta no rebento. Eustoma está adaptado para crescer em ambientes internos e externos.
Para o aparecimento da floração em julho, procuram fazer o plantio o mais tardar no início de março.
- "F1 Loyalty" difere em crescimento pequeno, até 20 cm. Um grande número de pequenas flores brancas são dispostas em espiral.
- Eco atinge uma altura máxima de 60 cm .Graças às flores de diferentes tonalidades, e são cerca de 11 delas, ambas monocromáticas e com uma transição suave de uma cor para outra, é muito utilizado na preparação de composições de bouquet.
- "Sereia" (sereia) - espécie anã, atingindo apenas 15 cm. Utilizada para cultivo em vasos. Possui um lindo terry bloom em tons de azul e rosa, bem como em tons de branco e leitoso.
- Pequeno sino - aparentemente uma flor muito simples, mas em composição com outros irmãos magníficos parece muito rigorosa e única. Difere em flor lilás. Adequado para cultivo em vasos.
Condições de cultivo
Para que as flores sempre agradem aos olhos e se desenvolvam corretamente, elas precisam de um cuidado total e de ótimas condições de conservação.
Temperatura e iluminação
Uma vez que lisianthus é uma flor tropical, requer muita luz e cresce em condições quentes. Durante o dia, a temperatura deve ser de 20 ° C a 25 ° C, e à noite pelo menos 15 ° C. Somente na presença de tais fatores a planta florescerá bem.
Se as noites forem frias e houver pouca luz, a floração será muito fraca.
O solo
O solo desempenha um grande papel na vida da planta. Deve ser fértil, contendo fertilizantes minerais e composto. Muitos microelementos são gastos no amadurecimento dos botões, portanto, se houver um número suficiente deles no solo, o florescimento será desenvolvido. O ideal será a proporção de uma parte de turfa para uma parte de terra preta ou húmus. O solo deve estar sempre úmido, mas não excessivamente, com boa drenagem. Para o plantio, muitas vezes é escolhido um local em uma colina para evitar a estagnação da umidade, pois isso pode levar ao apodrecimento da raiz e à morte da planta. O aparecimento de folhas amarelas em um arbusto pode indicar um aumento da acidez do solo. Você pode removê-lo adicionando farinha de limão.
Como plantar?
Após ter selecionado o local adequado para o plantio do eustoma, que deve estar livre de correntes de ar e vento, escolha um dia nublado, no final da tarde. É necessário pousar no final da primavera ou início do verão, quando as noites são quentes e a terra está aquecida. Antes de plantar uma muda de um recipiente em terreno aberto, prepare uma depressão no solo, não maior do que o vaso em que a muda estava localizada. Retire com cuidado a muda do vaso, apenas vire-a de cabeça para baixo para que, sem danificar o sistema radicular, imediatamente plante-a em um buraco no local com um torrão de terra. Polvilhe levemente com terra e cubra com uma cobertura transparente para evitar correntes de ar e quedas repentinas de temperatura.
Recomenda-se um espaço de 20-25 cm entre as mudas. Não importa como a planta seja plantada, seja na forma de semente ou muda, ela ainda florescerá no primeiro ano. A floração dura cerca de dois meses, de meados do verão ao outono. Neste momento, você pode cortar periodicamente as hastes com flores, já que novas crescerão durante a floração abundante de qualquer maneira. A planta não deve ser plantada perto de cercas de metal, porque quando elas são aquecidas pelo sol, as flores podem queimar.
Como cuidar bem dele?
Não há dificuldades particulares em cuidar desta planta. Mas, no entanto, precisa de água, alimentação e proteção oportuna contra doenças e pragas.
Rega
A planta categoricamente não tolera umidade estagnada e períodos de seca. Lisianthus perde botões por secar do solo. Será ótimo manter a umidade moderada, é necessário irrigar porque a camada superior da terra seca com a chuva ou água sedimentada.
Fertilizante
Como a floração da eustema começa em meados do verão, é nesse período que é necessário alimentar a planta com fertilizantes. Eles devem ter um alto teor de potássio e fósforo, uma pequena quantidade de nitrogênio. Os mais adequados para isso são as preparações "brotamento Plantafol", "Kemira lux". Têm um efeito benéfico na floração, tornando-a luxuosa e duradoura. A única regra: a concentração do fertilizante prescrito nas instruções deve ser ligeiramente inferior.
Após o final da floração, é necessário realizar um segundo procedimento com fertilizantes minerais. Alimentos orgânicos, infusão de verbasco, fezes de frango ou cinzas de madeira também são adequados.
Poda
A poda de inflorescências desbotadas não é apenas um pré-requisito para manter a decoratividade, mas também uma medida para estimular o crescimento de novas flores. Não tenha medo de cortar brotos para compor um buquê, os novos amadurecem em cerca de um mês.
Beliscar é importante para a planta. É realizado entre 3-4 pares de folhas. Graças a isso, elas crescem, as flores tornam-se viçosas, seu número aumenta para 20 peças.
Coleta de sementes e inverno
Após o final da floração, as vagens das sementes são formadas. Eles amadurecem somente após a polinização da inflorescência. Se a planta está na rua, então as abelhas estão engajadas nisso, e se a flor mora na casa, então a polinização pode ser feita com uma escova. As sementes são colhidas em clima seco, quando não chove há mais de uma semana. As sementes coletadas apresentam boa germinação. Eles são bem secos em condições ambientais e armazenados até a primavera.
Depois de coletar as sementes, a planta pode ser preparada para o inverno. Por volta de setembro, quando o tempo ainda está quente, os caules da planta são cortados, deixando apenas 3-4 botões, e transplantados para um vaso.A flor não tolera um transplante, ela precisa de adaptação, é nesse momento que cuidados adicionais devem ser prestados à planta. A panela é transferida para uma sala onde a temperatura deve ser de 10-15 graus. Proporciona uma diminuição gradual da iluminação, mantém a umidade do ambiente. A rega é gradualmente reduzida ao mínimo, a hidratação é realizada a cada 10-14 dias. Enquanto a planta hiberna, ela fica dormente e não cresce, suas funções vitais diminuem. Devido aos transplantes frequentes, ele vive em nossas latitudes por no máximo 5 anos. A cada ano e a cada transplante, a floração não é tão abundante, o tamanho das flores diminui.
Métodos de reprodução
O método de semente é o mais popular para propagação de flores. A melhor época para plantar sementes é entre novembro e fevereiro. Escolha semear na lua crescente. Prepare um recipiente com terra. Você pode comprar solo pronto, destinado a violetas, ou fazer você mesmo uma mistura de nutrientes. Para cozinhar sozinho, você pode misturar turfa com solo de jardim, adicionar um pouco de areia e cinzas de madeira.
O solo deve ser desinfetado. Para isso, o solo é vaporizado em banho-maria. Este procedimento leva cerca de 45-60 minutos. É claro que, após esse método, a terra fica vazia, sem minerais úteis, mas completamente estéril. Fitosporin ou Baikal M1 ajudará a reabastecer elementos úteis. Recipientes ou outros recipientes também devem ser esterilizados.
É melhor semear em vasos de turfa separados, no futuro isso irá garantir um plantio sem dor no solo. Deve haver drenagem no fundo. As sementes estão boas, então use uma escova de dentes para plantar facilmente. Idealmente, cada vaso deve conter no máximo 4 sementes. Pulverize a camada superior com água usando uma pistola de pulverização e suavemente, pressionando um pouco, plante o material de plantio.
Não cubra a terra até a borda do vidro, deixe 2 cm livres, sem terra. A temperatura da sala onde estão as mudas deve ser de 20 a 21 C durante o dia e de pelo menos 15 C à noite, para garantir o efeito estufa, cubra os recipientes com vidro ou papel alumínio. A taxa de germinação das sementes é de 60 por cento. Os primeiros brotos geralmente aparecem em 10-14 dias. Eles requerem uma boa iluminação, sem luz solar direta.
Se você não tiver muitos pontos brilhantes em sua casa, use iluminação com uma lâmpada. Dispositivos de estufa começam a se abrir ligeiramente para endurecer a planta.
Primeiro, isso é feito por 10 minutos por dia, depois por meia hora e, em seguida, eles são removidos completamente. A rega é efectuada com auxílio de pulverizador, à medida que a camada superior seca. Recomenda-se a utilização de água em separado e à temperatura ambiente. O ar da sala deve ser umidificado, para isso é recomendável o uso de umidificadores elétricos. Em março, a flor vai ganhar cerca de 20 cm de altura, já terá um par de folhas, é transplantada por transferência para um local de crescimento permanente. A floração começa 20 semanas após a semeadura.
Alguns jardineiros criam lisianthus com mudas. É claro que este é um método mais fácil em comparação com a semente, mas a taxa de sobrevivência é muito menor. Para fazer isso, pegue a flor para o inverno e guarde-a em um ambiente fresco. Por volta do final de janeiro ou início de fevereiro, os brotos começam a aparecer nos ramos cortados. Eles são cuidadosamente separados da planta-mãe e colocados na solução estimulante Kornevin. Após 2-3 semanas, as mudas criarão raízes e podem ser transplantadas para um vidro separado, de preferência de turfa. Uma pequena drenagem é colocada no fundo e coberta com solo especial para violetas. É umedecido e um copo com uma muda é colocado na janela. Após dez dias, alimente as mudas jovens com nitrogênio. Ao entardecer, as mudas são iluminadas adicionalmente.
Doenças e pragas
Com os devidos cuidados, a planta não é suscetível ao ataque de doenças e parasitas. Durante a estação de chuvas fortes, acompanhadas de frio, o nível de umidade do solo aumenta. Com o excesso e a estagnação da umidade, a planta infecta a podridão cinzenta, o oídio, o fusarium. É muito difícil curar a podridão cinzenta, pois a raiz fica em um ambiente úmido. Melhor se livrar da flor. Os medicamentos antifúngicos são usados para desinfetar e tratar outras doenças.
Quando uma mosca branca ou pulgão ataca uma flor, o eustoma é pulverizado com Aktara ou Prestígio. Eustoma perene é uma decoração maravilhosa para um jardim ou casa.
Claro, esta não é a flor mais fácil de cuidar, mas se você seguir todas as regras de conteúdo, sua beleza compensará todos os seus esforços.
No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre os tipos e variedades de eustoma.
O comentário foi enviado com sucesso.