Por quanto tempo o epóxi seca e como acelerar o processo?
Desde a sua invenção, a resina epóxi transformou em muitos aspectos a ideia de artesanato da humanidade - tendo uma forma adequada à mão, tornou-se possível produzir várias decorações e até mesmo itens úteis em casa! Hoje, os compostos epóxi são usados tanto na indústria séria quanto por artesãos domésticos, porém, é muito importante entender corretamente a mecânica de solidificação da massa.
De que depende o tempo de endurecimento?
A pergunta no título deste artigo é tão popular pela simples razão de que você não encontrará uma resposta clara nas instruções sobre quanto tempo o epóxi leva para secar., - simplesmente porque o tempo depende de muitas variáveis. Para os iniciantes, é imperativo esclarecer que, em princípio, ele começa a endurecer totalmente somente após a adição de um endurecedor especial, o que significa que a intensidade do processo depende muito de suas propriedades.
Os endurecedores vêm em muitas variedades, mas um de dois é quase sempre usado: polietileno poliamina (PEPA) ou trietileno tetramina (TETA). Eles têm nomes diferentes por uma razão - eles diferem na composição química e, portanto, em suas propriedades.
Olhando para o futuro, digamos que a temperatura na qual a mistura vai solidificar afeta diretamente a dinâmica do que está acontecendo, mas ao usar PEPA e THETA, os padrões serão diferentes!
PEPA é um chamado endurecedor a frio, que "funciona" totalmente sem aquecimento adicional (à temperatura ambiente, que geralmente é de 20-25 graus). Levará cerca de um dia para esperar pela solidificação. E a nave resultante pode suportar o aquecimento de até 350-400 graus sem problemas, e somente em temperaturas de 450 graus e acima ela começará a entrar em colapso.
O processo de cura química pode ser acelerado aquecendo a composição com a adição de PEPA, mas isso geralmente não é recomendado, porque as resistências à tração, flexão e tração podem ser reduzidas em até uma vez e meia.
TETA funciona de uma maneira ligeiramente diferente - é o chamado endurecedor a quente. Teoricamente, o endurecimento ocorrerá à temperatura ambiente, mas em geral a tecnologia envolve o aquecimento da mistura em algum lugar a até 50 graus - assim o processo será mais rápido.
Em princípio, não vale a pena aquecer o produto acima desse valor, e quando objetos a granel com mais de 100 "cubos" são ejetados, isso é estritamente proibido, porque TETA tem a capacidade de se autoaquecer e pode ferver - então bolhas de ar se formam no espessura do produto, e os contornos serão claramente violados. Se tudo for feito de acordo com as instruções, a embarcação de epóxi com TETA será mais resistente a altas temperaturas do que seu principal concorrente e terá maior resistência à deformação.
O problema de trabalhar com grandes volumes é resolvido despejando camadas sucessivas, então pense por si mesmo se o uso de tal endurecedor será uma verdadeira aceleração do processo ou seria mais fácil usar PEPA.
As diferenças acima na seleção são as seguintes: TETA é uma opção incontestável se você precisa de um produto de máxima força e resistência a altas temperaturas, e um aumento de 10 graus no ponto de fluidez irá acelerar o processo três vezes, mas com risco de fervura e até fumaça. Se as propriedades excepcionais em termos de durabilidade do produto não forem necessárias e não for tão importante quanto tempo a peça endurece, faz sentido escolher PEPA.
A forma da embarcação também afeta diretamente a velocidade do processo. Mencionamos acima que o endurecedor TETA é propenso a autoaquecimento, mas na verdade essa propriedade também é característica do PEPA, apenas em uma escala muito menor. A sutileza reside no fato de que tal aquecimento requer o contato máximo da massa com ela mesma.
Grosso modo, 100 gramas da mistura na forma de uma bola perfeitamente regular, mesmo em temperatura ambiente e usando TETA, endurece em cerca de 5-6 horas sem interferência externa, aquecendo-se, mas se você espalhar o mesmo volume de massa com um camada fina sobre 10 por 10 cm quadrados, o autoaquecimento não será realmente e levará um dia ou mais para esperar pela dureza total.
Claro, a proporção também desempenha um papel - quanto mais endurecedor na massa, mais intensivo será o processo. Ao mesmo tempo, aqueles componentes que você não pensou em nada podem participar do engrossamento, e isso, por exemplo, graxa e poeira nas paredes do molde para vazar. Esses componentes podem prejudicar a forma pretendida do produto, por isso o desengorduramento é feito com álcool ou acetona, mas também precisam de tempo para evaporar, pois são plastificantes para a massa e podem retardar o processo.
Se estamos falando de uma decoração ou outro ofício, então dentro da massa de epóxi transparente pode haver cargas estranhas, que também afetam a rapidez com que a massa começa a engrossar. Foi notado que a maioria dos enchimentos, inclusive areia quimicamente neutra e fibra de vidro, aceleram o processo de cura e, no caso de limalha de ferro e pó de alumínio, esse fenômeno é especialmente pronunciado.
Além disso, quase qualquer enchimento tem um efeito positivo na resistência geral do produto endurecido.
Por quanto tempo a resina endurece?
Embora tenhamos explicado acima porque cálculos precisos são impossíveis, para um trabalho adequado com epóxi, você deve ter pelo menos uma ideia aproximada de quanto tempo será gasto na polimerização. Uma vez que muito depende das proporções dos endurecedores e plastificantes na massa e da forma do futuro produto, os especialistas aconselham fazer várias "receitas" experimentais com diferentes proporções, a fim de entender claramente que relação de vários componentes dará o desejado resultado. Faça os protótipos da massa pequenos - a polimerização não tem um "reverso" e não funcionará para obter os componentes originais da figura congelada, portanto todas as peças estragadas ficarão completamente danificadas.
Entender a rapidez com que o epóxi endurece é necessário pelo menos para um planejamento claro de suas próprias ações, para que o material não tenha tempo de endurecer antes que o master lhe dê a forma desejada. Em média, 100 gramas de resina epóxi com adição de PEPA endurecem no molde por no mínimo meia hora e no máximo uma hora em temperatura ambiente de 20-25 graus.
Reduza esta temperatura para +15 - e o valor mínimo do tempo de solidificação aumentará drasticamente para 80 minutos. Mas tudo isso em moldes de silicone compactos, mas se você espalhar os mesmos 100 gramas de massa à temperatura ambiente mencionada acima sobre uma superfície de um metro quadrado, esteja preparado para que o resultado esperado só tome forma amanhã.
Um curioso hack de vida segue o padrão descrito acima, que ajuda a preservar o estado fluido da massa de trabalho por mais tempo. Se você precisa de muito material para trabalhar e estritamente das mesmas propriedades, e simplesmente não tem tempo para processar tudo, divida a massa preparada em várias pequenas porções.
Um truque simples levará ao fato de que os indicadores de autoaquecimento diminuirão significativamente e, em caso afirmativo, a solidificação será desacelerada!
Ao trabalhar com o material, preste atenção em como ele se solidifica.Seja qual for a temperatura inicial, seja qual for o tipo de endurecedor, as etapas de cura são sempre as mesmas, sua sequência é estável, as proporções da velocidade de passagem das etapas também são preservadas. Na realidade, a mais rápida de todas as resinas se transforma de um líquido fluido em um gel viscoso - em um novo estado, ela ainda pode preencher formulários, mas a consistência já se assemelha ao mel grosso de maio e o relevo delgado do recipiente para despejar não transmite. Portanto, ao trabalhar em artesanato com os menores padrões de relevo, não persiga a velocidade de solidificação - é melhor ter cem por cento de garantia de que a massa repetirá completamente todas as características do molde de silicone.
Se isso não for tão importante, lembre-se de que mais tarde a resina vai se transformar de um gel viscoso em uma massa pastosa que adere fortemente às suas mãos - ela ainda pode ser moldada de alguma forma, mas isso é mais uma cola do que um material para um completo modelagem. Se a massa começar gradualmente a perder até mesmo a viscosidade, significa que está perto de endurecer. - mas apenas em termos de etapas, e não em termos de tempo, porque cada etapa subsequente leva muito mais horas do que a anterior.
Se você estiver fazendo uma embarcação de grande porte com enchimento de fibra de vidro, é melhor não esperar pelo resultado antes do que em um dia - pelo menos em temperatura ambiente. Mesmo quando congelada, essa embarcação será, em muitos casos, relativamente frágil. Para tornar o material mais forte e mais duro, você pode até usar PEPA "frio", mas ao mesmo tempo aquecê-lo até 60 ou até 100 graus. Não tendo uma alta tendência ao autoaquecimento, este endurecedor não ferverá, mas endurecerá mais rápido e de forma mais confiável - dentro de 1 a 12 horas, dependendo do tamanho da embarcação.
Acelere o processo de secagem
Às vezes o molde é pequeno e bastante simples em termos de relevo, então um longo tempo de solidificação não é necessário para o trabalho - isso é mais ruim do que bom. Muitos artesãos que trabalham em escala "industrial" simplesmente não sabem onde colocar as formas com artesanato solidificado ou não querem mexer em uma estatueta durante semanas, em que cada camada deve ser derramada separadamente. Felizmente, os profissionais sabem o que é preciso fazer para que o epóxi seque mais rápido, e vamos abrir um pouco o véu do sigilo.
Na verdade, tudo depende de um aumento de temperatura - se, no caso do mesmo PEPA, for insignificante aumentar o grau, apenas até 25-30 Celsius, então vamos garantir que a massa congele mais rapidamente, e aí não há perda significativa de desempenho. Pode-se colocar um pequeno aquecedor próximo às peças, mas não adianta diminuir a umidade e secar demais o ar - não evaporamos a água, mas iniciamos o processo de polimerização.
Observe que a peça de trabalho deve estar quente por um longo tempo - não adianta aquecer alguns graus por uma hora, porque a aceleração do processo não será tão significativa a ponto de ser suficiente para um efeito visível. Você também pode encontrar uma recomendação para manter uma temperatura elevada para artesanato por um dia, mesmo depois de todo o trabalho estar concluído e a polimerização parecer ter acabado.
Observe que exceder a quantidade recomendada de endurecedor (em uma quantidade significativa) pode ter o efeito oposto - a massa não só não começa a endurecer mais rápido, mas também pode "ficar presa" no estágio pegajoso e não endurecer completamente. Tendo decidido o aquecimento adicional da peça de trabalho, não se esqueça da tendência dos endurecedores ao autoaquecimento e leve este indicador em consideração.
O superaquecimento na tentativa de acelerar a polimerização faz com que a resina curada fique amarela, o que costuma ser um veredicto para artesanato transparente.
Para obter informações sobre como acelerar o processo de cura da resina epóxi, consulte o próximo vídeo.
Ótimo artigo, obrigado!
O comentário foi enviado com sucesso.