O que é uma janela saliente e como é?

Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Visão geral da espécie
  4. Materiais (editar)
  5. O que organizar?
  6. Exemplos elegantes

Muitas vezes, quando há uma descrição de qualquer habitação, seja um apartamento ou uma casa de campo privada, o termo arquitetônico "janela saliente" é mencionado. Mas a maioria das pessoas nem sabe o que é. Portanto, a tarefa do artigo será entender a questão: o que é uma janela de sacada e como ela é.

O que é isso?

Uma janela saliente é uma parte de um cômodo ou qualquer outro cômodo que se projeta além da parede externa. Sempre parece interessante e incomum na fachada. No entanto, muitas pessoas nem sempre conseguem entender como, por exemplo, uma janela saliente difere de uma loggia ou varanda. É por isso que é importante definir esses termos e entender quais são suas diferenças.

Uma varanda é um elemento saliente de um edifício que se junta à parede da casa com apenas um dos lados. Seus três outros lados permanecem abertos ou vitrificados. E a estrutura da varanda é necessariamente separada por uma parede do espaço interno da sala.

Loggia é parte de um edifício residencial, aberto apenas pela parte frontal. A principal diferença entre uma loggia e uma janela saliente é que ela é aprofundada na sala e não se projeta além de suas bordas.

A janela saliente parece quase uma varanda, mas também se projeta para fora da sala. Mas não há divisória que separe essa parte saliente do espaço dentro da sala.

A propósito, as janelas salientes não podem ser encontradas apenas na arquitetura. Assim, os elementos salientes de alguns tipos de transporte, que possuem vidros, que aumentam a visibilidade, também são chamados de janelas salientes. Por exemplo, tal elemento foi instalado em vagões ferroviários especializados (dinamômetros, bitolas e outros), que pressupõe uma visão geral completa dos trilhos e vias férreas.

Claro, o parapeito da janela saliente tem seus prós e contras. Em primeiro lugar, a janela saliente tem algumas vantagens inegáveis. Vamos começar a conhecê-los.

  • Um elemento incomum com vidros na fachada pode criar um relevo original do edifícioque difere de uma forma retangular simples, o que dá ao edifício uma aparência única.
  • A saliência na fachada permite aumentar a área útil de qualquer divisão... Isso significa que este elemento aumenta a funcionalidade do edifício residencial. Afinal, uma certa quantidade de metros quadrados adicionais é talvez uma das vantagens mais importantes deste projeto. E como os inquilinos vão usá-los, eles vão descobrir por si mesmos.
  • Numerosas aberturas de janela fornecem boa insolação, é claro, se as janelas não estiverem cobertas com cortinas blackout o tempo todo. Uma sala que tem no seu interior uma nuance tão interessante como uma janela saliente parece muito mais espaçosa e luminosa, ao mesmo tempo que está sempre protegida dos raios solares diretos, uma vez que a luz entra moderadamente de lados diferentes. O custo de iluminação adicional e até aquecimento pode ser reduzido junto com a melhoria da iluminação natural e a formação de um regime de temperatura ideal dentro da sala.
  • Qualquer cômodo, por exemplo, um quarto, cozinha, berçário, se nele houver a presença de uma janela saliente, torna-se mais interessante, assume um formato diferente das opções padrão. Esse canto pode ser jogado de uma forma não trivial e interessante.

Com as inúmeras vantagens existentes, o facto da presença de um elemento de janela saliente no apartamento também apresenta desvantagens, que, no entanto, são muito poucas.

  • O dispositivo de uma janela saliente é muito mais complicado do que uma parede reta, então custará mais.
  • Se as paredes e janelas da janela saliente não tiverem isolamento e isolamento suficientes, à noite, tarde da noite, no frio, uma fonte de perdas de calor bastante grandes de toda a sala se concentrará aqui.

História de origem

Existem algumas versões da aparência de uma janela saliente. Mas existem três principais. Em primeiro lugar, acredita-se que as raízes do surgimento desse elemento na arquitetura remontam à Idade Média. Nos castelos e outras estruturas, uma saliência especial foi equipada, aumentando a área para tiro com arco e, consequentemente, para melhorar a defesa.

A segunda versão é o altar da Igreja Católica, que foi realizado em forma de saliência para além do plano da parede, porque, de acordo com as leis católicas, não deveria haver qualquer outro local acima dela.

Nos castelos da Idade Média, havia outro propósito para essa saliência estrutural. De acordo com uma versão, a janela saliente até servia como banheiro.

Quanto ao termo em russo, vem do alemão erker - na tradução "ledge, lantern". É verdade que outros pesquisadores acreditam que o nome vem do antigo termo francês arquier - “defensor, arqueiro”. Provavelmente, ambas as versões estão corretas.

Variedades de designs de janelas salientes apareceram independentemente em diferentes épocas, em diferentes territórios. E cada região teve seu próprio caminho de desenvolvimento.

Portanto, as janelas salientes como uma técnica arquitetônica há muito se estabeleceram no arsenal de todos os arquitetos do mundo. O desejo de separar uma certa parte saliente da sala veio para muitos ao mesmo tempo. Por exemplo, hoje é impossível imaginar não apenas castelos antigos, mas também palácios na mesma Europa sem essas soluções arquitetônicas. Torres de janela saliente são freqüentemente encontradas aqui, que se erguem acima da linha do beiral da casa.

Como outro exemplo, podemos lembrar as sacadas cobertas - janelas salientes, de onde os césares se apresentavam diante das missas na Roma antiga.

Na Rússia, nos lugares mais elevados das paredes das fortalezas, eram penduradas cabanas de toras, os chamados obloms, e eram usadas da mesma forma que na Idade Média para repelir os ataques dos arqueiros inimigos. E em 2 andares das torres de boyar, foram erguidos armários-balcões de modo a admirar a beleza dos arredores, para o mesmo efeito, serviu de plataforma erguida acima do alpendre.

As janelas salientes tornaram-se especialmente populares na Inglaterra vitoriana. E agora existem quarteirões inteiros em Londres que sobraram dos dias em que não se encontrava uma única casa sem uma janela saliente.

Na União Soviética, as janelas salientes tornaram-se populares na era de Stalin. Poucos edifícios residenciais não continham este elemento. Não pensamos muito em usá-lo. O peitoril da janela de sacada, via de regra, trapezoidal, localizava-se principalmente no chamado hall. Em seu local havia uma mesa redonda, na maioria das vezes coberta com uma toalha de mesa com franjas. Para muitos, isso foi considerado um sinal de riqueza e conforto. No inverno, uma árvore de natal foi instalada na janela da sacada, claro, uma verdadeira, em um balde de areia. E parecia incrível tanto por dentro quanto por fora, especialmente à noite, quando as luzes se acendiam.

Então Khrushchevs apareceu, a construção de painéis e janelas de sacada foram esquecidos por várias décadas. E assim, o atual renascimento desses elementos nos deu sua variedade grandiosa.

Visão geral da espécie

Uma janela saliente na arquitetura e construção é uma saliência de um edifício que se estende além da linha da parede da fachada. Muitas vezes é vidrado, tem uma das formas geométricas, por exemplo, retângulo, trapézio, quadrado, semicírculo (essas opções são consideradas as mais comuns), com muito menos frequência você pode encontrar configurações mais inusitadas. A janela saliente pode decorar a arquitetura de um ou vários níveis, e também ser o destaque de toda a estrutura, localizada em todos os andares do edifício.

As variedades deste componente arquitetônico são muito diferentes e diferentes entre si. Às vezes, é até difícil imaginar que se trata do mesmo elemento arquitetônico.

Existem vários tipos de designs de janela saliente. Pela sua forma, uma janela saliente como elemento arquitectónico pode ser clássica ou meia janela. Os edifícios modernos são geralmente decorados com uma versão clássica, que tem uma forma poligonal ou semicircular.

Por formulário

No arsenal de designers, existem várias formas de elementos de janela saliente, que muitas vezes vêm na forma de:

  • triângulos;
  • quadrados;
  • retângulos;
  • semicírculo;
  • poliedros.

Retangular, quadrado, trapezoidal e triangular - essas opções pertencem ao grupo de meia janela. A solução de planejamento pode incluir um elemento de janela de sacada de canto, ou seja, pode ser inscrito no canto do edifício. Isso geralmente se aplica a modificações redondas de janelas de sacada com torres.

Recentemente, uma tendência em casas particulares passou a ser o dispositivo da chamada janela saliente, que, na verdade, não é uma janela saliente. Essa estrutura não está disposta em toda a altura da sala, mas é apenas uma janela envidraçada no plano da parede. No entanto, essa solução também tem seus fãs.

A vantagem de tal janela saliente é a capacidade de instalá-la durante o trabalho em qualquer estágio da construção de uma casa.

Considere as características de várias formas de design de janelas de sacada.

  • Quadrado, retangular. Os designs mais simples, fáceis de desenhar e instalar. Eles parecem muito representativos em qualquer edifício, em sua área você pode implementar as idéias de interiores mais inesperadas.
  • Volta. Esta forma é sempre o sotaque de um edifício construído em qualquer estilo (principalmente uma das tendências do design europeu). Um elemento de janela de sacada redonda pode dar a qualquer canto da construção uma aparência interessante, às vezes também está localizado no centro da parede.
  • Semicircular. Um detalhe bastante elegante na fachada de qualquer edifício. O projeto de casas onde esse elemento arquitetônico é usado é sempre muito eficaz.
  • Multifacetado. Esta é a forma mais complexa, mas também a mais bela de uma janela saliente. Essa configuração é mais comum em casas de madeira.

Altura e localização

As bordas das janelas salientes diferem na arquitetura de todo o edifício; podem ter um ou vários andares. Os elementos de suporte para janelas salientes são vigas ou lajes em balanço. Esta classificação das janelas salientes depende do número total de pisos da casa, bem como da localização.

  • Um andar acima do solo. Adjacente a uma das paredes do 1º andar. A base é uma fundação separada.
  • Portátil de deck único. Pequenas estruturas cantilever. Suportes em forma de vigas em madeira ou lajes de pedra.
  • Superfície de vários andares. Dispostos em toda a altura da casa. Eles são fixados em paredes externas de suporte e também podem ter sua própria fundação.
  • Estabilizadores de vários andares. Estruturas complexas suspensas com uma estrutura de vários níveis. Pode sobressair acima da linha do beiral de todo o edifício. Deve ser fixado de forma segura com lajes de pedra ou vigas maciças em balanço.

Materiais (editar)

Qualquer janela saliente localizada em um apartamento, casa de campo ou casa de campo de vários andares, independentemente do tamanho, forma e materiais de construção usados, deve estar na base - vai levar toda a carga que vem das divisórias (tanto verticais, como paredes , e horizontal, ou seja, chão e teto). Em que a solução ótima é uma fundação, projetada e feita separadamente, por analogia com a fundação da estrutura principal. No entanto, em alguns casos, lajes de pedra cantilever são usadas como base da estrutura da janela saliente.

Às vezes, são usados ​​suportes de aço ou madeira.

Quanto aos materiais da própria janela saliente, esta, via de regra, é a mesma matéria-prima com que foi erguido o edifício, ou seja, a janela saliente pode ser de tijolo, moldura e madeira, se for uma casa de campo, e painel, e até vidro, com envidraçamento panorâmico, se permitirem as condições climáticas.

Um elemento arquitetônico redondo é usado com mais frequência na construção de tijolos ou blocos de espuma.

O que organizar?

Como já foi mencionado, além de um poderoso componente decorativo, a janela saliente também tem uma função prática significativa. Os designers podem colocá-lo em qualquer lugar: na sala de estar ou no corredor, no quarto, na cozinha e até mesmo no quarto do bebê.

Muitos proprietários de janelas salientes estão interessados ​​na questão do que colocar nela. Um canto de janela saliente no layout de qualquer apartamento é sempre interessante e incomum. E sua finalidade vai depender de muitos fatores, por exemplo, do tamanho, quantas aberturas de janela existem nele e muito mais.

Na maioria das vezes, com a ajuda deste elemento, é possível realizar o zoneamento do território, para alocar uma certa parte do espaço da sala.

Vamos imaginar como você pode equipar uma janela saliente.

  • Pequena área de estar na sala de estar para encontros de amigos. Pode ser mobiliado com poltronas e uma mesa de centro. E se a janela saliente for grande, o sofá também servirá. Às vezes, mesmo aqui, um home theater encontra um lugar (isso se aplica a janelas de sacada fechadas).
  • Com bastante luz do dia, este é um ótimo espaço de trabalho para escola secundária ou escola primária com uma escrivaninha. Ou apenas um espaço aconchegante para trabalhar em um computador com horário de trabalho remoto. Para evitar que o sol interfira no seu trabalho, você deve usar persianas ou cortinas blackout.
  • Mini sala de jantar com mesa de jantar, possivelmente redonda... Pode ser complementado com um sofá e cadeiras.
  • Área de trabalho da cozinha com pia. É muito agradável lavar a louça e admirar a paisagem pelas janelas.
  • Uma janela saliente sem janelas é usada como quarto de vestir ou apenas como um guarda-roupa discreto que não ocupará espaço da divisão. Será conveniente colocar uma biblioteca aqui, por exemplo. Ou será um depósito para utensílios domésticos.
  • Janela panorâmica É o local perfeito para uma área de lazer.
  • Se a área da janela de sacada permitir, até uma cama pode ser instalada em seu território. E será não só o local preferido para uma noite de descanso, mas também um recanto para um agradável passatempo com um livro, computador portátil durante o dia ou à noite.
  • Uma solução inesperada: se o tamanho da área da janela saliente permitir, é perfeitamente possível organizar aqui um pequeno ginásio. Será uma área de lazer ativa com vista panorâmica, que criará a completa ilusão de estar envolvido com a natureza.
  • Às vezes acontece que não há como alocar uma sala separada para o berçário. Em seguida, a janela saliente anexada pode ser confortavelmente organizada como um canto de jogo. Aqui, o bebê receberá um espaço isolado, enquanto ao mesmo tempo estará à vista da mãe.
  • Uma grande quantidade de luz do dia na janela de sacada permite que você crie uma área verde representativa e até uma estufa aqui. E para crescer lá não só plantas ornamentais, mas, por exemplo, algo saboroso e, claro, útil.

Exemplos elegantes

Um magnífico sete de belas opções de design para o espaço do peitoril da janela de sacada.

  • Janela saliente semicircular com um interior delicado. Situa-se na sala de estar de uma casa de campo, para onde tem sempre vontade de regressar depois de um dia cansativo.
  • Um canto branco como a neve de descanso e relaxamento. Você pode nem notar que tal interior é organizado na janela de sacada tradicional mais comum.
  • Janela de sacada triangular em uma pequena cozinha torna-o mais espaçoso e maior.
  • E essa opção não é tão comum. Este elemento de janela saliente é da categoria de estruturas multifacetadas.
  • O quarto sempre terá uma boa visão para maquiagem matinal se coloque uma penteadeira na janela saliente, onde pertence.
  • Janela de sacada feito em um estilo escandinavo lacônico e aconchegante.
  • Versão francesa da janela saliente não pode ser sem sua famosa janela do chão ao teto. E as grades de ferro forjado adicionam o chique parisiense.

O vídeo a seguir mostrará como determinar a janela de sacada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário