Tecnologia de polimento epóxi

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ferramentas e materiais
  3. Como polir?
  4. Engenharia segura
  5. Recomendações

Muitos ficam impressionados com a beleza das joias feitas de resina epóxi. A observância correta e exata de todos os estágios tecnológicos em sua fabricação permite que você obtenha joias bonitas e extraordinariamente eficazes. Mas muitas vezes artesãos ainda mais experientes produzem produtos com defeitos visíveis, que podem ser desiguais, com listras ou arranhões. Lixar os modelos e, em seguida, polir ainda mais permitirá que você obtenha o artesanato da mais alta qualidade, agradável com sua beleza.

Peculiaridades

Muitas artesãs se dedicam à fabricação de joias de resina epóxi. Ao remover a bugiganga acabada do molde, muitas vezes permanece uma ranhura devido à diminuição do tamanho do epóxi quando ele se solidifica. Um defeito na forma de listras ou listras, bem como acúmulos, pode aparecer no produto. A presença de tais defeitos requer um processamento adicional cuidadoso de uma superfície irregular. Efetue a retificação e, em seguida, o polimento na presença dos seguintes defeitos:

  • se houver excesso de preenchimento no produto;
  • se houver arranhões;
  • quando os chips aparecem;
  • quando as bordas se projetam além da forma;
  • se houver bordas afiadas ou depressões.

Mesmo se houver um defeito grave, você pode corrigir a situação lixando o produto e, em seguida, aplicando uma camada adicional de resina epóxi. Na fase final, o modelo é lapidado para dar um ar completo à decoração.

Ferramentas e materiais

As joias de epóxi são processadas manualmente ou mecanicamente.

Para o método manual, use as ferramentas usuais na forma de lixa de unha, lixa e espátula. Este método é adequado para o trabalho de joias finas, ao fazer joias delicadas. Também é aconselhável ter uma lupa ou lente - seu uso permitirá que você faça o trabalho na perfeição.

Para produtos grandes, eles usam:

  • lixa áspera;
  • dremel (um instrumento com uma haste giratória);
  • uma fresadora usada em uma manicure.

Os que se dedicam à fabricação de joias em casa devem prestar atenção ao dremel. Esta pequena ferramenta portátil possui uma parte giratória. Os acessórios Dremel são usados ​​para gravação, pois têm tamanhos e diâmetros diferentes. Este é um dispositivo bastante potente, mas ao trabalhar com ele, há o risco de pequenas peças se danificarem durante a operação. Além disso, o dispositivo tem uma alta velocidade, o que muitas vezes leva a lesões nas mãos. Use-o para fazer furos para fixadores.

A fresadora também é usada com sucesso para o trabalho. Em princípio, o dispositivo é semelhante à versão anterior, mas com um número menor de rotações por minuto, por isso pode ser usado para triturar objetos menores.

Outra ferramenta usada para polir é um disco de espuma resiliente que é conectado a uma ferramenta rotativa. O diâmetro dos discos pode ser muito diferente, de 10 mm a 100 mm.

Os discos são esfregados com pasta GOI antes do trabalho. Esta composição foi desenvolvida e patenteada na União Soviética para polir várias lentes, objetivas e espelhos. Ainda é usado em todo o mundo.

Aplique a pasta GOI para esfregar a superfície dos discos. A cor pode variar dependendo do grau de abrasividade. As pastas mais abrasivas são de cor verde claro. Uma pasta mais escura é usada para fazer os produtos parecerem especulares.A moagem dos produtos é feita com pasta de cores verdes e cinzas.

Como polir?

Para que o produto tenha uma aparência finalizada, ele é levado manualmente à condição ideal. Neste caso, utiliza-se lima de pó, lixa de grão fino, bem como espuma de borracha e polimento.

Antes de iniciar o trabalho, é importante desengordurar a superfície a ser tratada para que não haja impressões digitais ou resíduos de pasta. Sem essa etapa, não será possível polir o epóxi para dar brilho.

A técnica de polimento do produto compreende várias etapas.

  1. Sacuda a joia para fora do molde e examine-a de todos os lados. Se houver defeitos maiores, o processamento do produto será mais difícil. Este trabalho é melhor executado usando uma máquina de polimento de alta velocidade. Isso eliminará rapidamente os defeitos na forma de acúmulos e ondulações e tornará a decoração mais suave.
  2. Nesta fase, os produtos ganham transparência por meio do polimento com abrasivo menor. Para fazer isso, use círculos especiais de granulação fina e pastas projetadas para polir carros. Uma pasta é aplicada em um círculo limpo e seco - isso eliminará os menores defeitos óbvios.
  3. O uso de polimento permite obter uma superfície muito lisa e transparente da peça.
  4. Depois de passar por todas as etapas, o artesanato deve ser revestido com verniz, que protegerá o produto não só dos raios ultravioleta, mas também do aparecimento de amarelecimento.

Caso não seja possível utilizar ferramentas especiais para o trabalho, pode fazê-lo com um conjunto de manicura normal. Usando-o, você precisa eliminar todas as irregularidades. Em seguida, a superfície é lixada, continuando o processamento com lixa e água.

Em seguida, um pouco de polimento é aplicado à esponja de algodão. O produto é esfregado no produto até que sua base se torne transparente. Para uma aparência completa, você pode usar um verniz para parquete à base de água. Você também pode pegar o esmalte em gel e, depois de aplicá-lo, o artesanato é seco sob uma lâmpada de unha ultravioleta.

Engenharia segura

Ao trabalhar com epóxi, as precauções de segurança devem ser seguidas. Este é um material bastante prejudicial que retém toxicidade por até 8 horas - este é o tempo necessário até que a composição esteja completamente seca. Qualquer processamento ou perfuração do produto deve ser realizado somente após isso.

  • Ao processar os produtos, vale a pena preparar o local de trabalho com antecedência, cobrindo-o com filme.
  • Para uma grande quantidade de trabalho, use um traje de proteção, bem como um lenço ou touca de cabelo. Uma vez que muita poeira será gerada ao moer as peças, é recomendável trabalhar em um respirador especial com filtro de poeira.
  • Para a segurança dos olhos, é aconselhável o uso de óculos de proteção especiais. Na ausência deles, você não deve se curvar sobre o material para que a poeira resultante não entre em seus olhos.

Após terminar o trabalho, é necessário retirar todas as ferramentas, roupas limpas. A sala onde o trabalho foi realizado deve ser ventilada.

Recomendações

Seguindo as recomendações de especialistas experientes, você pode lixar e polir ainda mais os produtos de resina epóxi sem problemas. Para que no processo de trabalho você não tenha que lidar com a correção de defeitos evidentes, é imprescindível que todo o trabalho seja realizado com cuidado, sem violar a tecnologia.

  • Ao despejar resina epóxi em moldes, isso não deve ser feito de forma abrupta e lenta. Graças a este enchimento uniforme, não pode ter medo do aparecimento de ranhuras.
  • Para que a superfície fique brilhante, é aconselhável utilizar moldes com paredes brilhantes. A base mate dos moldes é capaz de tornar mate a própria forma usada no trabalho.
  • A mesa de trabalho deve ser alinhada horizontalmente - isso permitirá que o material seja distribuído sem pingar.
  • Dois tipos de pastas são adequados para polir. Você pode usar uma pasta abrasiva e não abrasiva. A primeira opção é melhor usada para polir.Este produto irá preparar a superfície para a aplicação da pasta não abrasiva. Ao trabalhar com uma pasta não abrasiva, o produto acabado ficará brilhante. Ao escolher esta opção, é melhor usar almofadas de espuma. As pastas adequadas para modelos de epóxi estão disponíveis nas concessionárias de automóveis.
  • Ao trabalhar com uma dremel, é importante que o número de rotações por minuto não exceda 1000 rotações. Se você não aderir a isso, o produto pode começar a derreter.

Para iniciantes, o epóxi pode não ser fácil de trabalhar. Mas depois de estudar os fundamentos do trabalho, bem como ouvir os conselhos e recomendações de especialistas, você pode começar a criar e fazer com segurança não apenas joias de epóxi originais, mas também produtos mais volumosos.

O vídeo a seguir fala sobre o polimento de epóxi.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário